VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
betocastrucci
Erich
Moretto
Manicaca
TAPXURE
9 participantes

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qua Dez 04 2013, 20:46

    Olá Pessoal;

    Eu estava pensando "ostro dia", qual o motivo de não haver (pelo menos que eu saiba), aviões para
    F2B (acrobacia avançada) em fibra de vidro!!!  Question Exclamation 

    Posso até estar "delirando" ... mas tenho alguns aero R/C em fibra e acho muito vantajoso a beleza das
    linhas arredondadas, resistência e muita praticidade (espaço) para montar os equipamentos necessários.
    O único "senão", seria o peso total do conjunto, visto que todos os modelos conhecidos são extremamente
    leves! Acho que falta um pouco de resistência (principalmente nos ARF), mas isso não vem ao caso agora!

    Nestes "momentos de delírio", até esbocei uma asa baionetada, como nos aeromodelos R/C. O
    balancim ficara preso na fuselagem e a asa deslizará por um tubo e uma baioneta de carbono (ambos), de
    encontro à conexão do balancim... Usaria montante de nylon e tanque R/C, tornando fáceis os ajustes e
    substituições. Para compensar o peso, poderíamos usar materiais compostos ou carbono (+ caro)!

    E aí, alguém topa "copiar" um original importado, com fuselagem em fibra e asa em isopor chapeado!!??
    Aguardo comentários dos companheiros! Se for o caso, o nome de um bom remédio pra doido também!!! Very Happy 

    Tapxure

    O Doidão  cyclops
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Manicaca Qua Dez 04 2013, 21:02

    Taps, a idéia é boa e o material não é dos mais caros, mas acredito que não deva ter feito sucesso no U/C, pelo menos a nível de competições por causa do peso. Pelo menos os modelos de RC que vi de fibra são bem mais pesados dos que os equivalentes em balsa.

    Talvez possam até ser uma boa alternativa pra modelos esporte e treinadores onde o peso não seja fundamental
    Moretto
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 58
    Idade : 37
    Data de inscrição : 22/07/2009

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Moretto Qua Dez 04 2013, 21:17

    Boa noite...

    As ideias são boas e validas....
    Observe os sistemas utilizados pelos Irmãos Yatsenko.
    Para desmontar as asas.. e desmontar a fuselagen.
    http://discovery-aeromodels.com/en/demountable-systems.html
    E eles proprios Ja fazem modelos extremamente bem construidos e bem acabados..
    Utilizando Fibra... e Balsa... Alem de serem modelos leves.
    São Otimos voadores.

    Desde Já Abraço.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qua Dez 04 2013, 21:42

    Moretto;

    Os sistema dos Yatsenko são extremamente complexo!!! Ouvi dizer que são as "Ferraris" do F2B e que o preço
    chega por volta dos R$3Mil aqui no Brasil... !!??
    O princípio que imaginei, é basicamente (e muito) semelhante ao dos "brothers", só que bem mais fácil de
    fazer.

    Acho que o peso que o Manicaca se refere, pode ser preocupante sim, mas acho que dá para ser aliviado com
    calma e planejamento.

    Além do peso, acho que uma das coisas que a balsa leva vantagem, é no nível de ruído que diminui (absorve).
    Não sei se isso é problema em competições F2B!!! De qualquer maneira, vamos trocando idéias...
    Quem sabe um dia!!!  Abaixo, segue esboço!!!

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? 7vb5

    Tapxure
    Erich
    Erich
    DESATIVADO


    Número de Mensagens : 83
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/11/2010

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Erich Qua Dez 04 2013, 21:57

    Boa noite!

    Puxa era surpresa, mas vamos lá!

