betocastrucci Seg Abr 21 2014, 22:33
Eu vejo a coisa da seguinte forma, F2B (acrobacia) conta as manobras mais perfeitas, os loops mais redondos e no lugar, o triangulo mais triangulo, quadrado mais quadrado.
Tanto faz se usa motor a explosão, elétrico ou de plasma iônico. Já no caso do F2A (velocidade), vale o mais rápido com determinado equipamento, no caso motor a explosão de no máximo 2.5 cc. Não tem como achar o equivalente elétrico. Então nunca poderá haver a competição entre explosão e elétrico, como não se pode usar um motor de 5 cc! O mesmo rola no F1C (voo livre motor a explosão). Porém no voo livre já existe a categoria F1Q, semelhante à F1C mas com motor elétrico. Ainda é prematura, suas regras mudam anualmente desestimulando a participação. A performance das duas (F1C e F1Q) são bem parecidas, mas quanto à participação que vi nos EUA, a com motor a explosão está desaparecendo, maioria dos participantes com idade avançada, sem renovação, ao contrário da com motor elétrico. E a FAI está em fase de homologação de uma nova categoria, F1S que é a AMA E-36, modelos voo livre elétricos mais simples (mini-FAI). Acredito que o mesmo possa ocorrer com a F2A, criação de uma nova categoria com motores elétricos. Basta que apareça uma categoria com regulamento internacional e que tenha muitos adeptos mundo afora.
Mas como disse antes, imaginem o aeromodelismo daqui a 20 anos...