+14
Eduardo Mancini
Paulo Cavaco
Mario Zuffo BRA-00076
GECANA
Marcus36X
Marcelo Brito
CREMON
Leo-ST
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
betocastrucci
Morcegão
Manicaca
TAPXURE
18 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº276
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O legal desse escape dos Super Tigre é que podem ser inclinados em qualquer posição. Isso é uma safa onça em alguns modelos.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº277
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Recém lançado !!
1934
1934
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº278
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
SHOW MANI!!!!
Meu falecido pai tinha 8 anos nesta data!!!
Meu falecido pai tinha 8 anos nesta data!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº279
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pô Taps, o cara sacaneou com a gente
Não tem nenhum email pra contato !!!!!!
KKKKKKKKK
Eita lasquera !!!!
Não tem nenhum email pra contato !!!!!!
KKKKKKKKK
Eita lasquera !!!!
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº280
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
No finalzinho do filme aparece o celular do cara, uai!!!!
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
- Número de Mensagens : 419
Idade : 78
Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº281
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Veteranos Comandantes e Copilotos
Aqui vão algumas fotos de um motor quase que desconhecido aqui no Brasil o Motonuc Millenim 61 ABC fabricado pela Motonuc em Taxiam , eu a questão de uns quatro anos atras eu tinha ouvido falar neste motor , ai fui atrás consegui um artigo muito safado más na Revista Model Airplane News de 2010 saiu uma matéria muito interessante sobre este motor, e versava sobre o seu desenvolvimento com o aproveitamento total da potencia de um motor, ou seja um motor potente que você não precisa fazer nada , para melhorar seu desempenho tenho dois um em uso e outro guardado .
Internamente é um Webra Speed 61 Long Strok com cinco janelas ou portas como falam alguns autores , rolamentos da mais alta tecnologia para um excelente desempenho o que estou usando esta em um Four Star 60 da SIG , e sobra motor usando uma Helice APC 13 X 6 .
Sua Visão na parte externa é um OS SF 61 Long Strok um dos motores mais imponte da OS .
Assim que eu desmontar o motor trago novas fotos
100 + Excelente Voos e Magnificos Pousos
Mario Zuffo BRA-00076
Aqui vão algumas fotos de um motor quase que desconhecido aqui no Brasil o Motonuc Millenim 61 ABC fabricado pela Motonuc em Taxiam , eu a questão de uns quatro anos atras eu tinha ouvido falar neste motor , ai fui atrás consegui um artigo muito safado más na Revista Model Airplane News de 2010 saiu uma matéria muito interessante sobre este motor, e versava sobre o seu desenvolvimento com o aproveitamento total da potencia de um motor, ou seja um motor potente que você não precisa fazer nada , para melhorar seu desempenho tenho dois um em uso e outro guardado .
Internamente é um Webra Speed 61 Long Strok com cinco janelas ou portas como falam alguns autores , rolamentos da mais alta tecnologia para um excelente desempenho o que estou usando esta em um Four Star 60 da SIG , e sobra motor usando uma Helice APC 13 X 6 .
Sua Visão na parte externa é um OS SF 61 Long Strok um dos motores mais imponte da OS .
Assim que eu desmontar o motor trago novas fotos
100 + Excelente Voos e Magnificos Pousos
Mario Zuffo BRA-00076
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº282
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Linda máquina sim Zuffo, muito bonito mesmo
Parece muito com o OS 61 SF
Realmente uma peça bonita e bem acabada
O carburador lembra um pouco os dos Thunder Tiger
Deve ser um motor muito bom
Parece muito com o OS 61 SF
Realmente uma peça bonita e bem acabada
O carburador lembra um pouco os dos Thunder Tiger
Deve ser um motor muito bom
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
- Número de Mensagens : 419
Idade : 78
Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº283
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Grande Tenente Aviador Mani
A quem diga que a Motonuc faz muitas peças para a Thunder Tiger e outros motores e este carburador é o mesmo da TTR 61 , e eu já vi o Motonuc 46 ABC também tem o mesmo carburador do TTR 46 ; porem a parte interna é totalmente diferente nos dois motores é uma copia descarada dos Webras . Más o Motonuc tem bem mais potencia e torque que os TTR e brutal a diferença .
