VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

4 participantes

    Entelagem com papel Kraft.

    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Entelagem com papel Kraft. Empty Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Wagner Qua Ago 06 2008, 19:06

    Saudações.

    Segue um link com o processo para entelagem com papel Kraft, está em francês mas as imagens
    "mostram bem" como é o processo:

    http://f2cmbl.org/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=47

    Foto de modelo entelado e pintado usando este processo (retirado do site indicado):

    Entelagem com papel Kraft. Cobradesmontavelenteladocompapelkra

    Já vi algo parecido mas em asas de isopor, o Igor Burger usa em alguns de seus modelos.
    Método também usado para asas de combate de isopor, que são posteriormente envernizadas com verniz PU.

    Utilizei um esquema parecido (uns 4 anos atrás), usando cola branca diluida meio a meio com água (pode ser diluida meio a meio com álcool comum), usei papel para origami, em experiencia para ver como ficaria, o método é bem interessante e divertido! O pedaço de isopor com perfil, foi entelado e pintado com pincel com verniz marítimo, a cola não deixou o verniz atacar o isopor, mas tem que ser bem feito (cola bem espalhada no papel), senão o isopor é atacado. E a resistência é enorme.

    Bons vôos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty construção

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Jun 10 2009, 21:27

    Colega Wagner

    Tem que se levar em consideração que papel Kraft que tem no exteior, é bem diferente do nosso Kraft Brailero que tem "N" tipos no mercado, já a uns seis anos atraz vi em um sait alemão um modelo onde mostrava passo a passo , todo o revestimento do modelo no verdadeiro Kraft , hera um modelo de F2B e o mais interesante é que bõa parte da fuzelagem feita em deprom de 5mm somente do centro da asa para frente de balsa com a parte interna de compeçado, e asa hera laminada em Eliapor ( nada mais é que a 3º geração do Isopor) bem mais resistente e leve que o P3, tinha alem de duas longarinas de carbono central tinha as do bordo da ataque, o o bordo de fuga feito em balsa rigida, e o modelo foi todo revestido com o papel Kraft colado sobre todo o modelo com cola PU (Creio que esta cola ainda não tem no Brasil), e por cima do da entelagem do modelo, tinha uma mão de resina epoxy de acabameno ,e lixa e pintura a base de PU.
    Em tempo o papel Kraft verdadero é um pardo com veias muito parecido com o Silkspan , com diverças espessuras, e ele não tão pesado porem e tem uma resistência exelente.
    Com o teu topico é a segunda vez que eu vejo este tipo de acabamento.

    100 + aquêle abraço aeromodelistico

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Wagner Sáb Jun 13 2009, 12:01

    Salve Mario.

    Obrigado por esclarecer sobre a diferença do papel Kraft, eu fiz uma experiência, mas usando um papel para Origami, que é vendido em folhas relativamente grandes.

    Esta cola PU, tenho visto só para uso industrial, em grande quantidade, mas nada como aquelas Gorilla Glue e outras que vendem nos States...

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  adriano Sex Jan 15 2010, 16:49

    ola amigos ,so p/tirar duvida aquele papel vegetal vendido nas papelarias ,nao seria uma opçao de entelagem
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sex Jan 15 2010, 23:27

    Adriano
    Existem varios papeis utilizados para desenho, tanto vegetal como o tipo mantega, não servem para entelagem de modelos, visto que apesar de parecerem resistentes quando molhado ou mesmo usando dop não da certo, já fiz estas exeperiências e não tem a nemor resistência .
    Hoje a evolução do nosso Silkspan eo Koverall , muito mais facil de trabalhar é bem mais resistente que o Silkspan é um produto da SIG , veja este link tem algumas informações , clicar em Building Materials & Equipment, e em seguida
    Silk & Fabric Covering.

    http://www.sigmfg.com/cgi-bin/dpsmart.exe/MainMenuFV4.html?E+Sig

    Eu comprei três folhas grandes pelo correio e recebi tudo normal o custo ficou em U$ 45.00 mais U$8.00 de correio , fiz o pedido e recebi em 20 dias , só que a quantidade que comprei da para entelar 6 modelos de F2B tipo Nobler .

