ANDRE Seg Set 02 2013, 21:45
Boa noite,
Você acertou em cheio.
Esse é o motor. Porém ainda existe algumas séries de ST V 60 ainda melhores e que são vendidas a um preço relativamente alto, o que leva muita gente a partir para um Pipado (Enya 61), Rojett ou mesmo um Stalker. Já que vai gastar, parte logo para um motor de ponta, feito para voar em dias de ventania. O ST V 60 tem essa limitação, exceto se tiver alguma preparação.
Pode colocar nesse motor um venturi Delrin (entre em contato com o Martin, eu acho que ele tem essa tipo de venturi para venda, inclusive conjunto carburador/agulha). O venturi do ST G 51 também serve com perfeição.
Vamos ao mufler - Pode ser tongue, ou então, o mufler aeroproducts para Enya com presilha ou ainda mufler do Zé Geraldo.
Vela - Fox barrada, Fireball barrada, Enya 4,5,6.
Combustível - 50% cool Power/Byron/PowerMaster + 50% caretão (total óleo de rícino+ sintético = a partir de 23%).
V.pode utilizar combustível caretão porém deve manter o motor sempre limpo ao final de um dia de võo. Se ficar parado por 3 meses, começa a travar, rolamentos e etc.
Hélices - vai depender do modelo mas sempre passo 5 ou 6, 13 pol. para bipá e 12 pol para tripá. Todo mundo recomenda uma 13X5,5 Bolly, mas é difícil de achar essa hélice.
Quanto a comparação com o Evo, precisamos fazer um parênteses: O Evo gira um 13X4 tripá a 10mil rpm, contudo é um motor feito para rodar entre 8.200 a 8.500 rpm com uma hélice bipá 13X6 pesada e é capaz de puxar um aero com 2kg sem qualquer problema. Até onde sei, o ST V 60 vai bem com qualquer aero com até 1.850 kg. Mais do isso, começa a haver um descompasso entre peso e potência, onde falta potência na retomada das manobras e em alguns casos, vai embalando, o que dificulta a manobra. São motores muito próximos em potência, com a vantagem que o Evo tem uma configuração para abrir mais giro, porém compromete as manobras, nessa configuração. Os dois fazem o famoso 4-2-4. Internamente, ST é fundição italiana, feita para durar eternamente, já o Evo nem tanto, porém é o maior quebra-galho disponível no mercado para enfrentar os ST V 60 pela bagatela de US$ 135,00. Um é Italiano e o outro é Chines, porém com excelente acabamento.
Gosto dos dois motores, porém o Evo é um motor para usar no dia a dia, treinar manobras, sem medo, já que tem peças de reposição disponíveis no mercado. Agora o ST V 60 já é meio complicado.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.