VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+2
TAPXURE
Thiago Borges
6 participantes

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Thiago Borges Dom Jun 15 2014, 18:51

    Pessoal, tudo bem?

    Entre negociações e rolos, rs, caiu na minha mão um modelo interessante.

    Trata-se de um Strega, modelo que me encantou por ser um projeto do Windy que tem uma série de vídeos gravados por ele explicando a construção e projeto do primeiro exemplar e depois alguns outros com reformas do original e dos fabricados em série pela Brodak. Enfim, o legal é que eu já conhecia o modelo por dentro e pro fora sem ter tido um.

    Esse em especial foi comprado por um amigo do CASA em 2008, nos EUA, durante um campeonato, depois de ele ter quebrado seu modelo principal e ter ficado sem. Ai ele comprou esse ARF e montou no saguão do Hotel em uma noite (por isso ele já nasceu com umas cagadas de construção).  Ai, já no BR, ele passou pelas mãos de mais umas 5 pessoas até que veio parar comigo. Originalmente voou com um PA 65 e hoje voa com um ST G51, que diz a lenda que foi preparado por algum fera dos motores e por isso rende mais que um ST 60.

    Minha ideia era fazer uns voos para ver se ele estava ok (apesar de já ter voado com ele antes) e só então fazer uma reforma geral daqui a um tempo. Só que ma primeira olhada mais criteriosa percebi que o profundor estava meio solto e resolvi arrumar. Quando comecei a dar uma limpada geral, percebi partes do monokote soltando / encharcadas de óleo e resolvi tirar o motor para ver. Ai mexe nisso, limpa aquilo e percebi que tinha várias partes que podiam dar problema a qualquer momento. Comecei a puxar daqui, esfregar dali e quado percebi o modelo precisava de uma reforma geral inadiável (sem falar que a montagem da parte de baixo da asa, além de meio desalinhada, estava colada por cima do monokote, que está soltando).

    O peso do avião, com motor e antes fazer qualquer acerto, era de 1.850kg.
    Só o motor, sem a mufla, é de 312g.

    Enfim, ele já está todo na madeira e a reforma já começou.

    Vou tentar registrar tudo para compartilhar com vocês e inicialmente preciso de ajuda e opiniões em alguns pontos:

    a) Alguém tem dicas de como tirar o óleo que encharcou a madeira em alguns pontos?
    Comecei a aquecer com soprador e passar papel no óleo que “sobe”, mas não fica 100%.
    Talco / Maisena, funciona?

    b) Vale a pena abrir a fuselagem em cima ou embaixo para checar os comandos? Vai que tem alguma coisa que precisa ser substituída…

    c) Entelar ou pintar? Eu simpatizo com a pintura, mas meu medo é o peso que pode ficar depois de pronto. (tem que levar em conta tbm qual dos dois vai ficar melhor, pois tem partes com óleo);
    - Se for entelar, nas partes que pegou óleo vai grudar? E se utilizar a técnica de cola de contato bem diluída?
    - Se for pintar, como fazer uma “boa base” para selar as partes com óleo?

    d) Alguma dica para tirar o resto de cola com tinta do monokote velho?

    Segue algumas fotos de quando eu fiz um voo teste com o modelo (meses atrás) e outras do processo de desmontagem.

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-07
    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-08
    Vista geral do Modelo, dá para ver bem o estado geral e o grafismo da entelagem original.
    (eu particularmente prefiro as versões mais clássicas, vermelho e branco);


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-01
    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-02
    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-06
    Bico do modelo com o ST 51, com mufler original (agora está com um tong de 8g a StuntHobby).
    O motor já está totalmente limpo, diferente de como estava nessas fotos.
    Dá para ver que a entelagem está muito ruim...


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-03
    Detalhe da base de fixação do trem de pouso, que tem um pouco de infiltração de óleo (única parte da asa que tem infiltração);


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-04
    Pior dos defeitinhos que tem na asa, que está moleza de resolver;


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-05
    Esse flap tem um remendo bem tosco perto da fuselagem.


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-09
    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-10
    Aqui alguns closes do o nariz, já sem o monokote. Dá para ver que tem resto de cola e infiltração de óleo.


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-11
    Na frente, o montante do motor e ao fundo a parte onde vai o tanque.
    Apesar de na foto está horrível, não está tão ruim (a foto não favoreceu).
    Talvez que refaça o o nariz todo, pois está bem encharcado de óleo ,tem umas rachaduras e uns furos e rasgos nada a ver.


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-12
    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Strega-Control-Line-VCC-14
    Visão do bottom da fuselagem, está em bom estado mas tem um pouco de óleo e cola.
    Dá para ver BEM a duas cagadas da colagem: Além de estar torto (só a peça de fixação, a asa está perfeita), a cola foi passada em cima do monokote e obviamente não  grudou madeira com madeira (mesmo assim a asa está firme).

