VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

3 participantes

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Ago 26 2012, 21:33

    Colegas Vetranos e comandantes

    Como alguns colegas sabem sou colecionador de motores e tenho todos os motore zero na caixa e em plena condição de uso , como ganhei a semana pasada de um colega mais Três motores Fox 35 Stunt de series diferentes , e todos vieram zero na caixa com todos os manuais etc : porem estavam travados , com cuidado desmontei cada um limpando tudo perfeitamente com o maximo de carinho possível , ate ai tudo bem más teve um do aniversario de 40 anos da FOX que a camisa parece que esta colada na carcaça , já tentei varias formas desde com aquecimento externo como soprador , deixei com tudo em uma solução desengripante da Aeroshell , e a camisa não moveu menhum milimetro .
    Alguem teria alguma outra forma sem que danifique qualquer parte do motor , estou aceitando ideias e sugestões .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Alexandre Margonar Dom Ago 26 2012, 21:42

    Caro Mario Zuffo,

    Tudo que eu sei você já usou.

    Mas o banho de desengripante deve funcionar!
    Aprendi com o Carlo Adriano, que é tudo uma questão de tempo.
    Tinha motores aqui, que pareciam "soldados", pois nada movia, e hoje estão rodando feliz e bonito.

    Tenha paciência, e boa sorte.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 26 2012, 22:50

    Mario, o caminho é esse mesmo, aquecendo. Os Fox são testados na fábrica antes de irem a venda portanto eles tem (sempre) vestigio de rícino que acabam travando as peças quando parados muito tempo.

    As vezes o soprador não dá a quantidade de calor necessária e a distribuição dele não é uniforme.
    Tenta deixar ele mais ou menos de 10 a 12 minutos no máximo em um forno de fogão no fogo entre baixo e médio. Deve soltar com facilidade. O alumínio (bloco) expande bem mais que o aço (cilindro) quando aquecido.

    A dica do desengripante que o Margonar relata é muito boa pra soltar parafusos e ajudar a descolar peças sim.
    Quanto mais tempo vc puder deixar o motor de molho, melhor (2,3 dias..). O desengripante penetra nas roscas e vai amolecendo o óleo ressecado e também oxidação. Eu pessoalmente coloco o motor em um saco plástico ou vasilhame e vou aplicando o óleo e girando algumas vezes ao dia pra ajudar a penetração do óleo.

    Essa dica funciona muito bem, e aprendi em um site de restauradores de motos antigas que fazem exatamente isso pradesmontar as motos antes das restaurações Basketball
    Vc retira na maioria das vezes os parafusos de forma intacta, sem forçar e sem deformar as fendas deles.

    abraço

    Carlo
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Ago 26 2012, 23:47

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Primeiramente obrigado aos comandantes Alexandre e Manicaca pelas sugestões, vou com bastante calma amanha dar um novo inicio a este trabalho e o resultado devera sair amanha neste mesmo topico .
    È bom trocar ideias isso é o que move tudo ao nosso redor ; meu filho esta falando o em tom de gozação , Velho você com 57 anos de aeromodelismo já deveria ter tirado esta camisa , eu respondi estou trocando algumas ideias com colegas mais atualizados que eu , e que levam o aeromodelismo muito a serio , agora sim e que vai dar tudo certo .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Manicaca Seg Ago 27 2012, 07:58

    Mario, mais uma dica. Coloca o bloco no forno (sem cabeçote, sem tampa do carter e juntas e sem carburador), com uma luva (obvio) retira o mesmo do forno, com ele na mão e o pistão no pónto morto inferior, intruduz uma metade de um pregador de roupa de madeira ou outra madeira dura na janela de escape, e com uma chave de hélice gire (aos poucos e sem forçar muito) o virabrequim so sentido horário (sentido de aperto da hélice). o torque da chave empurra o pistão pra cima, que por sua vez empurra o pregador e o cilindro pra fora do bloco. Tá feita a "mágica" Basketball
    O forno aquece melhor que o heat gun além de dilatar o conjunto por inteiro.
    Um abraço

    Carlo
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Seg Ago 27 2012, 15:58

