Nesses meses de mais vento (inverno) ficamos mais "grownded" e voamos menos... pelo menos eu fico com medo... mas estava pensando.. existe uma fórmula para voar com vento diminuindo as chances de lenhar? qual a manha para voar no vento forte? existe? qual o limite de vento para voar VCC?
3 participantes
Muito vento pra voar né? como fazer pra voar nesses dias?
Eduardo Yamin- Usuário Master
- Número de Mensagens : 148
Idade : 59
Data de inscrição : 13/07/2008
Beto escala- Usuário VIP
- Número de Mensagens : 155
Idade : 58
Data de inscrição : 11/10/2007
Eduardo,
Em minha opinião, o limite numa situação dessas é o que o piloto se impõe como segurança própria e dos observadores. Eu mesmo já voei com virada de vento bem forte, ao ponto de sacolejar e muito o avião quando passava contra ela, com chuva média e forte, etc...
Na situação do vento foi uma coisa bem atípica mesmo, o tempo estava bom, práticamente sem nuvens, mas entrou um sudoeste louco e continuamos voando, inclusive alguns modelos eram sacudidos do chão, mas éramos poucos loucos na pista e voamos, lógicamente evitando manobras abusivas que pudessem arrebentar os cabos.
Na da chuva, o dia estava ruim, garoava de vez em quando, mas sabe que quando a fissura de voar bate, fica difícil ficar em casa. Quando eu decolei o meu Tucaninho da Aerobrás, com cabos de 16 metros, abriram as comportas do Niágara, rs, rs, rs... cara, eu práticamente não enxergava o modelo voando, apenas sentia o peso dele nos cabos...
Agora falando em segurança: sempre que perceberes que existe uma situação metereológica adversa, deve-se evitar voar, pois os riscos de acidentes aumentam e muito, não se baseie nestas histórias acima de final feliz...
abraços
Em minha opinião, o limite numa situação dessas é o que o piloto se impõe como segurança própria e dos observadores. Eu mesmo já voei com virada de vento bem forte, ao ponto de sacolejar e muito o avião quando passava contra ela, com chuva média e forte, etc...
Na situação do vento foi uma coisa bem atípica mesmo, o tempo estava bom, práticamente sem nuvens, mas entrou um sudoeste louco e continuamos voando, inclusive alguns modelos eram sacudidos do chão, mas éramos poucos loucos na pista e voamos, lógicamente evitando manobras abusivas que pudessem arrebentar os cabos.
Na da chuva, o dia estava ruim, garoava de vez em quando, mas sabe que quando a fissura de voar bate, fica difícil ficar em casa. Quando eu decolei o meu Tucaninho da Aerobrás, com cabos de 16 metros, abriram as comportas do Niágara, rs, rs, rs... cara, eu práticamente não enxergava o modelo voando, apenas sentia o peso dele nos cabos...
Agora falando em segurança: sempre que perceberes que existe uma situação metereológica adversa, deve-se evitar voar, pois os riscos de acidentes aumentam e muito, não se baseie nestas histórias acima de final feliz...
abraços
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
Eduardo,
Em minha opinião a limitação do vento, é até quando você começa a sentir “borboletas voando dentro do seu estomago”, quando isso acontece, é hora de parar.
Assim como o Beto, também já fiz vôos em situações bastante anormais, como chuva, neblina, noite e ventos fortes, mas nesse caso, sempre com um avião e motor forte, onde já tinha bastante experiência com as suas reações.
A minha insanidade, já me levou a fazer um vôo na chuva com descargas elétricas.
Ainda bem que Deus, protege os idiotas!
Num destes vôos, quando o avião ficava com vento de cauda (aquele 1/4 da volta), a pressão era tão grande, que creio que a tração neste momento, quadruplicava.
Sem contar o fato de que quando o avião ficava com a lateral externa contra o vento, eu tinha que andar para trás, para evitar o afrouxamento dos cabos.
Na hora do pouso era outra correria.
Não vale a pena o stress e risco.
Afinal a razão do vôo, não é essa.
Não recomendo isso a míngüem!
Hoje, se pinta a vontade de voar e o vento ou outra condição metrológica não colabora, eu me conecto aqui e me divirto também!
Um abraço
Em minha opinião a limitação do vento, é até quando você começa a sentir “borboletas voando dentro do seu estomago”, quando isso acontece, é hora de parar.
Assim como o Beto, também já fiz vôos em situações bastante anormais, como chuva, neblina, noite e ventos fortes, mas nesse caso, sempre com um avião e motor forte, onde já tinha bastante experiência com as suas reações.
A minha insanidade, já me levou a fazer um vôo na chuva com descargas elétricas.
Ainda bem que Deus, protege os idiotas!
Num destes vôos, quando o avião ficava com vento de cauda (aquele 1/4 da volta), a pressão era tão grande, que creio que a tração neste momento, quadruplicava.
Sem contar o fato de que quando o avião ficava com a lateral externa contra o vento, eu tinha que andar para trás, para evitar o afrouxamento dos cabos.
Na hora do pouso era outra correria.
Não vale a pena o stress e risco.
Afinal a razão do vôo, não é essa.
Não recomendo isso a míngüem!
Hoje, se pinta a vontade de voar e o vento ou outra condição metrológica não colabora, eu me conecto aqui e me divirto também!
Um abraço
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