Manicaca Sáb Abr 11 2015, 11:25
Dando um "up" no tópico
Segundo fontes, o primeiro Enya 15 a surgir no mercado internacional em grande escala foi o Enya 15 I-B em 56/57, entretanto o Enya 15 foi previamente lançado no mercado interno japonês em 1955 em versão conhecida como Enya 15 I-A em pequena produção antes de surgir no mercado internacional
Externamente os motores são muito semelhantes sendo um diferencial externo
o uso de parafusos de fenda comum no modelo I-A ao invês de parafusos phillips adotados na versão I-BSegundo Bob Allan, um exemplar do 15 I-A foi então enviado para testes ao expert Peter Chinn na Inglaterra, e na época teria retornado a informação a Saburo Enya, um dos irmãos Enya, de que o motor era dócil, flexível e de fácil operação, porém Chinn destacou que faltava uma pitadinha de potência para entrar com mais força no mercado da época que dispunha de ótimos motores nessa faixa como o OS 15, ST 15 etc
Seguinda as sugestões, a Enya melhorou o 15 I-A e junto com as melhorias internas surgiram um ganho de potência e torque na versão I-B
Abaixo então algumas fotos do raro 15-I A destinado ao mercado interno japonês, que dispunha um recurso interessante que era a possibilidade de montar o motor diretamente na parede de fogo usando a própria parte traseira do motor, ou mesmo usando um suporte próprio que vinha junto ao motor, recurso muito interessante também para os modelos de voo livre motorizados
Fonte de informações e imagens: Bob Allan