VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

3 participantes

    OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Luiz Henrique Qui Dez 09 2010, 12:39

    Bom esta história começa a mais de um ano. Naquela época minha ex-namorada chegou pra mim e disse: quero aprender a voar. De cara corri na loja, comprei um OS 46 LA e comecei a cortar as nervuras de um Promo 40. Na mesma hora procurei alguma coisa sobre o 46 LA na internet e achei um artigo do Derek Pickard na Australian Control Line News número 70 (http://dkd.net/clmodels/acln/acln70.pdf) sobre o assunto.
    Pois bem, a namorada terminou o namoro, virou ex e eu herdei um OS 46 LA e algumas dicas sobre preparação dele.
    A principal alteração que o Derek Pickard fez no motor foi mudar o tempo de abertura das janelas de admissão. Ele ergueu as janelas de admissão para que o motor desse mais torque em uma rotação mais baixa. Segundo ele não é bom abrir lateralmente as janelas, pois a área pequena delas é um dos fatores que fazem o 46 LA ficar 4-2-4.
    Ele falou em erguer as janelas de 20 a 40 milésimos de polegada. Isto dá de 0,5 a 1,0 mm. Optei por ficar no meio termo e ergui as janelas do meu 0,7mm.
    É preciso algum cuidado quando for mexer nas janelas do motor. É normal a gente mexer na janela e acabar deixando o topo dela com uma curvatura, ficando o meio mais alto que as beiradas. Isto não é bom e vale a pena gastar um pouco mais de tempo pra fazer com que o topo da janela fique reto. Outra coisa que vale a pena observar é que a janela não é bem no esquadro com a camisa, tendo um leve ângulo pra cima (bem pequeno). Além disso, após a usinagem sempre ficam rebarbas que podem riscar um pistão e que precisam ser removidas.
    As duas janelas tinham uma altura inicial de 4,9mm e após a usinagem ficaram com 5,6mm. É importante que ambas fiquem com a mesma medida e que o acabamento da borda superior da janela fique o mais liso possível.
    Além disso, o Derek Pickard sugeriu colocar mais duas juntas de cabeçote para que o 4-2-4 fique com uma transição mais suave do 4 para o 2 tempos. No meu caso, recortei as juntas de uma folha fina de alumínio, usando a camisa e o pistão como moldes.
    Usei um carburador de CB no meu motor. O Tom Dixon no site dele sugere usar um venturi com diâmetro entre .280 e .285 polegadas para um motor 46 com carburador de Super Tigre. O carburador do CB é uma cópia do ST, tendo o mesmo diâmetro externo. Isto faz com que o diâmetro do venturi recomendado tenha entre 7,1 e 7,2mm. Eu usei um venturi que eu tinha em um OS 35 FP que estava com 7mm de diâmetro. Qualquer coisa eu abro um pouco o furo após os testes.
    segundo o Derek Pickard a hélice ideal pro 46 LA é uma 11x5 pois ele dá o torque máximo numa rotação um pouco superior ao ST 46 que voava com 11x6.
    Agora só preciso terminar o Promo ou achar algum amigo disposto a colocar o motor em um avião pra fazer testes e ver como ficou o funcionamento do motor.
    Anselmo
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 182
    Idade : 50
    Data de inscrição : 18/12/2009

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Anselmo Qui Dez 09 2010, 15:35

    Luis

    Queria mesmo que vc terminasse o seu promo, dai podemos fazer uns duplos, hehehehe

    mas se quiser coloco o meu a disposição para fazermos ostestes do seu motor

    Abraço
    Anselmo
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Luiz Henrique Qui Dez 09 2010, 19:28

    Tá combinado!
    Vou ver se acho hélice pra ele.
    Anselmo
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 182
    Idade : 50
    Data de inscrição : 18/12/2009

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Anselmo Seg Dez 13 2010, 15:20

    Luis

    O motorzão já tá no promão, está funcionando perfeitamente, já queimei 3 tankes, está perfeito, hélice 11x5 madeira e combustível caretão 4x1, o motor pega de primeira. vamos testar ele voando pra ver....

    Grande abraço
    Anselmo
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Luiz Henrique Seg Dez 13 2010, 23:35

    Opa. Pelo jeito o fim de semana promete.
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Luiz Henrique Dom Dez 19 2010, 16:10

    O Anselmo levou o 46LA mexido pra pista ontem e hoje, no seu Promo.
    Ainda precisamos fazer mais testes, mas o motor parece que ficou bom.
    Ele melhorou o torque a baixa rotação e reduziu a velocidade.
    O Anselmo voou hoje com uma APC 12x3,75". No primeiro vôo ele decolou afogado e o avião rodou a 6,2 segundos a volta. Mesmo devagar assim, o Anselmo relatou bom torque com o avião firme acima dos 45 graus. Mas ele não ficou 4-2-4. Acredito que 12" já seja muito no diâmetro pro motor ficar stunt, afinal não é um ST 51.
    Por outro lado, no segundo vôo ele decolou mais apitado. O avião ficou com 4,95 segundos por volta e se comportou bem.
    Eu comprei umas hélices, mas ainda não chegaram. Vou fazer mais testes e ver como fica.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Manicaca Qua Dez 22 2010, 14:11

    Luis, parabéns pelo retrabalho no 46 LA.
    Na realidade vc fez o famoso "detuned", ou algo como "desenvenenou" o 46 pra ficar mais torcudo hehehe..
    Fiquei com uma curiosidade.
    Qdo vc levantou as janelas de transferência não houve "descascamento" do níquel no cilindro, já que o banho de níquel dos motores da OS são dados tanto na parte de dentro como no lado de fora ?
    Vc usou uma pedra montada normal daquelas da Dremel? que velocidade vc usou no retrabalho alta, média ou baixa?
    Como medir os 0.7 mm e "riscar" no cilindro, lâminas calibradas e caneta de retroprojetor por exemplo ?
    grato por compartilhar e um grande abraço
    Adriano
    Floripa
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Luiz Henrique Qua Dez 22 2010, 17:58

    Oi Adriano,
    Eu fui levantando aos poucos e medindo no paquímetro mesmo.
    O topo das janelas ficou sem o niquelado, mas ele não descascou em outros pontos não.
    Eu usei tanto a fresa de alta velocidade cilíndrica que vem com a Dremel quanto uma fresa diamantada quanto uma pedra para materiais não porosos, todas com resultados semelhantes. Na verdade a fresa de alta velocidade foi a mais lenta de todas (curioso, não?). Usei sempre velocidades médias, pois eu notei uma certa vibração das ferramentas em velocidades muito baixas ou muito altas, o que dificultaria o acabamento reto do topo das janelas.
    Abraços!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Manicaca Qui Dez 23 2010, 11:31

    Valeu Luiz. Obrigado por compartilhar os macetes.
    Isso é o que chamo de o "verdadeiro" espirito do aeromodelismo.
    Muita gente descobre as coisas mas "escondem o jogo" dos outros, e felizmente vejo que isso não está acontecendo neste nosso excelente grupo, que divide, ajuda e compartilha e que, acima de tudo quer ver o nosso esporte crescer, exatamente como vc está fazendo agora
    abraço e obrigado

    Conteúdo patrocinado


    OS 46 LA tunado pra acrobacia Empty Re: OS 46 LA tunado pra acrobacia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 17:54