    Estou finalizando um molde protótipo para fuselagem de um VCC em resina poliéster + tecido de fibra-de-vidro + balsa. Antigamente chamava-se apenas fibra-de-vidro ou fiberglass. Recentemente a associação das indústrias destes materiais promoveu uma mudança na nomenclatura passando a chamar todo material reforçado de compósito ou composite. A idéia era melhorar a visão das pessoas com relação a estes materiais. Quando falava-se em fibra, pensava-se em lixeiras, piscinas, orelhão, buggy, etc, mas o plástico reforçado vai muito além disso! Com essa e outras mudanças o mercado evoluiu muito no Brasil e temos diversos exemplos de uso destes materiais em diversas aplicações: pás eólicas, lanchas, aviões de pequeno porte, postes de energia, cadeiras de roda, até uma casa inteira feita de composite. O processo de fabricação em "larga escala" de um aeromodelo comum R/C é muito simples e realizado normalmente não visando o peso, mas a facilidade de construção e consequentemente a produtividade. Porém é possível fazer sim aeromodelos bem leves com estes materiais, como informado por nosso colega Moretto. Deve ser utilizado vácuo para melhor fixação entre as camadas de fibra + resina + balsa. Minha idéia é seguir nessa linha e fazer a pintura do aeromodelo antes da laminação utilizando a resina colorida chamada de gel-coat. Aprendi a trabalhar com estes materiais em diversas épocas diferentes: consertando pranchas de surf, no curso de Técnico em Plásticos que fiz no Senai e laminando nautimodelos para o Sr. Antonio Palmieri da Palmieri Power Boats. A asa seguirá da forma tradicional em balsa, mas será desmontável. No mais só aguardarem...estou com três projetos de VCC em Escala em andamento em fases diferentes, talvez eu pare um pouco para adiantar esse molde e fazer uma fuselagem protótipo. Segue abaixo o desenho dela, não é igual, mas extremamente parecida:

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Tcpy


    Quem sabe dá certo!

    Abraço,
    Erich
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  betocastrucci Qua Dez 04 2013, 22:16

    Problema dos modelos em fibra de vidro sempre foi o peso. Mesmo no R/C os modelos de melhor desempenho são feitos em madeira (balsa e compensado). Que eu me lembre, os Yatsenko são feitos em fibra sim, mas de carbono. Com alma de balsa, como são construídos os planadores de voo livre que eu tenho, feitos no leste europeu.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Qui Dez 05 2013, 06:31

    Acho que está havendo uma confusão.
    Modelos "moldados", para VCC são feitos de balsa+resina, com reforços de fibra de carbono e fibra de vidro.
    Tem um tópico no Stunthanger que mostra como o Jose Modesto fabrica as dele, e a fuseca do cara fica com 150 gramas.

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=31562.0

    Have fun.

    YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qui Dez 05 2013, 08:45

    Bom Dia Pessoal;

    Erich, bom saber que não estou "sozinho"!!!  Muito legal o seu projeto!!! Só te alerto para o gel-coat, que realmente dá um
    resultado maravilhoso no acabamento, mas agrega muito peso!!! Achei muito legal a chapa perfurada dentro do tanque;
    eu não conhecia!!!

    Beto; já tive a oportunidade de trabalhar com modelos F3A importados e feitos no sul. Eu fiquei muito impressionado com o
    tamanho e peso dos aeromodelos!!! Tudo feito num compósito de balsa/fibra/balsa!!! É fantástico.... Uma fuselagem com
    1,8M de comprimento e uns 30CM de altura, pesa 300G!!! Shocked 

    Marcus;  muito legal o trabalho do autor do link que passou. Acho que tem um fino tecido por fora (1ª etapa de laminação),
    depois a balsa e por último outro tecido. Tudo muito fino e leve!!! O uso se bombas de vácuo é essencial neste tipo de
    fabricação. O peso obtido é fantástico!

    Abraços à todos;

    Tapxure
    Moretto
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 58
    Idade : 37
    Data de inscrição : 22/07/2009

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Moretto Qui Dez 05 2013, 10:53

    Boa tarde..

    Sem duvida a ideia deve ser desenvolvida... e tem tudo pra dar certo..
    estou acompanhando.. e a disposição no que puder ajudar...
    quanto ao modelo dos Brotherss.. o preço é 3mil sim.. mais são euros...
    rsrsr. Abraço.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qui Dez 05 2013, 14:02

    A CREDO!!!!!  R$10.000,00 NUM AEROMODELO VCC.....

    DÁ PRA COMPRAR MUITA VODKA, NÃO!!!???

    drunken  drunken  drunken 

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Manicaca Qui Dez 05 2013, 18:41

    É verdade Taps, o "trem" é caro bagarai, mas estamos falando em verdadeiros potótipos, coisa de formula 1 mesmo ...
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  betocastrucci Qui Dez 05 2013, 19:19

    TAPXURE escreveu:A CREDO!!!!!  R$10.000,00 NUM AEROMODELO VCC.....

