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    Mensagem  TAPXURE Seg Set 02 2013, 12:48

    Olá Pessoal;

    Abaixo, a primeira foto que tento postar no VCC ONLINE. Vamos ver se dá certo, para depois enviar
    mais um monte de fotos e casos...

    É um motor ST60 SR LIGTH CASE que comprei nos USA. Gostaria de saber se posso usá-lo em VCC,
    apenas mudando o carburador R/C para um venturi (se as peças internas são as mesmas).

    Como é a potência dele comparada com um EVOLUTION 60NX!!?? Manicaca, terias o teste dele na manga!!??

    Abraços;

    Alexandre Tapxure

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    Mensagem  TAPXURE Seg Set 02 2013, 12:51

    Very Happy  Very Happy  Very Happy 

    DEU CERTO!!! OBRIGADO PELA AJUDA AOS COMANDANTES MARCUS E MARGONAR!!!

    ALEXANDRE TAPXURE
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    Mensagem  Marcus36X Seg Set 02 2013, 13:16

    Sendo o "V" 60, pode ir sem medo....
    Use bastante rícino no combustível.
    Só alegria, excelente motor...

    Boa sorte!!!

    Marcus
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    Mensagem  Manicaca Seg Set 02 2013, 20:34

    Fala Taps, lindo motor !
    Esse é o Tigrão pro VCC. Na realidade ele é bem compacto porque evoluiu do ST 51 e do 56 partindo do mesmo bloco.

    Obviamente não se compara ao um motor moderno como o Evo 60 em termos de potência pura, afinal é um motor com mais de 40 anos, mas é um "trator" amigo.

    Uma coisa que sempre me deixou assombrado é que esse motor ganhou inúmeros torneios e campeonatos de vcc mundo afora inclusive mundiais e nunca foi oficialmente lançado pela fábrica em formato vcc, muito curioso ... Rolling Eyes 

    Teste do Tigrão 60 eu não tenho, mas tenho o do 56 que basicamente é o mesmo motor do que o seu com a cilindrada pouca coisa menor). Vou procurar e já posto

    Marcão, será que vc podia passar o set-up do Tigrão pro Taps ? O do Marcão tá um "Rolex" cheers 
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    Mensagem  Manicaca Seg Set 02 2013, 20:59

    Segue o teste do Super Tigre 56 publicado na revista Model Aircraft de setembro de 63. A qualidade está bem meia boca, mas está legível.

    Essa série de Tigres é uma série tranquila, de potência contida, excelente torque e de grande durabilidade

    Embora não seja ainda o teste do 60, dá pra ter uma boa base, pois o 60 deriva justamente do 56, do qual usava varias peças em comum, o bloco inclusive ...

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    Mensagem  Marcus36X Seg Set 02 2013, 21:05

    Mani

    Sem querer dar uma de entendido, o EVO 60 é realmente um bom motor, mas não gera a mesma potencia de um tigrão 60...

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    Mensagem  ANDRE Seg Set 02 2013, 21:45

    Boa noite,

    Você acertou em cheio.

    Esse é o motor. Porém ainda existe algumas séries de ST V 60 ainda melhores e que são vendidas a um preço relativamente alto, o que leva muita gente a partir para um Pipado (Enya 61), Rojett ou mesmo um Stalker. Já que vai gastar, parte logo para um motor de ponta, feito para voar em dias de ventania. O ST V 60 tem essa limitação, exceto se tiver alguma preparação.  

    Pode colocar nesse motor um venturi Delrin (entre em contato com o Martin, eu acho que ele tem essa tipo de venturi para venda, inclusive conjunto carburador/agulha). O venturi do ST G 51 também serve com perfeição.

    Vamos ao mufler - Pode ser tongue, ou então, o mufler aeroproducts para Enya com presilha ou ainda mufler do Zé Geraldo.

    Vela - Fox barrada, Fireball barrada,  Enya 4,5,6.

