VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
Anderson Grossi
Manicaca
Sérgio Daeuble
Wagner
jatir
9 participantes

    combustível 1/2 A

    jatir
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 98
    Idade : 54
    Data de inscrição : 27/01/2011

    combustível 1/2 A Empty combustível 1/2 A

    Mensagem  jatir Sáb Jun 09 2012, 20:02

    Prezados, gostaria de saber se alguém do fórum pode me informar onde posso comprar combustível com 25% de nitrometano, já que tenho um motor que apenas funciona bem (segundo o fabricante) com, no mínimo, este percentual. Não consegui encontrar em pesquisas feitas pela internet, e os sites estrangeiros não enviam combustível para o Brasil. Grato.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Wagner Sáb Jun 23 2012, 11:51

    Salve Jatir!

    Você pode usar 15% de nitro, nos manuais COX diz que pode ter um desempenho "satisfatório".
    http://coxengines.ca/files/FG.pdf a COX recomenda 20 porcento de óleo de rícino.

    Olha o que achei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427255224-combustivel-mk-1-litro-c-20-de-nitro-e-12-de-oleo-_JM e terá que colocar rícino nesta mistura.

    Combustível, quanto mais nitro, mais difícil encontrar e mais caro, tem os combustíveis para automodelos, alta quantidade de nitro, baixa quantidade de óleo e normalmente sintético, Cox gosta de óleo de rícino. Pode fazer como o Beto Cast citou, misturar e achar uma proporção, tem o relato dele aqui em alguma parte do forum.

    Manuais e guias de funcionamento: http://coxengines.ca/engine-and-fuel-guides.html

    Eu tenho um COX Golden Bee, mas nunca liguei ele. Bom é isso!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    jatir
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 98
    Idade : 54
    Data de inscrição : 27/01/2011

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  jatir Sáb Jun 23 2012, 19:17

    Wagner, tudo certo? Meu motor é um Brodak MK II 0.049. Seu desempenho, na verdade, nunca foi bom. Compreio-o novo, mas, mesmo tentando amaciá-lo adequadamente seguindo o padrão dos motores ENYA, não funciona bem. Pega fácil, mas não tem "força" suficiente para levar o aeromodelo. Usei combustível com 20% de nitro, e o desempenho melhorou. Tenho outro motor 0.049 NV Engines e funciona muito bem, mesmo com combustível com 10% de nitro, e óleo de rícino 25%. Foi por isso que resolvi tentar com 25% de nitro. Claro, substituí várias vezes a vela, e, atualmente, uso uma especialmente projetada para 1/2A da Brodak. Pode dar um palpite do que pode estar ocorrendo?
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Jun 23 2012, 19:21

    Qual hélice esta usando?
    ideal é 6x3
    jatir
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 98
    Idade : 54
    Data de inscrição : 27/01/2011

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  jatir Sáb Jun 23 2012, 19:26

    Sérgio, tudo certo? 6x3 não dá certo. Já tentei. O motor fica fraco. Estou usando 5x3, e, assim, consigo maiores rotações.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Wagner Sáb Jun 23 2012, 21:57

    Salve Jatir tudo bem por aqui e você?

    Qual aeromodelo é, qual o comprimento dos cabos, que tipo de cabo está usando?

    Cara, sinceramente não se pode esperar muito desempenho de determinados tipos de motores.
    Norvel é Norvel, Brodak é Brodak, Cox é Cox, nada contra nenhum deles, mas são mundos diferentes, cada motor tem sua manha para amaciar, tipo de combustível, o que diz no manual deste motor Brodak?

    Como disse, não tenho experiência nenhuma com estes motores, eu ví o pessoal usando combustível careta em COX por aqui, mas é só para voo long play, foi para ensinar uma garotada, e funcionou, mas nada de muitas manobras, acho que arriscavam looping e meia lua, mas com restrições.

    Vamos conversando.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    jatir
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 98
    Idade : 54
    Data de inscrição : 27/01/2011

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  jatir Dom Jul 08 2012, 09:55

    Wagner, bom dia.

    Desculpe-me pelo atraso em responder.

    O aeromodelo é bem simples e leve, um Basic Trainer da Brodak (todas as partes - asa - 1/8, fuselagem - 1/4, profundor - 1/8, etc.- são de folha de balsa).

