VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Beto escala Ter Jan 12 2010, 21:24

    Pessoal,

    Eu estou de posse de um motor Dennymite de 1938, á gasolina, com platinado, vela de cerâmica e que usa bobina de ignição e condensador. Estive pesquisando sobre esta "criança" e descobri o seguinte:

    1/6 Hp
    Hélice 13 1/2 polegadas
    5.500 rpm

    Pode não parecer muita coisa, mas pela idade dele, com certeza será muita coisa. A história dele é que foi achado no lixo de uma pessoa. Pelo que eu sei, era de uma pessoa que faleceu e estavam se desfazendo de algumas coisas dela.

    Por sorte, um conhecido bateu o olho e gostou da peça e pegou (se fosse eu, teria carregado o resto do lixo todo para casa e passado o pente fino,rs, rs, rs.Wink.

    Assim que eu puder, coloco fotos dele aqui no fórum.

    Um grande abraço e falem de seus 'tesouros" também...
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Wagner Qua Jan 13 2010, 17:03

    Salve Beto!

    Encontrou uma jóia rara mesmo, parabéns!

    Realmente, o que é "lixo", eu costumo usar o termo sucata, para motores, é a alegria dos outros.

    Eu tenho um COX GOLDEN BEE, um Fox Shine-case (o brilhante, que era meu sonho de consumo), HP 40 Gold Cup. Foram comprados por preços bons, alguns muito baratos, comprados do pessoal que voa RC e partiu para os elétricos.

    Fora outros motores que também não deixam de ser importantes, e que possuo, não vou citar nomes senão vão dar um jeito de sequestarem ou ficam querendo que eu venda por déiz reaus... aí não, e também não estão a venda, se paguei barato, ótimo para mim... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, garimpar sempre dá resultados.

    Outra observação, a maioria foi comprada por fetiche mesmo, não recomendo para quem quer iniciar ou voar mesmo, tem muita coisa que só serve para enfeite, estes que tenho, dei sorte, todos funcionam e muito bem. Alguns precisaram de uma limpeza leve, outros vieram quase como novos.

    É isso, vamos preservar a história do VCC, uns falam que Sassi é lixo, não deve ser visto desta forma, era o que tinha e os caras que fabricavam deviam ser considerados Heróis, assim como WB, e atualmente o CB 25 que muita gente critica o Site, critica o fato do manual ser secão, etc e tal, mal sabem que os motores top de competição vindos do Leste Europeu, são até mais secos em "frufrus" como manuais coloridos e caixas espetaculosas que o CB, então o que manda é funcionalidade e desempenho, pelo menos para quem sabe o que quer.

    Valeu e sucesso com o motor.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Beto escala Qua Jan 13 2010, 20:29

    Wagner,

    Eu penso que por mais velho que possa ser o motor, ele merece o respeito que lhe é de direito, seja qual for o motor. Sassi 15? Eu tenho 3 ou 4 aqui e funcionam muito bem, por sinal. 35? Tbm tenho e tbm funciona muito bem, então eu costumo dizer para os que gostam de "criticar" os motores velhos: o que define se um motor é bom ou não, se funciona direito ou não, é o seu amaciamento, então, se for bem amaciado, funcionará muitos anos numa boa, se for mal amaciado, com aquelas viroses peçonhentas (não presta, nunca funcionou direito, serve para nauti, etc...), com certeza não irá funcionar.

    Eu pretendo pegar todos os meus motores antigos, reformar e construir modelos da época deles e botar para voar, seja apenas para manter os motores lubrificados e funcionais, mas estarão em modelos da época e voando, pode ter certeza disso, pois até a manete U-Relly eu já tenho...

    Abraços
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  adriano Sáb Jan 16 2010, 10:50

    o Beto escala acho que vc pode me dar umas dicas adquiri num rolo dois motores um fox 35 pauliado tem que revisar geral ,e um sassi 35 que ja funcionei na bancada funcinou bem estou pensando montar um banshee ou outro miss bj p/ ele ,o que vc acha este motor tem algumas manhas em especial
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Beto escala Sáb Jan 16 2010, 21:31

    adriano escreveu:o Beto escala acho que vc pode me dar umas dicas adquiri num rolo dois motores um fox 35 pauliado tem que revisar geral ,e um sassi 35 que ja funcionei na bancada funcinou bem estou pensando montar um banshee ou outro miss bj p/ ele ,o que vc acha este motor tem algumas manhas em especial

    Adriano,

    Quanto ao Sassi .35,como eu disse, possuo dois em bom estado (um está com o pai de um colega meu para ver se acha um conjunto de peças sobressalentes). A primeira observação a ser feita é sobre sua compressão, como ela está? O motor está girando direitinho na mão? Depois disso, é só fazer os ajustes de bancada, ou seja, deixar ele queimar dois minutos de tanque em lenta e depois ir fechando até ele atingir o giro máximo que conseguir e ver se mantém pelo menos durante 1 minuto o giro alto, se tudo correr bem, sem engasgos, ele estará em boa situação.