    Combustível - 50% cool Power/Byron/PowerMaster + 50% caretão (total óleo de rícino+ sintético = a partir de 23%).
    V.pode utilizar combustível caretão porém deve manter o motor sempre limpo ao final de um dia de võo. Se ficar parado por 3 meses, começa a travar, rolamentos e etc.


    Hélices - vai depender do modelo mas sempre passo 5 ou 6, 13 pol. para bipá e 12 pol para tripá. Todo mundo recomenda uma 13X5,5 Bolly, mas é difícil de achar essa hélice.

    Quanto a comparação com o Evo, precisamos fazer um parênteses: O Evo gira um 13X4 tripá a 10mil rpm, contudo é um motor feito para rodar entre 8.200 a 8.500 rpm com uma hélice bipá 13X6 pesada e é capaz de puxar um aero com 2kg sem qualquer problema. Até onde sei, o ST V 60 vai bem com qualquer aero com até 1.850 kg. Mais do isso, começa a haver um descompasso entre peso  e potência, onde falta potência na retomada das manobras e em alguns casos, vai embalando, o que dificulta a manobra. São motores muito próximos em potência, com a vantagem que o Evo tem uma configuração para abrir mais giro, porém compromete as manobras, nessa configuração. Os dois fazem o famoso 4-2-4. Internamente, ST é fundição italiana, feita para durar eternamente, já o Evo nem tanto, porém é o maior quebra-galho disponível no mercado para enfrentar os ST V 60 pela bagatela de US$ 135,00.   Um é Italiano e o outro é Chines, porém com excelente acabamento.

    Gosto dos dois motores, porém o Evo é um motor para usar no dia a dia, treinar manobras, sem medo, já que tem peças de reposição disponíveis no mercado. Agora o ST V 60 já é meio complicado.

    At. André L. Costa.
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    Mensagem  Manicaca Seg Set 02 2013, 21:46

    Marcão, quando disse que o Evo 60 deve ser mais potente do que o Tigrão 60 ( V 60) me baseio no fato de que os Evo 60 são motores ABC e de alimentação Schnuerle, que por sí só já dão um grande acréscimo de potência, e outro fator seria de que o Tigrão 60 é um projeto que tem nas costas mais de 40 anos, ou seja uma engenharia de uma outra época.
    Não encontrei números de potência do Evo 60, mas dificilmente ele deva ter menos de 1.6 - 1.8 CV no papel ao passo que o Tigrão 60 (o V 60) tem quando muito de 0.9 CV a 1.0 CV também no papel.

    A afirmação teórica foi baseada apenas nisso.

    Sou mega fanático de carteirinha pela ST e respeito muito sua opinião, afinal não tenho nenhum dos dois motores pra comparar e no mais a mais, o que conta no F2B é o torque e a capacidade de girar hélices maiores, o que pode mesmo equiparar e até compensar alguma vantagem teórica de um motor em relação ao outro
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    Mensagem  ANDRE Seg Set 02 2013, 22:25

    Boa noite,

    Aqui na Pista da Praia Grande, temos o nosso colega Alemão que tem um Cheyenne SE, com um Evo 60.

    Ele decola o aero em 1/4 de volta da pista, colocando imediatamente o avião em wingover reverso, com cabo de 19,7 metros todo tensionado.

    Por aí dá pra ver a potência do motorzinho.

    At. André L.Costa.
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    Mensagem  Marcus36X Seg Set 02 2013, 22:28

    Então, como o André falou, o EVO é uma boa opção com certeza, seja pelo preço, pela disponibilidade de peças e pelo rendimento.
    Porém, o motor campeão do mundo em 2010 ou 2011 foi um tigrão 60...
    Para ser sincero, ainda não vi nenhum modelo equipado com EVO no Stunthanger ou no SSW...
    Vi o modelo do "Gordo" voando com um EVO  e foi muito bem.
    O tigrão 60, mesmo com sua idade, continua um motor espetacular.
    O tempo ira dizer se o EVO será um substituto a altura.