    O manual do motor não diz quase nada. A única informação que pode ser importante é aquela relativa ao mesmo modo de fabricação dos demais motores da Brodak (.15, .25, e .40). Explica, nada obstante, que o combustível, no que se refere ao nitro, deve ser de 10 a 20%. Acontece que aquela aceleração característica só ocorre quando o combustível está terminando, e não durante o período do voo, como seria de rigor. Será que está ocorrendo superaquecimento?

    Uso cabo de multifilamento de 7 metros (para pesca - não sei qual a espessura, mas empreguei na compra as informações que foram passadas aqui no fórum, tomando por base o tamanho do motor) e manete de plástico da Sig para 1/2 A. Os voos são feitos na quadra poliesportiva do condomínio onde moro.

    Por outro lado, segundo informações que colhi no site da Cox, o bom funcionamento dos motores desta marca depende da utilização de Combustível com 25% de nitro, daí a razão de não haver comprado um ainda.

    Abraço. Jatir
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 08 2012, 13:22

    Beleza Jatir?
    Motor 049 "gosta" de nitro.
    A dica que o Wagner deu de uso de combustível pra carrinhos de R/C é excelente faz todo sentido.
    Existem combustíveis gringos pra carrinho com 20-25 % de nitro, que embora caros, farão seu 049 girar forte !
    Mas como os 049 bebem pouco, acaba valendo bastante a pena ter um galão desses com vc, que te darão com certeza um monte de voôs bem divertidos. Basketball
    Nosso amigo Martin da Stunthobby, nosso colega de forum tem sempre em estoque produtos excelentes em seu estoque pra nos atender. Dá uma verificada com ele (www.stunthobby.com), os preços dele são excelentes.
    abraço

    Carlo
    Anderson Grossi
    Anderson Grossi
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 19
    Idade : 53
    Data de inscrição : 02/07/2012

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Anderson Grossi Dom Jul 08 2012, 16:32

    Olá amigos,
    Pode-se usar Etanol no lugar do Metanol?
    Grato!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 08 2012, 17:56

    Oi Anderson, o Etanol e o Metanol são grupos de álcool diferentes.
    Gente que experimentou etanol em vez de metanol relatou diferentes resultados. Alguns dizem que ao desligar a bateria da vela o motor morria (com etanol), já outros que usaram etanol relatam que funcionava mas com queda de rendimento em relação ao metanol (potencia menor).
    De qquer forma, a OS Engines tem pra venda faz já algum tempo a série de motores denominada de BE (bio-ethanol) que foi desenvolvida pra funcionar com esse combustível, tendo inclusive desenvolvido pra eles um combustível especial e também uma vela específica.
    abração

    Carlo
    Anderson Grossi
    Anderson Grossi
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 19
    Idade : 53
    Data de inscrição : 02/07/2012

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Anderson Grossi Seg Jul 09 2012, 09:13

    Muito obrigado Carlo.
    Achei que seria a masma coisa, pois os postos de combustíveis mudaram do Matanol para o Etanol sem adaptação para os carros...
    Bem, sabe onde se pode encontrar o Metanol então?
    Abraços,
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Morcegão Seg Jul 09 2012, 13:47

    Boa tarde. Se quer fazer seu próprio combustível tem de procurar uma loja especializada na sua região, pois eles não mandam por Correios ou transportadoras. Aqui me cadastrei na Chenco de Campinas. O cadastro é obrigatório devido ser inspecionado pela polícia. Compras pequenas e espaçadas não dão problemas se explicar o uso, mas se comprar muito a PC vem a sua casa para ver seu estoque e conferir o uso. Geralmente estes locais vendem também o óleo de mamona, que tem de explicar não pode conter açúcar. Eu faço o caretão 4x1 e misturo com Byron ou outra marca. Até agora funcionou bem.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  betocastrucci Seg Jul 09 2012, 15:29

    Anderson Grossi escreveu:Muito obrigado Carlo.
    Achei que seria a masma coisa, pois os postos de combustíveis mudaram do Matanol para o Etanol sem adaptação para os carros...
    Bem, sabe onde se pode encontrar o Metanol então?
    Abraços,

