VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Meu Pathfinder

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Ter Mar 13 2012, 16:26

    A 4 anos atras estrei na FAI no CIPA de Piracicaba com um Pathfinder. Apesar do modelo ser muito bom, a minha mão pesada não fez jus ao modelo e muita gente achou que o modelo que não era bom, errado! Agora 4 anos depois voltei no CIPA de Piracicaba com o mesmo Pathfinder, mesmo motor, mesmo tanque, a unica coisa que mudou, foram vários remendos e varias gramas a mais de peso.

    No Sábado de manhã fui direto para pista do Taquaral treinar e por um descuido na hora de soltar o modelo a unica top flite 12x6 que tinha no passo certo bateu no chão. Pensei em usar a JXF 12x6 mas resolvi usar a APC 11x7 que já tinha usado e era a 2a melhor hélice que já tinha usado com esse Enya 45 6001. Fiz 3 voos de treino e parti para Piracicaba. Meu primeiro voo foi muito bom e terminei a primeira rodada em 3o lugar poucos pontos atras dos primeiros.

    No dia seguinte dei azar. Ao invés de usar uma seringa para abastecer o tanque, usei somente a bomba manual contando o numero de voltas e no segundo voo estourei o tempo. O vento virou para todo lado, fiz looping inverso contra o vento e minha concentração saiu para almoçar e não voltou mais, mesmo assim ainda fiz uma pontuação descente. Qualificamos para a Final. No 3o voo acabei tirando combustível demais e abortei o voo antes de terminar o 8 sobre a cabeça e acabamos em 10o na prova.

    Depois da Prova ficamos Eu, Rudse e Taquinho na pista e ofereci o Pathfinder para o Rudse voar. Ele brincou e falou " voce é um Mago para fazer esse modelo voar desse jeito, vamos ver o quanto você estava sofrendo" Liguei o motor e o homem começou a voar, eu mal podia acreditar! o cara voava o meu avião como se ele tivesse treinado a vida toda com ele, sem dar uma balançada e fazer cobrinhas nas saídas de manobra. O voo foi 10! com saidas nas alturas certas, linhas retas, cantos de manobras super bem definidos e bases bem retas. A cada manobra eu pensava agora ele vai dar uma erradinha, NADA!

    Apos o voo tenho certeza que perdi o titulo de Mago, Mago é ELE, de voar o meu modelo de primeira e muito melhor que Eu. Apos o voo ele comentou que o modelo era muito firme, fácil de fazer os loopings sem ter que ficar corrigindo, de comando dócil e que tinha mudado de opinião sobre o Pathfinder.

    Por falta de tempo meu Pathfinder não tem nenhum dos truques que vivo passando para os outros. Em um dia de leve briza isso não faz muita diferença, mas em dias com mais vento as modificações que recomendo fazem MUITA diferença.

    Quem fizer o Pathfinder com as simples modificações como o Jorge fez, tanque para dentro, fuselagem mais reforçada e deixar os flaps retos para ficar mais rígido, vai ter um super modelo para ir da Intermediaria a FAI com segurança e competitividade.

    Eu adoro voar o Pathfinder e para mim esse modelo não deixa nada a desejar para nenhum outro modelo. Julgo ser a melhor plataforma para se apreender a gama porque aceita abusos extremos e o trem triciclo alem de proteger a hélice permite pousos e decolagens suaves, alias eu lembro que ganhei muitas provas na Intermediaria por altas notas de pouso e decolagem.

    Martin
    WWW.STUNTHOBBY.COM - Dedicação Total ao VCC
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Marcus36X Ter Mar 13 2012, 17:29

    Pois é....
    Pathfinder é o cara!!

    Valeu Martin!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Qua Jun 06 2012, 01:48



    Na primeira etapa do Paulista, ainda com o Enya 45 6001 Stuntão 4-2-4, estava muito mal, dor lombar enorme, muito enjoado e grogue dos remédios que estava tomando, fora o puta mau humor que isso deixa agente. Mas fui lá carimbar alguns pontinhos para meu Ranking e não fiz um voo completo por falta de atenção com combustível e fui la para traz!

