VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+11
betocastrucci
martin
jatir
Anselmo
Morcegão
marioverol
Luiz Henrique
Wagner
Alexandre Margonar
Manicaca
santos90
15 participantes

    SASSI 15 II

    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II Empty SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Sáb Abr 23 2011, 00:46

    Bom pessoal trago para vocês as minhas aventuras com um SASSI 15 II
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Manicaca Sáb Abr 23 2011, 08:43

    Olá Santos. Pra facilitar a partida vc poderia usar o artifício de colocar um pouco de combustivel pela boca de escapamento, o que facilitaria a partida inicialmente.
    Depois que vc pegar o jeitão do Sassi 15 ele vai pegar fácil.
    abraço
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Abr 23 2011, 14:01

    Grande Santos, tudo bem.

    Alem da dica do Adriano, eu quando usava um Sassi II, também injetava um pouco de combustível pelo carburador.
    Como o Adriano disse, é tudo uma questão de pegar o jeitão e não desistir do Sassi.

    Nota: Uma coisa que me chamou a atenção, foi a vibração, que eu achei muito alta.
    Cara com o lastro que você usou em cima do banquinho, dava para ligar um Super Tigre 91 kkkkkkkk.

    Um abraço.
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Sáb Abr 23 2011, 20:35

    Hehehehehehhe... é so questão de segurança,
    mas obrigado pelas dicas.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Wagner Sáb Abr 23 2011, 21:35

    Santos, boa noite.

    Obrigado por postar o vídeo.

    Para mim o motor está "afogado", excesso de combustível.

    Eu faria o seguinte: tanto inserir um pouco de combustivel pelo escape quanto algumas gotas pelo venturi dão resultado normalmente positivo, mas sem exagerar.

    Eu faria o seguinte, com o motor sem ni-start ou aquecedor de vela ligado, tamparia o venturi com um dedo, e daria três ou quatro voltas para o motor puxar o combustível, isso varia de motor pra motor, aí só mexendo e gravando o que ele precisa.

    Bateria na hélice umas quatro ou cinco vezes, novamente não tem receita exata, para que o combusta "espalhasse" dentro do motor, isso com o venturi já "destampado".

    Ligaria o aquecedor de vela, e bateria proximo ao cubo da hélice, por favor use um bastão relativamente flexível, uma luva grossa ou algo para proteger seus dedos.

    A probabilidade de pegar nas primeiras batidas é boa.

    Detalhes: a princípio tiraria o spinner, veja se a hélice está balanceada, se o motor ou o conjunto está preso na bancada firmemente, e se o tanque não chacoalha, toda vibração gera espuma e isso atrapalha o funcionamento do motor e vibração contribui para dafinicar/"queimar" vela, ou vela$$$$$!

    Ni-start bem carregado, vela nova, combusta novo, o caseirol(combustível caseiro): procure misturar na hora ou pouco antes de usar, a luz degrada o combustivel, manter em recipiente escuro ajuda, excesso de umidade também influencia negativamente. Ainda sobre o combustível, a quantidade de óleo influencia, eu faria um 3x1 clássico.

    Gostaríamos de ver outro vídeo, ok?

    Sucesso e ótima Páscoa para você e família.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Sáb Abr 23 2011, 22:06

    bom pessoal eu fui ao aeroclube hoje, pois participo de um curso de iniciação aeronautica e o que nos aprendemos o meteria de PP na teorica muitas coisas nos passamos para o VCC então acabei conversando com um ex estrutor de VCC meu que hoje em dia eu já sou solo no curso que é quem pode voar sozinho ehehehehhehe... bom então eu falei com ele e depois de tanta conversa achamos que pode ser o combustivel que já estava velho e o motor eu já tinha amaciado e estava usando 3X1 e no caso nos pensamos em mudar 4X1 que é o mais utilizado para nos la do curso então quando pegar essa configuração de combustivel eu irei ver se vai estar funcionando direito, mas agradeço de novo todos conselhos dados.

    Atenciosamente,

    Vinicius dos Santos
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Wagner Dom Abr 24 2011, 08:08

    Santos, bom dia.

    Sobre o combustível: eu recomento o 3x1, motores de concepção clássica adoram óleo de rícino.

    Mas nada o impede de usar o 4x1, só peço a gentileza de informar para o Fórum os resultados, tudo isso é de grande utilidade para quem inicia.

