VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
Alexandre Margonar
Nandoflb
Manicaca
Marcus36X
Carnaúba
9 participantes

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Carnaúba
    Carnaúba
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 74
    Idade : 61
    Data de inscrição : 12/06/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Carnaúba Sex Jun 29 2012, 22:05

    Salve pessoal,

    Em breve vou começar a construir meu VCC e gostaria de saber quais as ferramentas e materiais básicos devo ter em minha pequena oficina. Dicas sobre um ambiente apropriado como mesa, iluminação etc. também podem ajudar.

    Abraços e agradeço a ajuda.

    Carnaúba
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Marcus36X Sáb Jun 30 2012, 07:49

    Cara

    De palito de fosforo até serras, furadeiras, compressores, etc..
    Tudo dependerá do quanto vc quer se envolver.
    Tem gente que tem oficinas dignas do McGayver e outros, como eu, montam seus modelos na mesa do escritório...rsrs
    Um local ventilado e com boa iluminação, dai pra frente, é vc, seu bom senso e sua criatividade.
    Abç
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 30 2012, 11:27

    Carnaúba, as dicas do Marcão são excelentes.
    Porém, para construir os seus modelos eu sugiro algumas coisas bem simples, que vc já pode até ter em casa e outras que são muito fáceis de encontrar no comércio em geral, umas bem baratas.
    Vamos lá.
    * Canivete e um jogo de estiletes para corte de balsa e material em geral.
    * Lixas de várias gramaturas, as 180 a 220 são ótimas pra lixamento geral e são baratinhas
    * Cola pra madeira e cianocrilato, também fácil de encontrar no comércio
    * Jogo de esquadro e régua escolar transparente (bom pra ver o que está embaixo do que se traça) e uma régua de 50/60 cm de metal, boa pra direcionar os cortes com o canivete estilete.
    * alfinetes comuns pra unir colagens na balsa. Se encontrar aqueles com bolinha na ponta, que se usam pra marcar mapas e também em costura são muito úteis.
    * Desengripante, para lubrificar e limpar ferramentas, motores e equipamentos em geral.
    * Grampos de prender roupa, baratos e muito úteis. Bom ter os teus pra esposa "não chiar" hehehehe Basketball
    * Canetas e lápis comuns pra anotações e tambémm pra riscar e marcar peças na balsa
    * Fita crepe, útil unir peças nas colagens e também pra isolar peças nas pinturas.
    *Joguinho de pincéis comuns, desses que se encontram em papelarias e as vezes até em 1,99, são úteis pra limpeza, aplicação de dope e materiais pra acabamento em geral. As vezes vem uns "kits" de 5-6 pincéis devários tamanhos por preços em torno de 4-5 reais ou até menos.
    * Se puder, não é obrigatório, mas muito útil mesmo, uma microretífica tipo Dremel com os acessórios básicos. Pode ser uma Dremel mesmo ou uma genérica. Se encontram no mercado varios tipos de microretíficas por preços bem acessíveis.
    * Um ferro de solda e estanho de boa qualidade pra soldas diversas, também muito útil e não são caros também.

    Com esse material que listei pra vc, dá pra construir bem sem gastar muito Very Happy
    Grande abraço e divirta-se

    Carlo
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Nandoflb Sáb Jun 30 2012, 11:59

    Alem do estilete podes utilizar as facas especiais para Hobby e uma solução alternativa e bem barata é o bisturi cirurgico.. baratinho.. vc pode escolher diversos tipos de cabos e diversos tipos de laminas.. costumam ser vendidas por 0,50 cada uma ou 15/20 reais a caixa com 100 unidades.. só cuidado pois corta pra valer.. e só servem para cortes macios, pois quebram facil tambem.. para cortes pesados use o estilete.

    Outra dica que posso passar é fazer vários tacos de balsa e colar várias lixas de grão diferentes.. é uma mão na roda para muito trabalho..

    o ferro de solda.. o Carlo ja disse.. boa qualidade.. os de 1,99 até servem para pequenissimos trabalhos, mas um ferro bom faz a diferença..