    Caso contrário, poste uma mensagem no grupo de discussão de VCC do Yahoo para o PC Farias e pergunte sobre o diâmetro do carburador que ele diz ser bon para os Sassi. Eu fico sem poder falar muito sobre esta parte, pois não sou entendido de motores a este ponto, apenas procuro usar eles da maneira mais próxima dos originais.

    Sobre o Fox, o Velho Arthur poderá ajudar vc, se Deus quiser ele deverá voltar a ativa em breve e nós não perderemos mais uma referência em tornearia e conhecimento de motores, de todos os portes.

    Abraços
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Eduardo Yamin Sáb Jan 23 2010, 18:25

    Compartilho aqui uma visita que fiz na casa de um amigo modelista de SP, ele tem motores e motores um mais raro que o outro, a maioria com caixa, manual e peças de reposição, quando começou a me mostrar não deu outra, "saquei" o celular e deu nisso, as fotos não estão boas mas servem como referência.
    http://eduardoyamin.blogspot.com/2010/01/januario-timberwolf.html
    fogagnolo
    fogagnolo
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 66
    Data de inscrição : 09/03/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  fogagnolo Ter Mar 09 2010, 00:14

    sou novo no forum , eu tenho 4 motor wb todos funcionam perfeitamente tenho biela wb1.5 virabrequim wb .35
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  martin Ter Mar 09 2010, 22:39

    Beto deve ser o maior barato ver um motor desse virando, deve ter um som único. Se colocar para rodar faça um filminho e ponha no youtube para gente ver.

    Minha coleção aumentou recentemente, consegui 3 motores Enya 19 4004 Long Stroke Zero, guardei 2 e um coloquei a venda para quem curte também. Esses motores foram fabricados em 1962, a caixa de papelão esta bem envelhecida, mas o motor parece que saiu da linha de montagem ontem, nenhuma mancha e nenhuma corrosão.

    Metalurgia Enya é como Diamante, it is for ever!

    Martin

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - 12679087491
    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - 12679087492
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Beto escala Qua Mar 10 2010, 21:57

    martin escreveu:Beto deve ser o maior barato ver um motor desse virando, deve ter um som único. Se colocar para rodar faça um filminho e ponha no youtube para gente ver.

    Minha coleção aumentou recentemente, consegui 3 motores Enya 19 4004 Long Stroke Zero, guardei 2 e um coloquei a venda para quem curte também. Esses motores foram fabricados em 1962, a caixa de papelão esta bem envelhecida, mas o motor parece que saiu da linha de montagem ontem, nenhuma mancha e nenhuma corrosão.

    Metalurgia Enya é como Diamante, it is for ever!

    Martin

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - 12679087491
    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - 12679087492
    Ô Belezura!!!!

    São realmente lidas as fotos, dá atépena de sujar o bichinho... mas se não sujar, não é motor de aeromodelo, é badulaque...

    Assim que o velho Arthur estiver melhor, vou pertubar o danado para colocarmos esta criança para funcionar e fazer um modelo da época...

    Abraços
    kalashnikov
    kalashnikov
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 45
    Data de inscrição : 29/04/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  kalashnikov Qui Mar 18 2010, 18:59

    tenho em minhas maos uma reliquia tambem... um motor torpedo 29 com saida invertida !!! penso em vende-lo. se alguem se interessar é so avisar
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  marioverol Qui Mar 18 2010, 23:10

    kalashnikov escreveu:tenho em minhas maos uma reliquia tambem... um motor torpedo 29 com saida invertida !!! penso em vende-lo. se alguem se interessar é so avisar
    Também tenho um....Cabeçote vermelho?
    kalashnikov
    kalashnikov
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 45
    Data de inscrição : 29/04/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  kalashnikov Sex Mar 19 2010, 10:59

    nao... todo prateado.. ele é da decada de 60/70 ! e foi usado apenas em alguns voos
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  marioverol Sex Mar 19 2010, 16:12

    Fala, Marcelo... O meu vem escrito torpedo do lado, mas não vem o cc.. Acredito que seja um 40.. E tem cabeçote vermelho.. Está sem agulha, vou ter que fabricar uma para ele, ou trocar spry bar e agulha de uma vez....
    Verol
    Curiosidade... O seu BRA foi tirado em que ano?
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mustrengo Sex Mar 19 2010, 16:54