    DÁ PRA COMPRAR MUITA VODKA, NÃO!!!???

    drunken  drunken  drunken 

    Tapxure
    Vai ver quanto custa o que tem de carbono num modelinho desses, fora o custo de fazer os moldes, e a tecnologia envolvida. Um kit de Wakefield que pesa pronto para voar 200 gramas, e é praticamente balsa, carbono, kevlar, resina e as ferragens em alumínio, não sai por menos de 1.200 dolares lá na Ucrânia. Pronto para voar, como é o caso dos Yatsenkos, sai por volta de 1.800 e um que já voou em campeonato mundial me foi ofertado por somente 2.000 dólares em promoção. Isso tudo fora transporte e impostos. E um modelinho só não faz verão, nem participa de campeonatos, precisa de pelo menos uns 3.
    Quer participar de competições em alto nível, tem que tirar a ratoeira do bolso.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qui Dez 05 2013, 19:40

    RATOEIRA..... Shocked 

    Tem que tirar do bolso a ratoeira, o rato, o queijo, o gato, .....pale 

    Também Beto, não vai gastar com equipamento de rádio, motor, combustível....

    Assisti um vídeo de um modelo seu voando no YOUTUBE Beto; show de bola!!!

    Parabéns, belíssimas máquinas!

    Tapxure
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  betocastrucci Qui Dez 05 2013, 20:35

    TAPXURE escreveu:
    Também Beto, não vai gastar com equipamento de rádio, motor, combustível....
    Como não?
    Rádio: Eu uso um rádio 2.4GHz para determalizar (levanta o estab a 45 graus e força a descida) o bicho na hora mais propícia, um transmissor de rádio VHF minúsculo para transmitir um sinal para facilitar o resgate (parece daqueles usados em animais selvagens) e um rádio portátil (HT) para receber esses sinais.

    Combustível: A cada voo vão embora 30 gramas de borracha especial, uma caixa de 450 gramas que dá 15 voos custa de 20 a 25 dólares nos eua, uma caixa de 9 kg sai mais em conta por voo, mas mesmo assim dá mais ou menos uns 5 a 6 reais por cada voo. Mais barato que glow ainda assim...

    Motor: o nariz é muito sofisticado, parece um relógio suiço de tanta engrenagem. Permite que a hélice saia embandeirada para só soltar depois de alguns décimos de segundo após o lançamento, tem passo variável de acordo com o torque da borracha, além de ser regulável em solo. Se quebrar um desses numa lenha de bico (que acontece), sai mais caro que um bom motor glow.

    É coisa pra doido mesmo. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Sex Dez 06 2013, 06:34

    Por isso que eu acho o modelismo Tao legal.
    Vc pode so se divertir,, ou pode ir fundo no mundo das competicoes.
    E competicao e competicao. Esporte a motor, seja ele qual for, vai sempre depender de investimento, e ai normalmente quem pode mais chora menos.
    Um F2B competitivo Hj nao sai por menos de 3k..Modelo custa em media uns 800/1000, pelo menos uns 1500 de powertrain, mais helice,tanque, etc.. E tem o custo de pelo menos 150ml de comb por voo, e quantos voos precisa fazer para ficar bom?
    Entao, para alguns o valor de um Yatsenko e algo exorbitante, para outros e investimento.
    Por isso tem gente que anda de.carro original e tem outros que gostam de carro preparado.
    Tem gente que pesca lambari na beira do rio e tem gente que tem lancha de pesca de mais de milhao.... E por ai vai..
    Tem gente que te culhao e tem gente que nao tem, nao e?
    Cada um na sua.

    YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Sex Dez 06 2013, 08:23

    Bom Dia Beto;

    Pô, não sabia que esta modalidade era tão "sofusticada" .... Shocked 
    Então de "Voo Livre", a modalidade "passa longe"!!! Por mim, era soltar o bicho e só! O vento e a sorte faziam o
    resto! O elástico, pensava que usava os "tipo Aerobrás"... Na minha época de moleque, nos modelos a elástico
    da referida loja, que eu montava (todos meio torto), quando acabavam os elásticos, usava borracha de dinheiro!!! Sad 

    Aí que pobreza.... de grana e de "know-how"!!!!