    Agora com um Poderoso Enya 40XZ virando uma APC 12x4 a 9800rpms no nariz do meu velho Pathfinder ARF estou conseguindo voar mais lento, mais firme e com maior precisão fomos para a 2a Etapa do Paulista. Estava em 3o lugar, até a 2a rodada, ai o Thomas Jr fez um puta voo com mais de mil pontos e me passou e acabamos em um respeitavel 4o.

    Ahhhh se tivesse tempo para colocar no meu Pathfinder ARF, que esta Stock, todos os truques que passo para voces!

    O funcionamento do motor impressionou a muita gente. Até o Jorge Homa, veio falar comigo apos um voo: "Muito bom o seu voo, que motor é esse que esta usando?" Resposta: Ola Sr Homa, obrigado! É o mesmo que o Sr. comprou a um mes atras, o Enya 40XZ Smile"

    O Rogério de SP que só gosta de elétrico disse "nunca vi um motor glow fazer o que o seu faz parece um elétrico de tão preciso."

    Setup do Enya 40XZ: Motor Stock, Venturi 7,5mm, Muffler Macs, Defletor de Exhaustão sem cortar, hélice APC 12x4, Tanque 4.0Oz Brodak Unfiflow sem pressão e combustível Byron 10/20. Com o mufler original obtenho praticamente o mesmo resultado, não é necessário comprar o da Macs.


    Mesmo o meu Pathfinder balançando em algumas situações porque mexi no flap externo e depois não tive tempo de reajustar, a precisão de manobras ainda é incrível.

    Um Pathfinder, um Enya 40tinha e uma APC baratinha dá pro gasto hein! lol! lol! lol! lol! lol!

    Martin
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Morcegão Qua Jun 06 2012, 04:57

    cheers cheers cheers
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Wagner Qua Jun 06 2012, 07:57

    Salve Martin!

    Obrigado pelos relatos!!

    Mister Homa San vai voltar a voar??

    Um abraço e sucesso!!!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Qua Jun 06 2012, 08:46

    Ola Wagner,

    Conversei bastante com ele durante o evento e me parece que ele vai voltar a voar sim.

    Martin
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Wagner Qua Jun 06 2012, 09:01

    Salve Martin!

    Muito obrigado, estou na torcida para que o Sr Homa volte aos círculos de voo!

    Ah, "arrume" tempo para fazer o Pathfinder com os truques! ok? Very Happy lol!

    Um abraço!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Qua Jun 06 2012, 10:21

    Wagner,

    Quando comecei a cosntruir a nova casa, a mais de 2 anos, eu sai da casa que morava e fui morar nos fundos da minha loja e onde era minha oficina virou sala de TV. Agora na casa nova tenho uma bela oficina mas que ainda não esta operacional, esta cheio de caixas espalhadas por todos os lados e a bancada que encomendei ainda não ficou pronta.

    A hora que minha oficina ficar operacional ai vou poder colocar a mão na massa e voltar a construir. A minha lista de desejo ficou longa nesses ultimos 2 anos e meio rsrsr.

    Grande abraço,

    Martin
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Wagner Qua Jun 06 2012, 11:11

    Salve Martin!

    Está certo, a pior coisa que tem é ser "Sem Oficina", eu ando aposentado por não poder nem usar a mesa direito... kkkkkkkkkkk, mas isso é coisa de familia a original, se fosse esposa ou algo assim já teria separado... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Minha lista de desejo é grande, teria que viver mais uns 100 anos.. rs!

    O Enya 32 com saída trazeira não tem mais? Ou algum 40 leve?

    Um abraço e sucesso!

    Wagner


    Última edição por Wagner em Qua Jun 06 2012, 11:14, editado 1 vez(es)


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Marcus36X Qua Jun 06 2012, 11:41

    40 leve?
    40XZS na cabeca!!
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Wagner Qua Jun 06 2012, 12:11

    Este é leve mesmo!! heheh!


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Sáb Jun 09 2012, 01:27

    Wagner escreveu:Salve Martin!

    Está certo, a pior coisa que tem é ser "Sem Oficina", eu ando aposentado por não poder nem usar a mesa direito... kkkkkkkkkkk, mas isso é coisa de familia a original, se fosse esposa ou algo assim já teria separado... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Minha lista de desejo é grande, teria que viver mais uns 100 anos.. rs!

