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    Mensagem  chicomedella Sáb Set 10 2011, 14:54

    Comecei a reforma deste meu aero.

    A história dele é a seguinte.

    Quando eu fazia parte do grupo de aeromodelismo do Aeroclube do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, apareceu um ex-aeromodelista vendo ele. Sempre gostei de acrobacia, então comprei. Na época acho que por uns 60 reais. Isso deve fazer uns 15 anos +-.

    Voei algumas vzs com ele...depois deixei o vcc e ele ficou em cima do meu armário todos esses anos, ao lado do monitor que já postei algumas fotos dele aqui já reformado.

    Agora comecei a reforma deste.

    Coloquei nobler ali no titulo mas não tenho certeza se é..é o que eu acho mais perto! SE alguém puder me ajudar e dizer o nome e sobrenome exato do bicho...

    Ele era assim
    RE-construindo - Nobler DSC00810

    RE-construindo - Nobler DSC00807

    Toquei lixa
    RE-construindo - Nobler 10092011104

    RE-construindo - Nobler 10092011103

    RE-construindo - Nobler 10092011102


    Ainda estou removendo um pouco da tinta remanescente...

    em breve mais fotos...

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    Mensagem  chicomedella Sáb Set 10 2011, 14:56

    Lixando, descobri que o dono dele entelou com vinil ou algo parecido por cima de umas 3 camadas de tinta....

    no fim certamente vou deixar ele mais esbelto pro vôo..

    vou usar um cb .25...

    e cabos de?? 17m??
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    Mensagem  Morcegão Sáb Set 10 2011, 21:34

    Cara, eu procurei comparar com fotos do Nobler e do Blue Angel, mas sinseramente estou em dúvidas. Talvez o antigo dono fez alguma modificação no modelo. Quanto ao motor será que o CB.25 não é pouco para ele. Todos os que vi usavam motores .35 e cabo de 18 m.
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Set 11 2011, 00:13

    Recomendo usar um FP-40.
    Este modelo foi montado pela planta com algumas simplificacòes! Primeiro Nobler que vejo com o profundor enterisso em balsa!
    Já tive um Condor com eta tecnica e madeira...... O Fox 35 não dava conta.
    Já vi voando um Nobler com CB-25....... Não recomendo!!!!!
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    Mensagem  chicomedella Dom Set 11 2011, 00:56

    Pois é...tb acho q é meio hibrido...
    Olha..voei pouco com ele.....e foi com o 25...veremos....por enquanto é o q tenho...depois compro um mais forte!!!

    Até pensei em abrir esse profundor, o leme e a fuselagem e entelar!! será q vale a pena?? acho q consigo deixá-lo mais leve assim....mas não sei se consigo baixar o peso significativamente...

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    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Set 11 2011, 14:07

    Não vale a pena aliviar o modelo.
    PaRA modelo ficar leve é necessário escolher a madeira antes da montagem, cuidar com a cola e acabamento.
    Neste teu modelo recomendo "lixa" para retirar as tintas e acertar acabamento e revestimento com termo adesivo (não use vinil - muito pesado).
    Se for usar o CB-25 utilize cabos de 16 metros. Ele realizará aqueles vôos conhecido como "Longplay" (So fica girando).
    Se queser um Stunt terá que usar um Fox 35 com cabos 18 metros ou um FP-40 (LA-40 - LEO-40) e cabos 19,5 metros. Este modelo é muito bom de voar Stunt. Aliais foi com ele que foi "traçado" as atuais manobras FAI.
    Tenho um ARF e outro kit na caixa aguardando montagem......
    Video de meu modelo ARF.

    https://www.youtube.com/watch?v=rmfzttPveek

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    Mensagem  Manicaca Dom Set 11 2011, 19:59

    Oi Chico, será que esse seu modelo não é um MAC 15 da Mobral?
    O modelo é bonito, mas jeito de Nobler não tem... Neutral
    Continua a reforma, vale a pena botar o bichinho no ar de novo !
    Abraço
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    Mensagem  Mustrengo Dom Set 11 2011, 20:04

    Pois é, achei o profundor e desenho da fuselagem muito diferentes do Nobler. Qual a envergadura dele? Está mais parecido com os modelos para motores .25 que eram comuns nas décadas de 80 e 90.
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    Mensagem  Mustrengo Dom Set 11 2011, 20:06

    Rapaz, acho que é um Cacique da Casa AeroBrás....

