ANDRE Ter Set 04 2012, 18:34
Boa tarde Galera,
Bom do jeito que o negócio vai indo, em breve vamos ter uma manete eletrônica para os F2B glow, que nem volante de Fórmula 1, com timer, botão para corte motor, botões ou dimmer para ajuste de rpm, trem de pouso retrátil, fazendo "bip/bip" toda vez que o aero virar o bico para chão, contador de voltas e etc.
Aí eu quero ver se essa vantagem dos elétricos vai continuar................. Se essa previsão se confirmar possivelmente vamos ter verdadeiras maquinas, aeros F2B com motores 80 e/ou 90, com cabos de 20 ou 21 metros, com potencia de sobra fazendo a gama da fai porém ajustáveis durante todo o võo. Decola Stunt com uma hélice de 14 ou 15 polegadas, levanta o nariz acelera 700 rmp a mais do padrão da decolagem, abaixa o nariz corta 700 rpm, do padrão da decolagem. É claro que o regulamento vai ter que mudar pela liberação dos ajustes durante o võo para glow e elétricos ou então pela limitação dos ajustes, melhor explicando, decola e vai até o fim com a mesma regulagem, nada de ajustes depois que o aero sai do chão.
Acrescentando, me informaram que esses equipamentos eletricos utilizados no mundial são de ponta ou seja, não é aquele que v. encontra sendo vendido por aí, a um preço bem acessível. Me parece que são 2X mais caros que glow top de linha para competições.
Recentemente presenciei um SV 11 elétrico competindo no Ibirapuera no ventão, e pude constatar que no final da gama o aero já não tinha a mesma performance quando da decolagem. Motor elétrico também esquenta e perde potência. Talvez, esse equipamento mais simples não tivesse qualquer tipo de controle externo, para os ajustes necessários.
Não acredito no domínio absoluto dos motores elétricos na categoria F2B, porque ela ainda não foi confrontada com a tecnologia combinada da eletrônica com motor glow.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.