    Rapá, tenho um Bantam 19 a gasolina que era do meu pai quando criança (década de 40). Preciso de vela e parte elétrica dele pra rodar novamente. Pra terem idéia do estado de conservação do motor, o tanque de combustível de vidro ainda tá vivo.
    kalashnikov
    kalashnikov
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 45
    Data de inscrição : 29/04/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  kalashnikov Sex Mar 19 2010, 18:19

    amigo mario.. eu tirei meu BRA na epoca que ainda era PT. tirei quando era moleque em 1986 quando eu tinha 11 anos.. e eu voava vcc no cmvm circulo militar da vila militar
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  marioverol Sex Mar 19 2010, 18:39

    Caramba, meu... Quase que nós voamos juntos no aterro, pois eu frequentava lá quando tinha 15/16 anos.. em 1982/83... Vc então tem 35 anos e não 31, né?
    Por que vc sumiu dos campeonatos? Tem sido bem legal, cara!
    Abraços,
    Verol
    kalashnikov
    kalashnikov
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 45
    Data de inscrição : 29/04/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  kalashnikov Sex Mar 19 2010, 18:45

    pois é ... infelizmente eu sumi um pouco dos campeonatos.. mas vou participar pra proxima etapa do carioca
    kalashnikov
    kalashnikov
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 45
    Data de inscrição : 29/04/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  kalashnikov Sáb Mar 20 2010, 16:59

    kalashnikov escreveu:pois é ... infelizmente eu sumi um pouco dos campeonatos.. mas vou participar pra proxima etapa do carioca
    sim minha idade esta errada.. eu sempre esqueco de corrigir lá
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Ter Ago 17 2010, 11:38

    Tenho uns motores antigos também e alguns foram recuperados pelo Arthur no Rio. Ele já voltou a trabalhar e está recuperando alguns motores meus. Abçs Aluizio
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sex Dez 17 2010, 14:39

    Colegas e Veteranos

    Realmente existem muitas reliquias de aeromodelismo, que pertenceram a colegas que já partiram para o andar de cima, e a familia não sabe o que fazer com as tralhas, e pensam que motores antigos embora novos sem uso vale peso de ouro , eu concordo tem lá o seu valor financeiro, más não o valor agregado ao valor emocional.
    Nós aeromodelistas de longa data, temos sempre uma coleção de motores que não usamos mais e vamos guardando, de vez enquando a gente da uma olhada nestes motores, e se relembra dos tempos atravez destes motores, de fato é uma coisa muito bacana .
    Morcegão me passa o email do velho Arthur quero ver se elê pode recuperar uma cabeçote de OS 25 da decada de 70 , eu já anunciei procurando quem tinha este cabeçote no Ebay e não tive resposta, ou melhor tive sim gente que queria comprar o meu motor.

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sex Dez 17 2010, 20:39

    Aqui vai: velhoarthur@yahoo.com.br
    Abçs Aluizio Morcegão
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sex Jul 15 2011, 18:29

    O Arthur (Velho Arthur) está separando os motores que estão prontos e ainda não entregues devido aos problemas de saúde que teve. Ele passou por alguns problemas novamente devido a dores constantes que sofre. Ele comentou comigo ontem ao telefone que tem muita coisa lá e ele quer despachar para os donos. Tem um diesel do Castrucci, se não me engano.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  betocastrucci Sex Jul 15 2011, 18:43

    O Velho Arthur refez um Elfin 0.5 cc diesel de 1951 e consertou um Super Tigre 1 cc diesel, mas ainda não pode me enviar.

    Elfin
    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Elfin50_2

    Super Tigre
    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Me_DSCN7647mod
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sex Jul 15 2011, 18:52

    Isto mesmo. Ele ainda não está totalmente bom, mas tem conseguido fazer alguns trabalhos devagar. É um artista.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Jul 15 2011, 19:07

    É verdade amigos. O Arthur é um mestre por sí só !
    Faz uns 3 anos mais ou menos comprei um ST G 21 .35 versão RC usado e que estava em estado ruim porém recuperável.
    O motor embora ainda inteiro estava bem judiado, com rolamentos detonados e muito encardido. Os rolamentos foram relativamente fáceis de se achar, mas a biela etava trincada e isso deu o bicho pra achar. Depois de rodar, rodar e muito torrar a paciência dos amigos, enviei o Tigrão pro Arthur, que não só tinha uma biela guardada como também fez um venturi "chuveirinho" que é uma verdadeira joinha.
    Suponho que o antigo dono tenha usado o motor com os rolamentos "até moer" e que devem ter soltado uma lasca de esfera que "calçou" a biela no ponto morto inferior e trincou a bichinha bem na base.
    É uma pena que a gente viva cada vez mais numa era de descartáveis, pois são tempos assim que acabarão com as profissões artesanais tais quais relojoeiros, alfaiates e outras profissões maravilhosas que estão infelizmente se estinguindo.

    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 13:24