Prezados amigos, finalmente terminei meu modelo Thunder Gazer e vou passar algumas observações.
O Kit...
Bem, quem espera que o kit seja fácil de construir, com instruções e que venha tudo.. está enganado!!! O hardware “deluxe” que vem no kit, é composto dos horns, Balancim, lead-out alguns arames e um tubo de carbono para o Push Road do Flap-profundor.. e claro.. um punhado de cavilhas que se usa em construção moveleira que vc precisa descobrir o uso delas!!! O Kit já vem formato para construir o modelo desmontável, porém não vem nenhum parafuso sequer para ajuda-lo na obra. Acabei informando ao Eric Rule sobre isso, afinal colocar 14 parafusos 4/40 com Blind nut não iria aumentar de forma significativa o custo do modelo, e para quem mora no Brasil, ter acesso a ao fito material se torna dispendioso. Eu optei por usar todos os parafusos M3, com blind nuts chineses... são maiores.. sim.. mas com 3 dolares comprei uma porrada deles.. Outro detalhe que é explicito na planta e não acompanha no kit é a fibra de carbono para reforço de longarinas de asa e montagem do estabilizador.
Fora a parte incompleta, a madeira do kit é muito boa, realmente muito boa mesmo.. muito bem cortada, encaixes bem feitos e muito leve. Claro, que como em qualquer kit, recebi madeiras abauladas, com “marcas” de transporte é claro, com peças faltando.. Faltou a tampa do motor, reforço da emenda da fuselagem e o revestimento de um trem de pouso.
O que mais me deixou perplexo no kit foi o corte da longarina da asa, que pede para ser montada em “sanduiche” com fibra de carbono no meio, uma coisa é certa.. com certeza o camarada que cortou o kit nunca montou um, pois se tivesse montado veria que é praticamente impossível colar de forma alinhada as duas varetas de 3/32x3/16 com fibra no meio, Mas... faz parte!!!
Antes de iniciar a montagem do kit.. é necessário verificar a distancia do motor e fazer os devidos ajustes nas cavernas, caso contrario vai quebrar a cara logo ali no inicio.
Na minha asa, recebi com os furos de alinhamento do Jig cortados fora de alinhamento, o que foi informado ao Eric Rule, que prontamente me atendeu, assim como o fornecedor local, a trocar as mesmas.. acabei optando por trabalhar um pouco mais na asa e tirar o formato sem vareta no bordo ataque e trabalhei as nervuras para receber o mesmo. Trabalhão.. mas acho que valeu a pena!!!Consegui contruir um conjunto rígido e leve!!!
Falta muita informação no kit.. aconselho a quem comprar trocar ideias com o pessoal que já construiu.. na minha opinião, o sistema de fixação da asa pode ser alterada para evitar a retirada do tanque toda a vez que desmontar o modelo.
No restante a construção é técnica, requer alinhamento preciso e queimar uns neurônios para fazer algumas peças!!!
O Motor..
Comprei o Enya 61 CXLRS PRO direto da Enya, com algumas outras peças, levei aproximadamente 6 meses para receber o motor e o custo dele incluso com o imposto, ficou bem em conta. Além do motor comprei 10 velas, o custo final ficou em 635,00 no inicio de 2014.
Durante a construção do modelo, selei o motor e optei por deixar amaciar mais no final da montagem, quando isso ocorreu, o motor simplesmente me deixou na mão.. 5seg. de funcionamento e abriu 4 fendas gigantes no cilindro do motor. Não preciso destacar que o combustível, vela, hélice eram o que foi aconselhado no manual do motor. Vela não queimou.. motor não superaqueceu.. não deu nem tempo de começar a regular a carburação.. pá-pum.. pegou quebrou.. kkkkkkkkkkk Claro.. entrei em contato com o Mr. Ken Enya que me atendeu prontamente, me enviou um motor novo, que está dentro da normalidade.
Ainda não consegui tirar tudo do motor.. tenho muita coisa para poder trabalhar no motor.. afinal essa coisa de pipado é assunto novo para mim!!!
Meu conjunto é Helice Osni Carbono Tri-pá, 13x4,5, vela Enya 3, combustível comercial 10% nitro + óleo...Pipa (hoje) 19 pol. e giro não consegui marcar porque o único voo que fiz ajustando a pipa o tacômetro falhou... não quis ligar de maneira alguma!!! Mas ainda falta voar e ajustar muita coisa!!! e tanque mazzarino.
