VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

2 participantes

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 15 2013, 07:13

    Já tinha lido este artigo (está em português) no revista Hobby News.
    Dando minhas voadas pela net acabei re encontrando o mesmo artigo no blog/site Aerotaguá de Brasília/DF.

    O blog é mais baseado em experiência do que em técnica ou tecnologia em si, pois dá relatos do próprio autor sobre as varias formulações experimentadas por ele sem entretanto dar dados comparativos ou mostrar ensaios técnicos.

    Importante frisar que o aditivo sugerido é um solvente, a acetona industrial, segundo o autor seu uso está limitada a 6 % devido ao poder solvente frente a mangueiras, tanques de plástico, o-rings e outras peças suscetíveis a deformação.

    Segundo o artigo 6 % de acetona industrial (o limite) equivalem a performance de 15 % de nitro. Segundo o mesmo artigo a acetona de unha normal de farmácia não é a mesma acetona usado nos combustíveis, pois contém álcool etilico e especiarias.

    Eles só não ensaiaram no artigo nenhum comparativo entre as misturas alegadas e nem comentaram nada a respeito de efeitos da mistura ao longo do tempo nos motores.

    Logo, se for experimentar as misturas vá com cautela no uso e com cuidado no manuseio do aditivo que é um poderoso solvente.

    Pra quem quiser se inteirar mais segue o link do artigo.

    http://aerotagua.blogspot.com.br/2010/04/como-fazer-seu-proprio-combustivel.html

    Leia e tire suas conclusões  Neutral 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  TAPXURE Dom Dez 15 2013, 08:53

    Bom Dia Manicaca;

    Como já disse anteriormente, sou meio "traumatizado" com esse negócio de "combustíveis especiais"!!!!
    Já tive problemas demais...  Mad 

    Tinha uma marca "nova" no mercado há muito tempo atrás, que mandou umas amostras para usarmos. Quando em
    funcionamento, o motor exalava um forte cheiro ácido, que agora você falando, me lembrou a acetona! Parece
    até que o motor rodava mais, só que esquentava pra K-ray e fazia um barulho muito estranho, como se estivesse
    "seco" por dentro...!!! Não usamos de maneira alguma!!!  Evil or Very Mad 

    Sou da teoria de usar o melhor do melhor. Eu gasto um ou dois galões de combustível por mês... Não vale à pena
    economizar! Isso tudo na minha opinião... cada um pensa (e faz) do jeito que achar melhor e convir!

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 15 2013, 09:22

    Taps, coloquei esse link de artigo como mera curiosidade.
    Como eu disse varias vezes acima, o artigo se baseia em afirmações sem nenhum tipo de respaldo técnico ou mesmo testes.

    Muitas vezes esses aditivos "mágicos", além de manuseio muito perigoso são também muito insalubres.

    Décadas atrás no Japão havia grande uso de Nitrobenzeno, já que lá não tinham acesso fácial ao nitrometano

    Só que o nitrobenzeno além de não dar grandes rendimentos era (e continua sendo) cancerígeno !!  affraid affraid affraid 

    Os motores na minha opinião funcionam muito bem com o combustível tradicional (3 X 1 pros embuchados e 4 X 1 nos roletados) a não ser claro, no caso dos motores de competição e dos 1/2 A (-.20, 0.49 etc)

    Pra brincar nos finais de semana e relaxar eu fico com os meu caretão, sem contraindicações

    Obviamente, quem compete precisa de uma flexibilidade de acerto e um ganho na potência que o nitrometano certamente dá, caso o motor seja adequado e usado pro uso deste aditivo

    É como vc mesmo disse, cada um tem suas necessidades e suas respostas pra elas, e sabe o que melhor lhe serve.


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 15 2013, 09:35

    Algumas imagens garimpadas da net. São motores que foram usados com combustíves nitrados e armazenados sem o cuidado necessário com o seu armazenamento e sem o correto manuseio

    Seguem então algumas  No 

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano 2umq



    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Rec7



    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Y81b



    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Iibh


    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Mdbh




    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  TAPXURE Dom Dez 15 2013, 09:47

    Sim Manicaca, eu compreendo! Você traz matérias sobre experimentos de outros pilotos!
    Isso é muito bom e acrescenta sempre! Realmente, o bom é que cada um tira suas conclusões!

    Realmente, um "combustível caseiro" funciona muito bem em motores para uso "normal". O mais
    difícil, é encontrar uma matéria-prima com padrões de qualidade constante. Quando não tínhamos
    acesso aos combustíveis importados, comprávamos tambores de 200L de metanol com galões de
    20L de óleo de rícino, numa firma muito conhecida em SP. Cada lote vinha com de um jeito...
    Para você ter ideia, nós chegamos a voar motores 4T R/C com combustível 4x1. Eram produtos
    comprados na CASA BENTIVÍ e todos eram PA (para análise); puríssimos e muito mais caros....
    mas funcionavam!!! Os 4T tinham que ser "limpos" de seis em seis meses.

    Que eu me lembre, o primeiro importador de combustíveis, foi o CELSO De SANTI. Ele trouxe o
    BYRON 10% (10/16). Os amigos ficaram alucinados com a performance dos "novos" combustíveis.
    Eu tinha um conhecido em Brasília, que mandava uma caminhonete à São Paulo para buscar muitas
    e muitas caixas de combustível... Bons Tempos!!!

    Abraços;

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  TAPXURE Dom Dez 15 2013, 09:50

    Depois das fotos que postou, não vou conseguir dormir à noite!!!!  Shocked 

    São tenebrosas!!! Vou aplicar "óio" WD-40 e after-run nos motores hoje...  Sad 

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 15 2013, 12:56

     Basketball Taps, basta cuidar direitinho do equipamento que ele vai muito longe, sem mistério mesmo ...

    Quanto a limpeza de motor ela faz parte da rotina de manutenção de qquer motor. Lembra das motos de dois tempos como as Yamaha, Agrale etc ??

    A descarbonização do motor e do escapamento já fazia parte da rotina de manutenção desse tipo de motor de moto

    Limpar o motor a cada seis meses é garantia de constância no funcionamento

    Os 4T de modelismo encrustram óleo porque não usam óleo no carter e sim o óleo na mesma forma que nos 2T é misturado no combustível

    O pessoal da Speed, que eu saiba limpa cada motor cirugicamente antes de cada torneio, faz parte do jogo  Basketball 

    Conteúdo patrocinado


    Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano Empty Re: Artigo sobre combustível - substituindo o Nitrometano

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02 2024, 22:44