    Bom, é isso ai.
    Eu nunca reformei um modelo desse tamanho e com particularidades como essas.

    Conto com a ajuda dos amigos!

    Vamos em frente.
    Thiago Borges
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  TAPXURE Dom Jun 15 2014, 20:20

    Olá Thiago;

    Achei muito legal sua iniciativa em reformar um modelo que tem sua estória!!! Agora, lembre-se que é algo que não pode
    ter preço; fazer contas de quanto vai custar a reforma... nem pensar! Vou acompanhar todo o desenrolar do seu trabalho,
    com certeza.

    A sugestão que lhe daria, seria a que já está usando (heat-gun). Existe uns mais profissionais para silk que esquentam bem
    mais. Quanto mais calor, mais os poros da madeira se fecham e expulsam o óleo. Depois pode pegar um pincel e lavar toda
    a parte infiltrada, utilizando a ponta das cerdas (pelos) para tentar limpar mais!

    Nos "bons tempos", reformávamos modelos demais. Tem que analisar bem, pois a madeira que foi "encharcada" de óleo,
    nunca mais será mesma..
    .  Sad 

    Qualquer acabamento que for optar (pintura ou monokote), pode dar problemas durante a aplicação ou posteriormente. Sugiro
    fortemente que troque as peças ou pedaços que puder por uma nova!!! Assim, você minimizará os riscos!

    Abraços;

    Tapxure
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 15 2014, 21:42

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    Estamos acompanhando.
     Smile Smile Smile Smile Smile Smile Smile 
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Marcus36X Seg Jun 16 2014, 11:11

    Bom, vamos la.
    Primeiro, Sim, vc deve checar os comandos e substituir os leadouts.
    Aplique talco com alcool isopropilico sobre as partes encharcadas quantas vezes forem necessarias ate que a madeira fique o mais seca possivel, depois aplique dope diluido 50/50. O dope fara o resto do oleo cristalizar e problema resolvido.
    Acabamento, a seu gosto. Se puder substituir as partes afetadas, melhor.
    Esse seu Strega sofreu uma lenha ainda nos US, e foi remendado as pressas..
    Depois, o Rafael melhorou o modwlo, fala com ele que ele te passa mais detalhes.
    O Strega foi projetado para Motores maiores que o 51, entao, se vc usar esse modelo para sport flying, blz.
    Mas esquece cantos... O Windy usava os RoJett nos Strega dele.. O Martin teve um que voava muito bem, troca uma ideia com ele.. Inclusive, acho que esse modelo se perdeu por quebra do pushrod..
    Esse 51 ia ficar muito bom em um modelo um pouco menor.. E um motor retrabalhado pelo Randy Smith, mas mesmo assim, e pouco para um Strega...
    Qualquer coisa, me da uma ligada...

    Abc

    YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Marcus36X Seg Jun 16 2014, 11:18

    Ah, vai lixa ai hein!!!!
    Veja no voocircular.com como remover essa Cola do monokote...
    Sabe aquele seu ST 60? Chegou a Hora de usa-lo....

    YeppeeHaiHouKaYay
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  ANDRE Seg Jun 16 2014, 23:54

    Boa noite Thiago,

    Você tem duas opções para reforma do Strega:

    (1) TOTAL - onde você remove todo monokote do avião e substitui algumas chapas de balsa que estão com óleo, por chapas novas, verifica comandos, ajusta trem de pouso, e etc., ou seja, você vai deixar esse avião tinindo de novo, porém isso tem um custo. Um aero desse tamanho, consome no mínimo 2 rolos de oracover e, aí vc. tem que fazer as contas de vale a pena toda essa mão de obra, e o tempo quase que equivalente a quase montar um aero ARC.

    (2) PARCIAL - ONDE você somente ajusta as partes críticas do modelo, com reformas localizadas, trocando algumas chapas e reduzindo substancialmente o custo da reforma.

    Nas fotos que você passou, eu não pensaria duas vezes em meter o bisturi na barriga desse avião removendo toda chapa de balsa detonada com óleo do motor até chegar nos flaps. Colaria uma chapa nova de balsa, lixa, e vc. terá pelo menos uma fuselagem parcialmente reformada (barriga e também bico do avião). Lembrando que a chapa nova não lhe trará problemas para aderência de termo adesivo.

    O melhor é fazer uma listinha do que precisa ser arrumado nesse modelo e estabelecer a forma mais em conta de reformar cada parte do avião, para que o investimento tenha valido a pena.


    Também Aproveita para trocar de motor porque não tem esse papo de ST G 51 rodar mais que ST V 60. ST G 51 não consegue rodar uma 13X5 ou 13X6. Fazer um trevo com um Strega pesado, com um ST
    G 51 ainda em dia de vento, é pedir para lenhar. Esse ST G 51 precisa de uma bela revisão. Está com o cabeçote todo carbonizado, precisa verificar estado dos rolamentos e anel. Pode ser utilizado em modelos um pouco menores, tipo Legacy, Cheyenne e etc.