    Veja não não é o cara RE-construindo - Nobler Vcc405_alt
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    Mensagem  Morcegão Dom Set 11 2011, 20:12

    Havia me esquecido do Cacique. Tá parecendo que é.
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    Mensagem  chicomedella Dom Set 11 2011, 22:07

    Sérgio Daeuble escreveu:Não vale a pena aliviar o modelo.
    PaRA modelo ficar leve é necessário escolher a madeira antes da montagem, cuidar com a cola e acabamento.
    Neste teu modelo recomendo "lixa" para retirar as tintas e acertar acabamento e revestimento com termo adesivo (não use vinil - muito pesado).
    Se for usar o CB-25 utilize cabos de 16 metros. Ele realizará aqueles vôos conhecido como "Longplay" (So fica girando).
    Se queser um Stunt terá que usar um Fox 35 com cabos 18 metros ou um FP-40 (LA-40 - LEO-40) e cabos 19,5 metros. Este modelo é muito bom de voar Stunt. Aliais foi com ele que foi "traçado" as atuais manobras FAI.
    Tenho um ARF e outro kit na caixa aguardando montagem......
    Video de meu modelo ARF.

    https://www.youtube.com/watch?v=rmfzttPveek


    É..imaginei isso...não vale a pena tirar madeira!
    Pior é que agora já comprei o vinil....acho q vou nesse mesmo...bem esticado!!! Então não coloco vinil na fuselagem...vou pintar mesmo!!

    Então por agora fico nesse 25..quando aliviar o cofre compro um 40 e coloco nele!!!
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    Mensagem  chicomedella Dom Set 11 2011, 22:10

    Mustrengo escreveu:Rapaz, acho que é um Cacique da Casa AeroBrás....

    Veja não não é o cara RE-construindo - Nobler Vcc405_alt


    é verdade....ta mais pro cacique mesmo....só que ainda acho q a frente dele ta diferente.

    Nobler puro realmente não é...o nobler tem o nariz mais ovalado...esse ta mais pra retangular!!

    Esse meu tem envergadura de 98 e comprimento de 78..

    o cacique tem 130...

    ainda não pesei ele!!!

    vou seguir os trabalhos...testar com o 25 e depois vou colocar um maior!!

    Valeu as dicas ae....

    até final de semana q vem posto mais fotos!!!
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    Mensagem  Morcegão Qui Set 22 2011, 20:18

    Cara, continuo a tentar descobrir que avião é este, mas está difícil. Pensei ser o Falcão 20, mas colocando as fotos lado a lado, vi ser diferente.
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Set 23 2011, 17:57

    Se a envergadura é de 98 cm, Realmente não é um Nobler. Pode ser um modelo de Nobler para 25.
    Tem aparencia de Nobler. Se der uma "melhorada" no acabamento vai ficar bacana.
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    Mensagem  Manicaca Sex Set 23 2011, 19:04

    Moçada, será que não pode ser um Falcão 20 da Aerobrás? o que vcs acham?
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    Mensagem  Morcegão Sex Set 23 2011, 19:21

    Já pensei no Falcão, pois as medidas são mais de acordo. Comparei as fotos e achei parecido, mas com modificações, no caso.
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    Mensagem  chicomedella Sáb Set 24 2011, 18:46

    Não sei não..

    a fuselagem ta parecida...so acho q esse falcão é mais comprido!!

    Quem montou esse aqui então modificou o trem e a ponteira da asa!!

    E pra que modificar o trem de pouso tanto assim?