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    Mensagem  Marcus36X Seg Set 02 2013, 22:43

    Uma rápida pesquisa no SH revelou usuários felizes e um motor de rendimento muito bom.
    Vantagem do EVO é que não vibra tanto quanto o tigrão, mas é mais pesado.
    Combustível a galera usa o mesmo para RC, com óleo sintético, hélice 12.5X5.5 parece ser a de preferencia, soltando com 8500/8800 rpm. A galera prefere usar venturi pequeno.
    E por cerca de 140 doletas, relação custo-benefício excelente.
    Vou continuar acompanhando se mais alguém posta mais coisa sobre esse motor.
    Ninguem falou mal do mesmo, o que por si só, já é uma coisa boa....

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    Mensagem  martin Ter Set 03 2013, 10:45

    Manicaca escreveu:Marcão, quando disse que o Evo 60 deve ser mais potente do que o Tigrão 60 ( V 60) me baseio no fato de que os Evo 60 são motores ABC e de alimentação Schnuerle, que por sí só já dão um grande acréscimo de potência, e outro fator seria de que o Tigrão 60 é um projeto que tem nas costas mais de 40 anos, ou seja uma engenharia de uma outra época.
    Não encontrei números de potência do Evo 60, mas dificilmente ele deva ter menos de 1.6 - 1.8 CV no papel ao passo que o Tigrão 60  (o V 60) tem quando muito de 0.9 CV a 1.0 CV também no papel.

    A afirmação teórica foi baseada apenas nisso.

    Sou mega fanático de carteirinha pela ST e respeito muito sua opinião, afinal não tenho nenhum dos dois motores pra comparar e no mais a mais, o que conta no F2B é o torque e a capacidade de girar hélices maiores, o que pode mesmo equiparar e até compensar alguma vantagem teórica de um motor em relação ao outro

    Concordo!

    O 60NX é bem mais forte que um ST 60!

    Pelo que tenho visto, um ST 60 se compara a um 40 Schnuerle.

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    Mensagem  TAPXURE Ter Set 03 2013, 10:57

    Como está lançada a duvida, vamos fazer os testes para futuras averiguações... Vai ser o duelo
    entre a tradição versus a modernidade!!!

    Martin, preciso que me consiga um venturi e uma agulha completa para este motor. Estou fazendo uma bancada
    nova (mando fotos depois) e vamos testar o rendimento dos motores separadamente. Passo depois os resultados
    para compararmos!!!

    André, valeu pelas informações e set-up.  Manicaca e Marcus, obrigado pelo teste do TIGRÃO 56... e tudo mais!!!

    Alexandre Tapxure
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    Mensagem  Marcus36X Ter Set 03 2013, 13:33

    Pra jogar gasolina nesse fogo, subi um tópico no SH: ST 60 X EVO 60...
    Quanto mais informação, melhor, então vamos ver o que os gringos falam e vou postando aqui....

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    Mensagem  Manicaca Ter Set 03 2013, 20:11

    Beleza amigos, vou tentar ajudar no que puder pra escalarecer. Em primeiro lugar sou filho de italiano, meu finado pai era nascido na Sardenha e criado em Roma, por aí vc pode tirar o "tendencialismo" hehehehehehe lol! 

    Forza Italia mia !!!!!! lol! lol! lol! lol! 

    Bom, na realidade é bom esclarecer de que a Super Tigre lançou muitos 60 e 61 e dos mais diversos tipos.

    Vou publicar algumas imagens ou fotos que tenho em meu arquivo

    Uma propganda ilustrando tanto o Tigrão 60 como o irmão mais forte o G 60 em início de carreira.

    O anúncio lista a potência do Tigrão V 60 como 0.88 Hp´s a e o G 60 em sua primeira edição como 1.10 HP, modestos nos dias de hoje pois um bom 40 roletado gera facil 1.4 Hp´s.