    Os únicos carros que eu saiba que usam ou usaram metanol são os da Formula Indy. O nosso álcool automotivo, que vem da cana de açucar, sempre foi etanol. Metanol é obtido da madeira e é venenoso quando ingerido, enquanto o etanol (que está presente nas bebidas alcoolicas) só é venenoso quando ingeridos em grande quantidade e o cara vira alcoolatra Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Há uns tempos o metanol foi adicionado ao etanol automotivo, talvez seja essa a confusão, ou porque a denominação nos postos foi alterada de alcool para etanol recentemente.
    As velas glow que usamos são feitas com platina que é um catalisador para o metanol, mas não para o etanol, por isso que dificilmente conseguem manter o motor funcionando após a retirada da bateria. Nos motores bioetanol, a vela é de um material diferente. Vi muitos relatos de adaptação de central de ignição em motor glow com vela de faísca, podendo ai utilizar gasolina ou etanol, mas até onde entendi, só funcionam bem para motores acima de .90.
    Anderson Grossi
    Anderson Grossi
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 19
    Idade : 53
    Data de inscrição : 02/07/2012

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Anderson Grossi Seg Jul 09 2012, 15:56

    Obrigado por esclarecer! Lembro-me de relatos de pessoas ficarem segas por beberem. Mas o fato é que misturavam mesmo.
    Abraços,
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    combustível 1/2 A Empty motor asp 52 2t

    Mensagem  Rogério Sex Nov 29 2013, 21:06

    pessoal e no meu caso que tenho um asp 52 2t e já funcionei 4 tanques na bancada e nas 4 vezes aquencendo a camisa até chegar nos 60 graus, agora ele vai voar em um r/c, ai vem a pergunta estou usando combustível 10/18 e ainda tenho mais de meio galão,,e notei que fica difícil regular ele fica muito encharcado de óleo,se eu fecho a agulha de alta ele até afirma mas faz um pouco de barulho (um barulho feio)ai eu volto a abrir,, se eu ficar com este combustível até fim do galão sera que pode danificar alguma coisa além da vela????? alguém pode mi responder por favor.....
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Manicaca Sex Nov 29 2013, 21:23

    Rogério, sua colocação está um pouco confusa, se vc explicar de maneira mais clara o que ocorre com o seu motor terei prazer em tentar lhe ajudar. O ASP 52 é um ótimo motor e em geral funciona bem com varios tipos de combustíveis
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    combustível 1/2 A Empty motor asp 52 2t

    Mensagem  Rogério Sáb Nov 30 2013, 00:36

    oi monicaca tudo bem, obrigado pela ajuda!,,então, to aqui com um motor asp 52 2t novo, liguei ele uma vez por dia na bancada (um tanque de 250ml por dia)para amaciar o motor,,,, foram 5 tanques até agora!!! e com combustível wildicat 10% nitro e 18% oléo. ai vai a pergunta, quando o motor tá na marcha lenta tudo bem o proplema e na hora que eu acelero ele, sobe o giro embaralhando e morre (sintoma de muito combustível)ai eu ligo novamente e faço a mesma coisa e vou acelerando até meio acelerador e vou fechando a agulha de alta até ele afirma só que começa um barulho parecido com de uma biela batendo,,mas isso só faz quando fecho a agulha de alta com meio acelerador (eu acho??? sera que este combustível por ter 18% de óleo tá atrapalhando na queima? e quando eu fecho um pouco a agulha ele afirma??)COMPREI O COMBUSTIVEL POR UM SITE, COMPREI 10% NITRO E 16% ÓLEO,SÓ QUE MI MANDARÃO COM 18% ÓLEO,,,OBRIGADO AMIGO AGUARDO SUA RESPOSTA.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 06:27

    Rogério, parece que a mistura da baixa está um pouco rica (muito combustível).

    Sugiro o seguinte, primeiro regule a alta, abrindo todo o carburador (todo acelerado) acerte a agulha como normalmente se faz com qquer motor até conseguir a máxima potência. Depois de atingir essa potência máxima SEMPRE abra um pouco a agulha como medida de segurança para ter uma boa lubrificação.

    Agora sim desacelere o motor.

    Com a alta já regulada (não mexa mais nela) acelere o motor suavemente, se ele embaralhar e mostrar sinais de afogamento é porque o parafuso está muito aberto. Pare o motor e vá fechando o parafusinho da baixa mais ou menos 1/4 de volta de cada vez até conseguir uma transição suave da baixa pra alta. Quando vc conseguir uma transição legal sem que o motor embaralhe ou pare também por medida de segurança sempre abra um pouquinho a agulha de baixa para ajudar na lubrificação como vc fez na alta.