O Voo..
O primeiro voo, larguei o modelo muito rico.. faltou potencia do inicio ao fim.. e o motor super aqueceu.. nesse voo reparei que a asa externa subia um pouco.. dei uma pequena ajustada no trim- tab e melhorou no segundo voo, que também super aqueceu.. no terceiro.. foi a mesma coisa.. super-aqueceu, mas consegui ao menos fazer uns loopings e alguns quadrados.
No segundo dia de voo, no primeiro voo, ao ajustar lead-out e descobrir que a tampa da caixa de peso havia aberto e caído todo o peso, reajustei tudo e parecia estar tudo melhor.. infelizmente ao entrar no dorso.. o motor parou.. não ralou nada.. (já fiz meu agradecimento ao papai do céu)kkkk, e no ultimo voo.. aqueceu novamente..
Depois de trocar umas informações com o pessoal daqui, aumentei a pipa para 19 pol, e troquei o combustível para sem mistura caretão e comercial.. estou usando apenas 10/18 e completo de óleo de rícino o galão..
O rendimento do motor melhorou absurdamente e quando dei a partida dele aqui em casa, o RPM ficou na casa dos 9300... consumiu um tanque inteiro e fui para o seção de voo...
Antes disso, abri a carenagem do motor para garantir o resfriamento dele..
Chegando no campo.. tempo pré chuva.. ventão de rajada, mesmo assim resolvi voar..
Realmente o motor melhorou.. ainda falta giro.. não pude marcar pois o maldito do tacômetro não quis ligar.. no ventão (e Poe ventão nisso) percebi o quanto o modelo é firme e manobra bem.. Ainda não cheguei na Gama completa, mas o que pude fazer com o ventão me deixou muito satisfeito.. os cantos são incríveis, parece que gira no eixo.. o que dá uma confiança para manobrar mais baixo..
Agora é testar e testar para buscar o máximo de rendimento do motor..
O modelo vou dizer que está com 1700gr, está na verdade com 1643gr, mas ainda vou fazer uns detalhes em vinil o que vai elevar o peso um pouquinho!!!
Segue algumas fotos..
O Kit...
Bem, quem espera que o kit seja fácil de construir, com instruções e que venha tudo.. está enganado!!! O hardware “deluxe” que vem no kit, é composto dos horns, Balancim, lead-out alguns arames e um tubo de carbono para o Push Road do Flap-profundor.. e claro.. um punhado de cavilhas que se usa em construção moveleira que vc precisa descobrir o uso delas!!! O Kit já vem formato para construir o modelo desmontável, porém não vem nenhum parafuso sequer para ajuda-lo na obra. Acabei informando ao Eric Rule sobre isso, afinal colocar 14 parafusos 4/40 com Blind nut não iria aumentar de forma significativa o custo do modelo, e para quem mora no Brasil, ter acesso a ao fito material se torna dispendioso. Eu optei por usar todos os parafusos M3, com blind nuts chineses... são maiores.. sim.. mas com 3 dolares comprei uma porrada deles.. Outro detalhe que é explicito na planta e não acompanha no kit é a fibra de carbono para reforço de longarinas de asa e montagem do estabilizador.
Fora a parte incompleta, a madeira do kit é muito boa, realmente muito boa mesmo.. muito bem cortada, encaixes bem feitos e muito leve. Claro, que como em qualquer kit, recebi madeiras abauladas, com “marcas” de transporte é claro, com peças faltando.. Faltou a tampa do motor, reforço da emenda da fuselagem e o revestimento de um trem de pouso.
O que mais me deixou perplexo no kit foi o corte da longarina da asa, que pede para ser montada em “sanduiche” com fibra de carbono no meio, uma coisa é certa.. com certeza o camarada que cortou o kit nunca montou um, pois se tivesse montado veria que é praticamente impossível colar de forma alinhada as duas varetas de 3/32x3/16 com fibra no meio, Mas... faz parte!!!
Antes de iniciar a montagem do kit.. é necessário verificar a distancia do motor e fazer os devidos ajustes nas cavernas, caso contrario vai quebrar a cara logo ali no inicio.
