VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+2
TAPXURE
Nandoflb
6 participantes

    Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Nandoflb Dom Fev 22 2015, 16:29

    Prezados amigos,  finalmente terminei meu modelo Thunder Gazer e vou passar algumas observações.


    O Kit...


    Bem, quem espera que o kit seja fácil de construir, com instruções e que venha tudo.. está enganado!!! O hardware “deluxe” que vem no kit, é composto dos horns, Balancim, lead-out alguns arames e um tubo de carbono para o Push Road do Flap-profundor.. e claro.. um punhado de cavilhas que se usa em construção moveleira que vc precisa descobrir o uso delas!!! O Kit já vem formato para construir o modelo desmontável, porém não vem nenhum parafuso sequer para ajuda-lo na obra. Acabei informando ao Eric Rule sobre isso, afinal colocar 14 parafusos 4/40 com Blind nut  não iria aumentar de forma significativa o custo do modelo, e para quem mora no Brasil, ter acesso a ao fito material se torna dispendioso. Eu optei por usar todos os parafusos M3, com  blind nuts chineses... são maiores.. sim.. mas com 3 dolares comprei uma porrada deles..  Outro detalhe que é explicito na planta e não acompanha no kit é a fibra de carbono para reforço de longarinas de asa e montagem do estabilizador.

    Fora a parte incompleta, a madeira do kit é muito boa, realmente muito boa mesmo.. muito bem cortada, encaixes bem feitos e muito leve. Claro, que como em qualquer kit, recebi madeiras abauladas, com “marcas” de transporte é claro, com peças faltando.. Faltou a tampa do motor, reforço da emenda da fuselagem e o revestimento de um trem de pouso.

    O que mais me deixou perplexo no kit foi o corte da longarina da asa, que pede para ser montada em “sanduiche” com fibra de carbono no meio, uma coisa é certa.. com certeza o camarada que cortou o kit nunca montou um, pois se tivesse montado veria que é praticamente impossível colar de forma alinhada as duas varetas de 3/32x3/16 com fibra no meio, Mas... faz parte!!!

    Antes de iniciar a montagem do kit.. é necessário verificar a distancia do motor e fazer os devidos ajustes nas cavernas, caso contrario vai quebrar a cara logo ali no inicio.

    Na minha asa, recebi com os furos de alinhamento do Jig cortados fora de alinhamento, o que foi informado ao Eric Rule, que prontamente me atendeu, assim como o fornecedor local, a trocar as mesmas.. acabei optando por trabalhar um pouco mais na asa e tirar o formato sem vareta no bordo ataque e trabalhei as nervuras para receber o mesmo.  Trabalhão.. mas acho que valeu a pena!!!Consegui contruir um conjunto rígido e leve!!!

    Falta muita informação no kit.. aconselho a quem comprar trocar ideias com o pessoal que já construiu..  na minha opinião, o sistema de fixação da asa pode ser alterada para evitar a retirada do tanque toda a vez que desmontar o modelo.

    No restante a construção é técnica, requer alinhamento preciso e queimar uns neurônios para fazer algumas peças!!!

    Thunder Gazer Enya 61 CXL 4jnn1j

    Thunder Gazer Enya 61 CXL S3m0yb

    Thunder Gazer Enya 61 CXL 24qikia




    O Motor..

    Comprei o Enya 61 CXLRS PRO direto da Enya, com algumas outras peças, levei aproximadamente 6 meses para receber o motor e o custo dele incluso com o imposto, ficou bem em conta. Além do motor comprei 10 velas, o custo final ficou em 635,00 no inicio de 2014.

    Durante a construção do modelo, selei o motor  e optei por deixar amaciar mais no final da montagem, quando isso ocorreu, o motor simplesmente me deixou na mão.. 5seg. de funcionamento e abriu 4 fendas gigantes no cilindro do motor. Não preciso destacar que o combustível, vela, hélice eram o que foi aconselhado no manual do motor. Vela não queimou..  motor não superaqueceu.. não deu nem tempo de começar a regular a carburação.. pá-pum.. pegou quebrou.. kkkkkkkkkkk Claro.. entrei em contato com o Mr. Ken Enya que me atendeu prontamente, me enviou um motor novo, que está dentro da normalidade.

    Ainda não consegui tirar tudo do motor.. tenho muita coisa para poder trabalhar no motor.. afinal essa coisa de pipado é assunto novo para mim!!!

    Meu conjunto é  Helice Osni Carbono Tri-pá, 13x4,5, vela Enya 3, combustível comercial 10% nitro + óleo...Pipa (hoje) 19 pol. e giro não consegui marcar porque o único voo que fiz ajustando a pipa o tacômetro falhou... não quis ligar de maneira alguma!!!  Mas ainda falta voar e ajustar muita coisa!!! e tanque mazzarino.


    Thunder Gazer Enya 61 CXL T68qiq

    Thunder Gazer Enya 61 CXL 29yipkz

    Thunder Gazer Enya 61 CXL 2href7k




    O Voo..

