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    ElétricoXGlow, como fica?

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    ElétricoXGlow, como fica? Empty ElétricoXGlow, como fica?

    Mensagem  Marcus36X Qua Ago 29 2012, 22:56

    Eu estava vendo as ftz do mundial que o Sr. Luis postou o lonk e tava pensando, teoricamente modelos elétricos levam vantagem sobre os glow pois o modelo vai voar sem surpresas e com tudo acertado eletronicamente.
    Não seria a hora da FAI separar a F2B e duas categorias, eletricos e glow?
    Eu diria sim, mas isso sou eu.

    O que a galera acha?

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    ElétricoXGlow, como fica? Empty Re: ElétricoXGlow, como fica?

    Mensagem  Nandoflb Qui Ago 30 2012, 10:21

    Meu amigo.. para um cara safado... se existe "mosca" espiã que grava em HD, imagine o que se pode fazer "escondido" num modelo!!!! circuitos "escondidos" em chapeados, controladores remotos de RPM etc..Imagine que vc possa configurar seu modelo para determinada condição meteorologica. Tipo.. condição "x" motor aumenta o rpm quando incide o nariz "z" graus e coisas do tipo!!! é tecnologicamente possivel isso!

    com maus olhos vejo um futuro onde competidores hi-tech serão campeões por possuírem os equipamentos mais modernos e mais funcionais. Não agregaria absolutamente nada para o esporte!! é como um cara ganhar 100m na corrida tomando bomba!!!

    Hoje mesmo vejo que exista uma tendência muito ruim no nosso esporte que são os materiais russos(genericamente falando)!! da para ver uma clara tendencia de benefício aos equipamentos deles! Sem questionar qualidade e cia ltda.. mas isso é muito ruim para nós... desvaloriza muito o mercado interno, ao invés de produzirmos, evoluirmos e virar referencia, viramos clientes!!!

    Elétrico, vai precisar rolar um controle muito grande.. que não consigo imaginar como controlar!
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    Mensagem  Marcus36X Qui Ago 30 2012, 11:27

    Nandoflb escreveu:Meu amigo.. para um cara safado... se existe "mosca" espiã que grava em HD, imagine o que se pode fazer "escondido" num modelo!!!! circuitos "escondidos" em chapeados, controladores remotos de RPM etc..Imagine que vc possa configurar seu modelo para determinada condição meteorologica. Tipo.. condição "x" motor aumenta o rpm quando incide o nariz "z" graus e coisas do tipo!!! é tecnologicamente possivel isso!

    com maus olhos vejo um futuro onde competidores hi-tech serão campeões por possuírem os equipamentos mais modernos e mais funcionais. Não agregaria absolutamente nada para o esporte!! é como um cara ganhar 100m na corrida tomando bomba!!!

    Hoje mesmo vejo que exista uma tendência muito ruim no nosso esporte que são os materiais russos(genericamente falando)!! da para ver uma clara tendencia de benefício aos equipamentos deles! Sem questionar qualidade e cia ltda.. mas isso é muito ruim para nós... desvaloriza muito o mercado interno, ao invés de produzirmos, evoluirmos e virar referencia, viramos clientes!!!

    Elétrico, vai precisar rolar um controle muito grande.. que não consigo imaginar como controlar!

    É exatamente meu ponto.
    Eu consigo imaginar vc descarregando um programa de controle de voo via bluetooth que vai ajustar o motor como citado.
    E mais, como nos carros modernos que tem controle de tração, estabilidade e tal, e que permitem a um motorista comum virar piloto de corrida, modelos que vão voar praticamente sozinhos e ai qualquer um vai ser fera do f2b, e a competição vai virar quemtem o melhor software, muito como é a formula 1 hj.

    Será?

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    Mensagem  Mantovani Qui Ago 30 2012, 12:00

    Ah, não acho que chegue neste ponto, não... Sei que muitos drones (tem uma matéria bem legal de capa na edição do mês passado da revista Wired) voam com as placas de celulares iPhone, com acelerômetros, inclinômetros... Assim, ficou possível pilotar um helicóptero (quad ou hexa) com certa facilidade, pois ele corrige muitos erros que virariam lenhadas certas.