    O Enya 32 com saída trazeira não tem mais? Ou algum 40 leve?

    Um abraço e sucesso!

    Wagner

    Ola Wagner,

    O Enya 32CXL não tem no momento. O Enya 40XZ é 40 mais leve que existe a venda no mercado. Estou maravilhado com a performance desse motor.

    Martin
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Wagner Sáb Jun 09 2012, 09:28

    Salve Martin!

    Obrigado pela força, no momento nem tenho voado, mas quando voltar, vou precisar de algumas coisas! Twisted Evil

    Um abraço e bom final de semana, com voos!!!!!!!!!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 09 2012, 13:15

    Martin, aproveitando a postagem meu amigo, o Enya 40 ZX é ABN (níquel) mesmo ?
    fuçando no site japonês da Enya fiquei surpreso pela Enya ter adotado essa solução de metalugia em um motor espetacular desses.
    abraços
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Sáb Jun 09 2012, 21:03

    Ola Carlo,

    Entendo a sua preocupação com ABN. O histórico de problemas com os motores ABN da OS que descascavam a camisa com pouco tempo de uso acabaram denegrindo todos os outros motores ABN. A OS depois melhorou o processo de niquelação e mudou o nome para ABL, mas na verdade continua sendo ABN. A OS nunca fez um motor ABC, mas falsamente vendia como se fosse ABC. Os os FSR, VF e SF nunca foram ABC tudo ABN, FATO!

    Questionei o Ken Enya a esse respeito a muitos anos atras e ele me garantiu que o ABN da Enya é tão bom e resistente quanto o Cromado.

    Em uma discussão recente no Forum Americano sobre ABC X AAC, o Randy Smith comenta que o Niquelamento da Enya é muito melhor que o da OS.
    "The Enya nickle is much better than the type OS uses"

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=26634.0

    Outro aspecto importante a ser considerado é a metalurgia do pistão, e ai é que tem a grande diferença da Enya. A Enya usa uma liga de alumínio muito especial com coeficientes de dilatação diferenciado dos outros motores e por isso tem uma performance que não se consegue com outras marcas.

    De que adianta os motores chineses terem camisa cromada se usam uma liga de alumínio qq e barata no pistão?

    Performance, Qualidade e Durabilidade são mensurareis e por isso dizem Enya é Enya.

    Martin
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 09 2012, 21:50

    Concordo plenamente com vc Martin. Enya é Enya mesmo.
    Obrigado por esclarecer, muito oportuno.
    Já li e ouvi relatos de Enya voando na ativa e em plena forma por mais de 20-30 anos de uso, muitos com performnces de novos ! affraid
    Obrigado por esclarecer sobre o sistema "ABN" usado pela Enya, pois a princípio fiquei bem preocupado mesmo.
    Para justificar minha preocupação, vou postar algumas fotos que tenho em meu acervo de cilindros "ABN" descascados e como vcs podem ver, não é pouca coisa Embarassed
    Carlo
    Meu Pathfinder 83347644


    Meu Pathfinder 87109061


    Meu Pathfinder 43785069j


    Meu Pathfinder 82039416

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Dom Jun 10 2012, 01:37


    Nossa! de que motor é essa camisa?


    Esqueci de comentar, vários motores Enya estão em falta porque a Enya esta com dificuldade de achar essa liga de aluminio tão especial para fazer os pistões. Pelo menos foi isso que o Ken Enya alega.


    Abs,

    Martin
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Morcegão Dom Jun 10 2012, 19:00

    affraid
    Que coisa hein? Melhor contratar um dermatologista... huahuahua Rolling Eyes
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  martin Sáb Nov 24 2012, 00:35


    Só para ficar registrado, esse Ano usei o velho Pathfinder ARF em 2 das 3 provas do Campeonato Paulista valida para Ranking. Acabei em 3o Lugar na Copa Paulista e 4o No Ranking Nacional.

    Pathfinder continua me dando alegrias!

    Martin

    Conteúdo patrocinado


    Meu Pathfinder Empty Re: Meu Pathfinder

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 18:54