Eduardo Mancini Dom Dez 08 2013, 11:24
Olá amigos!
Bom dia!
Acho este assunto muito interessante...
Sobre os Yatsenko, fui muito bem atendido pelo Yuri, em repetidos contatos via e-mail (tome google tradutor...!!).
Vale a penas entrar no site deles, pois fazem "tudo" para VCC e de alto desempenho (avião, motor, hélice, a famosa peça que une asas baionetadas e balancim, etc...).
O preço é este mesmo, em euros, mais frete e impostos, e não acho caro...Apenas não posso pagar, mas é justo, pois é um verdadeira obra de arte... Caro é o que não vale!!! E o Yuri me disse que já andou vendendo algo para o Brasil... E fica a dica, pois ele me informou que poderia "minimizar" a declaração de valor do produto no envio, para incidir menos impostos... Como eu disse, ele é bem acessível...Entre no site, e o contatem!
Sobre fibra em vcc...Realmente não sei bem o porque de não ter uso corrente, com a atual tecnologia e materiais disponíveis. Talvez a situação do som, como foi levantado, para se enquadrar no número de decibéis aceito pela FAI... Mas um avião de treino, barato e de rápida construção, seria muito interessante, né...
Muito se falou antigamente, também, por conta das asas de isopor em F2B, que não seriam aceitáveis por peso, por falta de flexibilidade (!!??) que geraria a possibilidade de abrirem em manobras bruscas, etc...
Bom, há que se pensar no conjunto do modelo...Talvez uma asa um pouco mais pesada, com uma fuselagem bem leve, gere um conjunto equilibrado...
Sou do Rio Grande do Sul, e aqui temos alguns excepcionais construtores (e pilotos), e como dito anteriormente (pelo Tapxure) , fuselagens construídas á vácuo (resina epóxi e tecido), com sistema de sanduíche, intercalando fibra/epóxi com balsa ou lâmina de madeira (conforme a exigência de peso/resistência de quem encomenda a fuselagem), chegam a ter peso de 200 gramas, para um F3A com motor .90...!!! Os craques aqui no sul são o Sidi (modelos by Sidi, ele é competidor de F3A em todos os Brasileiros, e produz, ou produzia, inclusive os modelos para o campeão brasileiro de F3A William Moi, de Livramento. E é um cara absolutamente disponível, simpático, sempre disposto a falar, e muito, sobre aeromodelismo) e o Gustavo (da Gugu Models). Eles produzem estes kits e aeros prontos.
As fuselagens utilizadas para tanto, são desenvolvidas por eles, mas hoje em dia são executadas pelo Zoinho, lá de Canoas, que as comercializa a preços muito bons...
Para testar, alguém teria de gerar um molde, para ser feita a partir deste a forma, e depois encaminhar esta para o Zoinho "puxar" a fuselagem... Talvez entregando o molde (até mesmo o aero a ser sacrificado) o Zoinho mesmo faça a forma...
Normalmente, todo este trabalho só é justificado, para um processo de "industrialização", onde várias fuselagens serão geradas...Como normalmente a gente esta sempre pensando em um avião novo e diferente...
Mas poderia ser um processo interessante para um modelo de competição a ser desenvolvido e mesmo comercializado.
Ufa! Desculpem se me alonguei, mas espero ter contribuído...