    No caso do avião, aqueles dois cabos que ligam a máquina ao piloto devem ser para sempre o diferencial para execução de manobras perfeitas. Sem dúvidas, a tecnologia vai trazer melhorias e facilidades. Mas, voltar do wingover na altura correta ainda vai ser tão difícil quanto vir a 320 km/h em um F1 e pisar no freio só na placa dos 50 metros. Ou ter coragem de fazer as curvas de Mônaco colado no muro e outra rápida sem aliviar o pé do acelerador... Carro de corrida é para piloto. Mundial de VCC é para PROS com acesso ao equipamento que mais lhe agrade.

    E mais: o preço tende a baixar e a bola vai ser redonda para todos...
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    Mensagem  lcdmf40 Qui Ago 30 2012, 14:00

    Concordo com VC Marcos; O F2B eletrico deveria ser uma categoria separada.

    Argumentos:
    1 - A partida em 1 minuto não oferece qualquer desafio aos elericos. São favas contadas.
    2 - Do mesmo modo o tempo de voo.

    So ai são uns 20 pontos de vantagem aos eletricos. Ademais:

    Os ESC ( é o controlador da velocidade do motor eletrico) podem ser programados de modo que isso da uma vantagem enorme sobre os MCI (motor de combustão interna) onde o modelista tem que se preocupar com o combustivel, tanque, pipa, venturi etc.

    Em qualquer temperatura ambiente, elevação etc o eletrico funcional igual. O MCI tem que ser compensado pelo combustivel, agulha, helice etc.

    Uma das maneiras de programar um ESC e atravez de um cartão com teclado como um celular que se comunica com o ESC por infra vermelho, que tem um alcance reduzido, vc precisa estar ao lado do avião para eles se comunicarem.
    Nada impede que se faça um cartão desses que se comunique em FM, dai o ESC poderia ser controlado em voo. Isso seria contrario aos regulamentos que dizem que o unico modo de controle ddeve ser atravez dos cabos; pode ate ser eletrico mas atraves de cabos isolados.

    Note bem: em um dos e-mails do Rogerio na outra lista ele diz que o Igor Burguer foi observado mexendo com algo como um celular na mão esquerda. Ele alegou que estava verificando o tempo de voo !!!!!!!!!

    Não é impossivel fazer alguma coisa sobre isso. Nos precisamos ser mais ativos em relação a FAI. O Jorge Azevedo fez uma analise estatistica sobre a avaliação dos juizes e enviou ao representante da F2B no comite da FAI e ele acatou e vai levar a discussão. Ele reportou isso na outra lista.

    O Rogerio disse que o Manzano filmou o voo do Igor com close nas mãos; se ficar flagrante a manipulação acho que seria perfeitamente justo representar junto `a FAI.

    Abraçoz

    Luiz
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    Mensagem  Marcus36X Qui Ago 30 2012, 17:45

    Levantei esse tópico no stunthangar.
    Os americanos não sentem necessidade de nenhum tipo de regra ou mudança.
    Interessante como eles são totalmente a favor dos eletricos.

    Pra quem quiser acompanhar

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28345.0

    Até Bob Hunt já participou, vamos ver o que vai dar.

    Ainda acho que com eletrico fica fácil demais se deixar rolar solto. Há de se criar algumas limitações, senão IC vai virar peça de museu No
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    Mensagem  Mantovani Qui Ago 30 2012, 18:25

    Este texto é do Keith Renecle, que está no mundial.

    Concordo com ele...


    "it's more the man at the handle and the huge amount of hours he has put in to his model design and of course, the HUGE amount of practice"
    "Everyone still has the choice but right now for equal performance, electric is a lot cheaper to buy and to run, so I believe that it will continue to grow and we will see more and more people flying electric stunt....and that is a good thing!"

    Abraços,
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    Mensagem  Marcus36X Dom Set 02 2012, 08:03

    Galera

    Acabei de ver no stunthangar um post muito interessante sobre as categorias FAI para 2013. Da uma olhada la...
    Speed eletrico?

    Abc
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    Mensagem  carlão eckert Dom Set 02 2012, 11:04

    Marcus meu amigo, como sempre dividimos o pensamento sobre mais um assunto.
    Penso exatamente como você.
    Mas não adianta ficar relutando contra os elétricos, eles são o futuro, FATO!!!! os glows vão acabar? logico que não... acho que vai ser preciso muito estudo para que os elétricos entrem junto com os glows na fai, ou então como citado já, abrir a categoria elétricos, pois eles apos uma vez regulado eletronicamente já era...
    Enfim rapaziada sou a favor do vcc elétrico sim, pois isso mostra que nossa modalidade ainda continua viva e absorvendo toda tecnologia disponível... Fica a critério do aeromodelista voar os dois e ver qual ele prefere.
    Vi no forum gringo falando que vai baratear, isso só se for para eles, pois para nos aqui ainda é um pouco caro (estou falando de material de qualidade, não elétricos chingling).
    É o futuro negada rsrsrsrs

    abrax
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    Mensagem  betocastrucci Seg Set 03 2012, 17:40

