VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
betocastrucci
Erich
Moretto
Manicaca
TAPXURE
9 participantes

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  betocastrucci Dom Dez 08 2013, 19:48

    A minha cabeça de engenheiro manda perguntar: Quais são as vantagens contra o método mais tradicional de balsa e compensado? Custo, tempo de montagem, peso, rigidez,...
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Seg Dez 09 2013, 08:58

    Bom Dia Beto;

    A minha cabeça de "bragre" te responde:

    Penso que cuidando e resolvendo as dúvidas com o peso, teríamos como vantagem a rapidez, a resistência aos pequenos impactos,
    o acabamento externo da fuselagem (só pintar), além de podermos inovar no design!!! Se alguém topar, pode até se montar uma
    pequena produção de ARF!!!

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qua Dez 11 2013, 18:44

    VIDEOS DE CONSTRUÇÃO EM FIBRA NO YOUTUBE: WINDY URTNOWSKI

    https://www.youtube.com/watch?v=K3T3R9HoAis

    Tem mais um monte de vídeos dele em construções perfeitas!

    Tapxure
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Nandoflb Qua Dez 11 2013, 18:48

    Tap.. essa nao perdoo.. perdi a noite de construção por tua causa!!! kkkkkkkkkkkkkkk vou ficar assintindo uma tonelada de videos!!!


    Gratiiiiiiiiiiiiiiiiisssssssssssssssiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmooooooooooooo pela dica!!!

    Abraço

    Nando
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Qua Dez 11 2013, 19:03

    Eu já cai nessa tb de ficar assistindo, e vai tempo...
    Blz TAP, achou uma mina de ouro.
    O Windy inclusive está presente na minha assinatura.
    Hj ele anda de moto pelos US, e não quer saber mais de aeromodelismo.
    Da para aprender muita coisa legal, e ver que ele tb gostava de ser estrela...kkkkk
    Acho ele um dos aeromodelistas mais inovadores de todos os tempos.

    O que ele faz é state-of-the-art, não tem igual, só ele mesmo pra fazer assim...

    YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qua Dez 11 2013, 19:04

    Kakakakaka!!! Very Happy  Very Happy  Very Happy 

    Show demais, né NANDO! Realmente a gente fica "vidrado" nos vídeos do "artista", com tanta beleza e precisão nos
    trabalhos que ele desenvolve!!! O bom é que podemos "tirar idéias"....  Shocked 

    Abraços;

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qua Dez 11 2013, 19:07

    ARTISTAS MARCÃO... !!!! GÊNIOS REBELDES E INCONPRENDIDOS!!!!

     cheers 

    Tapxure
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Nandoflb Qua Dez 11 2013, 20:29

    Na Boa mesmo.. chega a ser desmotivador assistir esses videos.. o pessoal está a 5000000000 de anos a frente!!! PQP!!!!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Qua Dez 11 2013, 21:23

    Aqueles "moldes" são feitos em CNC, estimo coisa de dezena de milhar por aqui pra fazer, se alguém fizer, claro.
    o processo de laminação é com balsa, e eles tem manta de fibra de vidro que é extremamente leve.
    tentei achar isso na loja aqui perto, o vendedor nem sabia que existia manta de pesos diferentes... Evil or Very Mad 
    É assim que são fabricados os Yatsenko. Igualzinho!!!
    Ai vc entende agora por que custa o que custa...

    YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Qua Dez 11 2013, 21:27

    Mais uma coisa que esqueci de citar é que a manta esta lá para dar acabamento, o tranco mesmo quem segura é a balsa com a resina.
    Alguem tem uma maquina 5axis por ai???

    YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Marcus36X Qua Dez 11 2013, 21:38

    O molde da fuselagem e espetacular, e aquela fibra de carbono, onde acha isso por aqui???

    Muito loko!!!

    YeppeeHaHouKaYay
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  betocastrucci Qua Dez 11 2013, 21:57

    Por isso que compro essas coisas direto da Ucrânia... Para fazer aqui sairia 10 vezes mais caro, e como os caras vendem pro mundo todo, conseguem algum ganho de escala.
    Me ofereceram uma fresa cnc para fabricar moldes em material mole (madeira ou alumínio mole) que na Alemanha sai qualquer coisa como 5 mil euros. Depois de fazer o projeto e desenho em CAD (modelador 3D) do molde, ainda rola um acabamento para endurecer e deixar super (mas super mesmo) liso a superfície. Para fabricar quantas peças mesmo?
    Já visitei empresa, que um amigo trabalhava, que só mexe com materiais exóticos (carbono, kevlar, bambu, restos de pneus...) mas pelos meus volumes de produção esquece.
    Só esse tipo de material comprado aqui na terra brasilis sai mais caro do que as peças prontas feitas na Ucrânia. Imagina na China...
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Nandoflb Qua Dez 11 2013, 22:01

    Cara, véu de fibra de vidro já se encontra fácil aqui no Brasil peso varia entre 30 a 35g por m², também conhecida como tecido de acabamento, é normal usar na ultima etapa de produção de peças para esconder as emendas das mantas ou para agregar mais resina é baratinha... não deve custar 10 pila o m²
    Agora.. nem quero comentar mais nada que comecei a ficar com raiva desses videos!!! kkkkkkkkkkk
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qui Dez 12 2013, 07:45

    É turma, o negócio é triste mesmo! Como já disse, me sinto como o "FRED FLINTSTONE" as vezes!   Sad 

    Realmente, os moldes metálicos são uma "utopia" de precisão e qualidade. São insanamente inviáveis para nós do 3º MUNDO!!!
    Um molde em fibra de vidro bem feito, com gel-molde e resina orto-fitálica (melhor qualidade), já ajuda!!! Principalmente se
    formos fazer poucas peças. O segredo é não "judiar" do molde quando laminar alguma peça e armazená-lo sempre fechado
    e pendurado.