    Ótima Páscoa e sucesso no VCC e na Aviação.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Dom Abr 24 2011, 08:26

    Tudo bem eu vou informar o que vai acontecer.
    Feliz Páscoa a Todos

    Atenciosamente,

    Vinicius dos Santos
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Luiz Henrique Dom Abr 24 2011, 15:52

    Vinicius, só faça um favor a você mesmo!
    Use uma luva ou dê partida com um toco de pau. Já chega a gente que tem cicatriz de hélice nos dedos.
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  marioverol Dom Abr 24 2011, 19:52

    Juntando tudo o que o pessoal disse, eu ainda usaria uma vela vermelha no canto esquerdo e outra branca no direito...Uma imagem de São Jorge com o cavalo perto do motor....Penas brancas espalhadas no recinto também ajudam....E antes de ligar diga em voz alta; Diribum, diribum, faça esse motor fazer bum bum.....XAZAN!

    Agora a dica certa.. Não é minha, mas é de um cara que saca muito de motores.
    Diminua o venturi do sassi 15 em 5 mm. Essa dica é do PC, Paulo Cesar do Rio de Janeiro....Funciona, pode acreditar..O motor vira outro.


    Verol
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Dom Abr 24 2011, 20:05

    Esqueceram da Espada de São Jorge e do padrinho do motor, o Pererê. Tive um destes e não dava mais trabalho do que qualquer outro para pegar. Já falaram tudo o que deve ser feito inclusive em termos de cuidados com as mãos. Prega fogo no Sassi.
    Anselmo
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 182
    Idade : 50
    Data de inscrição : 18/12/2009

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Anselmo Seg Abr 25 2011, 10:09

    Algumas coisas que percebi: são observações e não críticas

    1) porque vc fica segurando o ni-starter enquanto bate na helice, ele não fica preso na vela, esta frouxo?
    dica: arrume um que fique firme preso na vela.
    2) porque vc logo que o motor liga fecha rapido a agulha, acredito que seja esse o motivo de ele morrer e não segurar o funcionamento.
    dica: deixe o motor funcionar afogado mesmo, vai fechando aagulha aos poucos, bem devagar, até chegar na afinação que vc deseja.
    3) Como o alexandre observou, a vibração está excessiva.
    dica: faça um balanceamento da helice pra diminuir isso.

    Tenho um sassi 15 zerinho que estou começando a amaciar, comprei por acaso de um cara na pista de R/C , e vou montar um tamanco II pra por nele.

    Uso combustível 4x1, abro a agulha 3 voltas, puxo 4 vezes o combustível pelo venturi, bato umas 10 vezes na helice sem o ni-starter pra soltar o motor, e shazam, na 4 ou 5 batida o bixim ta funcionando.

    Um grande abraço
    Anselmo
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Seg Abr 25 2011, 10:18

    Boas obeservações. Fechar a agulha rápido costuma ser um erro que praticava com frequencia. Tem muita gente comprando Sassi ultimamente e eu mesmo tenho 6, embora não tenha testado nenhum até agora. Tem um cara vendendo um com cabo, manete e algo mais, que segundo ele nunca foi usado. O preço é salgado: R$ 300,00 no Mercado Livre. Se tem alguém ai procurando um destes e não se incomoda com o preço, é uma oportunidade. Pretendo fazer um Santana II para colocar um em breve. Continue persistindo e sempre de olho nas dicas do pessoal, que aqui aprenderá muito ainda. Fiquei parado muito tempo e tenho aprendido muita coisa nova por aqui.
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Seg Abr 25 2011, 13:03

    Obrigado pelas dicas mas é o seguinte eu fecho a agulha assim que aciona para não desligar porque ele não segura rotação se deixo aberta ele gira e desliga ai descobri essa maneira de fazer ele pegar melhor só que ele acaba não segurando rotação do mesmo jeito mas eu ainda não testei ele com o combustível 4X1 para ver se está funcionando sertinho mas com relação a agulha eu irei fazer o seguinte eu irei deixar ele da uma pegada se acontecer a mesma coisa eu vo fazer o que eu faço mas so vo da uma fechada bem pouca coisa e deixa ele da uma girada legal e vo fechando até acionar
    jatir
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 98
    Idade : 54
    Data de inscrição : 27/01/2011

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  jatir Qua Abr 27 2011, 22:40

    Mário Verol, vi a dica acima e me interessou. Tenho um Sassi 15 II bem antigo, mas com boa compressão e de partida bem fácil. Uso uma vela OS. No entanto, não consigo fazê-lo atingir rotação que seja suficiente para sustentar a decolagem e o voo do modelo, já que repentinamente deixa de funcionar. Como faço, então, para diminuir o Venturi em 5 mm?