    O primeiro voo, larguei o modelo muito rico.. faltou potencia do inicio ao fim.. e o motor super aqueceu.. nesse voo reparei que a asa externa subia um pouco.. dei uma pequena ajustada no trim- tab e melhorou no segundo voo, que também super aqueceu..  no terceiro.. foi a mesma coisa.. super-aqueceu, mas consegui ao menos fazer uns loopings e alguns quadrados.

    No segundo dia de voo,  no primeiro voo, ao ajustar lead-out e descobrir que a tampa da caixa de peso havia aberto e caído todo o peso, reajustei tudo e parecia estar tudo melhor..  infelizmente ao entrar no dorso.. o motor parou.. não ralou nada.. (já fiz meu agradecimento ao papai do céu)kkkk,  e no ultimo voo.. aqueceu novamente..

    Depois de trocar umas informações com o pessoal daqui, aumentei a pipa para 19 pol, e troquei o combustível para sem mistura  caretão e comercial.. estou usando apenas 10/18 e completo de óleo de rícino o galão..

    O rendimento do motor melhorou absurdamente  e quando dei a partida dele aqui em casa, o RPM ficou na casa dos 9300... consumiu um tanque inteiro e fui para o seção de voo...

    Antes disso, abri a carenagem do motor para garantir o resfriamento dele..

    Chegando no campo.. tempo pré chuva.. ventão de rajada, mesmo assim resolvi voar..

    Realmente o motor melhorou.. ainda falta giro.. não pude marcar pois o maldito do tacômetro não quis ligar.. no ventão (e Poe ventão nisso) percebi o quanto o modelo é firme e manobra bem.. Ainda não cheguei na Gama completa, mas o que pude fazer com o ventão  me deixou muito satisfeito.. os cantos são incríveis, parece que gira no eixo.. o que dá uma confiança para manobrar mais baixo..

    Agora é testar e testar para buscar o máximo de rendimento do motor..

    O modelo  vou dizer que está com 1700gr, está na verdade com 1643gr, mas ainda vou fazer uns detalhes em vinil o que vai elevar o peso um pouquinho!!!

    Segue algumas fotos..


    Thunder Gazer Enya 61 CXL 2d963ro

    Thunder Gazer Enya 61 CXL 3004ev9

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Szbegz
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  TAPXURE Dom Fev 22 2015, 16:48

    Parabéns Nando e obrigado pelas fotos além dos detalhes das dificuldades e soluções!

    Com certeza vai resolver tudo rapidinho e deixar seu TG "afinado"!!!

    Abraços!

    cheers
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Fev 22 2015, 17:12

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    Mengão???????
    Meu SV-11 é conhecido como Camaro Amarelo!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Pelo que vi destes motores......... São Bons!!!!! Mas tem que ser amaciados.......
    Gostei bastante do motor do Jorge Azevedo!!!!! Sempre dou uma olhadinha no vídeo!!!!!

    Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers


    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Nandoflb Dom Fev 22 2015, 17:53

    kkkkkkkk mengão o Cacildis!!!!! kkkkkkkkkkkkk

    Olha Sergio.. tenho muito que melhorar no motor.. mas acho que estou no caminho..

    Realmente acho que o Jorge é o cara que melhor entende deste motor aqui.!!!!

    Sem falar das construções dele...

    Grande abraço!!

    Nando
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Morcegão Dom Fev 22 2015, 18:25

    Basketball bounce cheers Twisted Evil Very Happy
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Marcus36X Dom Fev 22 2015, 21:21

    O kit do gazer não é para os fracos de coração.
    Modelos de competição tem que ser montados com precisão e tem que ficar leve....
    Isso por si só ja é complicado...
    O Nando fez um bom trabalho...
    A pipa tenho usado com 20.5" e funciona super bem...
    Faz canto magico mesmo....kkkk

    Shazhan!!!
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Nandoflb Seg Fev 23 2015, 09:06

    Valeu Marcão..

    ambos sabemos que não dá para comparar o trabalho que eu fiz com chinakote, com o teu, SLC, Silk, Carbon veil e pintura.. teu acabamento é maravilhoso e sabemos que isso influencia muito no peso. Tá na cara que não me preocupei com o acabamento, hoje até sinto vergonha disso.. mas bola pra frente..

    Realmente o avião não é para novatos.. precisa ter experiencia em contrução para conseguir montar ele certinho.

    Claro que se eu fosse montar outro hoje, faria com o sistema de asa desmontável igual ao que o Osni faz, com os parafusos inclinados e não pela parede do tanque..

    Eu também estou com problema no leme.. fiz um metodo de fixação próprio, e que não está legal!!! vou precisar alterar..

    Grande abraço

    Nando
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 23 2015, 16:57

    Nando, o avião ficou lindo
    Fico ansioso para ve-lo voando
    parabéns !
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Fev 23 2015, 19:37

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Cara!!!!! Teu Mengão está super leve!!!! Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball
    O negocio é voar, voar......... com Byron 10/16 e completar com Klotz para ficar com 20% de oleo..... Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised
    O motor vai soltando aos poucos!!!!!

    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

    Conteúdo patrocinado


    Thunder Gazer Enya 61 CXL Empty Re: Thunder Gazer Enya 61 CXL

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 18:42