saulojao Sex Abr 16 2010, 19:45
É Beto... ninguém vai segurar esse camarada, hehehe!!!
Pessoal, com relação ao comentado lá em cima, diluição de resina Epóxi, vou somente passar o pouco que já vivi:
1) Nos meus tempos áureos de CEA-UFMG (Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG), usávamos diluir resina epóxi com álcool para aplicação em estruturas de madeira dos aviões (grandes, tripulados, hehehe). Para a aplicação, era completamente válida e até economicamente interessante. Madeiras mais firmes (Pricipalmente Freijó e Compensado naval) e chances relativamente pequenas de contatos crítcos com produtos químcos.
2) Com a convivência aqui em BH com o estimado Rudse, pude absorver alguns "macetes" e pegar conhecimentos interessantes. Segundo um artigo que ele leu, não é interessante a diluição de Epóxi (alcool, acetona whatever) por estes solventes quebrar certas propriedades. Para aplicaçao de epóxi, que é altamente resistente ao combustível, usamos tão somente cobrir áreas como do tanque (para os "corpos cheios") e montantes de madeira, ou nariz (perfilados). Para fluidez necessária para cobrir as áreas com um fino filme de epóxi, e ainda ter uma penetração nos poros da madeira: aqueça-o... o ideal é usar a "heat gun" (incrível... parece que vc usou álcool), ou até mesmo usar a ponta de um ferro de solda e ir espalhando... após a aplicação e a cura, o epóxi vitrifica, fica levíssimo (uma vez que realmente dá pra fazer uma camada MUITO FINA) e as partes críticas do avião ficam protegidas!
Espero ter colaborado um bocado!
Forte abraço, galera!!! Bons vôos e boas construções!!!
Inté,