VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
Thiago Borges
Morcegão
Marcus36X
Mantovani
8 participantes

    Para o T-25 voar

    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Dom maio 27 2012, 01:12

    Legal, Osni. Obrigado pelas dicas e comentários. Amanhã cedo é estreia do T-25, provavelmente o primeiro de muitos (voos e aviões) que quero ter.

    Marcão, vamo que vamo amanhã. Dia promete na pista!

    Abraços.
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Dom maio 27 2012, 18:06

    Ele voou!

    Terminamos os cabos hoje (uma aula do Marcão) e colocamos o T-25 pra voar. Foram quatro ou cinco decoladas no total e, nas últimas voltas, arrisquei manobras não arriscadas. O avião responde legal e deu tudo certo. Sem madeira no primeiro voo do T-25. Mais tranquilidade para o piloto novato também.

    Obrigado a todos do CASA que ajudaram em todos os sentidos - Marcus, Heraldo, Thiago, Bertone, Kim, Presidente... Todo mundo.

    Abraços e até a próxima!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Marcus36X Dom maio 27 2012, 20:16

    Mantovani escreveu:Ele voou!

    Terminamos os cabos hoje (uma aula do Marcão) e colocamos o T-25 pra voar. Foram quatro ou cinco decoladas no total e, nas últimas voltas, arrisquei manobras não arriscadas. O avião responde legal e deu tudo certo. Sem madeira no primeiro voo do T-25. Mais tranquilidade para o piloto novato também.

    Obrigado a todos do CASA que ajudaram em todos os sentidos - Marcus, Heraldo, Thiago, Bertone, Kim, Presidente... Todo mundo.

    Abraços e até a próxima!

    sempre as ordens afro afro afro

    Parabéns também pro Johnny que voou muito bem e montou o T25 muito bem tambem.
    Fotozzzz????
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  martin Dom maio 27 2012, 21:54

    Que bom saber do sucesso do seu projeto. O Enya SS30 vai melhorar a cada voo até completar umas 3 ou 4 horas de funcionamento, depois é um reloginho. O motor vem de fabrica com venturi de 6.5mm. Se for usar esse motor em um modelo maior como o Nobler ou Promo 40 precisa mudar o venturi para 7.0mm e usar a APC 10.5x4.5 para desenvolver o torque e potencia necessário para esses modelos. Já testei varias helices nesse motor e a melhor performance foi obtida com a APC 10.5x4.5. Conforme deve ter visto no video do Ringmaster. Pode ser que tenha alguma helice melhor, mas de partida siga essa dica e depois tente melhorar, como tudo, voce pode achar um melhor setup que esse.

    Só para voce saber, temos planta do Pathfinder 30, que foi desenvolvida especialmente para o Enya SS30 a meu pedido. A Planta vem em 3 folhas, uma é o gabarito para cortar todas as peças. A planta custa R$ 56. Voce pode mudar o perfil da fuselagem e leme para o seu gosto que nada muda, pode até fazer um fuselado.

    Depois de muito analisar e observar o desempenho de diferentes plataformas, estou convencido que a aerodinâmica do Pathfinder é a melhor para quem esta apreendendo, a nervura é diferenciada de tudo que tem por ai que produz uma asa que é simplesmente impossível de estolar!. Imagine que maravilha isso é para quem esta apreendendo que vira e meche precisa dar comandos bruscos para evitar o chão.

    Como isso parece bom demais para ser verdade fiz esse video para comprovar:

    https://www.youtube.com/watch?v=DZCKm3K5Gl8

    O Pathfinder é um projeto moderno que tem uma estabilidade superior e suave de voar, voce vai sentir mais segurança e confiança para avançar rapidamente no seu aprendizado.

    Bons voos e bem vindo ao Time Enya Super Ultra Mega Power!

    Martin

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Marcus36X Dom maio 27 2012, 22:43

    martin escreveu:Que bom saber do sucesso do seu projeto. O Enya SS30 vai melhorar a cada voo até completar umas 3 ou 4 horas de funcionamento, depois é um reloginho. O motor vem de fabrica com venturi de 6.5mm. Se for usar esse motor em um modelo maior como o Nobler ou Promo 40 precisa mudar o venturi para 7.0mm e usar a APC 10.5x4.5 para desenvolver o torque e potencia necessário para esses modelos. Já testei varias helices nesse motor e a melhor performance foi obtida com a APC 10.5x4.5. Conforme deve ter visto no video do Ringmaster. Pode ser que tenha alguma helice melhor, mas de partida siga essa dica e depois tente melhorar, como tudo, voce pode achar um melhor setup que esse.