100 + Bons Voos e Com Magnificos Pousos
Mario Zuffo BRA-00076
A quem diga que a Motonuc faz muitas peças para a Thunder Tiger e outros motores e este carburador é o mesmo da TTR 61 , e eu já vi o Motonuc 46 ABC também tem o mesmo carburador do TTR 46 ; porem a parte interna é totalmente diferente nos dois motores é uma copia descarada dos Webras . Más o Motonuc tem bem mais potencia e torque que os TTR e brutal a diferença .
100 + Bons Voos e Com Magnificos Pousos
Mario Zuffo BRA-00076
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº284
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
A alguns dias atrás, o Carlos Allen postou um anúncio muito raro do Motor Aerobras AB-20 no grupo de Zap Zap nacional "Voo Circular"
Nunca havia visto anúncio deste motor até agora
Segue então em anexo cópia deste raro anúncio, que provavelmente foi publicado em um catalogo da Casa Aerobras dessa época
O AB 20 foi muito malhado pelo pessoal em geral, dizendo que era bom pra nautimodelismo pq daria um bom "peso" pra ancora e por aí ia
Na realidade vi dois motores desse rodando e constatei que apesar de serem manhosos pra dar partida, depois que pegava virava o bicho !!!
Muita potência mesmo, um deles tracionava um Tupynike Jr com sobra!
Se tivesse que sugerir ou fazer modificação em um desses motores eu faria um redutor de venturi com o tubo de nylon ou alumínio, ou até mesmo um novo venturi com o venturi menor, pq o original é bem aberto, mesmo caso do Sassi 35. Provavelmente pq os fabricantes na época buscavam dar da aos nacionais potência equivalente aos dos importados, e esse era um "veneno" barato para o fabricante
Meus agradecimentos ao Carlos Allen pela gentileza do compartilhamento. O Allen tem com certeza o maior acervo de material impresso sobre o modelismo nacional de que tenho conhecimento no Brasil ou mesmo internacionalmente
Anúncio: Acervo pessoal Carlos Allen - Allen modelismo
Nunca havia visto anúncio deste motor até agora
Segue então em anexo cópia deste raro anúncio, que provavelmente foi publicado em um catalogo da Casa Aerobras dessa época
O AB 20 foi muito malhado pelo pessoal em geral, dizendo que era bom pra nautimodelismo pq daria um bom "peso" pra ancora e por aí ia
Na realidade vi dois motores desse rodando e constatei que apesar de serem manhosos pra dar partida, depois que pegava virava o bicho !!!
Muita potência mesmo, um deles tracionava um Tupynike Jr com sobra!
Se tivesse que sugerir ou fazer modificação em um desses motores eu faria um redutor de venturi com o tubo de nylon ou alumínio, ou até mesmo um novo venturi com o venturi menor, pq o original é bem aberto, mesmo caso do Sassi 35. Provavelmente pq os fabricantes na época buscavam dar da aos nacionais potência equivalente aos dos importados, e esse era um "veneno" barato para o fabricante
Meus agradecimentos ao Carlos Allen pela gentileza do compartilhamento. O Allen tem com certeza o maior acervo de material impresso sobre o modelismo nacional de que tenho conhecimento no Brasil ou mesmo internacionalmente
Anúncio: Acervo pessoal Carlos Allen - Allen modelismo
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº285
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Mani, quando vi esta postagem saí correndo para ver meus guardados.
Tenho esta propaganda (original) que veio junto a um motor que comprei, só não lembro qual foi.
O Allen me falou que tem muita coisa mesmo, entre fotos e propagandas.
Tenho esta propaganda (original) que veio junto a um motor que comprei, só não lembro qual foi.