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE 9i2q



    Passaram-se os anos e o G-60 ficou fracote e obsoleto perto das novas maquinas que vinham chegando ao mercado, embora fosse um motor confiável e muito robusto.

    Máquinas como o OS 60 FSR, o Webra Speed 61, HP 61 e outras máquinas estabeleceram um novo patamar de performance ainda inéditos até então.

    Como a Super Tigre já tinha o G-60 pronto, e certamente com um certo orgulho ferido, resolveu então melhorar (e muito) o G-60. O que fizeram ?

    A resposta veio em forma de uma alimentação muito melhor, com a adoção de um virabrequim com diâmetro maior e com uma válvula de acordo com o novo componente. Fizeram um novo carburador com venturi de maior diâmetro visando melhorar as performances em alta RPM além de outros aperfeiçoamentos.

    Mas o grande "pulo do gato" ainda não estava aí.

    O grande salto na performance do G-60 se deu na adoção das conhecidas portas direcionais Perry (também denominadas de PDP) que consistem em adicionar mais 4 pequenas janelas de admissão a um motor convencional de fluxo cruzado, desta forma, aumentando em muito seu rendimento.

    Segue um anúncio alemão, creio que da Graupner, listando o novo folego do G-60 aperfeiçoado que simplesmente saltou de 1.1 Cv para 1.63 !!! Ou seja, o gatinho virou Tigre de verdade affraid affraid 
    O retrabalho gerou um acréscimo de uns 50 % no rendimento do "Azzurra"

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE Ta9n



    Esta foi a forma que a empresa encontrou de equiparar seu "Azzurra" aos novos "Super Motores" (Schnuerle) que invadiam o mercado entre meados dos anos 70 e 80 sem ter um motor ainda pronto com esta tecnologia ...




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    Mensagem  Marcus36X Ter Set 03 2013, 20:27

    Mani

    Já vi no SH pessoas que converteram o G 60 para vcc e ficou muito bom.
    Pena ser pesado, se não fosse por isso....
    Mas, quando joga Brasil e Itália, pra quem vc torce????Twisted Evil 

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    Mensagem  Manicaca Ter Set 03 2013, 20:30

    Quando o amigo André, da pista de Praia Grande comentou de que haveriam Super Tigres V 60 bem mais caros ele tem toda razão.

    Intuo que ele esteja se referindo aos últimos V 60 que sairam de fábrica, estimo meados dos fins de 80 já com o "veneno" PDP, que eram na verdade exatamente o mesmo retrabalho feitos nos últimos G-60. Pode-se esperar um grande acrescimo de potência também nestes últimos, razão pela qual devem ter valorizado muito no mercado.

    Os V 60 são tão bons, que mesmo fora de linha há uns 20 anos ou mais continuam voando em competições e conquistando varias vitórias. Já li relatos que muitos destes motores são ainda originais enquanto outros são completamente revitalizados com cilindros, pistões e anéis completamente artesanais, coisa de engenheiro mesmo.

    Pra completar a resposta posto imagem de um G-60 das últimas séries, e como os amigos poderão ver pela etiqueta da caixa, eles eram os da versão Perry e usam metalurgia ABC com anel (ring).

    São motores espetaculares e quase que indestrutíveis, desde que usados com o mínimo de bom senso Rolling Eyes 

    [IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img853/6319/det8.jpg][/IMG]



    ...



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    Mensagem  Manicaca Ter Set 03 2013, 20:43

    Beleza Marcão, mezzo a mezzo hehehehe ..... Coração partido !!
    A foto de cima não saiu, vou repostar, esta do G-60 Perry ABC/Ring, o melhor Tigre 60 da série !

