Manicaca Qua Dez 17 2014, 10:36
TAPXURE escreveu:Tulio;
Sugiro fazer com a balsa de 3/16" , escolhendo a mais leve das chapar que você
tem! Acho que o kit do Allen que montei, veio chapa de 1/8"... !!??
Pode até usar a medida mais fina (1/8"), se a balsa for bem firme, com dobradiça
de fita, onde é preciso apenas fazer um rasgo com um estilete largo!
Tome cuidado com peso extra na cauda; principalmente se optar por um motor mais
leve!!!
Abraços!
Olá Túlio, eu também iria na opinião do Taps, 3/16 no profundor e leme, porém o Sérjão Dauble que te deu a resposta acima foi quem projetou esta versão do Manicaca I (CAD) e com certeza ele balanceou as massas dianteira e traseira do modelo buscando a melhor performance possível, e pode ter certeza, essa "cabra" sabe o que faz !!
A vantagem da balsa mais grossa no caso dessa de 1/4, é que permite uma boa margem de segurança nas lixadas, além de te permitir dar um perfil e arredondamentos bem legais nas superfícies que ajudam demais nas qualidades de voo do avião.
Pode meter ficha com segurança no Manicaca I, nós voamos muito esse aviãozinho na época, eram kits pesados da Mobral e mesmo com motores fracos voavam muito bem. Tenho certeza que vc vai gostar muito desse aviãozinho