VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+14
Eduardo Mancini
Paulo Cavaco
Mario Zuffo BRA-00076
GECANA
Marcus36X
Marcelo Brito
CREMON
Leo-ST
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
betocastrucci
Morcegão
Manicaca
TAPXURE
18 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  betocastrucci Qua Set 30 2015, 01:07

    O legal desse escape dos Super Tigre é que podem ser inclinados em qualquer posição. Isso é uma safa onça em alguns modelos.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Out 04 2015, 21:11

    Recém lançado !! affraid affraid affraid
    1934 Shocked Shocked Shocked

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Seg Out 05 2015, 10:12

    SHOW MANI!!!! cheers cheers cheers cheers cheers

    bounce bounce bounce bounce bounce bounce

    lol! lol! lol! lol!

    Meu falecido pai tinha 8 anos nesta data!!!

    farao
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Seg Out 05 2015, 15:47

    Pô Taps, o cara sacaneou com a gente
    Não tem nenhum email pra contato !!!!!! affraid affraid affraid affraid affraid
    KKKKKKKKK
    lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
    Eita lasquera !!!! afro
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Ter Out 06 2015, 00:03

    Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

    No finalzinho do filme aparece o celular do cara, uai!!!!

    lol! lol! lol!
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Out 22 2015, 20:46

    Veteranos Comandantes e Copilotos

    Aqui vão algumas fotos de um motor quase que desconhecido aqui no Brasil o Motonuc Millenim 61 ABC fabricado pela Motonuc em Taxiam , eu a questão de uns quatro anos atras eu tinha ouvido falar neste motor , ai fui atrás consegui um artigo muito safado más na Revista Model Airplane News de 2010 saiu uma matéria muito interessante sobre este motor, e versava sobre o seu desenvolvimento com o aproveitamento total da potencia de um motor, ou seja um motor potente que você não precisa fazer nada , para melhorar seu desempenho tenho dois um em uso e outro guardado .
    Internamente é um Webra Speed 61 Long Strok com cinco janelas ou portas como falam alguns autores , rolamentos da mais alta tecnologia para um excelente desempenho o que estou usando esta em um Four Star 60 da SIG , e sobra motor usando uma Helice APC 13 X 6 .
    Sua Visão na parte externa é um OS SF 61 Long Strok um dos motores mais imponte da OS .

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 DSC00138_zps2spgutbo

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 DSC00140_zpscu6fbpdk


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 DSC00139_zpskglma5at


    Assim que eu desmontar o motor trago novas fotos

    100 + Excelente Voos e Magnificos Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Out 23 2015, 20:14

    Linda máquina sim Zuffo, muito bonito mesmo
    Parece muito com o OS 61 SF
    Realmente uma peça bonita e bem acabada
    O carburador lembra um pouco os dos Thunder Tiger
    Deve ser um motor muito bom
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sáb Out 24 2015, 08:14

    Grande Tenente Aviador Mani


    A quem diga que a Motonuc faz muitas peças para a Thunder Tiger e outros motores e este carburador é o mesmo da TTR 61 , e eu já vi o Motonuc 46 ABC também tem o mesmo carburador do TTR 46 ; porem a parte interna é totalmente diferente nos dois motores é uma copia descarada dos Webras . Más o Motonuc tem bem mais potencia e torque que os TTR e brutal a diferença .

    100 + Bons Voos e Com Magnificos Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Seg Nov 09 2015, 20:02