    Pela meu conhecimento (posso estar enganado), o "veu de noiva" (ou de fibra), não tem função estrutural! Só de acabamento
    mesmo. O que faz com que o "composite" seja tão resistente e leve, é a separação de duas (ou mais) camadas de tecido,
    com balsa, espuma de alta densidade, laminado de madeira, etc, etc..., criando o efeito "box"!!!
    Aqui no Brasil, o tecido
    mais fino que encontrava para comprar, era o de 110G/M2. Para laminação de fuselagens R/C, usava o de 160G/M2.
    O de carbono, só tinha muito grosso, com 200~300G/M2 (uso náutico e automobilístico). Mais fino, só importado mesmo!

    A máquina de vácuo, serve para juntar as camadas do compósito e tirar todo o excesso de resina! Por isso que as peças ficam tão
    leves e resistentes. Eu particularmente, nunca trabalhei com estas máquinas, mas vi alguns amigos aeromodelistas usar! É meio
    trabalhoso, mas o resultado...

    Abraços;

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  TAPXURE Qui Dez 12 2013, 09:18

    Segue link que o amigo ERICH me enviou...

    AGORA É PRA FICAR DEPRIMIDO... BABEM MENINOS!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=qHi8PtEbvsI

     Sad 

    Tapxure
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Osni Renato Dom Fev 09 2014, 23:53

    Negadinha !
    Fazer o aviao de fibra e balsa é bem mais dificil do que parece, posso dizer que fazer trem de pouso, helices, pipas, etc é infinitamente mais facil que fazer o aviao.

    Melhorando o pensamento, fazer o aviao nao é dificl , oque torna dificil é faze-lo leve e muito competitivo, isso fica caro, formas, materiais e equipamentos.
    Eu reformei um Shark e deu um trabalho dos infernos

    E para cosneguir comprar os meus avioes eu vendi muitos dos meus motores e avioes, mas valeu a pena o voo deles é uma coisa sem descricao, se longe sao os melhores aviaoes que eu ja voei na vida, é caro mas vale cada centavo, nao me arrependo !

    https://www.youtube.com/watch?v=p1xGq4Ryqm0

    esse é o que reformei voando com Stalker 76 ainda amaciando

    Eu nao sei como colocar fotos aqui senao mandaria as fotos com todo o trabalho de restauracao do Shark

    Grande abraço,Osni
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 10 2014, 18:25

    TAPXURE escreveu:Segue link que o amigo ERICH me enviou...

    AGORA É PRA FICAR DEPRIMIDO... BABEM MENINOS!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=qHi8PtEbvsI

     Sad 

    Tapxure
    Pô Taps, para de "sakanaggem" !!  flower flower flower lol! lol! lol! lol! lol! flower flower flower 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 10 2014, 18:26

    Osni Renato escreveu:Negadinha !
    Fazer o aviao de fibra e balsa é bem mais dificil do que parece, posso dizer que fazer trem de pouso, helices, pipas, etc é infinitamente mais facil que fazer o aviao.

    Melhorando o pensamento, fazer o aviao nao é dificl , oque torna dificil é faze-lo leve e muito competitivo, isso fica caro, formas, materiais e equipamentos.
    Eu reformei um Shark e deu um trabalho dos infernos

    E para cosneguir comprar os meus avioes eu vendi muitos dos meus motores e avioes, mas valeu a pena o voo deles é uma coisa sem descricao, se longe sao os melhores aviaoes que eu ja voei na vida, é caro mas vale cada centavo, nao me arrependo !

    https://www.youtube.com/watch?v=p1xGq4Ryqm0

    esse é o que reformei voando com Stalker 76 ainda amaciando

    Eu nao sei como colocar fotos aqui senao mandaria as fotos com todo o trabalho de restauracao do Shark

    Grande abraço,Osni

    Coisa linda Osni. Não sei se entendi bem, o Shark está com um 76 ??
    O motor não é muito grande pra ele?
    Abração
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Osni Renato Seg Fev 10 2014, 21:32

    O 76 é espetacular pra ele !
    Os novos ja estao vindo com motor Retro 76 os mais antigos era o Retro 60 mas...... faltava um pouco entao passou-se a usar o 76, mais firme e sobra potencia.

    Grande abraço

    Conteúdo patrocinado


    AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!?? - Página 2 Empty Re: AVIÕES VCC EM FIBRA - PORQUE NÃO!!??

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 13:02