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    Mensagem  chicomedella Sáb Set 24 2011, 18:47

    dei uma parada nessa reconstrução..

    falta ainda um pouco mais de lixa para remover a pintura e umas imperfeições...

    vou usar a técnica do carpete ainda nele...

    em breve posto mais!!
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    Mensagem  Morcegão Ter Jun 12 2012, 18:31

    E ai? Terminou o modelo?
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    Mensagem  chicomedella Seg Jun 18 2012, 19:51

    Cara....

    Pior que eu terminei meu monitor.
    Iniciei a reforma do 'nobler'
    Comprei todos os apetrechos, só me falta ricino e tempo.
    Faculdade suga muito.
    Mes que vem retomo e posto novas informações....

    Abraço
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    Mensagem  Morcegão Seg Jun 18 2012, 20:00

    cheers cheers cheers
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    Mensagem  ANDRE Seg Jun 18 2012, 21:37

    Boa Noite,

    Nem pensar.
    Primeiro o Falcão 20 é uma puta máquina, e tem linhas modernas e não clássicas como esse Nobler modificado.
    Se v. tiver uma "dreamel" manda lixa nesse modelo para tirar peso.
    Você não lixou absolutamente nada nesse modelo. Ainda está cheio de tinta e a balsa não está branquinha.
    Para começar eu acho que dá para tirar umas 200 gramas ou mais(nervuras, bordo de fuga e etc).
    Retire o tanque e alivie o montante do motor e refaça algumas colagens com CA.
    Pergunto - Qual o atual peso desse modelo?
    Se v. conseguir deixá-lo com 700 gramas, acho que dá para utilizar um CB 25 com cabos de 16 metros.
    Esta Não seria a melhor alternativa de motorização, mas se esse é único motor que v. tem disponível, então vamos adaptar ao modelo.
    Manda um ultracote (oracover chinês)- Tem um sujeito aqui no Jabaquara em SP que vende esse produto via ML. Todas cores são 10, exceto vermelho (não tem brilho e é fosca).
    Uma folha acho que custa R$ 29 e dá para fazer esse aero inteiro.
    Aproveitando que está mexendo no aero, troca esse profundor, e coloca um novo no tamanho equivalente a metade da asa do aeromodelo, para deixar essa maquina mais agressiva para F2B.
    Também troque o flap,porque no Nobler os flaps são inteiros complementando todo o bordo de fuga da asa.
    É claro que um La 40 ou um FP 40, ou ainda, um Enya SS 30 ou SS 40 dão conta do recado.
    Aminha preferência é pelo Enya SS 30. Tem boa potência e é muito econômico. Um tanque de 50 ml, faz esse motor rodar por mais de 5 minutos. Fale com o Martin, os Enyas que ele vende são zerados diretamente da fábrica no Japão.
    Olha esse mês eu estou meio sem tempo por motivos profissionais, mas em julho se v. quiser eu dou um tapa nesse aero, com a minha dreammel para deixá-lo irreconhecível, é só aguardar.
    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
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    Mensagem  chicomedella Seg Jun 18 2012, 22:54

    Valeu as dicas André.

    Não terminei de lixar ainda não...parei por ai por falta de tempo!
    Tu diz para fazer o flap passar por baixo da fuselagem?
    Eles já são inteiros, a asa toda.

    Não pesei ele....vou lixar mais e depois vejo!

    Se eu aumentar o profundor não terei mais peso? vale a pena colocar um profundor nervurado e entelado? o leme também talvez...


    Vai ficar meio complicado eu mandar ele daqui do Rio Grande do Sul para vc lixa-lo...haha...mas agradeço.

    Abraço
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    Mensagem  Morcegão Seg Jun 18 2012, 22:58

    Ele escreveu isto por parecer, na terceira foto dele lixado, que o flap é menor que a asa. Pode reparar. Nas primeiras fotos agente vê que não.
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    Mensagem  chicomedella Seg Jun 18 2012, 23:03

    ah claro...

    é que na verdade eu quebrei aquela ponta quando tava lixando...

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