VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
eing20ver
Manicaca
spitfire
Beto escala
beto007
9 participantes

    motor Sassi 15 II

    beto007
    beto007
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 65
    Data de inscrição : 29/08/2010

    motor Sassi 15 II Empty motor Sassi 15 II

    Mensagem  beto007 Sáb Set 04 2010, 11:56

    Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de participar e aprender com todos. Espero poder colaborar e receber a colaboração de vcs. Abçs. e vamos ao assunto, tenho um Sassi 15 II há muito tempo, poucas foram as vezes que consegui ligá-lo, pra mim tá difícil, alguém tem a dica de como fazer isso Sad , agradeço a ajuda.
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Beto escala Dom Set 05 2010, 14:20

    beto007 escreveu:Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de participar e aprender com todos. Espero poder colaborar e receber a colaboração de vcs. Abçs. e vamos ao assunto, tenho um Sassi 15 II há muito tempo, poucas foram as vezes que consegui ligá-lo, pra mim tá difícil, alguém tem a dica de como fazer isso Sad , agradeço a ajuda.
    Xará,

    Vamos partir de um princípio: o início!!!

    - para se ligar um motor glow, vc tem de ter um aquecedor de vela, seja ele apenas uma pilha ou duas e uma vela em perfeitas condições de funcionamento.

    - como verificamos se uma vela está boa? tiramos ela do motor, viramos ela de cabeça para baixo com o filamento para cima, damos uma encharcada com combustível dentro do orifício do filamento e ligamos a pilha nela para verificar se o filamento fica incandescente (apenas cuidado com o tempo de exposição, pois o combustível dentro da pequena câmara é apenas para resguardar o filamento);

    - se o filamento ficar bem incandescente, vc tem uma vela "quente" que não deverá te trazer problemas para ligar o motor;

    - o princípio de ajuste de uma carburação de um motor glow, consiste em fecharmos totalmente a agulha e abrirmos no máximo 3 voltas para começarmos os testes de ligar o motor;

    - tampamos com um dedo o copo do carburador e damos cerca de duas giradas ou três completas na hélice, para "chamar" o combustível para dentro da câmara, depois disso, giramos mais umas duas vezes o motor, sem a bateria ligada ok???

    - estas giradas "frias" é para que o combustível seja distribuído pelo motor e consequentemente, molhe o filamento da vela;

    - depois, colocamos a bateria na vela, colocamos a hélice na linha do horizonte (devemos prever que a esta altura o motor já deverá ter aquele "tranco" que significa que está chegando ao limite da câmara de explosão do motor); e damos aquela girada de "macho", como costumo dizer aos manicacas, significa girar de maneira firme e rápida, para não machucarmos os dedos...

    - é nesta hora que começamos a treinar os nossos ouvidos ao barulho do motor, pois podemos perceber se eles está afogado ou com pouca entrada de combustível;

    - a partir disso, com o motor ligado, vc saberá se precisa fechar a entrada de combustível ou abrir, mas muito cuidado com essa operação, pois tem uma hélice girando e se for descuidado, poderá ir colaborar no treinamento dos estagiários de hospitais, dando seus dedos como cobaia de costureiras de carne...

    - e tenha uma certeza: mesmo que não quebrem ou precisem de pontos, estas batidas de hélice nos dedos, dóem pacas!!!!

    Vá fazendo suas tentativas, mas tente expor ao máximo os detalhes de cada situação, para que possamos dar um pitaco melhor dirigido e não se preocupe como o tipo de motor, pois seja ele SASSI ou OS, ou CB, todos tem suas manhas para ligar, nenhum deles é 100% melhor do que o outro (eu tenho essas três marcas de motores e mais algumas em casa, e todos eles tem suas particularidades para ligar).

    Boa sorte por aí e mantenha-nos informados, ok?

    PS: preste atenção que eu nem toquei no problema do combustível, já subtendendo que esteja usando um comercial.
    spitfire
    spitfire
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 22
    Idade : 51
    Comentários : bora pro fly
    Data de inscrição : 02/06/2010

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  spitfire Seg Set 06 2010, 07:52

    Olá amigo sou aeromodelista desde 1984 quando ganhei meu primeiro sassi15,com manicaca 2 e não tenho boas lembranças deste motor. muito dificio apartida e regulagem ,hoje a motores sassi esta fechada. So consegui voar bem depois de comprar um cb 25 excelente motor que apos 26 anos ainda esta comigo em perfeito estado. mas e o seguinte abrir a agulha entre 2,5 a 3 voltas tanpar o venture com o dedo, girar a helice para afogar umas 3 voltas aquecer a vela e dale dedada o ideal pra o sassi seria strat mas isto diminui a durabilidade do motor boa sorte e boms voos se ouver interese estou me desfazendo dos meus vcc motores e aeros pos vou ficar so com os R/C meu anuncio e esta nos classificados vcc abraços.
    beto007
    beto007
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 65
    Data de inscrição : 29/08/2010