    Por outro Lado tem um papel Silkspan Japones da marca Guifu já é uma segunda geração do Silkspan e não é caro , só que vem dez folhas na embalagem e a folha é do tamanho normal , e tem de varias cores , o custo de uma desta caixa custa U$20.00 , pena que vem dez folhas de uma cor só .
    No mais estou as ordens para continuar este assunto pois vou usar o Koverall em um modelo que ja esta em faze inicial de construção ; porem faço questão vamos trocar ideias , pois as ideias é que movem o nosso VCC .

    100 + aquelêle abraço aeromodelistico e obrigado por hora

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  adriano Sáb Jan 16 2010, 10:40

    ola amigo Mario , agradeco pela dica ,montei meu miss bj e entelei com nylon ,ficou bom mas nunca igual papel nao sei se foi pela primeira vez que entelei com este material ,nao tenho experiencia com monokote ,mas gosto de pintar meus modelos dar um roupagem caracteristica que cada aeromodelista tem,mas e isso ai vamos trocando ideias estou planejando construir um outro modelo e devo usar papel vamos ver
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Wagner Sáb Jan 16 2010, 13:40

    Saudações!

    Sr Zuffo sempre com informações importantes, muito obrigado.
    Principalmente a info sobre o papel silkspan evoluído.

    Que fique registrado: pague o preço e compre material bom, experiencias, só se o cara tiver realmente noção que pode dar errado e fatalmente terá prejuízos, tanto financeiros, quanto de tempo, quanto stress, levando muitos a desistirem ou condenarem os outros pelo uso de técnicas que deram certo para alguns.

    Outro material muito usado é o Polyspan, tem muita coisa na net sobre isso.

    Para aeros mais simplificados, nada melhor que termoadesivo nas asas/flaps e estab/profundor e uma pintura na fuselagem.

    Deixem acabamentos mais elaborados para quando já tiverem dominando a coisa.

    Esta é minha opinião, ninguém precisa concordar com ela. lol!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  adriano Sáb Jan 16 2010, 20:40

    amigo Wagner agradeço tambem pila as dicas,o termo adesivo que vc se refere monokote ne mas o problema e o manuseio que eu nao tenho as manhas ,e muito ndificil?
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Wagner Dom Jan 17 2010, 06:26

    Salve Adriano.

    Termo-adesivo é o Monokote e seus similares.
    Não é a coisa mais difícil do mundo não, garanto que é muito mais simples que os acabamentos tradicionais, pode não ser tão bonito, mas fica bom.
    No youtube tem verdadeiras aulas, depois eu coloco uns links legais, vai ajudar muito.

    Bons voos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  adriano Dom Fev 14 2010, 11:05

    ola galera ,fiz uma entelagem que ficou otima so na asa ,usei o contact da marca vinitact ,para reforçar a colagem usei cola de sapateiro bem de leve,apos a colagem apliquei secador de cabelo ,o contact encolheu igual monokot ficou bem esticado ficou lindo e barato ,o contact custa R$3,60 o metro ,mas tem que ser vinitact en contrado nas papelarias
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Manicaca Qui Fev 18 2010, 17:14

    Oi Adriano, beleza?
    O que vc achou do peso da entelagem. ficou leve?
    Caso seja preciso pintar por cima, o material aceita ?
    abração

    Carlo Very Happy
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  adriano Qui Fev 18 2010, 20:11

    ola amigo Carlo,antes o meu aeromodelo era entelado com nylon ai por motivo de peso escessivo resolvi tirar,e usar este contact ficou mais leve pois nao pintei, nao sei lhe dizer como fica pintando, mas o vinitact tem varias cores

    Conteúdo patrocinado


    Entelagem com papel Kraft. Empty Re: Entelagem com papel Kraft.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 17:33