    O combustível usado é adequado e não deve sera causa do sintoma que vc descreve, que ao meu ver está ligado apenas ao acerto do motor.

    Experimente as dicas acima e depois nos informe dos progressos que vc fez com o motor.

    Se puder ajudar estamos as ordens

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 06:32

    Manicaca escreveu:Rogério, parece que a mistura da baixa está um pouco rica (muito combustível).

    Sugiro o seguinte, primeiro regule a alta, abrindo todo o carburador (todo acelerado) acerte a agulha como normalmente se faz com qquer motor até conseguir a máxima potência. Depois de atingir essa potência máxima SEMPRE abra um pouco a agulha como medida de segurança para ter uma boa lubrificação.

    Agora sim desacelere o motor.

    Com a alta já regulada (não mexa mais nela) acelere o motor suavemente, se ele embaralhar e mostrar sinais de afogamento é porque o parafuso está muito aberto. Pare o motor e vá fechando o parafusinho da baixa mais ou menos 1/4 de volta de cada vez até conseguir uma transição suave da baixa pra alta. Quando vc conseguir uma transição legal sem que o motor embaralhe ou pare também por medida de segurança sempre abra um pouquinho a agulha de baixa para ajudar na lubrificação como vc fez na alta.

    O combustível usado é adequado e não deve sera causa do sintoma que vc descreve, que ao meu ver está ligado apenas ao acerto do motor.

    Experimente as dicas acima e depois nos informe dos progressos que vc fez com o motor.

    Se puder ajudar estamos as ordens

    Acho que esqueci de falar, quando eu falo em parafuso eregulagem (o da baixa ou de lenta) falo do parafuso de regulagem de baixa rpm que geralmente fica no meio do rotor de aceleração, aquele onde vai o bracinho de aceleração no carburador onde se liga o comando ao servo. Com uma chave de fenda pequena vc acerta com facilitade sua regulagem como citei acima.
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    combustível 1/2 A Empty motor asp 52 regulado!

    Mensagem  Rogério Sáb Nov 30 2013, 14:34

    monicaca, era a agulha de baixa mesmo,tava muito aberta afogava! então fiz assim do jeito que vc mi oriento fui fechando a agulha de alta(aquela que tem que tomar cuidado com a hélice) com meio acelerador até atingir um giro redondinho e voltei a abrir um pouco a agulha de alta + ou - 1/4 de volta antiorario (isto sempre dando uma olhada no escap pra ver a quantidade de fumaça e óleo que pingava)ai eu fui para a agulha do parafusinho (baixa)e com o motor desligado fechei 1/4 de volta e deixei funcionar por uns 30 segundos na lenta (pensei comigo se é o proplema a agulha de baixa em 30 segundos ele vai dar tempo de afogar)mais não afogo ficou perfeito acredito eu,e lubrificando bem sem barulho nem um,,,,"muito obrigado amigo" já tava achando que este motor era uma encrenca por ser barato eu ia comprar um O.S be bioethanol mas apostei neste asp,,,,monicaca muito obrigado e tudo de bom.
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Rogério Sáb Nov 30 2013, 14:58

    "deixa eu aproveitar da boa vontade e fazer outra pergunta,como faço pra balancear uma hélice máster (nylon) 11x6 duas pas sem balanceador ,muito obrigado"
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 16:39

    Rogério;

    Complementando o que o MANICACA diz e lendo o que você relata, ... seguem minhas opiniões. Se puder
    ajudar mais...

    1)  REGULE A AGULHA DE ALTA COM O MOTOR TODO ACELERADO, SEGUINDO O QUE MANICACA DISSE.
    2)  REGULE A AGULHA DE LENTA COM O MOTOR TODO DESACELERADO (OU DESLIGADO).
    3)  AO INSTALAR O MOTOR NO AERO PARA VOAR, SUJIRO COLOCAR UMA VELA NOVA, POR SEGURANÇA.
    4)  REGRA BÁSICA: REGULAGEM DE ALTA, SEMPRE RICA. REGULAGEM DE BAIXA, SEMPRE CERTA.