    Só para voce saber, temos planta do Pathfinder 30, que foi desenvolvida especialmente para o Enya SS30 a meu pedido. A Planta vem em 3 folhas, uma é o gabarito para cortar todas as peças. A planta custa R$ 56. Voce pode mudar o perfil da fuselagem e leme para o seu gosto que nada muda, pode até fazer um fuselado.

    Depois de muito analisar e observar o desempenho de diferentes plataformas, estou convencido que a aerodinâmica do Pathfinder é a melhor para quem esta apreendendo, a nervura é diferenciada de tudo que tem por ai que produz uma asa que é simplesmente impossível de estolar!. Imagine que maravilha isso é para quem esta apreendendo que vira e meche precisa dar comandos bruscos para evitar o chão.

    Como isso parece bom demais para ser verdade fiz esse video para comprovar:

    https://www.youtube.com/watch?v=DZCKm3K5Gl8

    O Pathfinder é um projeto moderno que tem uma estabilidade superior e suave de voar, voce vai sentir mais segurança e confiança para avançar rapidamente no seu aprendizado.

    Bons voos e bem vindo ao Time Enya Super Ultra Mega Power!

    Martin


    Vou falar que é assim mesmo... Hj foi meio que vai num vai e tive de "salvar" no ultimo segundo e ... recuperou de forma incrível.
    Virei fã desse modelo, apesar do tópico não ser a respeito do mesmo.
    Mal vejo a hora de por o P51 pra voar com esse 30... sobrava motor hj no T25 do Johnny.
    E Martin, aquele looping externo ta começando a ficar bom...

    Abraço
    Joaquim
    Joaquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 78
    Idade : 47
    Comentários : O aeromodelismo vcc é a minha prinsipal divers
    Data de inscrição : 25/03/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Joaquim Dom maio 27 2012, 23:09


    Pena que não deu pra ver o amigo Montovani inaugurar seu T-25 com motor Enya ss30 e também estou amaciando um desses que comprei do Martin, pra voar no Woodpecker( pica-pau) da aerobrás,na bancada de amaciamento lá estava os dois motores Enya 30: o meu e o do montovani rodando junto ao mesmo tempo, era só alegria. Perdi esse feito hoje por conta de uma forte gripe e febre, fui parar no médico,mas estou um pouco melhor.
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Dom Jun 03 2012, 20:50

    Legal, gosto da idea de um nobler mesmo. Acho o aviao muito bonito. Sabado (ontem) foi um dia Feliz. Eu, T 25 e o enya fizemos nossos primeiros loopings. Bem fechados e tortos, mas fizemos. Tenho a impressao que o cabo de 18 esta um pouco grande pra ele, pois quando voo stunt ele perde pressao. As voltas estavam na casa dos 5s e 6min de voo com ele apitado. Vamos ver.

    Obrigado a todos pela ajuda.

    Tah bem divertida a brincadeira!

    Abs
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Dom Jun 03 2012, 20:51

    Boa recuperacao para vc, Quim!
    Joaquim
    Joaquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 78
    Idade : 47
    Comentários : O aeromodelismo vcc é a minha prinsipal divers
    Data de inscrição : 25/03/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Joaquim Dom Jun 03 2012, 21:26

    Mantovani escreveu:Boa recuperacao para vc, Quim!

    Obrigado...Já estou melhor. Voei com o meu TUPI de três cabos no sábado e hoje só fiquei na construção do woodpecker ( pica pau).
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Seg Jun 04 2012, 10:26

    Marcus36X escreveu:
    martin escreveu:Que bom saber do sucesso do seu projeto. O Enya SS30 vai melhorar a cada voo até completar umas 3 ou 4 horas de funcionamento, depois é um reloginho. O motor vem de fabrica com venturi de 6.5mm. Se for usar esse motor em um modelo maior como o Nobler ou Promo 40 precisa mudar o venturi para 7.0mm e usar a APC 10.5x4.5 para desenvolver o torque e potencia necessário para esses modelos. Já testei varias helices nesse motor e a melhor performance foi obtida com a APC 10.5x4.5. Conforme deve ter visto no video do Ringmaster. Pode ser que tenha alguma helice melhor, mas de partida siga essa dica e depois tente melhorar, como tudo, voce pode achar um melhor setup que esse.

