Bom esta história começa a mais de um ano. Naquela época minha ex-namorada chegou pra mim e disse: quero aprender a voar. De cara corri na loja, comprei um OS 46 LA e comecei a cortar as nervuras de um Promo 40. Na mesma hora procurei alguma coisa sobre o 46 LA na internet e achei um artigo do Derek Pickard na Australian Control Line News número 70 (http://dkd.net/clmodels/acln/acln70.pdf) sobre o assunto.
Pois bem, a namorada terminou o namoro, virou ex e eu herdei um OS 46 LA e algumas dicas sobre preparação dele.
A principal alteração que o Derek Pickard fez no motor foi mudar o tempo de abertura das janelas de admissão. Ele ergueu as janelas de admissão para que o motor desse mais torque em uma rotação mais baixa. Segundo ele não é bom abrir lateralmente as janelas, pois a área pequena delas é um dos fatores que fazem o 46 LA ficar 4-2-4.
Ele falou em erguer as janelas de 20 a 40 milésimos de polegada. Isto dá de 0,5 a 1,0 mm. Optei por ficar no meio termo e ergui as janelas do meu 0,7mm.
É preciso algum cuidado quando for mexer nas janelas do motor. É normal a gente mexer na janela e acabar deixando o topo dela com uma curvatura, ficando o meio mais alto que as beiradas. Isto não é bom e vale a pena gastar um pouco mais de tempo pra fazer com que o topo da janela fique reto. Outra coisa que vale a pena observar é que a janela não é bem no esquadro com a camisa, tendo um leve ângulo pra cima (bem pequeno). Além disso, após a usinagem sempre ficam rebarbas que podem riscar um pistão e que precisam ser removidas.
As duas janelas tinham uma altura inicial de 4,9mm e após a usinagem ficaram com 5,6mm. É importante que ambas fiquem com a mesma medida e que o acabamento da borda superior da janela fique o mais liso possível.
Além disso, o Derek Pickard sugeriu colocar mais duas juntas de cabeçote para que o 4-2-4 fique com uma transição mais suave do 4 para o 2 tempos. No meu caso, recortei as juntas de uma folha fina de alumínio, usando a camisa e o pistão como moldes.
Usei um carburador de CB no meu motor. O Tom Dixon no site dele sugere usar um venturi com diâmetro entre .280 e .285 polegadas para um motor 46 com carburador de Super Tigre. O carburador do CB é uma cópia do ST, tendo o mesmo diâmetro externo. Isto faz com que o diâmetro do venturi recomendado tenha entre 7,1 e 7,2mm. Eu usei um venturi que eu tinha em um OS 35 FP que estava com 7mm de diâmetro. Qualquer coisa eu abro um pouco o furo após os testes.
segundo o Derek Pickard a hélice ideal pro 46 LA é uma 11x5 pois ele dá o torque máximo numa rotação um pouco superior ao ST 46 que voava com 11x6.
Agora só preciso terminar o Promo ou achar algum amigo disposto a colocar o motor em um avião pra fazer testes e ver como ficou o funcionamento do motor.
Pois bem, a namorada terminou o namoro, virou ex e eu herdei um OS 46 LA e algumas dicas sobre preparação dele.
A principal alteração que o Derek Pickard fez no motor foi mudar o tempo de abertura das janelas de admissão. Ele ergueu as janelas de admissão para que o motor desse mais torque em uma rotação mais baixa. Segundo ele não é bom abrir lateralmente as janelas, pois a área pequena delas é um dos fatores que fazem o 46 LA ficar 4-2-4.
Ele falou em erguer as janelas de 20 a 40 milésimos de polegada. Isto dá de 0,5 a 1,0 mm. Optei por ficar no meio termo e ergui as janelas do meu 0,7mm.
É preciso algum cuidado quando for mexer nas janelas do motor. É normal a gente mexer na janela e acabar deixando o topo dela com uma curvatura, ficando o meio mais alto que as beiradas. Isto não é bom e vale a pena gastar um pouco mais de tempo pra fazer com que o topo da janela fique reto. Outra coisa que vale a pena observar é que a janela não é bem no esquadro com a camisa, tendo um leve ângulo pra cima (bem pequeno). Além disso, após a usinagem sempre ficam rebarbas que podem riscar um pistão e que precisam ser removidas.
As duas janelas tinham uma altura inicial de 4,9mm e após a usinagem ficaram com 5,6mm. É importante que ambas fiquem com a mesma medida e que o acabamento da borda superior da janela fique o mais liso possível.
Além disso, o Derek Pickard sugeriu colocar mais duas juntas de cabeçote para que o 4-2-4 fique com uma transição mais suave do 4 para o 2 tempos. No meu caso, recortei as juntas de uma folha fina de alumínio, usando a camisa e o pistão como moldes.
Usei um carburador de CB no meu motor. O Tom Dixon no site dele sugere usar um venturi com diâmetro entre .280 e .285 polegadas para um motor 46 com carburador de Super Tigre. O carburador do CB é uma cópia do ST, tendo o mesmo diâmetro externo. Isto faz com que o diâmetro do venturi recomendado tenha entre 7,1 e 7,2mm. Eu usei um venturi que eu tinha em um OS 35 FP que estava com 7mm de diâmetro. Qualquer coisa eu abro um pouco o furo após os testes.
segundo o Derek Pickard a hélice ideal pro 46 LA é uma 11x5 pois ele dá o torque máximo numa rotação um pouco superior ao ST 46 que voava com 11x6.
Agora só preciso terminar o Promo ou achar algum amigo disposto a colocar o motor em um avião pra fazer testes e ver como ficou o funcionamento do motor.