VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  ANDRE Qua Ago 14 2013, 21:56

    Informo que mais um Evo 60 foi adquirido pela PPG - Pista da Praia Grande.

    Nesse sentido, vamos fazer um breve histórico dos acontecimentos sobre esse motor que eu pessoalmente considero o melhor custo benefício da categoria .60:

    (i) Há dois anos e meio atrás o Martin me vendeu 1 motor desses que havia sido, recentemente lançado nos EUA e ninguém tinha qualquer tipo de referência. Era um 60 em um bloco de 46, preço bom visto que na época o dólar estava a R$ 1,55 e principalmente adaptado para o vcc pelo Mr. Adamisin, que é uma lenda viva do vcc nos EUA;
    (ii) Testamos o motor e vimos bastante potencial. Pega fácil, excelente regulagem que nem um relógio, faz o famoso 4-2-4 e é capaz de puxar um aero com quase 2 kg de peso sem problemas, ou seja, tem potência de sobra, acabamento excelente, não precisa de amaciamento extensivo e etc. ;
    (iii) No mesmo ano acabei indo para os EUA a serviço e trouxe mais 5 Evos 60, cujo preço na época era um pouco superior ao de um CB 25 (custa US$ 134 ao dólar de R$ 1,55, então cada motor saiu algo em torno de R$ 210,00). Naquela época vários aeromodelistas da pista da Praia Grande ainda estavam utilizando o velho CB 46, muitos deles com problemas, vazamentos, falta de compressão, um verdadeiro caos. Considerando que muitos aeromodelistas estavam com a verba limitada à época, o Evo 60 apareceu como a "tábua de salvação" para remotorizar vários modelos de F2B, que estavam tecnicamente defasados, sem condições de voar, fazer gamas e até competir. Conclusão dos 5 motores adquiridos não fiquei com nenhum. Todos foram repassados aos colegas pelo custo de aquisição e hoje não existe mais problemas com motores aqui na PPG diferentemente de outras épocas. O Renatão ficou com 2 motores, o Daniel Battistini com 1 motor, o Alemão com 2 motores e o João com outro.    Atualmente na PPG os motores dominantes são EVO 60, ST V60, Enya SS 50, 45 XZ 40 e TT GP 42.
    Na fase de testes do motor, as duas hélices que apresentaram excelente desempenho EM UM SV-12 INTREPID foram:
    (i) MASTER AIRSCREW K SERIES 13 x 5, isso mesmo aquela hélice básica de fibra vendida em qualquer loja de aeromodelismo;
    (ii) RAIMBOW 13,5 x 5,9, desempenho superior porém é de alto custo de aquisição.  

    O motor também gira uma tripá 13X4 de fibra de carbono sem problemas, porém os rolamentos começam a apitar a partir de 10.500 rpm. Esse é o único "porém" do motor.  

    Testadas várias configurações notamos que a melhor configuração foi a básica, ou seja, uma hélice bipá, decolando a 8.300 até 8.500 rpm, no caso uma Master K series 13X5, combustível 50% cool power + 50% caretão (28% total de óleo sintético+ rícino), cabos 19,8 metros, 0.18 + vela enya media, os média ou thunderbolt barrada.    

    Outra vantagem é que o motor vem com duas medidas de venturis, um tongue e um mufler, ou seja, você pode utilizar várias combinações. A furação do motor é equivalente ao do ST G 51, Enyas 40, 50 e 60, CB 46, Magnum 52 e etc, ou seja, quem possui aeros com esses tipos de motores pode substituir por um Evo sem problemas.  

    Para quem está procurando simplicidade e facilidades de adaptação para grandes aeros de F2B esse é o motor de entrada, com SET UP básico e de baixo custo.

    É claro que não podemos compará-lo a um Enya 61 pipado ou algumas series especiais da Enya, PA, Rojett, porque são outra categoria de motores porém os custos envolvidos também são maiores.

    No Paulistinha o Renatão já faturou um 2o.lugar e um 3o. desde que passou a utilizar esse motor com seu SV 12. Antes, nem é bom falar a respeito, sobre resultados.

    Para quem gosta de ST V 60 e/ou ST G51, acredito que vai adorar o Evo 60.

    Segue abaixo, link com voo do Evo 60, nos EUA, para vocês darem uma conferida na performance do motor:

    https://www.youtube.com/watch?v=1o147IgNzmg

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  TAPXURE Qui Ago 15 2013, 00:11

    Olá André;

    Excelente seus comentários, descriminando tudo que usou no EVOLUTION 60. Estou com um motor destes, comprado do Martin e vou instalar num LEGACY. Vou começar usando o que você indicou. Só fico com dúvidas sobre o combustível com muito óleo, que descreve. O manual manda usar no máximo 20% de óleo (se não me engano) e o Martin também disse isso. Acho que estes motores mais "modernos", especialmente com pistão/camisa ABN (ou ABC) não gostam de combustível com muito óleo.

    Comprei um STALKER (também do Martin) e baixei alguns informativos sobre amaciamento e uso. Estes também falam para usar pouco óleo, dando preferência aos sintéticos. Estou voando R/C com um NOVAROSSI 91, que é ultra-moderno e fortíssimo! Ele simplesmente não aceita combustível com muito óleo (mais de 20%). O motor engasga, tosse e... apaga constantemente, colocando em risco o vôo do aeromodelo.

    No resto, é analisar e testar na pratica...

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  martin Qui Ago 15 2013, 02:25

    Andre,

    Valeu pelo seu relato, e agradeço a todos que tem prestigiado a StuntHobby Smile

    O Evo é um bom motor e não tenho tido nenhuma reclamação.