    Só para voce saber, temos planta do Pathfinder 30, que foi desenvolvida especialmente para o Enya SS30 a meu pedido. A Planta vem em 3 folhas, uma é o gabarito para cortar todas as peças. A planta custa R$ 56. Voce pode mudar o perfil da fuselagem e leme para o seu gosto que nada muda, pode até fazer um fuselado.

    Depois de muito analisar e observar o desempenho de diferentes plataformas, estou convencido que a aerodinâmica do Pathfinder é a melhor para quem esta apreendendo, a nervura é diferenciada de tudo que tem por ai que produz uma asa que é simplesmente impossível de estolar!. Imagine que maravilha isso é para quem esta apreendendo que vira e meche precisa dar comandos bruscos para evitar o chão.

    Como isso parece bom demais para ser verdade fiz esse video para comprovar:

    https://www.youtube.com/watch?v=DZCKm3K5Gl8

    O Pathfinder é um projeto moderno que tem uma estabilidade superior e suave de voar, voce vai sentir mais segurança e confiança para avançar rapidamente no seu aprendizado.

    Bons voos e bem vindo ao Time Enya Super Ultra Mega Power!

    Martin


    Vou falar que é assim mesmo... Hj foi meio que vai num vai e tive de "salvar" no ultimo segundo e ... recuperou de forma incrível.
    Virei fã desse modelo, apesar do tópico não ser a respeito do mesmo.
    Mal vejo a hora de por o P51 pra voar com esse 30... sobrava motor hj no T25 do Johnny.
    E Martin, aquele looping externo ta começando a ficar bom...

    Abraço


    De qualquer maneira, vou pensar no avião mais pro final do ano. Ou caso ocorra alguma lenhada. Por enquanto, vamos de T-25.

    Abraços!
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Sáb Jun 09 2012, 19:50

    oito - check
    dorso - check

    diversao garantida!

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Marcus36X Sáb Jun 09 2012, 20:39

    Parabens Johnny. Apavorou hj. Fullpower!!!
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Dom Jun 10 2012, 12:57

    Valeu, Marcao. Obrigado!

    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Dom Jun 17 2012, 22:46

    Inverti os comandos... Estava no dorso perto de um metro de altura, esqueci e dei comando errado. Lenha!

    Mas, vai ter concerto. Semana que vem estou de volta na area.

    Abraços!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Marcus36X Dom Jun 17 2012, 22:52

    Shit!!
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Osni Renato Dom Jun 17 2012, 22:55

    Lenhas acontecem , so nao quebra quem nao voa !
    Bola pra frente

    Grande abraço,Osni
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Morcegão Dom Jun 17 2012, 23:26

    Verdade...
    Boa parte das minhas lenhas foram tentando manobras. Fiquei covarde e por este motivo não tenho lenhado...
    Embarassed
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Osni Renato Seg Jun 18 2012, 11:39

    Ola Pessoal !

    Vamos falar de manobras entao.

    O que eu vejo normalmente é o pessoal se matando pra fazer determinadas manbobras que nao sao dificeis, mas que por alguns impecilios acabam se tornando quase missoes impossiveis.

    Temos que ter na cabeça que pra se fazer manobras NOVAS é necessario que o seu modelo esteja equilibrado o suficiente para a realizacao da mesma, digo isso pq como tem muita gente que esta iniciando as manobras o pessoal nao da muito credito e é exatamente o contrario tem que dar mais credito e atencao.
    Noto que muito modelos sao extremamente ariscos ou por excesso de comandos ou por super dimensionamento de motores.

    Sempre tento ajudar o pessoal a ajustar os avioes antes de ter problemas, principalmente os modelos ARF tem uma relacao de comando que os deixa muito sensiveis a ponto de nao tolerar qualquer errinho, se nos modelos competitivos tivessemos esse tipo de relacao seria impossivel fazer a gama FAI corretamente.

    Vejo tb que o pessoal que esta na pista junto nao sabe faer esses ajustes.

    Estou a disposicao pra ajudar quem quiser, se vier pra Botucatu voar com a gente um dia da pra acertar muita coisa, o amigo Mamao veio um sabado voar comigo e co o Rogerio, passou de 6~7 para 2 nas provas e nos so ajudamos a corrigir detalhes e trimagem do aviao.