O Allen me falou que tem muita coisa mesmo, entre fotos e propagandas.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº286
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Consegui comprar um destes em Portugal! É zero-bala e o vendedor não
sabia qual a procedência do motor! Paguei uns US$40,00 se não me engano!
sabia qual a procedência do motor! Paguei uns US$40,00 se não me engano!
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº287
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Esta propaganda do AB 20 vinha no catálogo da AeroBrás na época, e apesar de ser mais novo, eu me lembro.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº288
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Beto, eu também não lembro "dessa época" KKKK
Sou "quase" um garotão !!!
Quem gosta de Super Tigre e também de acrobacia geralmente comenta da diferença de peso existente entre os 60 da marca, no caso o ST 60 ("V") e o ST G 60, o parrudão
Um antigo catálogo da Aviomodelli (anos 60) declara o peso o ST 60 como 400 gramas e o G 60, pelo menos no manual e em suas primeiras versões (G60) com 450 gramas.
Há diferença de peso claro, mas eu pessoalmente acreditava que fosse maior
Obviamente o G 60 evoluiu em várias versões chegando a quase dobrar a potência nas versões finais (de 1,10 Hp para uns 1,80 Hp´s)
Também é possível que justamente estas versões finais possam ter trazido junto ao aumento de potência uma anabolizada no peso do G 60
Interessante também notar que a página mostra as três versões do V 60 (bloco pequeno), os 51, 56 e 60
Já os G 60, evoluiram em versões 60, 65 e 71 em várias configurações como marítimos, Speed vcc, admissão traseira e por ai ia ...
Sou "quase" um garotão !!!
Quem gosta de Super Tigre e também de acrobacia geralmente comenta da diferença de peso existente entre os 60 da marca, no caso o ST 60 ("V") e o ST G 60, o parrudão
Um antigo catálogo da Aviomodelli (anos 60) declara o peso o ST 60 como 400 gramas e o G 60, pelo menos no manual e em suas primeiras versões (G60) com 450 gramas.
Há diferença de peso claro, mas eu pessoalmente acreditava que fosse maior
Obviamente o G 60 evoluiu em várias versões chegando a quase dobrar a potência nas versões finais (de 1,10 Hp para uns 1,80 Hp´s)
Também é possível que justamente estas versões finais possam ter trazido junto ao aumento de potência uma anabolizada no peso do G 60
Interessante também notar que a página mostra as três versões do V 60 (bloco pequeno), os 51, 56 e 60
Já os G 60, evoluiram em versões 60, 65 e 71 em várias configurações como marítimos, Speed vcc, admissão traseira e por ai ia ...
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº289
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza, de fato hoje dei uma vasculhada nas versões mais novas do ST G 60 e realmente, as versões finais ganharam peso (e tb potência) sim ...
Da versão iniciais com peso declarado de 450 gramas o último (e mais potente) G 60 com admissão Perry (PDP) produzido em 1977 teve peso aferido de 16,7 onças ou 501 gramas por teste na revista MAN edição de janeiro de 1977, assim mesmo como teve o peso declarado de 500 gramas por catálogo alemão (Robbe), geralmente muito preciso no que diz respeito a informaçõoes
Pesos declarados sem descarga...
Então entre o V 60 com 400 gramas e o G 60 Perry (PDP) com 500 gramas temos uma boa diferença de 25 % em peso entre os dois ...
Da versão iniciais com peso declarado de 450 gramas o último (e mais potente) G 60 com admissão Perry (PDP) produzido em 1977 teve peso aferido de 16,7 onças ou 501 gramas por teste na revista MAN edição de janeiro de 1977, assim mesmo como teve o peso declarado de 500 gramas por catálogo alemão (Robbe), geralmente muito preciso no que diz respeito a informaçõoes
Pesos declarados sem descarga...
Então entre o V 60 com 400 gramas e o G 60 Perry (PDP) com 500 gramas temos uma boa diferença de 25 % em peso entre os dois ...