    Porem preciso lembrar que o Enya SS50 é mais barato, vira APC 13x4 e funciona super bem, sem deixar a desejar para os pipados, com uma Tripa 12.5x3.75.

    O Ricardo de Sorocaba começou agora a usar um SS50 num Thundergazer e disse estar super contente e que esta maravilhado com a força do motor.

    É complicado falar de um .50 x um .60, mas só cilindrada não conta toda história da Força e Performance de um motor. Alias outro dia estava dando uma olhada nos Mustang novos e vi que um Mustang V6 3.7l atual tem 305cv e lembrei que antigo Mustang GT V8 de 5.0l 1994 só tinha 215hp, coisa que um motor 4cilindros de 2.0L faz hoje, como o motor 2.0TSI da VW/Audi.

    Estou tentando baixar os custos do Evo 60NX, na verdade ele deveria ser mais barato que o Enya SS50. Mas o que esta pegando é o frete dos EUA para cá, é bem mais caro que do Japão, e é ai que da a diferença.

    Martin
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  Marcus36X Qui Ago 15 2013, 09:47

    Fala André

    Esse motor encaixa perfeito na furação do ST G51, ou tem que fazer alguma alteração??
    To pensando num desses pro meu Cheyenne...

    Abção e vem voar com a gente!!!

    Yeppee Ka Yay
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  martin Qui Ago 15 2013, 13:33

    Marcus,

    Veja as dimensões em mm abaixo que estão nessa ordem:

    distancia furo dos parafusos
    Distancia oposta dos furos dos parafusos
    Distancia do primeiro parafuso até encosto da helice
    Peso

       
    .............-1,5.....+2.....+3.... +41g
    60NX......17,5...44,0...52,5...361g
    ST G51...19,0...42,0...49,5...320g
    SS50......18,0...42,5...50,0...287g
    ..............-1....+0,5...+0,5... -33g


    Abraço,

    Martin
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  ANDRE Ter Ago 20 2013, 21:00

    Boa noite Marcão,

    A diferença da furação é questão de milímetros. Porém a furação do Evo 60 é mais aberta do que a do ST G 51 ou Enya SS 40, 45 e 50, o que dá para adaptar sem maiores problemas, mas a colocação do motor deve observar alguns cuidados nesse caso. Tem que encaixar os quatro parafuso que fixam o motor na base da rosca autocravante e vai dando o aperto em sequência nos parafusos, 5 voltas em cada parafuso por vez, e depois vai para o seguinte, até fixação final do motor.

    O encosto de hélice vai ficar uns 5 mm mais adiante em relação ao Super Tigre G 51.

    Olha o dia que v. ficar de saco cheio desse Cheyenne, entre em contato porque eu fico com ele.

    É claro que vou reforma-lo inteirinho e deixa-lo novinho em folha. Apesar de ser um aero de configuração antiga e até ultrapassada, é uma verdadeira máquina de fazer manobras, e para mini-fai é um adversário difícil de ser derrotado.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  Mantovani Ter Ago 20 2013, 22:33

    Ah, André, acho difícil o cara se desfazer deste aero. Aliás, acho que só dos repetidos ele se livra, kkkk.

    Abraços!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  Marcus36X Ter Ago 20 2013, 22:39

    Esse Chey apodrece na minha parede...KKKKK
    Brincadeiras a parte, esta na pauta a reforma desse modelo e remotorizar o mesmo. Com o ST 51 vai legal, mas acho que falta um pouquinho de motor... Com um 60ão vai ficar show. Voa muito sim, muito bom para Mini Fai, inclusive, nesse momento, seria meu modelo de competição...

    Yeppee Ka Yay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 21 2013, 09:28

    Olá Marcão e André;

    Há muitos (... e muitos) anos atrás, em 1994 se não me engano, fui à um encontro de aero R/C em PIRACICABA-SP e tive o prazer de ver
    o BENE RODRIGUES voar seu famoso CHAYENNE, com um motor SUPER TIGRE 60.

    O cara simplesmente arrasou!!! Voou num espaço minúsculo e fez manobras espetaculares!!! Para vocês terem uma ideia, ele fez toda a gama
    num 4-2-4 perfeito e no final do voo, antes do motor apagar, colocou-o no dorso. Esperou até o combustível acabar (de dorso) e após isso
    acontecer, ele deu umas três voltas rebocando e puxou um ou dois loops reversos... nivelou o bichão e pousou suavemente em seguida.

    A galera foi ao delírio!!! Fez o maior sucesso!!! Ainda encontramos kits ou ARF deste modelo!!??

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  Marcus36X Qua Ago 21 2013, 10:00

    Tap, o Cheyenne que o Bene voa nao e o Cheyenne 2000, mas o Cheyenne Special Edition, que o Bene inclusive usou recentemente para participar do NATS.
    Esse modelo tem o kit a venda. So contatar o Bene que ele te fala o preco, etc...
    Acho que no ML tinha um kit do Cheyenne 2000 original da mobral, na caixa, mas
    preco de Thundergazer... Ai fica dificil...
    Dizem que o kit do Bene e muito bom....

    Yeppee Ka Yay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 21 2013, 10:31

    Você teria o telefone ou e-mail do BENE, Marcão!!??

    Abraços
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  Marcus36X Qua Out 16 2013, 09:12

    Para os usuarios do EVO, apurei um fato interessante sobre o combustivel a ser usado.
    10% de nitro e 18% de oleo, quanto menos ricino e mais sintetico melhor.
    Os gringos usam CoolPower para RC sem adicionar nada.
    Stunthanger.....

    YeppeeHaiHouKaYay

    Conteúdo patrocinado


    EVOLUTION 60 CONTROL LINE Empty Re: EVOLUTION 60 CONTROL LINE

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 12:50