    Posso um dia ir voar tb em alguma pista onde os amigos estao voando, tenho o maior prazer em ajudar o pessoal a evoluir.

    Grande abraço,osni
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Morcegão Seg Jun 18 2012, 13:00

    Será muito bem vindo.
    Uma das coisas boas em qualquer esporte é conhecer pessoas. Nunca paramos de aprender algo com elas.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Marcus36X Seg Jun 18 2012, 13:07

    Faço das palavras do Bats as minhas... venha voar conosco no CASA qualquer hora!

    Grande abraço Osni
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Seg Jun 18 2012, 13:42

    Com certeza, toda a ajuda é bem vinda. Meu T-25, no entanto, estava bem suave de comandos, nada arisco e na velocidade ideal. Estava lento e comandando muito bem, em um dia perfeito, sem ventos. Foi excesso de confiança o que derrubou o coitado. Eu estava mais tranquilo do que deveria, perdi a concentração e mandei ele pro chão dando comando errado.

    Como gosto de construir, vou ter um bom trabalho para reformar. E a diversão continua.

    Obrigado pelos comentários, abraços e boa semana a todos!

    Marcão, quero ver o vídeo do meu voo!

    João
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Marcus36X Seg Jun 18 2012, 16:25

    Mantovani escreveu:Com certeza, toda a ajuda é bem vinda. Meu T-25, no entanto, estava bem suave de comandos, nada arisco e na velocidade ideal. Estava lento e comandando muito bem, em um dia perfeito, sem ventos. Foi excesso de confiança o que derrubou o coitado. Eu estava mais tranquilo do que deveria, perdi a concentração e mandei ele pro chão dando comando errado.

    Como gosto de construir, vou ter um bom trabalho para reformar. E a diversão continua.

    Obrigado pelos comentários, abraços e boa semana a todos!

    Marcão, quero ver o vídeo do meu voo!


    Já ta postado... vide tópico do CASA...
    Posta ftz da reforma!!

    Abç Johnny
    João
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  martin Seg Jun 18 2012, 18:21

    Ola João,

    Foi um grande prazer conhece lo no CASA. Que pena que quebrou seu modelo, deve ter sido logo após eu ter ido embora. O funcionamento do motor estava muito bom, mas pode melhorar. Recomendo fazer a tubulação para uniflow, isso vai regular melhor o fluxo de combustível e seu motor vai rodar igual do começo ao fim. Se quiser voar na velocidade do começo do vôo mas sem perder tensão nos cabos, voce pode tirar um pouco de passo da ponta da hélice e assim vai poder deixar o motor rodar um pouco mais forte, isso vai proporcionar um controle melhor de velocidade, melhor tração nos cabos e vai manter a velocidade lenta. Os motores Enya funcionam bem meio afogado como esta usando mas funcionam melhor ainda saindo com um giro mais alto. Hélice é uma coisa que agente testa várias para ver qual fica melhor.

    Conforme prometido segue o diagrama de como fazer o Uniflow no seu tanque:

    Para o T-25 voar - Página 2 Uniclunk-Model2b


    Se tiver qq dúvida entre em contato.

    Abraço,

    Martin


    Joaquim
    Joaquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 78
    Idade : 47
    Comentários : O aeromodelismo vcc é a minha prinsipal divers
    Data de inscrição : 25/03/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Joaquim Ter Jun 19 2012, 23:27

    Olha eu não sabia que voçê tinha acidentado T-25,eu estava lá mais minha "polícia" (esposa),ligou e eu tive que ir embora umas 15:00hs.Mais não se preocupe que logo vai está voando outra vez. Estamos pronto pra te ajudá se necessário.
    Abrçs...Kim
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Mantovani Sex Jun 22 2012, 13:36

    Marcão, obrigado pelo vídeo! Não tirei fotos da reforma, mas ainda não acabei ela também. Fechamento da FULLPOWER está bravo esse mês.

    Kim, pequei por excesso de confiançar. Esqueci que estava no dorso e errei o comando. Mas, sem stress. Só alegria.

    Martin, assim que retornar para o CASA começo a testar as hélices. Qual acha ideal para voar mais apitado, porem na mesma velocidade?

    Obrigado pelas dicas do tanque. Vou providenciar as modificações.

    Abraço a todos,

    João

    Conteúdo patrocinado


    Para o T-25 voar - Página 2 Empty Re: Para o T-25 voar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 15:47