    Voltando ao tópico nesta modalidade, existem modelos nesta categoria em fibra (carbono), Beto!!??

    O Marcus falou uma coisa certa; para quem gosta e pode, não há limites! Cada um tem metas de investimento e
    prioridades!!! Agora, tem uma coisa que não tem preço e não se encontra para vender... O TALENTO INDIVIDUAL!!!

    Se eu tivesse um Yat$$enko (...sonho), garanto que muito editado automaticamente voaria muito melhor com um
    RINGMASTER e FOX 35!!!!

    Tapxure
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Sex Dez 06 2013, 08:38

    Dai o fato que comentei sobre ter culhoes...
    Alguns vao voar um Yatsenko e vao entrar no wingover a 1,5 mts e outros a 4 mts do chao.
    Talento, bom, isso tb alguns tem, outros nao.
    Por isso certos pintores exibem suas obras e outros nao.
    Porem, so pode ser critico de arte quem entende de arte.

    YeppeeHaiHouKaYay
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Eduardo Mancini Dom Dez 08 2013, 11:24

    Olá amigos!
    Bom dia!

    Acho este assunto muito interessante...

    Sobre os Yatsenko, fui muito bem atendido pelo Yuri, em repetidos contatos via e-mail (tome google tradutor...!!).
    Vale a penas entrar no site deles, pois fazem "tudo" para VCC e de alto desempenho (avião, motor, hélice, a famosa peça que une asas baionetadas e balancim, etc...).
    O preço é este mesmo, em euros, mais frete e impostos, e não acho caro...Apenas não posso pagar, mas é justo, pois é um verdadeira obra de arte... Caro é o que não vale!!! E o Yuri me disse que já andou vendendo algo para o Brasil... E fica a dica, pois ele me informou que poderia "minimizar" a declaração de valor do produto no envio, para incidir menos impostos... Como eu disse, ele é bem acessível...Entre no site, e o contatem!

    Sobre fibra em vcc...Realmente não sei bem o porque de não ter uso corrente, com a atual tecnologia e materiais disponíveis. Talvez a situação do som, como foi levantado, para se enquadrar no número de decibéis aceito pela FAI... Mas um avião de treino, barato e de rápida construção, seria muito interessante, né...
    Muito se falou antigamente, também, por conta das asas de isopor em F2B, que não seriam aceitáveis por peso, por falta de flexibilidade (!!??) que geraria a possibilidade de abrirem em manobras bruscas, etc...
    Bom, há que se pensar no conjunto do modelo...Talvez uma asa um pouco mais pesada, com uma fuselagem bem leve, gere um conjunto equilibrado...
    Sou do Rio Grande do Sul, e aqui temos alguns excepcionais construtores (e pilotos), e como dito anteriormente (pelo Tapxure) , fuselagens construídas á vácuo (resina epóxi e tecido), com sistema de sanduíche, intercalando fibra/epóxi com balsa ou lâmina de madeira (conforme a exigência de peso/resistência de quem encomenda a fuselagem), chegam a ter peso de 200 gramas, para um F3A com motor .90...!!! Os craques aqui no sul são o Sidi (modelos by Sidi, ele é competidor de F3A em todos os Brasileiros, e produz, ou produzia, inclusive os modelos para o campeão brasileiro de F3A William Moi, de Livramento. E é um cara absolutamente disponível, simpático, sempre disposto a falar, e muito, sobre aeromodelismo) e o Gustavo (da Gugu Models). Eles produzem estes kits e aeros prontos.
    As fuselagens utilizadas para tanto, são desenvolvidas por eles, mas hoje em dia são executadas pelo Zoinho, lá de Canoas, que as comercializa a preços muito bons...

    Para testar, alguém teria de gerar um molde, para ser feita a partir deste a forma, e depois encaminhar esta para o Zoinho "puxar" a fuselagem... Talvez entregando o molde (até mesmo o aero a ser sacrificado) o Zoinho mesmo faça a forma...