    A micro-retifica.. eu acho indispensavel.. tem algumas para vender por 50,00 a minha mesmo é da marca Fort.. achava que era uma porcaria, mas nao deve em nada para a Dremel, elém do que o acoplamento dela é igualzinha a da Dremel e serve todos os tipos de conexões disponiveis..

    algumas coisas que eu nao tenho mas logo vou adquirir.. uma plainadora hobby.. na Allen modelismo tem.. e a borrachada hobbico para cortar em cima dela.. faz as laminas durarem muito mais tempo...

    abraço

    Nando
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Jun 30 2012, 22:40


    Senhores, vocês esqueceram-se do principal, “o engenheiro” !
    Ele resolve qualquer problema na oficina.

    Eu não fico sem ele na oficina!
    “o engenheiro” é o martelo, ferramenta de super precisão! Kkkkkkkk

    Pessoal é brincadeira, todas as dicas são ótimas, eu até vou aproveitar.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 30 2012, 23:26

    heheheheh, é verdade Alexandre, tem hora que dá vontade de meter a "marreta" em tudo Mad
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Nandoflb Dom Jul 01 2012, 20:38

    Rapaziada... Segue umas dicas de como fazer uma ferramenta para colocação de dobradiças.. Trabalho que as vezes é meio complicado de fazer se não possuirmos a ferramenta correta!

    Esta mesma ferramenta pode ser encontrada no mercado, claro que com variações, mas no nosso caso podemos produzir ela com uma custo bem baixo.. ou ZERO..

    O material a ser usado é uma serra de metal usada. Os cortes na serra foram feitos com a microretifica com disco de corte e apos o corte afiada com a pedra de desbaste.

    As fotos estão bem ilustrativas.

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01218_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01219_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01220_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01221_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01222_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01223_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01224_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01225_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01226_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01227_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01228_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01229_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01230_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01232_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01233_800x600
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01234_800x600

    Caso nao queira cortar a serra ao meio...pode ser usado assim também.. o melhor é que não corre o risco de perder um dos lados da ferramenta.. o ruim é quando se perde.. foi-se a ferramenta inteira.. heheheheheheh

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01217_800x600

    outra coisa legal de se fazer é usar a borracha que serve para prender a boina para polir carro (normalmente vem junto com a furadeira), cortar vários discos com de lixa com grãos diferentes e fixar na borracha, prender a furadeira na bancada e vc terá uma lixadeira de bancada.. Amadora.. com certeza.. mas o mais importante.. FUNCIONAL!!!!

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. DSC01214_800x600

    Abraço a todos

    Nando
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Morcegão Dom Jul 01 2012, 20:40

    cheers cheers cheers
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Alexandre Margonar Dom Jul 01 2012, 22:00



    Valeu Nando, bela dica.
    Vou fazer uma para mim.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 01 2012, 22:34

    Excelente Nando. Isso é que é criatividade !!
    Muito obrigado por compartilhar sua idéia
    Carlo
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Nandoflb Dom Jul 01 2012, 22:44

    Então Carlo, Essa ideia surgiu quando estava ainda em Vitória.. nunca conseguia colocar a dobradiça direito e fui comprar a ferramenta numa loja.. o pessoal pediu 30 reais e alguma coisa.. ai neh... copiei a ferramenta, com uma serra que o dono da loja havia quebrado cortando um montante.. economia 100% para mim.. prejuizo para o dono da loja!! heheheheheh

    Espero que seja util para todos!!

    Abraço

    Nando
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jul 01 2012, 22:55

    Beleza!
    Tambem uso uma serrinha afiada para fazer a abertura para as dobradiças. O detalhe de usar o "furo" circular foi sensasional!!!! Irei clonar!!!!!
    Carnaúba
    Carnaúba
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 74
    Idade : 61
    Data de inscrição : 12/06/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Carnaúba Ter Jul 03 2012, 01:08

    Galera

    Valeu pelas dicas. Anotei tudo aqui e estou com a lista de compras na mão! Por coincidência, hoje estou apanhando aqui que nem cachorro sem dono para cavar os flaps e profundores para colocar as dobradiças num ARF. Infelizmente não sei se vai dar para comprar a micro-retífica agora pra fazer as ferramentas...
    Alguma outra opção?