    A alguns dias atrás, o Carlos Allen postou um anúncio muito raro do Motor Aerobras AB-20 no grupo de Zap Zap nacional "Voo Circular"
    Nunca havia visto anúncio deste motor até agora
    Segue então em anexo cópia deste raro anúncio, que provavelmente foi publicado em um catalogo da Casa Aerobras dessa época
    O AB 20 foi muito malhado pelo pessoal em geral, dizendo que era bom pra nautimodelismo pq daria um bom "peso" pra ancora e por aí ia No No No
    Na realidade vi dois motores desse rodando e constatei que apesar de serem manhosos pra dar partida, depois que pegava virava o bicho !!! affraid affraid affraid
    Muita potência mesmo, um deles tracionava um Tupynike Jr com sobra!
    Se tivesse que sugerir ou fazer modificação em um desses motores eu faria um redutor de venturi com o tubo de nylon ou alumínio, ou até mesmo um novo venturi com o venturi menor, pq o original é bem aberto, mesmo caso do Sassi 35. Provavelmente pq os fabricantes na época buscavam dar da aos nacionais potência equivalente aos dos importados, e esse era um "veneno" barato para o fabricante
    Meus agradecimentos ao Carlos Allen pela gentileza do compartilhamento. O Allen tem com certeza o maior acervo de material impresso sobre o modelismo nacional de que tenho conhecimento no Brasil ou mesmo internacionalmente cheers


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 9i7d5x


    Anúncio: Acervo pessoal Carlos Allen - Allen modelismo

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Seg Nov 09 2015, 20:26

    Mani, quando vi esta postagem saí correndo para ver meus guardados.
    Tenho esta propaganda (original) que veio junto a um motor que comprei, só não lembro qual foi.
    O Allen me falou que tem muita coisa mesmo, entre fotos e propagandas. Very Happy Very Happy Very Happy
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Seg Nov 09 2015, 21:25

    Consegui comprar um destes em Portugal! É zero-bala e o vendedor não
    sabia qual a procedência do motor! Paguei uns US$40,00 se não me engano!

    cyclops cyclops cyclops cyclops
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  betocastrucci Seg Nov 09 2015, 22:16

    Esta propaganda do AB 20 vinha no catálogo da AeroBrás na época, e apesar de ser mais novo, eu me lembro. Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Nov 10 2015, 21:26

    Beleza Beto, eu também não lembro "dessa época" KKKK lol! lol! lol!
    Sou "quase" um garotão !!! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

    Quem gosta de Super Tigre e também de acrobacia geralmente comenta da diferença de peso existente entre os 60 da marca, no caso o ST 60 ("V") e o ST G 60, o parrudão

    Um antigo catálogo da Aviomodelli (anos 60) declara o peso o ST 60 como 400 gramas e o G 60, pelo menos no manual e em suas primeiras versões (G60) com 450 gramas.
    Há diferença de peso claro, mas eu pessoalmente acreditava que fosse maior
    Obviamente o G 60 evoluiu em várias versões chegando a quase dobrar a potência nas versões finais (de 1,10 Hp para uns 1,80 Hp´s)
    Também é possível que justamente estas versões finais possam ter trazido junto ao aumento de potência uma anabolizada no peso do G 60
    Interessante também notar que a página mostra as três versões do V 60 (bloco pequeno), os 51, 56 e 60
    Já os G 60, evoluiram em versões 60, 65 e 71 em várias configurações como marítimos, Speed vcc, admissão traseira e por ai ia ...


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Osrgnc





    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qua Nov 11 2015, 18:13

    Beleza, de fato hoje dei uma vasculhada nas versões mais novas do ST G 60 e realmente, as versões finais ganharam peso (e tb potência) sim ...
    Da versão iniciais com peso declarado de 450 gramas o último (e mais potente) G 60 com admissão Perry (PDP) produzido em 1977 teve peso aferido de 16,7 onças ou 501 gramas por teste na revista MAN edição de janeiro de 1977, assim mesmo como teve o peso declarado de 500 gramas por catálogo alemão (Robbe), geralmente muito preciso no que diz respeito a informaçõoes
    Pesos declarados sem descarga...
    Então entre o V 60 com 400 gramas e o G 60 Perry (PDP) com 500 gramas temos uma boa diferença de 25 % em peso entre os dois ... Shocked Shocked Shocked Shocked

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 28clkw1
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Qua Nov 11 2015, 18:42

    Eu tenho!!! Eu tenho!!!
    Ganhei do GG. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qua Nov 11 2015, 20:48

    Tem um ótimo motor Bats, um dos melhores 60 da época Basketball
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Dez 25 2015, 19:31

    Essa época era pródiga em excelentes motores tais como Enya 60 III, K&B 61, OS 60 FGP (Black Head), Webra 60, ST 60 ...
    A concorrência era grande e os motores de grande qualidade
    Tempos excitantes do modelismo em minha opinião !!

