Informo que mais um Evo 60 foi adquirido pela PPG - Pista da Praia Grande.
Nesse sentido, vamos fazer um breve histórico dos acontecimentos sobre esse motor que eu pessoalmente considero o melhor custo benefício da categoria .60:
(i) Há dois anos e meio atrás o Martin me vendeu 1 motor desses que havia sido, recentemente lançado nos EUA e ninguém tinha qualquer tipo de referência. Era um 60 em um bloco de 46, preço bom visto que na época o dólar estava a R$ 1,55 e principalmente adaptado para o vcc pelo Mr. Adamisin, que é uma lenda viva do vcc nos EUA;
(ii) Testamos o motor e vimos bastante potencial. Pega fácil, excelente regulagem que nem um relógio, faz o famoso 4-2-4 e é capaz de puxar um aero com quase 2 kg de peso sem problemas, ou seja, tem potência de sobra, acabamento excelente, não precisa de amaciamento extensivo e etc. ;
(iii) No mesmo ano acabei indo para os EUA a serviço e trouxe mais 5 Evos 60, cujo preço na época era um pouco superior ao de um CB 25 (custa US$ 134 ao dólar de R$ 1,55, então cada motor saiu algo em torno de R$ 210,00). Naquela época vários aeromodelistas da pista da Praia Grande ainda estavam utilizando o velho CB 46, muitos deles com problemas, vazamentos, falta de compressão, um verdadeiro caos. Considerando que muitos aeromodelistas estavam com a verba limitada à época, o Evo 60 apareceu como a "tábua de salvação" para remotorizar vários modelos de F2B, que estavam tecnicamente defasados, sem condições de voar, fazer gamas e até competir. Conclusão dos 5 motores adquiridos não fiquei com nenhum. Todos foram repassados aos colegas pelo custo de aquisição e hoje não existe mais problemas com motores aqui na PPG diferentemente de outras épocas. O Renatão ficou com 2 motores, o Daniel Battistini com 1 motor, o Alemão com 2 motores e o João com outro. Atualmente na PPG os motores dominantes são EVO 60, ST V60, Enya SS 50, 45 XZ 40 e TT GP 42.
Na fase de testes do motor, as duas hélices que apresentaram excelente desempenho EM UM SV-12 INTREPID foram:
(i) MASTER AIRSCREW K SERIES 13 x 5, isso mesmo aquela hélice básica de fibra vendida em qualquer loja de aeromodelismo;
(ii) RAIMBOW 13,5 x 5,9, desempenho superior porém é de alto custo de aquisição.
O motor também gira uma tripá 13X4 de fibra de carbono sem problemas, porém os rolamentos começam a apitar a partir de 10.500 rpm. Esse é o único "porém" do motor.
Testadas várias configurações notamos que a melhor configuração foi a básica, ou seja, uma hélice bipá, decolando a 8.300 até 8.500 rpm, no caso uma Master K series 13X5, combustível 50% cool power + 50% caretão (28% total de óleo sintético+ rícino), cabos 19,8 metros, 0.18 + vela enya media, os média ou thunderbolt barrada.
Outra vantagem é que o motor vem com duas medidas de venturis, um tongue e um mufler, ou seja, você pode utilizar várias combinações. A furação do motor é equivalente ao do ST G 51, Enyas 40, 50 e 60, CB 46, Magnum 52 e etc, ou seja, quem possui aeros com esses tipos de motores pode substituir por um Evo sem problemas.
Para quem está procurando simplicidade e facilidades de adaptação para grandes aeros de F2B esse é o motor de entrada, com SET UP básico e de baixo custo.
É claro que não podemos compará-lo a um Enya 61 pipado ou algumas series especiais da Enya, PA, Rojett, porque são outra categoria de motores porém os custos envolvidos também são maiores.
No Paulistinha o Renatão já faturou um 2o.lugar e um 3o. desde que passou a utilizar esse motor com seu SV 12. Antes, nem é bom falar a respeito, sobre resultados.
Para quem gosta de ST V 60 e/ou ST G51, acredito que vai adorar o Evo 60.
Segue abaixo, link com voo do Evo 60, nos EUA, para vocês darem uma conferida na performance do motor:
https://www.youtube.com/watch?v=1o147IgNzmg
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.
