Commander Adriano, para falar a verdade, no inicio do quiz, eu até pensei nisso, porem observei a hélice, e a mesma não é uma de passo invertido, é uma normal, pelo menos é o que eu vi.
+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº976
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Commander Adriano, para falar a verdade, no inicio do quiz, eu até pensei nisso, porem observei a hélice, e a mesma não é uma de passo invertido, é uma normal, pelo menos é o que eu vi.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº977
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Alexandre, o fato do motor da foto estar com uma helice normal ate ajuda a "despistar" um pouco, senão ficaria muito óbvio
Imagino que esse motor fosse ser usado na parte traseira de algum modelo (invertido) com uma hélice normal (sem ser pusher)
obrigado por participar da brincadeira
Aparecendo outras coisas diferentes a gente "inventa" aí mais um quiz !
Imagino que esse motor fosse ser usado na parte traseira de algum modelo (invertido) com uma hélice normal (sem ser pusher)
obrigado por participar da brincadeira
Aparecendo outras coisas diferentes a gente "inventa" aí mais um quiz !
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº978
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pessoal;
Adquiri no EBAY, uma relíquia meio "judiada" de um maluco. Trata-se de um motor SUPER TIGRE G21/29,
da década de 50. O motor foi todo "aliviado", talvez para competição (Rat-Racing ou velocidade). Não dá
para saber o que o malucão queria, mas.... fazer o que! Acabei comprando o motor, por um preço não
muito alto. Dei sorte que não parou na alfândega.
Ele veio sem agulha e com um venture de quase 12mm de diâmetro!!! Dei uma lavada no motor, fiz novas
juntas de cárter e dei uma limpada por dentro. Não sei se os rolamentos são originais; se forem, é impre -
ssionante a precisão que ainda se encontram. Pare que as coisas antigamente não eram feitas para acabar.
Não resisti e coloquei o motor na bancada para ver se pelo menos funcionava. Até a vela K&B que veio nele
estava funcionando. A compressão estava meio baixa. Com um venture daquele tamanho, imaginei que não
conseguiria ficar ligado só com a sucção de cárter. Tinha que ser com bexiga ou pressurização. Ele pegava e
apagava rapidinho.
Olhei para a bancada e vi um bucha de teflon com um furo de uns 6mm dentro. Sem pestanejar, enfiei a dita
cuja no "buracão" e deu certo... O motor ligou e rodou demais!!! Fiquei impressionado como algo
tão antigo e "estropiado" ainda tinha força nos pulmões.
Depois vou fazer um novo venture, mais "comportado" e medir a RPM, com vários tipos de hélices. Fazer uma
limpeza bacana e retorno com novas fotos! Seguefoto do FrankSTain...!!!
Adquiri no EBAY, uma relíquia meio "judiada" de um maluco. Trata-se de um motor SUPER TIGRE G21/29,
da década de 50. O motor foi todo "aliviado", talvez para competição (Rat-Racing ou velocidade). Não dá
para saber o que o malucão queria, mas.... fazer o que! Acabei comprando o motor, por um preço não
muito alto. Dei sorte que não parou na alfândega.
Ele veio sem agulha e com um venture de quase 12mm de diâmetro!!! Dei uma lavada no motor, fiz novas
juntas de cárter e dei uma limpada por dentro. Não sei se os rolamentos são originais; se forem, é impre -
ssionante a precisão que ainda se encontram. Pare que as coisas antigamente não eram feitas para acabar.
Não resisti e coloquei o motor na bancada para ver se pelo menos funcionava. Até a vela K&B que veio nele
estava funcionando. A compressão estava meio baixa. Com um venture daquele tamanho, imaginei que não
conseguiria ficar ligado só com a sucção de cárter. Tinha que ser com bexiga ou pressurização. Ele pegava e
apagava rapidinho.
