A 4 anos atras estrei na FAI no CIPA de Piracicaba com um Pathfinder. Apesar do modelo ser muito bom, a minha mão pesada não fez jus ao modelo e muita gente achou que o modelo que não era bom, errado! Agora 4 anos depois voltei no CIPA de Piracicaba com o mesmo Pathfinder, mesmo motor, mesmo tanque, a unica coisa que mudou, foram vários remendos e varias gramas a mais de peso.
No Sábado de manhã fui direto para pista do Taquaral treinar e por um descuido na hora de soltar o modelo a unica top flite 12x6 que tinha no passo certo bateu no chão. Pensei em usar a JXF 12x6 mas resolvi usar a APC 11x7 que já tinha usado e era a 2a melhor hélice que já tinha usado com esse Enya 45 6001. Fiz 3 voos de treino e parti para Piracicaba. Meu primeiro voo foi muito bom e terminei a primeira rodada em 3o lugar poucos pontos atras dos primeiros.
No dia seguinte dei azar. Ao invés de usar uma seringa para abastecer o tanque, usei somente a bomba manual contando o numero de voltas e no segundo voo estourei o tempo. O vento virou para todo lado, fiz looping inverso contra o vento e minha concentração saiu para almoçar e não voltou mais, mesmo assim ainda fiz uma pontuação descente. Qualificamos para a Final. No 3o voo acabei tirando combustível demais e abortei o voo antes de terminar o 8 sobre a cabeça e acabamos em 10o na prova.
Depois da Prova ficamos Eu, Rudse e Taquinho na pista e ofereci o Pathfinder para o Rudse voar. Ele brincou e falou " voce é um Mago para fazer esse modelo voar desse jeito, vamos ver o quanto você estava sofrendo" Liguei o motor e o homem começou a voar, eu mal podia acreditar! o cara voava o meu avião como se ele tivesse treinado a vida toda com ele, sem dar uma balançada e fazer cobrinhas nas saídas de manobra. O voo foi 10! com saidas nas alturas certas, linhas retas, cantos de manobras super bem definidos e bases bem retas. A cada manobra eu pensava agora ele vai dar uma erradinha, NADA!
Apos o voo tenho certeza que perdi o titulo de Mago, Mago é ELE, de voar o meu modelo de primeira e muito melhor que Eu. Apos o voo ele comentou que o modelo era muito firme, fácil de fazer os loopings sem ter que ficar corrigindo, de comando dócil e que tinha mudado de opinião sobre o Pathfinder.
Por falta de tempo meu Pathfinder não tem nenhum dos truques que vivo passando para os outros. Em um dia de leve briza isso não faz muita diferença, mas em dias com mais vento as modificações que recomendo fazem MUITA diferença.
Quem fizer o Pathfinder com as simples modificações como o Jorge fez, tanque para dentro, fuselagem mais reforçada e deixar os flaps retos para ficar mais rígido, vai ter um super modelo para ir da Intermediaria a FAI com segurança e competitividade.
Eu adoro voar o Pathfinder e para mim esse modelo não deixa nada a desejar para nenhum outro modelo. Julgo ser a melhor plataforma para se apreender a gama porque aceita abusos extremos e o trem triciclo alem de proteger a hélice permite pousos e decolagens suaves, alias eu lembro que ganhei muitas provas na Intermediaria por altas notas de pouso e decolagem.
Martin
WWW.STUNTHOBBY.COM - Dedicação Total ao VCC
No Sábado de manhã fui direto para pista do Taquaral treinar e por um descuido na hora de soltar o modelo a unica top flite 12x6 que tinha no passo certo bateu no chão. Pensei em usar a JXF 12x6 mas resolvi usar a APC 11x7 que já tinha usado e era a 2a melhor hélice que já tinha usado com esse Enya 45 6001. Fiz 3 voos de treino e parti para Piracicaba. Meu primeiro voo foi muito bom e terminei a primeira rodada em 3o lugar poucos pontos atras dos primeiros.
No dia seguinte dei azar. Ao invés de usar uma seringa para abastecer o tanque, usei somente a bomba manual contando o numero de voltas e no segundo voo estourei o tempo. O vento virou para todo lado, fiz looping inverso contra o vento e minha concentração saiu para almoçar e não voltou mais, mesmo assim ainda fiz uma pontuação descente. Qualificamos para a Final. No 3o voo acabei tirando combustível demais e abortei o voo antes de terminar o 8 sobre a cabeça e acabamos em 10o na prova.
Depois da Prova ficamos Eu, Rudse e Taquinho na pista e ofereci o Pathfinder para o Rudse voar. Ele brincou e falou " voce é um Mago para fazer esse modelo voar desse jeito, vamos ver o quanto você estava sofrendo" Liguei o motor e o homem começou a voar, eu mal podia acreditar! o cara voava o meu avião como se ele tivesse treinado a vida toda com ele, sem dar uma balançada e fazer cobrinhas nas saídas de manobra. O voo foi 10! com saidas nas alturas certas, linhas retas, cantos de manobras super bem definidos e bases bem retas. A cada manobra eu pensava agora ele vai dar uma erradinha, NADA!
Apos o voo tenho certeza que perdi o titulo de Mago, Mago é ELE, de voar o meu modelo de primeira e muito melhor que Eu. Apos o voo ele comentou que o modelo era muito firme, fácil de fazer os loopings sem ter que ficar corrigindo, de comando dócil e que tinha mudado de opinião sobre o Pathfinder.
Por falta de tempo meu Pathfinder não tem nenhum dos truques que vivo passando para os outros. Em um dia de leve briza isso não faz muita diferença, mas em dias com mais vento as modificações que recomendo fazem MUITA diferença.
Quem fizer o Pathfinder com as simples modificações como o Jorge fez, tanque para dentro, fuselagem mais reforçada e deixar os flaps retos para ficar mais rígido, vai ter um super modelo para ir da Intermediaria a FAI com segurança e competitividade.
Eu adoro voar o Pathfinder e para mim esse modelo não deixa nada a desejar para nenhum outro modelo. Julgo ser a melhor plataforma para se apreender a gama porque aceita abusos extremos e o trem triciclo alem de proteger a hélice permite pousos e decolagens suaves, alias eu lembro que ganhei muitas provas na Intermediaria por altas notas de pouso e decolagem.
Martin
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