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE 7llo



    O G-60 era um motor pra F3A, uso bem diferente do F2B de cordinha. Vc tem toda razão Marcão, o motor é grande e pesado pra suportar componentes parrudos e bem reforçados, e que eu saiba esse foi "O MOTOR" no cenário de F3A até a consagração dos novos "super motores" como os Webra 61 Speed, OS 60/61 FSR, HP 61, Enya 60 X e etc

    Outro fator que não ajuda em nada o G 60 pra uso VCC é o comportamento dele de gostar de hélices pequenas e altas rpm´s bem ao contrário do uso F2B de cordinha que requer hélices grandes e rotações mais baixas.

    Um anúncio dos anos 70 do ST G 60, ressaltando seus feitos no F3A americano

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE Rs4c



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    Mensagem  Marcus36X Ter Set 03 2013, 20:58

    Mani

    Vc é o "Indiana" Jones do fórum... Aprendi tanta coisa com suas pesquisas...
    Obrigado mesmo pela sua dedicação em trazer esse conteúdo todo pra nós!!!
    Eu tiro o meu chapéu para vc!!!cheers cheers Basketball Basketball 

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    Mensagem  Manicaca Ter Set 03 2013, 21:07

    Cara, deixa disso, quando a gente pesquisa a gente vai aprendendo junto.

    Eu é que tiro o chapéu pra vc, a sua evolução e qualidade nas construções e sua ascensão fenomenal como piloto é que me fazem sim tirar o chapéu pra vc cheers cheers cheers 

    Sei que mais um pouquinho vamos ter mais um piloto TOP na aréa. Só não esqueça dos amigos quando virar celebridade hein ???? hehehehehe

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    Mensagem  Manicaca Ter Set 03 2013, 21:21

    Só pra fechar a minha defesa em favor da "Tigrada", na minha opinião, pra comparação entre o Evo 60 e o ST 60 ser justa, teria que ser em relação a um dos ST 60/61 Schnuerle tais como um dos que posto abaixo.

    ST 60 X - o sessentão que substituiu o G-60 na linha ST

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE 8jqm



    ST S 61 - Mais um Tigrão dos bons

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE 92pt



    ST G 61, grande máquina, ainda em produção (na China), só Deus sabe até quando ...

    MOTOR SUPER TIGRE ST60 SR LIGTH CASE Cr1q




    Esses são os ST que acredito serem de conceito equivalentes o EVO 60 que tornariam uma comparação válida e justa





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    Mensagem  TAPXURE Ter Set 03 2013, 22:06

    Manicaca;

    Eu fico impressionado com a sua cultura "aeromodelística".... Cara, um dia destes vou à Blumenau só para te conhecer pessoalmente!
    Acho que vou levar junto, um pen-drive de 8Gigas para "chupar" todas as informações e histórias do seu computador!!! Very Happy  Pode ser!!??

    Aproveito para contar-lhes, que durante vários anos, tive a oportunidade de ter e usar vários tipos de motores da marca SUPER TIGRE.
    Tive na época que comecei com VCC, um ST G20/15 que comprei usado de um amigo. Era um reloginho... Depois usei um G60 (cabeçote
    de cor normal); tive um X60 RE e por último, um GS61 ABC. Este último me deu muita dor de cabeça!

    Na categoria R/C, os carburadores S.TIGRE eram os melhores e mais precisos que existiam. Para vocês terem uma ideia, para voar helis,
    a gente tirava os carburadores originais dos motores O.S. e colocava os S.Tigre!!! Agora, ... teve uma "safra" de ST, que não sei o que
    mudaram nos carburadores ou internamente nos motores, que ficou péssimo de regulá-los. Foi uma época sofrida, pois vendíamos muitos
    motores desta marca, importados pela AEROMODELLI (que até hoje representa a marca), que nos causaram grandes transtornos. A fábrica
    italiana começou a declinar no mercado (acho que mundial), e pouco tempo depois foi vendida ao grupo HOBBICO, começando a ser
    produzido na China.