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº290
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu tenho!!! Eu tenho!!!
Ganhei do GG.
Ganhei do GG.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº291
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Tem um ótimo motor Bats, um dos melhores 60 da época
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº292
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Essa época era pródiga em excelentes motores tais como Enya 60 III, K&B 61, OS 60 FGP (Black Head), Webra 60, ST 60 ...
A concorrência era grande e os motores de grande qualidade
Tempos excitantes do modelismo em minha opinião !!
A concorrência era grande e os motores de grande qualidade
Tempos excitantes do modelismo em minha opinião !!
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº293
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Show de motores Mani! Todos eles fizeram sucesso nas décadas
de 60 à 80!!!
de 60 à 80!!!
Gerson_Fett- Usuário Master
- Número de Mensagens : 91
Idade : 44
Comentários : Espero poder voltar ao VCC/Modelismo
Data de inscrição : 31/10/2015
- Mensagem nº294
Webra
Confesso que era um dos motores que que mais sonhava ter!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº295
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Essas eram as "máquinas" da época
Logo depois foram surgindo as versões Schnuerle com potência bem maior
OS FSR, ST X-60/61, Webra Speed 61, Rossi 60, Enya 60 X e por aí afora
Logo depois foram surgindo as versões Schnuerle com potência bem maior
OS FSR, ST X-60/61, Webra Speed 61, Rossi 60, Enya 60 X e por aí afora
Eduardo Mancini- Usuário Master
- Número de Mensagens : 329
Idade : 52
Data de inscrição : 21/11/2013
- Mensagem nº296
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu tenho "tara"pelos motores alemães/austríacos :Webra, HP e HB e pelos italianos : Rossi, Cipolla,OPS... Tenho um ST X61 para F3A R/C (década de 90). Dos alemães, tenho apenas um .60 Webra Silver Line ,e desejo um speed .60-.90...
As ofertas no Ebay e até no ML aparecem,mas os tempos estão bicudos!! Eu nem olho mais, para não doer!!
As ofertas no Ebay e até no ML aparecem,mas os tempos estão bicudos!! Eu nem olho mais, para não doer!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº297
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eduardo Mancini escreveu:Eu tenho "tara"pelos motores alemães/austríacos :Webra, HP e HB e pelos italianos : Rossi, Cipolla,OPS... Tenho um ST X61 para F3A R/C (década de 90). Dos alemães, tenho apenas um .60 Webra Silver Line ,e desejo um speed .60-.90...
As ofertas no Ebay e até no ML aparecem,mas os tempos estão bicudos!! Eu nem olho mais, para não doer!!
hehehehe, dá então nesses Alemães e Austríacos Edú !!!! hehehee
Mata o véio !!!!!
Não tenho culpa galera, os caras que bolaram o anúncio !!!!
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº298
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Errrr, do que estamos falando mesmo? Ah, sim. Cade o motor mesmo?
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº299
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
No início dos 80´s, a afamada casa italiana Super Tigre resolveu dar um patrocínio pra um cabra que manjava mais ou menos da arte, um "Tal" Hanno Prettner !!!!
Ele passou o rodo em tudo, e nos inícios dos 90´s "fugiu" pros vales japonêses assinando com a Ogawa Shigeo Seiki, mais conhecida como "OS"
Nesse período o Hanno assinava uma versão do OS 61 RF que levando seu nome, era "programado" pra rodar mais baixo (9 a 11 K) visando redução no nível sonoro vigente naqueles tempos
Ele passou o rodo em tudo, e nos inícios dos 90´s "fugiu" pros vales japonêses assinando com a Ogawa Shigeo Seiki, mais conhecida como "OS"
Nesse período o Hanno assinava uma versão do OS 61 RF que levando seu nome, era "programado" pra rodar mais baixo (9 a 11 K) visando redução no nível sonoro vigente naqueles tempos
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº300
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sempre que podia, Hanno agendava pra voar junto a um grande amigo, imagino que vcs conheçam esse rapaz