Nesse sentido, vamos fazer um breve histórico dos acontecimentos sobre esse motor que eu pessoalmente considero o melhor custo benefício da categoria .60:
(i) Há dois anos e meio atrás o Martin me vendeu 1 motor desses que havia sido, recentemente lançado nos EUA e ninguém tinha qualquer tipo de referência. Era um 60 em um bloco de 46, preço bom visto que na época o dólar estava a R$ 1,55 e principalmente adaptado para o vcc pelo Mr. Adamisin, que é uma lenda viva do vcc nos EUA;
(ii) Testamos o motor e vimos bastante potencial. Pega fácil, excelente regulagem que nem um relógio, faz o famoso 4-2-4 e é capaz de puxar um aero com quase 2 kg de peso sem problemas, ou seja, tem potência de sobra, acabamento excelente, não precisa de amaciamento extensivo e etc. ;
(iii) No mesmo ano acabei indo para os EUA a serviço e trouxe mais 5 Evos 60, cujo preço na época era um pouco superior ao de um CB 25 (custa US$ 134 ao dólar de R$ 1,55, então cada motor saiu algo em torno de R$ 210,00). Naquela época vários aeromodelistas da pista da Praia Grande ainda estavam utilizando o velho CB 46, muitos deles com problemas, vazamentos, falta de compressão, um verdadeiro caos. Considerando que muitos aeromodelistas estavam com a verba limitada à época, o Evo 60 apareceu como a "tábua de salvação" para remotorizar vários modelos de F2B, que estavam tecnicamente defasados, sem condições de voar, fazer gamas e até competir. Conclusão dos 5 motores adquiridos não fiquei com nenhum. Todos foram repassados aos colegas pelo custo de aquisição e hoje não existe mais problemas com motores aqui na PPG diferentemente de outras épocas. O Renatão ficou com 2 motores, o Daniel Battistini com 1 motor, o Alemão com 2 motores e o João com outro. Atualmente na PPG os motores dominantes são EVO 60, ST V60, Enya SS 50, 45 XZ 40 e TT GP 42.
Na fase de testes do motor, as duas hélices que apresentaram excelente desempenho EM UM SV-12 INTREPID foram:
(i) MASTER AIRSCREW K SERIES 13 x 5, isso mesmo aquela hélice básica de fibra vendida em qualquer loja de aeromodelismo;
(ii) RAIMBOW 13,5 x 5,9, desempenho superior porém é de alto custo de aquisição.
O motor também gira uma tripá 13X4 de fibra de carbono sem problemas, porém os rolamentos começam a apitar a partir de 10.500 rpm. Esse é o único "porém" do motor.
Testadas várias configurações notamos que a melhor configuração foi a básica, ou seja, uma hélice bipá, decolando a 8.300 até 8.500 rpm, no caso uma Master K series 13X5, combustível 50% cool power + 50% caretão (28% total de óleo sintético+ rícino), cabos 19,8 metros, 0.18 + vela enya media, os média ou thunderbolt barrada.
Outra vantagem é que o motor vem com duas medidas de venturis, um tongue e um mufler, ou seja, você pode utilizar várias combinações. A furação do motor é equivalente ao do ST G 51, Enyas 40, 50 e 60, CB 46, Magnum 52 e etc, ou seja, quem possui aeros com esses tipos de motores pode substituir por um Evo sem problemas.
Para quem está procurando simplicidade e facilidades de adaptação para grandes aeros de F2B esse é o motor de entrada, com SET UP básico e de baixo custo.
É claro que não podemos compará-lo a um Enya 61 pipado ou algumas series especiais da Enya, PA, Rojett, porque são outra categoria de motores porém os custos envolvidos também são maiores.
No Paulistinha o Renatão já faturou um 2o.lugar e um 3o. desde que passou a utilizar esse motor com seu SV 12. Antes, nem é bom falar a respeito, sobre resultados.
Para quem gosta de ST V 60 e/ou ST G51, acredito que vai adorar o Evo 60.
Segue abaixo, link com voo do Evo 60, nos EUA, para vocês darem uma conferida na performance do motor:
https://www.youtube.com/watch?v=1o147IgNzmg
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.