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Manicaca e Alexandre valeu todas as coordenadas , eu coloquei o bloco do motor com camisa e pistão no forno, e ficou uns cinco minutos a 160º , dai tirei com uma luva refratária e simpelsmente com um pedaço de vareta dura redonda de 7mm e empurrei por dentro da camisa saiu tranquila , e o restante puchei na mão .
    O motor já esta montado e uma coisa interessante o motor ficou mais solto para girar , esta perfeito e já esta indo para sua caixa .
    Mais uma vez muito obrigado mesmo valeu aprendi mais uma ; por isso que eu digo que a melhor forma de aprender uma coisa primeiramente é na base do dialogo , franco livre e sempre aberto isso valorisa o nosso hobby ou esporte , e todos ganham com isso que é o mais importante .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Ago 27 2012, 20:01

    Mario, que bom mais um Fox rodando.

    Eu sabia que o mestre Carlo Adriano tinha a palavra mágica para soltar essa camisa.

    Um Abraço.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Manicaca Seg Ago 27 2012, 21:08

    Mario, fico muito feliz de vc ter conseguido. Com motor não adianta forçar, com paciência e boa vontade sempre se consegue o resultado pretendido. Quanto ao "mestre" citado pelo Margonar, eu conheço um, mas com certeza não sou eu sunny

    Posto umas fotinhos dos Fox do Margonar, quando passaram por aqui e que com paciência e muita calma conseguimos destravá-los.
    Tivemos a sorte de destravar os dois. Os Fox 35 são uma "classe" por sí só, O som, o funcionamento e até o cheiro da queima são sem iguais ... Basketball
    É sempre uma satisfação pessoal ver e escutar o som de um 35 Stunt em voo ...

    Um abraço

    Carlo

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Suc30012


    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Suc30015



    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Ago 28 2012, 14:26

    Colegas , Veteranos e Comandantes

    Carlo aeromodelismo é assim que se pratica principalmente trocando ideias , e pelo visto aqui todos gostam de motores isso é bom demais ; pois este é meu ponto fraco no aeromodelismo .
    Pelo visto você pegou uma bucha de canhão do Alexandre , que deveria estar quase no arquivo morto ; porem resurge das cinzas é mais um ou dois para rodar , uma coisa que eu reparei desde que tive o meu primeiro FOX 35 Stunt em 1960 , é a resietência destes motores simplesmente não acabam rodam , ai é encostado acaba travando ai alguem destrava a lé esta o FOX rodando novamente , desde o barulho do motor as vezes quase engasgando , realmente o FOX é inigualavel por isso faz historia a 60 anos.
    Eu possuo outros motores exelentes más os FOX tem seu lugar de destaque .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Manicaca Ter Ago 28 2012, 19:32

    Comandante Zuffo, como vc mesmo disse o Fox 35 Stunt é uma classe por sí só. Com toda certeza foi o motor que mais venceu provas de acrobacias F2B no mundo inteiro em todos os tempos. Ele realmente e muito durável e só tem uma exigência, óleo de rícino no combustível de preferência puro e na proporção de no mínimo 25 % (a Fox recomenda 29% se usar descarga por causa do maior aquecimento).

    Quanto aos Fox do Margonar, em absuluto não foi nenhuma bucha de canhão e sim um enorme prazer de ter ajudado um amigo tão bacana e gente boa que trata tão bem a todos aqui no Forum, uma rara qualidade hoje em dia Basketball

    Tenha certeza que sua experiência no hobby é muito valorizada por mim e por muitos outros aqui no forum e que é sempre muito bacana contar com um amigo bacana e pro-ativo como você.
    Aliás, justiça seja feita existem pessoas muito legais aqui no forum.
    No que o amigo precisar estamos sempre as ordens

    Abração, ótimos voo bounce

    Carlo
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Ago 28 2012, 21:02

    Colegas ,Veteranos e Comandantes

    Carlo quando eu me referi a bucha de canhão: me refiro a este tipo de serviço que não é para qualquer um fazer , que é altamente tecnico e trabalhoso ; porem satisfatório em se tratando que é para um colega, ai a satisfação é maior ainda porque você vai participar do voo de um motor que você recuperou , isso é extremamente gratificante lenbra do voo do Phenix , este filme mudou a cabeça de muito aeromodelista na epoca ,e o aeromodelismo começou a ser visto de forma diferente e por muita gente, isso foi muito importante para nós .
    "Bons Voos e Otimos pousos "