    Jatir
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Qui Abr 28 2011, 10:25

    Em algum lugar li sobre diminuir o venture com o uso de um anel de alumínio. Ele fica preso pelo corpo do carburador que passa por ele.
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  marioverol Qui Abr 28 2011, 12:13

    A receita, creio eu, é tirar o venture original do motor e levá-lo a um torneiro e pedir para fazer um igual no formato, mas com 5mm menor(diâmetro)
    Verol
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 28 2011, 14:12

    jatir escreveu:Mário Verol, vi a dica acima e me interessou. Tenho um Sassi 15 II bem antigo, mas com boa compressão e de partida bem fácil. Uso uma vela OS. No entanto, não consigo fazê-lo atingir rotação que seja suficiente para sustentar a decolagem e o voo do modelo, já que repentinamente deixa de funcionar. Como faço, então, para diminuir o Venturi em 5 mm?

    Jatir
    Jatir, se vc quiser diminuir o diâmetro do venturi do Sassi15 pode fazer um novo venturi se quiser ou pode também fazer um anel de alumínio por exemplo e inserir dentro do venturi (fazer um redutor). Eu já fiz um usando um pedacinho de alumínio e fica beleza. O Sérgio Daeuble tinha problema de partida e de sucção em um Sassi 35 que ele tinha, e depois que ele instalou o anel de alumínio o motor ficou 10. O Venturi original era grande demais.
    abraço
    se vc quiser fazer venturi novo sob medida, temos um mestre no RJ chamado Sr Arthur. O email dele é velhoarthur@yahoo.com.br, uma pessoa muito acessível e bacana.
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  martin Qui Abr 28 2011, 15:22

    Acho 5.0mm muito pouco, a não ser que o spraybar do Sassi seja muito nais fino que do Enya 15.

    O Enya 15 funciona bem com venturi de 6,0mm a 6.7mm com spray bar de 4mm de diametro.

    Qual a medida do venturi e do spray bar desse Sassi 15?

    Uma maneira que uso para obter o mesmo efeito de um venturi menor é usar um filtro de ar. O Filtro de ar restringe a passagem de ar e faz praticamente a mesma coisa que um venturi menor, talvez com pouco menos eficiencia devido a velocidade de passagem do ar, efeito de bernulli e bla bla, mas essa é uma tecnica que funciona.

    O filtro de ar pode ser feito facilmente usando um pedaço de meia calça preso no venturi, quanto mais camadas de meia calaça menor fica o venturi. Acho que cada camada equivale a diminuir o venturi apoximadamente em 0,1mm. Pode prender a meia calça um ORing, pedaço de tubo de silicone.

    Se a compressão do motor não estiver boa, não adianta ficar perdendo tempo trocando combustivel, vela, venturi e etc...só vai gastar dinheiro e ter dor de cabeça.

    Martin

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 28 2011, 16:52

    Ótima dica Martin!
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  betocastrucci Qui Abr 28 2011, 22:28

    Nos motores R/C eu sempre deixo o acelerador perto do mínimo para dar a partida, que é o mesmo efeito de fechar o venturi, porém o carburador R/C também restringe a entrada de combustivel. Em motores VCC mais difíceis de pegar eu costumo botar o dedão no venturi na hora de partir, costuma funcionar, mas cuidado com a hélice!!!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Sex Abr 29 2011, 16:05

    Eta motorzinho arretado. Vi um garoto aprender a voar com ele no ano passado e parece que muita gente ainda vai fazer uso do Sassi para tal. Esperamos notícias e fotos do aero.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Abr 30 2011, 01:22

    Um Sassi 15 em ação!

    https://www.youtube.com/watch?v=j-CwlDJJAUg


    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Sáb Abr 30 2011, 07:57

    Gostei. Apitou no final que nem o meu último. Tive um que era um tiro, mas somente com pressurização. Ontem limpei um para colocar para voar em breve.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Abr 30 2011, 12:48

    Este estava com 10% de nitro e 20% de oleo (Byron).
    Comprei o Sassi no ML por R$ 50,00.
    Tenho um Enya 15 ´que é muito semenhante.... Até a mesma furação! Para os "alunos" principiantes uso no Ciclone o Sassi 15 II com helice 8X5. Com 8x6 este motor não apita e esquenta bastante.
    Neste Ciclone já usei Enya 15, Fox 19 e atualmente um Sassi 15 II.
    Tenho outro Sassi 15 que para ligar somente "starter". Quando o motor pega!!! Gira uma 8x6 em 13000 RPM. Um canhão para categoria.
    Já tive um Sassi 15 que neste Ciclone conseguia realiar o "oito horizontal".........
    Não recomendo este motor para os "principiantes"..... Recomendo iniciar com a compra de um CB-25 ou LA40! Modelo Escola eu dou um jeito.....O importante é ensinar a voar e contaminar a galera com este virus do Aeromodelismo.
    Sérgio.

    Conteúdo patrocinado


    SASSI 15 II Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 15:01