    Na minha região, estes motores foram apelidados de SUPER-TRISTE!!! Mad  Agora MANICACA, pode ficar orgulhoso da sua gente! Em termos
    de motores, vocês são feras!!! Os SUPER TIGRE eram mais ou menos como os ENYAs ... quanto mais velhos, melhores ficavam!

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
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    Mensagem  Manicaca Qua Set 04 2013, 20:35

    Fala Alexandre, fico feliz de vc ter gostado da pesquisa dos ST

    Na realidade 95% do material que tenho sobre motores baixei da net, não tem mágica não ! lol! 

    Tem uns sites excelentes que contém todos os testes de motores que postei pra vcs, vou fazer uma postagem informando os links pra quem quiser

    Quanto aos Super Tigre e Enya eles eram sim referência em durabilidade e confiabilidade, sendo que a Enya continua sendo e a ST não se sabe ao certo o que esperar ou o que acontecerá com a marca sem novos projetos genuinos a decadas ....No 
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    Mensagem  TAPXURE Seg Out 07 2013, 22:47

    Olá Pessoal;

    Logo no começo deste tópico que criei, o MARCUS teve a ideia (e fez) de levar esta dúvida ao famoso fórum STUNTHANGAR.  Foi uma
    ótima ideia, visto que os gringos estão muito na nossa frente em experiência e facilidade de adquirir qualquer produto fabricado no mundo!

    Lendo os vários comentários com meu básico inglês, auxiliado pela contagem de opiniões a favor de um ou de outro motor, pude chegar a
    conclusão através do consenso de opiniões, que seria injusto comparar estes dois tipos de motores!!! pale 

    Diziam nas diversas opiniões geradas, que os motores S.TIGRE foram imbatíveis na sua época!!! Eram o "top do top" nas escolhas dos
    másters e dos iniciantes... Me fez lembrar de um ST G20/15 que tive nos meados de 1980, adquirido usado de um amigo, que era o melhor
    motor da turma!!!   Saudades...

    O pessoal diz que não se pode comparar os dois, pois os SUPER TIGRE V60 já não são fabricado a muitos anos. Hoje são raros os encontrados
    para venda. Já os EVOLUTIONs são modernos e recentes no mercado de hobby. Dois pontos me chamaram a atenção para quem vai usar este
    motor: a abertura de mais uma fileira de orifícios na TONGUE MUFFLER (no escape normal, se tiver o abafador central, acho que deve tirar) e
    o uso de combustível com pouco óleo e nitro. No máximo 10% de nitro e 18% de óleo (blend sintético/rícino).


    No resto, são só elogios tanto para um quanto para o outro!!! Em breve, vou passar à vocês um teste que farei em bancada, comparando os
    dois motores... bounce 

    Abraços;

    Tapxure
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    Mensagem  Manicaca Ter Out 08 2013, 07:50

    Taps, fico muito feliz e contente com tua participação, sempre muito positiva e muito importante pro grupo. Muito obrigado cheers cheers cheers 

    Amigo, fico feliz de ver que nossa opinião não ficou longe da dos gringos. É o que eu disse, máquinas distintas, épocas e conceitos totalmente distintos, enfim dois tipos de gatos completamente distintos.

    É tão injusto comparar o ST V 60 com um Evo, como seria comparar um Fusca com um Golf.

    A comparação válida poderia ser entre dois motores contemporâneos como talvez um ST V 60 com um OS 60 H Black Head, um Enya 60 II ou III, um K&B 61, um Webra 60 também Black Head, pois são motores com a mesma linha de projeto (fluxo cruzado) e roletados.

    Aguardamos com expectativa o comparativo que o amigo se propõe a fazer, muito legal e interessante, pois assim veremos dois produtos excelentes que se destinam ao mesmo uso, porém separados por uma longa linha do tempo.

    Obrigado pela inicitiva Taps, vai ser o primeiroi review feito por um membro do forum Basketball 

    Então, GELADA PRA RAÇA !!!!!!!!!!!!!! Eita .... affraid affraid affraid affraid 

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