Olhei para a bancada e vi um bucha de teflon com um furo de uns 6mm dentro. Sem pestanejar, enfiei a dita
cuja no "buracão" e deu certo... O motor ligou e rodou demais!!! Fiquei impressionado como algo
tão antigo e "estropiado" ainda tinha força nos pulmões.
Depois vou fazer um novo venture, mais "comportado" e medir a RPM, com vários tipos de hélices. Fazer uma
limpeza bacana e retorno com novas fotos! Seguefoto do FrankSTain...!!!
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº979
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº980
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Taps, parabéns pelo motor, uma verdadeira relíquia
Esse é um ST 29 da primeira geração, muito antigo, anos 50
Essas alterações eram muito comuns em motores de corrida dessas épocas, a retirada do bocal de descarga tinha a intenção de ajudar um pouco aliviando pouquinha coisa a resistência à saída dos gases queimados e os cortes nos suportes de fixação (que estão muito bem feitos) eram pra facilitar a retirada e subsituição do motor durante as provas de Rat Race, Navy Carrier, categorias Speed etc
Fica tranquilo que as modficações foram muito em executadas e feitas por gente que entende do traçado
Parabéns pela belíssima aquisição
Materal raro que consegui garimpando na rede desta série de motor, espero que vc goste
Esse é um ST 29 da primeira geração, muito antigo, anos 50
Essas alterações eram muito comuns em motores de corrida dessas épocas, a retirada do bocal de descarga tinha a intenção de ajudar um pouco aliviando pouquinha coisa a resistência à saída dos gases queimados e os cortes nos suportes de fixação (que estão muito bem feitos) eram pra facilitar a retirada e subsituição do motor durante as provas de Rat Race, Navy Carrier, categorias Speed etc
Fica tranquilo que as modficações foram muito em executadas e feitas por gente que entende do traçado
Parabéns pela belíssima aquisição
Materal raro que consegui garimpando na rede desta série de motor, espero que vc goste
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº981
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca escreveu:Alexandre, o fato do motor da foto estar com uma helice normal ate ajuda a "despistar" um pouco, senão ficaria muito óbvio
Imagino que esse motor fosse ser usado na parte traseira de algum modelo (invertido) com uma hélice normal (sem ser pusher)
obrigado por participar da brincadeira
Aparecendo outras coisas diferentes a gente "inventa" aí mais um quiz !
"Pegadinha do Malandro" kkkkkk
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº982
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Fotos legais de motor glow 2 T com giro invertido, nesse caso um modelo de VCC perfilado com um Enya 20 S
Fazendo o giro da tampa do carter 90 graus a esquerda consegue-se girar o motor em sentido inverso.
Pro uso convencional usa-s então uma hélice de passo invertido
Segundo consta, uma das vantagens desse sistema seria de que o torque de um motor assim tenderia a "baixar" um pouco a asa externa ao invés de "afundar" a de dentro, além das vantagens acessórias que vcs todos citaram no quiz
Umas fotos ilustrativas do modelista japonês Tom Tsai
Fazendo o giro da tampa do carter 90 graus a esquerda consegue-se girar o motor em sentido inverso.
Pro uso convencional usa-s então uma hélice de passo invertido
Segundo consta, uma das vantagens desse sistema seria de que o torque de um motor assim tenderia a "baixar" um pouco a asa externa ao invés de "afundar" a de dentro, além das vantagens acessórias que vcs todos citaram no quiz
Umas fotos ilustrativas do modelista japonês Tom Tsai
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº983
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca... quando eu penso que você "está indo colher o milho", cê já voltou com o "bolo de fubá pronto"!!!!
Este manual do motor "salvou" a semana!!!! Já vou imprimi-lo para guardar com o motor!
Vou fazer um novo venture; voltar a agulha para a posição original e dar aquele "trato" no motor... As "limadas"
na lateral dos parafusos de fixação e aberturas, além das extremidades na boca do escape, foram feitas por
mim mesmo. Estava tudo meio torto e os buracos ainda não estavam abertos... faltava menos de 1mm para chegar
aos orifícios.
