Pessoal, tudo bem?
Entre negociações e rolos, rs, caiu na minha mão um modelo interessante.
Trata-se de um Strega, modelo que me encantou por ser um projeto do Windy que tem uma série de vídeos gravados por ele explicando a construção e projeto do primeiro exemplar e depois alguns outros com reformas do original e dos fabricados em série pela Brodak. Enfim, o legal é que eu já conhecia o modelo por dentro e pro fora sem ter tido um.
Esse em especial foi comprado por um amigo do CASA em 2008, nos EUA, durante um campeonato, depois de ele ter quebrado seu modelo principal e ter ficado sem. Ai ele comprou esse ARF e montou no saguão do Hotel em uma noite (por isso ele já nasceu com umas cagadas de construção). Ai, já no BR, ele passou pelas mãos de mais umas 5 pessoas até que veio parar comigo. Originalmente voou com um PA 65 e hoje voa com um ST G51, que diz a lenda que foi preparado por algum fera dos motores e por isso rende mais que um ST 60.
Minha ideia era fazer uns voos para ver se ele estava ok (apesar de já ter voado com ele antes) e só então fazer uma reforma geral daqui a um tempo. Só que ma primeira olhada mais criteriosa percebi que o profundor estava meio solto e resolvi arrumar. Quando comecei a dar uma limpada geral, percebi partes do monokote soltando / encharcadas de óleo e resolvi tirar o motor para ver. Ai mexe nisso, limpa aquilo e percebi que tinha várias partes que podiam dar problema a qualquer momento. Comecei a puxar daqui, esfregar dali e quado percebi o modelo precisava de uma reforma geral inadiável (sem falar que a montagem da parte de baixo da asa, além de meio desalinhada, estava colada por cima do monokote, que está soltando).
O peso do avião, com motor e antes fazer qualquer acerto, era de 1.850kg.
Só o motor, sem a mufla, é de 312g.
Enfim, ele já está todo na madeira e a reforma já começou.
Vou tentar registrar tudo para compartilhar com vocês e inicialmente preciso de ajuda e opiniões em alguns pontos:
a) Alguém tem dicas de como tirar o óleo que encharcou a madeira em alguns pontos?
Comecei a aquecer com soprador e passar papel no óleo que “sobe”, mas não fica 100%.
Talco / Maisena, funciona?
b) Vale a pena abrir a fuselagem em cima ou embaixo para checar os comandos? Vai que tem alguma coisa que precisa ser substituída…
c) Entelar ou pintar? Eu simpatizo com a pintura, mas meu medo é o peso que pode ficar depois de pronto. (tem que levar em conta tbm qual dos dois vai ficar melhor, pois tem partes com óleo);
- Se for entelar, nas partes que pegou óleo vai grudar? E se utilizar a técnica de cola de contato bem diluída?
- Se for pintar, como fazer uma “boa base” para selar as partes com óleo?
d) Alguma dica para tirar o resto de cola com tinta do monokote velho?
Segue algumas fotos de quando eu fiz um voo teste com o modelo (meses atrás) e outras do processo de desmontagem.
Vista geral do Modelo, dá para ver bem o estado geral e o grafismo da entelagem original.
(eu particularmente prefiro as versões mais clássicas, vermelho e branco);
Bico do modelo com o ST 51, com mufler original (agora está com um tong de 8g a StuntHobby).
O motor já está totalmente limpo, diferente de como estava nessas fotos.
Dá para ver que a entelagem está muito ruim...
Detalhe da base de fixação do trem de pouso, que tem um pouco de infiltração de óleo (única parte da asa que tem infiltração);
Pior dos defeitinhos que tem na asa, que está moleza de resolver;
Esse flap tem um remendo bem tosco perto da fuselagem.
Aqui alguns closes do o nariz, já sem o monokote. Dá para ver que tem resto de cola e infiltração de óleo.
Na frente, o montante do motor e ao fundo a parte onde vai o tanque.
Apesar de na foto está horrível, não está tão ruim (a foto não favoreceu).
Talvez que refaça o o nariz todo, pois está bem encharcado de óleo ,tem umas rachaduras e uns furos e rasgos nada a ver.
Visão do bottom da fuselagem, está em bom estado mas tem um pouco de óleo e cola.
Dá para ver BEM a duas cagadas da colagem: Além de estar torto (só a peça de fixação, a asa está perfeita), a cola foi passada em cima do monokote e obviamente não grudou madeira com madeira (mesmo assim a asa está firme).
Bom, é isso ai.
Eu nunca reformei um modelo desse tamanho e com particularidades como essas.
Conto com a ajuda dos amigos!
Vamos em frente.