Na minha asa, recebi com os furos de alinhamento do Jig cortados fora de alinhamento, o que foi informado ao Eric Rule, que prontamente me atendeu, assim como o fornecedor local, a trocar as mesmas.. acabei optando por trabalhar um pouco mais na asa e tirar o formato sem vareta no bordo ataque e trabalhei as nervuras para receber o mesmo. Trabalhão.. mas acho que valeu a pena!!!Consegui contruir um conjunto rígido e leve!!!
Falta muita informação no kit.. aconselho a quem comprar trocar ideias com o pessoal que já construiu.. na minha opinião, o sistema de fixação da asa pode ser alterada para evitar a retirada do tanque toda a vez que desmontar o modelo.
No restante a construção é técnica, requer alinhamento preciso e queimar uns neurônios para fazer algumas peças!!!
O Motor..
Comprei o Enya 61 CXLRS PRO direto da Enya, com algumas outras peças, levei aproximadamente 6 meses para receber o motor e o custo dele incluso com o imposto, ficou bem em conta. Além do motor comprei 10 velas, o custo final ficou em 635,00 no inicio de 2014.
Durante a construção do modelo, selei o motor e optei por deixar amaciar mais no final da montagem, quando isso ocorreu, o motor simplesmente me deixou na mão.. 5seg. de funcionamento e abriu 4 fendas gigantes no cilindro do motor. Não preciso destacar que o combustível, vela, hélice eram o que foi aconselhado no manual do motor. Vela não queimou.. motor não superaqueceu.. não deu nem tempo de começar a regular a carburação.. pá-pum.. pegou quebrou.. kkkkkkkkkkk Claro.. entrei em contato com o Mr. Ken Enya que me atendeu prontamente, me enviou um motor novo, que está dentro da normalidade.
Ainda não consegui tirar tudo do motor.. tenho muita coisa para poder trabalhar no motor.. afinal essa coisa de pipado é assunto novo para mim!!!
Meu conjunto é Helice Osni Carbono Tri-pá, 13x4,5, vela Enya 3, combustível comercial 10% nitro + óleo...Pipa (hoje) 19 pol. e giro não consegui marcar porque o único voo que fiz ajustando a pipa o tacômetro falhou... não quis ligar de maneira alguma!!! Mas ainda falta voar e ajustar muita coisa!!! e tanque mazzarino.
O Voo..
O primeiro voo, larguei o modelo muito rico.. faltou potencia do inicio ao fim.. e o motor super aqueceu.. nesse voo reparei que a asa externa subia um pouco.. dei uma pequena ajustada no trim- tab e melhorou no segundo voo, que também super aqueceu.. no terceiro.. foi a mesma coisa.. super-aqueceu, mas consegui ao menos fazer uns loopings e alguns quadrados.
No segundo dia de voo, no primeiro voo, ao ajustar lead-out e descobrir que a tampa da caixa de peso havia aberto e caído todo o peso, reajustei tudo e parecia estar tudo melhor.. infelizmente ao entrar no dorso.. o motor parou.. não ralou nada.. (já fiz meu agradecimento ao papai do céu)kkkk, e no ultimo voo.. aqueceu novamente..
Depois de trocar umas informações com o pessoal daqui, aumentei a pipa para 19 pol, e troquei o combustível para sem mistura caretão e comercial.. estou usando apenas 10/18 e completo de óleo de rícino o galão..
O rendimento do motor melhorou absurdamente e quando dei a partida dele aqui em casa, o RPM ficou na casa dos 9300... consumiu um tanque inteiro e fui para o seção de voo...
Antes disso, abri a carenagem do motor para garantir o resfriamento dele..
Chegando no campo.. tempo pré chuva.. ventão de rajada, mesmo assim resolvi voar..
Realmente o motor melhorou.. ainda falta giro.. não pude marcar pois o maldito do tacômetro não quis ligar.. no ventão (e Poe ventão nisso) percebi o quanto o modelo é firme e manobra bem.. Ainda não cheguei na Gama completa, mas o que pude fazer com o ventão me deixou muito satisfeito.. os cantos são incríveis, parece que gira no eixo.. o que dá uma confiança para manobrar mais baixo..
Agora é testar e testar para buscar o máximo de rendimento do motor..
O modelo vou dizer que está com 1700gr, está na verdade com 1643gr, mas ainda vou fazer uns detalhes em vinil o que vai elevar o peso um pouquinho!!!
Segue algumas fotos..