Depois do "banho", mando novas fotos!!!
Abraços!!!
Este manual do motor "salvou" a semana!!!! Já vou imprimi-lo para guardar com o motor!
Vou fazer um novo venture; voltar a agulha para a posição original e dar aquele "trato" no motor... As "limadas"
na lateral dos parafusos de fixação e aberturas, além das extremidades na boca do escape, foram feitas por
mim mesmo. Estava tudo meio torto e os buracos ainda não estavam abertos... faltava menos de 1mm para chegar
aos orifícios.
Depois do "banho", mando novas fotos!!!
Abraços!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº984
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Esse motor é muito bonito Taps, merece um trato sim. Esse seu 29 é com anel ??
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº985
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Estamos no aguardo.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº986
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Não mestre; é sem anel com baffler. Tem dois rolamentos que aparentam estar perfeitos. Pela foto no 3° manual
que postou, é o segundo. As descrições batem com o motor que tenho aqui!
Como disse, vou tentar voltar a agulha para a posição original e refazer um venture, parecido com o da foto. O que
está no motor, foi "arrombado"!!!
Abraços!
que postou, é o segundo. As descrições batem com o motor que tenho aqui!
Como disse, vou tentar voltar a agulha para a posição original e refazer um venture, parecido com o da foto. O que
está no motor, foi "arrombado"!!!
Abraços!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº987
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Taps, perguntei porque existiam motores dessa primeira série do G 21 que tinham até 2 anéis (creio que o 35)
Se eu fosse vc deixaria o carburador passante (no do furo do meio) que é pra usar o motor em uso normal (sucção) se passar o carburador pro furo de trás vai ter que fazer obrigatoriamente um venturi sprinkler (chuveirinho) pois o carburador vai funcionar tangente ao venturi, ótimo pra velocidade entretanto
Se eu fosse vc deixaria o carburador passante (no do furo do meio) que é pra usar o motor em uso normal (sucção) se passar o carburador pro furo de trás vai ter que fazer obrigatoriamente um venturi sprinkler (chuveirinho) pois o carburador vai funcionar tangente ao venturi, ótimo pra velocidade entretanto
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº988
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pelo manual, o que tem dois anéis é o G24 - 10cc. Depois acha pra gente os mais antigos, com dois anéis...
E o venture só com um rasgo para ficar aparecendo o spray-bar (corpo da agulha); não funciona?
Tenho a hipótese de colocar este motor num modelo rápido (tipo o MIG), deixando a agulha no centro...
ou fazer o venture como o original, com chuveirinho ou rasgo, de guardar o motor! Vamos ver....
E o venture só com um rasgo para ficar aparecendo o spray-bar (corpo da agulha); não funciona?
Tenho a hipótese de colocar este motor num modelo rápido (tipo o MIG), deixando a agulha no centro...
ou fazer o venture como o original, com chuveirinho ou rasgo, de guardar o motor! Vamos ver....
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº989
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Taps, funcionar funciona, mas esse sistema do carburador tangente aparente é pra usar com pressurização do carter ou com com chupeta porque a área da admissão fica muito grande pra funcionar com sucção normal
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº990
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Hummmm.... tendí!
Então vou montar uma asa de combate, usar bexiga no motor e hélice de carbono 8x8...
Com a atual condição física... vou acabar que nem um salame... todo enrolado pelo cabo!!!
Então vou montar uma asa de combate, usar bexiga no motor e hélice de carbono 8x8...
Com a atual condição física... vou acabar que nem um salame... todo enrolado pelo cabo!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº991
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
KKK, só vc mesmo taps
Bota esse aí na coleção, valoriza qquer uma
-------
https://vcconline.forumeiros.com/viewtopic.forum?t=1580
Bota esse aí na coleção, valoriza qquer uma
-------
https://vcconline.forumeiros.com/viewtopic.forum?t=1580