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  beto007 Seg Set 06 2010, 20:06

    Olá pessoal, muito legal a informação de vocês, com certeza há algo de errado no reino do Sassi 15, pelas inoformações prestadas o problema está na pilha que estou usando, fiz exatamente o que me informaram, pronto descobri que gastei dedo a toa, a pilha estava sem carga, ou melhor baixa carga. Já coloquei pra carregar de novo, espero amanhã (07/09/10)com a ajuda de D. Pedro e tudo ligar meu pequeno motor. Recuperei um Tamanco B e pretendo ao menos alçar voo algumas vezes e depois tentar outras aventuras aéreas. Estou recomeçando no aeromodelismo, vamos reconquistar este esporte e nos divertir muito. Obrigado aos colegas que me ajudaram a lembrar os princípios desta arte tão bacana, abçs e até breve.
    beto007
    beto007
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 65
    Data de inscrição : 29/08/2010

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  beto007 Ter Set 07 2010, 20:09

    Olá pessoal, tentei dar partida no meu Sassi, frustração... injetei combustível pelo escape, dei partida e ele pegou mas parou logo em seguida. Parecia engasopado, tentei de novo partida e...pegou, parou de novo dai em diante frustrado deixei de lado. Será entrada de ar falso, problema na agulha talves, alguem pode me ajudar, obrigado rapaziada do VCC, e até...
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Manicaca Qua Set 08 2010, 09:44

    Oi Beto, depois de vc pegar o set-up inicial o Sassi 15 pega legal. Comprei um usado e o meu pelo menos pega bem fácil. Sugiro abrir inicialmente 3 voltas na agulha mais o menos, da uma "afogada" tampando o venturi e girando a hélice umas 2 voltas e "Pau na máquina"!
    Sugiro uma hélice 8X6
    Fico a disposição
    Abraço
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Beto escala Qua Set 08 2010, 14:10

    Xará,

    Vamos por partes: vc adicionou o combustível pelo escapamento? O que me parece é que está com excesso, pela sua descrição do ocorrido.

    Retire a agulha do combustível totalmente e injete combustível com força pelo outro lado para vc verificar se não está entupida a admissão;

    Feito isso, coloque a agulha no lugar, feche ela totalmente e re-abra com 3 voltas, coloque o dedo tampando o carburador e dê algumas giradas na hélice, na direção anti-horária e verifique se está puxando o combustível direitinho;

    Na barra do carburador, chamado de spraybar, tem um furo que deve ser posicionado na parte de baixo do tubo, ou seja, vc olhando por cima não poderá ver ele, entendeu?

    Nesta posição, o combustível é injetado dentro do cilindro e levado para dentro do motor;

    Após isso, tente novamente ligar o motor, eu tenho um preceito de quando vou ligar um motor antigo, eu procuro afogar ele e ir gastando o combustível a medida que tento ligar, a mudança do barulho de engasgar dita a hora de colocar mais combustível.

    Fazendo dessa maneira, vc aprende o ponto do motor, quantas voltas tem de ser na agulha, quantas "puxadas" de combustível, etc...

    Espero ter ajudado.

    Abraços
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Manicaca Qua Set 08 2010, 14:24

    Beto, dá uma consultada com os aeromodelistas aí da sua cidade. Tenho certeza que eles poderão te dar uma ajuda nas partidas iniciais. Depois que vc pegar os macetes básicos dos motores glow, como partida e carburação tudo ficará bem fácil !
    ìtens primordiais: Uma bateria/pilha com boa carga, combustível adequado (limpo e com um mínimo de 20% de óleo, melhor 25% e de preferência de Rícino) e um tanque montado na altura certa no teu modelo (que esteja em ordem e sem entupimentos)
    abraço
    beto007
    beto007
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 65
    Data de inscrição : 29/08/2010

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  beto007 Qua Set 08 2010, 21:15

    Ola pessoal, muito bacana esse espirito de colaboração de todos vocês, olha se eu tinha que escolher um forum para dividir experiências e ter contato legal como o que estou tendo com vocês, fiz a escolha certa, mais uma vez agradeço pelo interesse e pela colaboração, abçs. a todos. Shocked Estou atento a tudo, valeu.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Manicaca Qui Set 09 2010, 09:04