    Abraços

    Carnaúba
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Marcus36X Ter Jul 03 2012, 06:54

    Vc está montando um pathfinder?
    Ele já vem com os rasgos para as dobradiças...
    Carnaúba
    Carnaúba
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 74
    Idade : 61
    Data de inscrição : 12/06/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Carnaúba Ter Jul 03 2012, 08:51

    Marcus36X escreveu:Vc está montando um pathfinder?
    Ele já vem com os rasgos para as dobradiças...

    Tudo bem Marcus?

    Sim, estou montando um Pathfinder ARF. Muito legal o acabamento e a precisão das peças. Não sei se isto é comum nos ARFs...
    Mas este modelo vem com os rasgos para aquelas fitas e eu resolvi substituir por dobradiças de nylon que têm um espessura bem maior. Daí a necessidade de "cavar" nos flaps e profundores. Não está sendo fácil porque estas peças não são muito grossas e aí tem que fazer com calma. Será que usado uma retífica com broca bem fina não ajuda? Além de cavar grande dificuldade está na remoção da madeira no fundo dos buracos. Please, help...

    Abraços,

    Carnaúba
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Marcus36X Ter Jul 03 2012, 11:59

    Eu já montei 2 path arf, e apenas usei uma lamina comum para abrir as fendas das dobradiças para localiza-las, mas não tive dificuldades para colocar as dobradiças.
    Veja o tópico do meu pathfinder que vc verá a montagem, talvez te ajude...

    Se tiver qualquer dúvida, da um toque
    Abç
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Nandoflb Ter Jul 03 2012, 13:13

    Então essa ferramenta é super util... as vezes fazer o rasgo para colocar a dobradiça com o estilete faz com que a madeira fique estufada e nao fica legal.. para tirar a madeira que fica no fundo da fenda.. use um alfinete grande com a ponta dobrada para ficar como um gancho.. ou uma agulha de "crochê"... a agulha de crochê tem um probleminha.. vai que pegue gosto e largue o aeromodelismo.. é bom nao arriscar!!! heheheheheheh

    Abraço!!!

    Nando
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Jul 03 2012, 17:00

    O "problema" de pegar as agulhas da patroa é de dormir no sofa........
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  ANDRE Dom Jul 08 2012, 20:51

    Boa noite Carnauba,

    Pode comprar uma Dreammel da Bosch, aquela que vem com a malinha completa. Não compre as similares chinesas.

    A dreammel vai te ajudar nos acabamentos dos aeros: lixa, furos e etc.

    At.: André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  betocastrucci Dom Jul 08 2012, 23:21

    A gente quando era moleque só tinha um estilete e a lixadeira e cola da Aerobrás. Furos eram feitos com chave philips velha. Dope, tinta e verniz era com pincel mesmo. E saiam uns modelos bem bacaninhas e que voavam legal.
    Fui ficando mais velho e adquirindo uma parafernália daquelas que eu não sabia como podia construir sem ter isso Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

    Em 2004 eu construi um Lanzo Bomber de 1.7m de asa somente com as ferramentas do meu tempo de moleque, tirando os furos que fiz com uma furadeira manual e cola epoxi nos locais mais críticos:

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. 2903727960102601432S600x600Q85

    E o bicho voa muito até os dias de hoje...
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jul 08 2012, 23:32

    Em 2001 necessitava cortar algumas varetas. Na regua e estilete não ficavam boas! Resolvi construir uma ferramenta para cortar varetas manualmente. Deu certo! Uso até hoje esta ferramenta construida em madeira. O pior é que funciona melhor do que a de plastico que comprei recentemente.
    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. 002gal



    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. 003gh


    Conteúdo patrocinado


    Ferramentas e materiais para construção de um VCC. Empty Re: Ferramentas e materiais para construção de um VCC.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 06:31