Alexandre Margonar escreveu:Rodrigo,
Lendo a sua explicação e olhando com detalhes as fotos, eu entendi.
Você regula o angulo do leme antes do vôo.
Eu tinha imaginado aquele sistema de leme conjugado com o profundor, onde um sistema de push rod e link's, aumenta o angulo do leme, a medida que você comanda o profundor para cima. Este sistema aumenta a tração nos cabos, em manobras altas.
Tenho um amigo montando um Hawk 40 para mim em Botucatu, onde pretendo usar este sistema.
Obrigado pela sua resposta, parabéns pelo belo avião, e não deixe de atualizar este tópico, com as fotos da montagem final.
Alexandre,
Isto mesmo, meu leme é "fixo", regulável só quando está em solo....
Quanto a esse leme variável em voo, já vi uma vez em algum avião não sei de quem e nem me lembro como era feito, porém acho que para aviões leves (não pequenos) e com setup adequado não justificaria instalar esse sistema, pois o que faz os aviões perderem sustentação é falta de empuxo (aviões pesados, motores fracos, hélices erradas.....etc).
Quanto ao meu trivial, ele já está pronto e já fiz 6 voos no final de semana passado. Nos ultimos 3 voos ele começou a vazar combustível, tivemos que desmontá-lo e descobrimos que o tanque tinha "furado", quebrado a solda, mas já acertamos isso ontem. Nesse final de semana terminaremos de trima-lo, falta umas 5 a 10 gr de peso na ponta da asa, acertar o alinhamento em voo, para então começar a trimagem fina.......comprimentos dos cabos, hélice apropriada, regulagem de comandos...etc.
As fotos eu irei postar a semana que vem, pois estão no computador do Patrick e ele está viajando e só volta no fim de semana, até lá já devo estar com a trimagem básica pronta, então postarei as fotos e a ficha técnica completa dele inclusive com o peso real que ele deve ficar.
Patrick Hudson escreveu:Rodrigo,
Parabens pela construção, o modelo ficou show, e o peso é um caso a parte (você conseguiu hein), o ST 60 puxa "com os pés nas costas" como diz o ditado.
Mais, até que em fim em V...al.
Pensei que nunca iria ver esse modelo no ar, na pista. Estava achando q era pra modelo da oficina. hehehehe
Voar é Preciso.
Abraços,
Patrick J. Hudson
Fala Patrickão,
Só ficou pronto graças a você, que pegou firme e não me deixou desistir de termina-lo.
Valeu pela força.
Abraços
Rodrigo Dias
Jatai-GO