    Normalmente, todo este trabalho só é justificado, para um processo de "industrialização", onde várias fuselagens serão geradas...Como normalmente a gente esta sempre pensando em um avião novo e diferente...
    Mas poderia ser um processo interessante para um modelo de competição a ser desenvolvido e mesmo comercializado.

    Ufa! Desculpem se me alonguei, mas espero ter contribuído...
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Dom Dez 08 2013, 13:28

    Olá Mancini;

    Realmente o pessoal que constrói (e pilota) aí no sul, tem um talento especial! cheers 

    Eu postei hoje no tópico do SKYRIDER uma foto do modelo chinês, com alguns detalhes interessantes de conexões.
    Realmente os "russos" fazem verdadeiras "obras de arte". Para quem sabe (e pode), vale cada centavo!

    O que eu planejava, era um sistema de asa baionetada, bem simples! Os cabos seriam ligados ao balancim, logo na
    saída lateral da fuselagem. Aí era só fechar as asas, prendendo por baixo a mesma, de cada lado com um parafuso
    simples para não abrir!

    Abraços;

    Tapxure
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Dom Dez 08 2013, 14:12

    VCC e RC são muito diferentes.
    Seria como comparar Stock Car e Drag Racing.
    Asas de isopor ficam cerca de 100 gramas mais pesadas que as de balsa, mas são bem mais rápidas de construir, não empenam e são mais fáceis de reparar. Com o advento do sistema lost foam, ai vc consegue fazer uma asa de balsa extremamente reta, então... Tudo tem vantagens e desvantagens.
    Quanto a fibra de vidro, o material é pesado e pronto.
    Eu, muito em breve, devo começar a desenvolver o modelo para fazer fuselagens moldadas, mas vai ser no esquema do Jose Modesto.
    As fuselagens que ele faz ficam com cerca de 150 gramas, ou seja, não tem peso, praticamente.
    Cada esporte tem seus tramites, vc não joga vôlei com bola de basquete, não e??

    YeppeeHaiHouKaYay
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  betocastrucci Dom Dez 08 2013, 15:32

    Eu costumo fibrar meus modelos vcc com manta de fibra de vidro bem levinha e resina epoxi na região do motor e tanque e também na junção asa fuselagem para efeito de acabamento e impermeabilização. Fica muito bom, evita aquelas pequenas trincas nas junções balsa-compensado. Mas para fazer uma fuselagem toda em fibra, no estilo casco de barco, vai muito material e fica muito pesado. Depois do advento da fibra de carbono e kevlar, falar em fibra de vidro para modelos de competição soa meio ultrapassado.
    Tenho algumas asas de planadores R/C que são feitas em espuma (styrofoam e equivalentes) com casca de fibra de carbono no bordo de ataque e bordo de fuga e uma mistura de fibrinha de vidro e carbono no restante, mas neste caso a fibrinha é somente para acabamento superficial, dá para cortar esta parte e entelar com termo plástico por cima.
    O que uns reforços de fibra de carbono fazem numa asa de balsa é de assustar. Uma tira de carbono colada na longarina de fora a fora e dos lados superior e inferior da asa aumenta em 30 vezes a resistência da balsa, segundo cálculos que me foram apresentados. Não precisa mais usar longarina de balsa bem dura ou de spruce. Chapear o bordo de ataque fazendo um D-Box de carbono fica ridiculamente forte, ano passado na Argentina me atropelaram um planador e quebrou a alma de balsa somente onde a roda do carro passou, mas o carbono sobreviveu.

    Eu tenho três regras para quem vai competir, e nisso o uso de carbono é fundamental:
    - estabilidade dimensional: modelo não pode empenar, não pode destrimar de uma semana para outra;
    - confiabilidade: modelo não pode quebrar aquela pecinha importante por conta de um pouso mal feito ou no transporte, assim como não pode desregular por vibração;
    - conhecimento: o aeromodelista tem que conhecer muito bem seu equipamento, isso significa voar muitas vezes com ele e em condições diversas;

    É claro que estou falando de modelos de competição, para o uso esporte/treinamento uma fuselagem de fibra de vidro pode muito bem ser feita, mas acredito que inventaram os modelos perfilados exatamente para facilitar a construção da fuselagem.
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Eduardo Mancini Dom Dez 08 2013, 16:20