    Obs:  Devido à folgas excessivas nos ASP, a agulha de lenta pode mexer sozinha em voo. Confira de vez em
    quando se ela "ficou" na regulagem que você deixou! Hélices desbalanceadas fazem isso acontecer!!!

    Com relação ao balanceador, é muito importante voas sempre com hélices bem balanceadas. Primeiro lixe
    o corte das pás e depois faça o balanceamento lixando as costas da mesma, sempre da ponta para dentro!

    Sugiro adquirir um balanceador da DUBRO... É caro mas vale cada Real investido!!! Se não puder, faça um com
    duas lâminas grandes de estiletes OLFA (ou Alfa), coladas com o corte para cima em dois toquinhos de balsa com
    5cm de altura por 10cm de comprimento e 3cm de largura. Consiga um tubo ou eixo de aço com o mesmo diâmetro
    do eixo - 1/4". Aí, é só atravessar o eixo na hélice e sustentar nestas lâminas. O lado que cair, vai lixando até parar
    na horizontal. Lembro que esta é uma maneira bem básica... melhor comprar o balanceador!!!

    Tapxure
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Rogério Sáb Nov 30 2013, 18:03

    oi amigo tapxure,então a hélice deve esta muito desbalanceada, eu ligo o motor em suporte de madeira e prendo ele em uma morsa fixada em uma bancada de 2,30 mt ,amigo tapxure vibra tudo o que tiver em cima da bancada cai no chão,já tive vendo em um site este balanceador que vc mi passo e vou fazer isso mesmo,vou balancear a hélice antes de estalar no avião,,,,deixa eu ver se entendi direito sobre a desbaste da hélice,,,a pá que ficar pra baixo ela tá mais pesada e como faço o desbaste dela? pela ponta na parte de trás,com uma lixa e movimentos curtos??? ou longos até o meio da pá???muito obrigado amigo.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 18:17

    Rogério fico muito feliz de saber que a dica lhe ajudou.
    Cara, quanto ao balanceador "caseiro" eu sequer sabia da possibilidade de fazer um com duas lâminas de estilete ou gilette como o Taps falou, aqui aprendemos muito todo dia, obrigado Taps ! cheers 

    Quanto ao balanceador da Dubro realmente é muito bom. Também gosto muito do da TF, aquele magnético com dois imâs, mas não sei se ainda é fabricado

    Rogério, balancear hélices é fundamental, faça isso sempre. A pá que "cai", a mais pesada é a que deve ser aliviada.
    Eu pessoalmente lixo na parte de trás da hélice. O quanto vc vai tirar de peso depende mesmo da indicação do balanceador. Quanto as pás ficarem paralelas na horizontal é porque a hélice balanceou.

    O uso de lixas como vc citou é bem adequado, é assim mesmo que eu balanceio também.

    É uma atividade que toma algum tempo, mas vale muito a pena pois aumenta muito a vida útil do modelo e do motor além de dar um ganho de desempenho.

    Um abraço

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 18:51

    Sóooo! Endosso as palavras  do Manicaca...  

    Pô manicaca, você não conhecia o balanceador caseiro, devido à sua juventude "aeromodelística" rica! Smile 
    "Nóis" aqui do interior, "sofria" demais, sô!!!

    O balanceador da TOP FLITE ainda é fabricado. Eu pessoalmente não gosto. Quando usamos hélices maiores
    e mais pesadas, os íman não seguram o eixo e a hélice fica meio caída. Mad 

    Agora Rogério, balancear as hélices é fundamental!!! Você viu como sua bancada vibrou! No avião,
    destrói tudo!!! Queima velas, afrouxa parafusos, arrebenta os rolamentos (do ASP já são ruins de fábrica),
    espuma o tanque... e daí vai!

    Siga nosso conselho: compre um balanceador, use hélices MASTER ou APC sempre balanceadas. Se ralar a
    hélice num pouso, coloque uma reserva e depois em casa, re-balanceie a que ralou. Pode usar sim uma lixa
    para tirar o excesso da pá mais pesada ou estilete (tem que ter habilidade c/ ele). Depois usa uma lixa 400
    para deixar a parte traseira da hélice que lixou, bem lisinha!!!

    Tapxure

    Conteúdo patrocinado


    combustível 1/2 A Empty Re: combustível 1/2 A

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 19:45