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Alexandre Margonar Ter Ago 28 2012, 21:10


    Comandante Mario, um dos os meu Fox estavam montados em um RingMaster que após um dia inteiro de vôo, eu enrolei papel toalha no motor, e guardei o avião no forro da minha casa, pois a casa estava em reforma, justamente para a construção do meu hangar.
    Acontece que depois do hangar pronto, apareceu muito avião para ocupar o espaço, e o pobre do Ring ficou esquecido.
    Depois de muitos anos, bateu o remorso e eu resolvi resgatar o velho Ring.
    Encontrei-o totalmente empenado e com o Fox exposto, pois o papel virou pó!
    O velho Ring, não deu para aproveitar mais, mas o Fox ficou guardado por mais uns 5 anos do mesmo jeito.
    Até que eu tive a sorte de “conhecer” o Mestre Carlo Adriano, que fez dos Fox o mesmo da Fênix, renascido das cinzas.
    Quando os motores voltaram, eu liguei na hora para o Adriano, pois parecia que houve um engano e mandou dois Fox novinhos para mim.
    Para minha grata surpresa, era realmente os meus Fox, brilhando iguais a novos.
    Até hoje sou muito grato ao Adiano, pela sua paciência e amizade.
    O importante é termos amigos e Fox rodando.

    Um abraço.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Manicaca Ter Ago 28 2012, 21:16

    Mario Zuffo BRA-00076 escreveu:Colegas ,Veteranos e Comandantes

    Carlo quando eu me referi a bucha de canhão: me refiro a este tipo de serviço que não é para qualquer um fazer , que é altamente tecnico e trabalhoso ; porem satisfatório em se tratando que é para um colega, ai a satisfação é maior ainda porque você vai participar do voo de um motor que você recuperou , isso é extremamente gratificante lenbra do voo do Phenix , este filme mudou a cabeça de muito aeromodelista na epoca ,e o aeromodelismo começou a ser visto de forma diferente e por muita gente, isso foi muito importante para nós .
    "Bons Voos e Otimos pousos "

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT


    Mario meu querido amigo, relaxa, entendi a colocação perfeitamente !!! sunny
    Sempre as ordens no que eu humildemente puder ajudar
    carinhoso abraço
    Carlo
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Manicaca Ter Ago 28 2012, 21:30

    Alexandre Margonar escreveu:
    Comandante Mario, um dos os meu Fox estavam montados em um RingMaster que após um dia inteiro de vôo, eu enrolei papel toalha no motor, e guardei o avião no forro da minha casa, pois a casa estava em reforma, justamente para a construção do meu hangar.
    Acontece que depois do hangar pronto, apareceu muito avião para ocupar o espaço, e o pobre do Ring ficou esquecido.
    Depois de muitos anos, bateu o remorso e eu resolvi resgatar o velho Ring.
    Encontrei-o totalmente empenado e com o Fox exposto, pois o papel virou pó!
    O velho Ring, não deu para aproveitar mais, mas o Fox ficou guardado por mais uns 5 anos do mesmo jeito.
    Até que eu tive a sorte de “conhecer” o Mestre Carlo Adriano, que fez dos Fox o mesmo da Fênix, renascido das cinzas.
    Quando os motores voltaram, eu liguei na hora para o Adriano, pois parecia que houve um engano e mandou dois Fox novinhos para mim.
    Para minha grata surpresa, era realmente os meus Fox, brilhando iguais a novos.
    Até hoje sou muito grato ao Adiano, pela sua paciência e amizade.
    O importante é termos amigos e Fox rodando.

    Um abraço.

    Margonar, fica tranquilo que quando a gente for voar a cerveja é por conta do amigo affraid hahahahahaha ...
    e "mestre" só se for de trapalhada KKKKKKKKKK affraid affraid affraid affraid
    abraço irmão bounce

    Conteúdo patrocinado


    Como retirar uma camisa da carcaça de um motor  Empty Re: Como retirar uma camisa da carcaça de um motor

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 12:24