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 2j495rt

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 166mba

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 2lwagyc

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 R0nwgz

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 2iqd9ap








    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Sex Dez 25 2015, 23:23

    Show de motores Mani! Todos eles fizeram sucesso nas décadas
    de 60 à 80!!!

    lol! lol! lol!
    Gerson_Fett
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 91
    Idade : 44
    Comentários : Espero poder voltar ao VCC/Modelismo

    Data de inscrição : 31/10/2015

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Webra

    Mensagem  Gerson_Fett Sex Dez 25 2015, 23:43

    Confesso que era um dos motores que que mais sonhava ter!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Dez 26 2015, 09:23

    Essas eram as "máquinas" da época
    Logo depois foram surgindo as versões Schnuerle com potência bem maior
    OS FSR, ST X-60/61, Webra Speed 61, Rossi 60, Enya 60 X e por aí afora Smile Smile Smile
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Eduardo Mancini Dom Dez 27 2015, 16:50

    Eu tenho "tara"pelos motores alemães/austríacos :Webra, HP e HB e pelos italianos : Rossi, Cipolla,OPS... Tenho um ST X61 para F3A R/C (década de 90). Dos alemães, tenho apenas um .60 Webra Silver Line ,e desejo um speed .60-.90...

    As ofertas no Ebay e até no ML aparecem,mas os tempos estão bicudos!! Eu nem olho mais, para não doer!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 29 2015, 20:15

    Eduardo Mancini escreveu:Eu tenho "tara"pelos motores alemães/austríacos :Webra, HP e HB e pelos italianos : Rossi, Cipolla,OPS... Tenho um ST X61 para F3A R/C (década de 90). Dos alemães, tenho apenas um .60 Webra Silver Line ,e desejo um speed .60-.90...

    As ofertas no Ebay e até no ML aparecem,mas os tempos estão bicudos!!  Eu nem olho mais, para não doer!!

    hehehehe, dá então nesses Alemães e Austríacos Edú !!!! hehehee

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 K06cgl

    Mata o véio !!!!! affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid
    lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

    Não tenho culpa galera, os caras que bolaram o anúncio !!!! flower flower flower flower flower afro afro afro afro afro afro lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! bounce bounce Basketball bounce bounce Basketball Basketball Basketball Basketball bounce bounce
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Ter Dez 29 2015, 20:17

    Errrr, do que estamos falando mesmo? Ah, sim. Cade o motor mesmo? What a Face What a Face What a Face
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 29 2015, 20:35

    No início dos 80´s, a afamada casa italiana Super Tigre resolveu dar um patrocínio pra um cabra que manjava mais ou menos da arte, um "Tal" Hanno Prettner !!!! cheers cheers cheers cheers cheers
    Ele passou o rodo em tudo, e nos inícios dos 90´s "fugiu" pros vales japonêses assinando com a Ogawa Shigeo Seiki, mais conhecida como "OS"
    Nesse período o Hanno assinava uma versão do OS 61 RF que levando seu nome, era "programado" pra rodar mais baixo (9 a 11 K) visando redução no nível sonoro vigente naqueles tempos

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 1zlf1mo

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 9qxut3


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 29 2015, 20:42

    Sempre que podia, Hanno agendava pra voar junto a um grande amigo, imagino que vcs conheçam esse rapaz Very Happy

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 4io2zm

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Iwsrjb







    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 12 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01 2024, 20:27