Thiago Borges
Entre negociações e rolos, rs, caiu na minha mão um modelo interessante.
Trata-se de um Strega, modelo que me encantou por ser um projeto do Windy que tem uma série de vídeos gravados por ele explicando a construção e projeto do primeiro exemplar e depois alguns outros com reformas do original e dos fabricados em série pela Brodak. Enfim, o legal é que eu já conhecia o modelo por dentro e pro fora sem ter tido um.
Esse em especial foi comprado por um amigo do CASA em 2008, nos EUA, durante um campeonato, depois de ele ter quebrado seu modelo principal e ter ficado sem. Ai ele comprou esse ARF e montou no saguão do Hotel em uma noite (por isso ele já nasceu com umas cagadas de construção). Ai, já no BR, ele passou pelas mãos de mais umas 5 pessoas até que veio parar comigo. Originalmente voou com um PA 65 e hoje voa com um ST G51, que diz a lenda que foi preparado por algum fera dos motores e por isso rende mais que um ST 60.
Minha ideia era fazer uns voos para ver se ele estava ok (apesar de já ter voado com ele antes) e só então fazer uma reforma geral daqui a um tempo. Só que ma primeira olhada mais criteriosa percebi que o profundor estava meio solto e resolvi arrumar. Quando comecei a dar uma limpada geral, percebi partes do monokote soltando / encharcadas de óleo e resolvi tirar o motor para ver. Ai mexe nisso, limpa aquilo e percebi que tinha várias partes que podiam dar problema a qualquer momento. Comecei a puxar daqui, esfregar dali e quado percebi o modelo precisava de uma reforma geral inadiável (sem falar que a montagem da parte de baixo da asa, além de meio desalinhada, estava colada por cima do monokote, que está soltando).
O peso do avião, com motor e antes fazer qualquer acerto, era de 1.850kg.
Só o motor, sem a mufla, é de 312g.
Enfim, ele já está todo na madeira e a reforma já começou.
Vou tentar registrar tudo para compartilhar com vocês e inicialmente preciso de ajuda e opiniões em alguns pontos:
a) Alguém tem dicas de como tirar o óleo que encharcou a madeira em alguns pontos?
Comecei a aquecer com soprador e passar papel no óleo que “sobe”, mas não fica 100%.
Talco / Maisena, funciona?
b) Vale a pena abrir a fuselagem em cima ou embaixo para checar os comandos? Vai que tem alguma coisa que precisa ser substituída…
c) Entelar ou pintar? Eu simpatizo com a pintura, mas meu medo é o peso que pode ficar depois de pronto. (tem que levar em conta tbm qual dos dois vai ficar melhor, pois tem partes com óleo);
- Se for entelar, nas partes que pegou óleo vai grudar? E se utilizar a técnica de cola de contato bem diluída?
- Se for pintar, como fazer uma “boa base” para selar as partes com óleo?
d) Alguma dica para tirar o resto de cola com tinta do monokote velho?
Segue algumas fotos de quando eu fiz um voo teste com o modelo (meses atrás) e outras do processo de desmontagem.
Vista geral do Modelo, dá para ver bem o estado geral e o grafismo da entelagem original.
(eu particularmente prefiro as versões mais clássicas, vermelho e branco);
Bico do modelo com o ST 51, com mufler original (agora está com um tong de 8g a StuntHobby).
O motor já está totalmente limpo, diferente de como estava nessas fotos.
Dá para ver que a entelagem está muito ruim...
Detalhe da base de fixação do trem de pouso, que tem um pouco de infiltração de óleo (única parte da asa que tem infiltração);
Pior dos defeitinhos que tem na asa, que está moleza de resolver;
Esse flap tem um remendo bem tosco perto da fuselagem.
Aqui alguns closes do o nariz, já sem o monokote. Dá para ver que tem resto de cola e infiltração de óleo.
Na frente, o montante do motor e ao fundo a parte onde vai o tanque.
Apesar de na foto está horrível, não está tão ruim (a foto não favoreceu).
Talvez que refaça o o nariz todo, pois está bem encharcado de óleo ,tem umas rachaduras e uns furos e rasgos nada a ver.
Visão do bottom da fuselagem, está em bom estado mas tem um pouco de óleo e cola.
Dá para ver BEM a duas cagadas da colagem: Além de estar torto (só a peça de fixação, a asa está perfeita), a cola foi passada em cima do monokote e obviamente não grudou madeira com madeira (mesmo assim a asa está firme).
Bom, é isso ai.
Eu nunca reformei um modelo desse tamanho e com particularidades como essas.
Conto com a ajuda dos amigos!
Vamos em frente.
Thiago Borges