marioverol Seg Set 12 2011, 15:28
Martin... engraçado sobre isso que vc disse sobre juiz x barulho...Na última etapa do Cipa, em Bauru, ouvi de um juiz exatamente isso. Ele não reclamou que meu motor não faz 4-2-4 mas sim que ele era barulhento demais e muito rápido...Deu a entender que, se eu almejava realamente obter notas maiores, deveria silenciar meu motor...O que tem a ver uma coisa com a outra? E se ele pelo ao menos pegasse um cronômetro, viria que minha volta estava não mais que 5,4 seg...Isso é rápido? Não, não é...Mas é o 424 que todos têm em mente. Parece até obrigatório.
Quanto ao 424 da linha SS, até hj eu só vi o stunt do Patric, mas se a gente for pegar o 4-2-4 ao pé da létra, aquilo não é um regime de 4 tempos.. Ele apenas apita mais com o motor apontado para cima e apita menos com o nariz apontado para baixo.. O que eu me referi é ao autêntico 424 dos ST 60, Retros e stalkers...O meu SS faz stunt tb...Mas dizer que o 4 dele está afogado, não é verdade. Eu tentei realamente fazer deles (SS) stunts, usando para isso juntas no cabeçote, ventures de 7mm e hélices de passo alto (5 e 6) o que eu reparei é que matei o que de melhor tem o motor. TORQUE. já na configuração 2-2-2, em giros elevados, notei que eu cheguei o mais próximo possível do torque máximo do motor..E na minha opinião (e descoberta) o que faz os cabos estarem firmes em todas as partes do vôo e Torque e não velocidade... pois já voei em configurações de volta a 4,5 seg e o cabo afrouxar sobre a cabeça e, com o mesmo avião, voar com configuração de 5,5 seg e o cabo ficar firme o tempo todo...isso prova que o que mantem cabo firme é torque.. E em todas as experiencias que fiz na linha SS, e olha que foram muitas, aque eu cheguei mais próximo do torque maximo do motor foi na configuração 2-2-2. Giros acima de 11000 RPM...Se existe outra maneira de extrair o torque máximo dos SS que não seja essa, eu desconheço...Deve existir, mas eu não consegui chegar em nenhuma tentativa com bom resultado...
Muitos querem potência em seus motores...Mas isso no F2B não quer dizer nada. potencia não bem administrada é sinonimo de velocidade. O que procuro hj em motores é torque. Por isso vejo a grande vantagem dos motores pipados em relação aos demais. Alta potência (adestrada) = alto torque..Hj meu ditado é o seguinte: caldo de galinha e torque, nunca são demais...Potencia para mim está ligada diretamente ao quanto de peso o motor terá que carregar. Não adianta dizer que um OS 15 FP tem um torque maravilhoso e tentar colocar ele num strega...Entende o que estou falando? Para um strega, preciso de um motor bem forte(potente), tipo um 60. Mas a pergunta é; como faço para extrair o maximo de torque deste motor 60? Será que eu encontro o maior torque dele em baixas rotações ou em altas rotações...? Dai é que chegamos no âmago desta discursão.. Existem motores, que a linha máxima de torque (envelope de torque) é encontrada em baixas rotações e outros motores que a linha máxima de torque é encontrada em altas rotações. tanto isso é verdade que, em Piracicaba, no terceiro voo do Rudse, ele disse pra mim minutos antes, Vou apertar a piriquita do retro o máximo que puder... Vc viu o que aconteceu....PIOROU...Ele saiu com giro acima do normal... E o maior torque do Retro vai até determinada RPM, acima disso a curva descendente de torque é abrupta e cruel...Tenho certeza que se eu conseguir passar dos 13000 RPM nos SS vou cair neste abismo de torque também.. Todos os motores têm isso... A curva vai até um ponto máximo, depois disso a queda é brutal e mortal..kkkkkkk
Bom chega de papo.... vamos voar que é melhor....kkkkkkkk
quem quiser voar de LEO, voa de LEO
quem quiser ir de Enya vai de Enya
Quem for nos ST...que vá de ST
e assim por diante....
Todos eles, vão bem quando voam nas confugurações de maior torque possível...
Essa é a minha visão das coisas.. Se estou certo? não sei, mas tem dado certo.. então Go a head!
Abração e cabio final