    Para reduzir o custo da reforma sugiro que você compre Aerokote (Oracover chinês). Fala com o Marcão ou com o Daniel Batistinni que eles te passam o contato da loja no Jabaquara, que vende esse produto por metro, e tem uma cola super resistente.

    Por questões profissionais não tenho tido tempo de me dedicar, senão iria ajuda-lo nessa reforma. Estou com um Intrepid SV 12 também nessas condições para reforma geral. (total).

    Manda bala. Você verá que reformar avião grande é mais fácil que os pequenos. Na realidade o trabalho e o tempo despendido é quase o mesmo, porém o resultado pode ser bem diferente.

    At. André L. Costa
    PPG - Pista da Praia Grande.

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  TAPXURE Ter Jun 17 2014, 08:01

    ... e não se esqueça das dobradiças e caverna de fogo!!!

     bounce 
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Alexandre Margonar Ter Jun 17 2014, 19:46



    Thiago, legal a historia, gostei.

    O pouco que sei sobre reformas, já lhe falaram, então estou seguindo.

     cheers cheers cheers 
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Thiago Borges Qua Jun 18 2014, 20:48

    Pessoal,

    Obrigado peças mensagens!

    Taps, não estou tãooo preocupado com o custo da reforma, rs.
    Claro que não posso inviabilizar o trabalho, mas meu objetivo não é somente em economizar.
    Sobre o óleo, eu tenho uma pistola de ar quente e já tinha removido um pouco do óleo da madeira, como vc disse (o problema é que tem que ser rápido, pois é só tirar o ar da madeira que o óleo é absorvido na hora).
    Certamente vou substuir o que puder de madeira encharcada por madeira limpa e leve.


    Marcão, vou sim chegar todo o comando e substituir os leadouts.
    Como aplico o talco com alcool? "Lavo" a madeira com alcool (aplicado com pincel) e depois jogo talco com ela ainda molhada?
    Ou esfrego uma meleca de alcoool e talco nela?
    Tinha pensado mesmo em aplicar dope mais diluído depois que a madeira estivesse o mais limpa possível.
    Se o que sobrar de óleo for cristalizado, ótimo!
    O acabamento, estou pensando em pintar o corpo e estou em dúvida sobre entelar a asa com termo adesivo ou pintar.
    A dúvida maior é quanto ao peso...
    Sobre o motor, acho que vou de ST 60 mesmo!

    Fala André,
    Vai ser reforma total. Não tem mais volta, rs, já até removi 100% do monokote do avião.
    Quero sim substitui as chapas de balsa que der por outras limpas.
    Como eu disse antes, é claro que preço é importante, mas para mim não é o principal nesse caso.
    Eu já até fiz uma listinha (listona na verdade, rs) das coisas que tenho que fazer.

    Alexandre, legal que gostou da história.
    O Marcão ainda acrescentou detalhes curiosos, que nem eu sabia, rs...

    Agora pessoal, e o bico?
    Será que é melhor refazer tudo, mantendo só os montantes?
    Essa é a unica parte que está bem crítica...

    Ainda não preciso definir isso, mas estou inclinado a fazer o acabamento 100% pintura ou pintar o corpo e entelar as asas.
    Alguém tem noção de quanto peso a pintura total acrescenta em relação ao termo adesivo?
    Ao final da reforma, eu chuto que acabamento com entelagem deva deixar o modelo com menos do que os 1850g iniciais.
    Já pintada, será que passa de 2000g?
    Quem arrisca uns palpites?

    Quando der eu posto mais fotos!

    Abs!

    TB
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Thiago Borges Qua Jun 18 2014, 20:55

    Ah, só mais um detalhe!
    Eu já limpei completamente o motor ST51 que tirei do avião.

    Deu muito, mas muuuito trabalho, pois estava totalmente encardido no cabeçote e laterais, mas ficou zero.

    Apesar de ele estar com os furos traseiros de fixação com a parte de trás quebrada, está impecável em compressão e rolamentos.
    Agora que está limpinho, nem parece aquele das fotos...

    Certamente vai para um modelo um pouco menor que o Strega e vai rodar redonsíssimo.

    Obs: Marcão, obrigado por lembrar que foi o  Randy Smith que preparou esse motor.

    Valeu!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Marcus36X Qua Jun 18 2014, 21:21

    Faz uma meleca e aplica em cima da área afetada... eixa secar, raspa e vai de novo, até ficar bom, ai dope e pronto...

    YeppeeHaiHouKaYay

    Conteúdo patrocinado


    Reforma Strega + ST 51 -> Borges Empty Re: Reforma Strega + ST 51 -> Borges

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 06 2024, 17:44