    Por favor nos informe do seus progressos com o Sassi 15 e se podemos ajudá-lo mais de alguma forma
    Carlo
    avatar
    eing20ver
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 11
    Idade : 29
    Data de inscrição : 11/08/2010

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  eing20ver Sáb Set 11 2010, 13:21

    Amigo, Esses motores Sassi são um parto para ligar mesmo, experimenta vira-lo de lado de forma que veja o combustivel no cilindro, uma pergunta, esta usando a arruela que vem junto com a vela?
    Mário
    Mário
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 2
    Idade : 49
    Data de inscrição : 21/10/2010

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Mário Qui Out 21 2010, 11:21

    Bom dia,

    Sou novo por aqui também, mas estava conversando com um amigo meu que conheceu o pessoal da fábrica, que era aqui em Curitiba, antes de mudar para Presidente Prudente, e ele falou o seguinte:

    Will diz (12:05):
    aquele motor para Ctba era temperamental
    um empregado deles me ensinou como ligar os motores
    prendia na morsa
    usava aqueles recepientes plasticos de catchup
    colocava um pouco no carburador
    um pouco na janela de saida do motor
    girava a helice 3 vezes
    ligava a bateria de flash na vela
    batia uma vez na helice
    regulava o carburador
    e na proxima jah estava funcionando

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte

    Mário
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Manicaca Qui Out 21 2010, 12:23

    Mário, muito obrigado pelas excelentes e raras informações, não conhecia essa atapa em Curitiba da Sassi.
    Tive a oportunidade de comprar 2 Sassi 15 usados de uma mesma pessoa.
    Creio que tive sorte, porque os dois pegam muito fácil e carburam bem.
    Ambos tem potência mais que suficiente para um voô de lazer
    abraço
    jatir
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 98
    Idade : 54
    Data de inscrição : 27/01/2011

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  jatir Ter Fev 01 2011, 20:55

    Prezados, gostaria de saber se ainda há peças para o Sassi 15 II, ou, como alternativa, se podem ser adaptadas peças de outros motores. Grato.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Fev 01 2011, 23:40

    Colegas e Vetranos

    O Welington Sassi pela escala foi o quarto ou o quinto motor fabricado no Brasil :
    1º Foi os famosos WB 1,5 / 2,5 e 250
    2º Foi o Vimo diesel feito pelo meu amigo e colega no Mackenzie :Victor Garutti,
    foram feitas poucas unidades .
    3º Foi o Toninho como ATF 20 uma copia do ENYA 19 xelente motor
    4º Foi o TM do Tomas que Fabricou entre outros motores o AB 20 "AB de Aero Bras"
    5º Foi o Sassi que fez dois exelntes motores na epoca o 15 e depois o 35 , para epoca heram bons motores , eu ensinei enumeros colegas a voar U-Control como Sassi 15 , só que com o tempo eu descobri que esta motorzinho precisava de uma vela melhor das que tinhamos no mercado , eu coloquei uma WEBRA 3 o motor ficou um rojão e o combustivel hera 3 1/2 x 1 , sem duvida nenhuma foi um motor exelente para iniciantes , tinha peça a vontade na Aero Bras e na Mobral .
    6º Foram os motores CB que estão no mercado , mostrando que fazem motores muito bem feitos e para durar .
    Jair siga as instrucões dos colega que você tera um bom resultado , e no que precisar estamos as ordens .
    100 + Aquelê abraço aeromodeistico

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Manicaca Sex Fev 04 2011, 09:45

    Moçada, escaneei 2 anuncios legais e antigos da Sassi. Vou pedir ajuda ao Wagner para postar eles aqui no Forum.

    motor Sassi 15 II Sassi31-anuncio

    motor Sassi 15 II Sassi71-anunciocolorido

    abração

    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Wagner Sex Fev 04 2011, 12:30

    Carlo, postei de forma emergencial... rs! Logo posto com qualidade melhor.

    Obs. :Infelizmente não consigo postar ela em tamanho maior, mesmo fuçando lá no photobucket, então pessoal, quem quiser os anúncios em qualidade superior, pode nos contactar por MP, o Carlo ou eu, e enviamos os aquivos via email.

    Um abraço e novamente obrigado.

    Wagner


    Última edição por Wagner em Sex Fev 04 2011, 19:43, editado 2 vez(es)


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Manicaca Sex Fev 04 2011, 15:07

    Obrigado Wagner ! Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    motor Sassi 15 II Empty Re: motor Sassi 15 II

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 08:47