    Apenas reforçando o que expus em momento anterior, sobre as fuselagens desenvolvidas em fibra aqui no RS, pelo SIDI e pelo Gugu, especialmente para aqueles que ainda não as viram... Acreditem: apenas fuselagens recortadas em laser e revestidas em termoadesivo se equivalem em peso e resistência...São incríveis, eu garanto!! Peso, não seria limitação para uso destas em VCC, eu lhes garanto...
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Dom Dez 08 2013, 16:47

    Eduardo Mancini escreveu:Apenas reforçando o que expus em momento anterior, sobre as fuselagens desenvolvidas em fibra aqui no RS, pelo SIDI e pelo Gugu, especialmente para aqueles que ainda não as viram... Acreditem: apenas fuselagens recortadas em laser e revestidas em termoadesivo se equivalem em peso e resistência...São incríveis, eu garanto!! Peso, não seria limitação para uso destas em VCC, eu lhes garanto...
    Então tá fácil, só fazer uma....
    O meu ponto é que se aeromodelistas como Bob Hunt, David Fitzgerald, e até os Yatsenko, nunca vi nenhum desses sequer fazer menção a fuselagens em fibra de vidro.
    Se o trabalho desse pessoal é bom, não tenho dúvidas, mas como disse antes, são modalidades muito distintas.
    Queria acrescentar também que tenho bastante experiência em fibra de vidro, e não vejo como uma fuselagem inteira feita de fibra de vidro ficaria boa o bastante para VCC.
    Modelos com fuseca de fibra é old-school, o cara da Proto 6B fazia uns muito lokos, inclusive eu tinha um Solo da Nimbus aqui que vendi, e até pensei em adaptar para VCC, mas o fator peso não deixou....

    YeppeeHaiHouKaYay

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Dom Dez 08 2013, 16:59

    A ftz tem bastante tempo já. Foi quando tive que reconstruir a frente da Puma conversivel de meu irmão, pela segunda vez.
    Da primeira deu pra recuperar sem trocar pedaço, mas dessa da foto, trocamos a frente inteira.
    Meu irmão pegou gosto pelo negócio e hj ganha a vida trabalhando com fibra de vidro, veja no google MPM fiberkits...
    Aprendi a trabalhar com fibra na Vasp, quando fui mecanico lá. Existia o departamento chamado Epoxi e o supervisor lá era meu chegado e me ensinou muita coisa.
    Mas como disse "Madiba", tudo é impossível ate que seja FEITO....

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? 0bpv


    YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Dom Dez 08 2013, 17:20

    Tudo que estamos falando são suposições...  são ideias que talvez possam melhorar ou viabilizar um aeromodelo!!!

    O fato é que na FORMULA 1 todo ano são lançadas novidades e melhoramentos que vem para nossos caros de
    rua rapidinho!!! E carro de F1 não tem nada a ver com carro popular, né! O fato é que as estas ideias são
    trabalhadas e estudadas para viabilizar seu uso em condições normais.

    Olhem como exemplo o Beto Castrucci; num aero de voo livre ele usa um monte de tecnologia, vinda de vários
    segmentos do modelismo e outros setores. O segredo é inovar, testar, pensar...

    O Marcus citou o exemplo de antigas fábricas de aeromodelos que já fecharam. Na sua época, foram inovadoras
    e até audaciosas. O dono da PROTO 6B tinha uns modelos muito diferentes. A NIMBUS tinha uns modelos muito
    atraentes (para a época). Todos tinham seus problemas de construção, peso, etc... Foi o começo, que me lembro!
    Quando estas "fabricas" começaram, muita gente torceu o nariz, com certeza. Depois fomos acostumando e
    melhorando as ideais dos caras. Aí veio o AMANO, BONASSA....

    Um dia eu até topo ligar pro Zoinho e quem sabe, pedir para ele fazer a forma de algum aeromodelo legal de
    acrobacia, para ver no que dá!!! Com a fuselagem em mãos, podemos planejar o que fazer! Se vai dar certo, é
    outra coisa!!! Tentar é o que importa!!!

    Alguém é parceiro nessa maluquice!!?? cyclops 

    Tapxure

    Conteúdo patrocinado


    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 12:58