    Acho que como sou dos poucos que voa vcc elétrico entre os frequentadores do forum, vou dar meus palpites, e com a visão que conheço sobre a FAI:

    - F2B é uma competição de habilidade do piloto em fazer de forma precisa determinadas manobras, como o piloto consegue isso problema dele. Não é uma competição para quem sabe mexer melhor com motores e equipamentos, para isso já existe F2A, F2C...

    - No passado existia a regra BOM (builder of the model), o piloto tinha que ser também o construtor do modelo. Isso já caiu há uns 20 anos. De todos os pilotos que estavam na Bulgária, quantos eram construtores dos seus próprios modelos? Provavelmente só os próprios fabricantes (e vendedores). Isso deve valer para todas as categorias, nas F1 (voo livre) é regra, ninguém te pergunta como você construiu e sim de quem comprou ou o modelo todo, ou as partes. Os top flyers encomendam modelos com projetos próprios para os fabricantes. Isso demonstra como a FAI está interessada nos "valores mais antigos". O mundo mudou, as regras acompanham.

    - A vantagem do motor elétrico além das óbvias referentes a meio ambiente (barulho, poluição) está como o Sr. Luiz (o outro voador elétrico) falou acima, a partida é simples, desde que não tenha algum problema com cabos partidos ou bateria sem carregar, e o tempo de voo é exatamente sempre o mesmo, independente do que se fez no voo. Não alterar o CG durante o voo é bem interessante e se comportar sempre da mesma forma, além das possíveis compensações eletrônicas. Dessas a grande vantagem é o tempo de voo, não aceito que a FAI ainda não tenha retirado o veto ao cut-off nos modelos F2B, bastaria usar o mesmo timer do elétrico ligado a um servo para cortar o combustivel após um tempo ou usar um timer mecânico como os que são utilizados no F1C (voo livre motor FAI) há muitas décadas. Quanto às desvantagens, a bateria a cada ciclo de carga/descarga "estraga" um pouquinho, nunca é mais a mesma e também tem sua tensão diminuída com o passar da descarga no voo. Acontece que a gama foi pensada para modelos que vão ficando mais leves com o passar do voo e com CG mais atrasado, e não para modelos que vão perdendo a força e sem alteração de CG.
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    Mensagem  betocastrucci Seg Set 03 2012, 17:49

    Agora o que eu acredito que seja a discussão mais interessante é o uso de eletrônica embarcada nos modelos VCC. Nos modelos R/C mais modernos, os rádios transmissores são verdadeiros computadores (rodam android, windows mobile...) onde se é possível pré programar até manobras completas, e são totalmente aceitos nas competições, ainda vale muito a habilidade fina de cada piloto.
    Imagina trocar o nosso bom e velho balancim por um sensor de posição ligados numa central eletrônica e esta comandando servos para cada superfície móvel. Deflexões diferenciadas para os flaps e profundores internos e externos, com diferentes setups para cada manobra, lembrando que é bem simples para a central memorizar a sequencia das manobras. Leme que permitiria manter a tensão no cabo constante usando até mesmo um giroscópio, isso tudo sincronizado com a rotação do motor que poderia contar também com hélice de passo variável automatizada.
    Tudo isso hoje já é possível, já existe um sistema simples desses para venda. Será esse o caminho a seguir?
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    Mensagem  lcdmf40 Seg Set 03 2012, 20:37

    Oi Beto! Boa noite.

    Acabo de ler na lista do Stunthangar a "encrenca" que o Marcus arranjou KKKKK (veja o link na mensagem dele acima).

    Ha uma postagem do representante do F2 no comite da FAI informando as mudanças das regras para 2013. ressalto dois pontos:

    Sera permitido o uso de R/C 2,4 MHz para cortar o motor !!!!!

    Havera duas categorias de combate: uma para motor diesel e outra para o resto ( não entendi porque).

    Abraço

    Luiz
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    Mensagem  betocastrucci Seg Set 03 2012, 20:47

    lcdmf40 escreveu:Sera permitido o uso de R/C 2,4 MHz para cortar o motor !!!!!

    Havera duas categorias de combate: uma para motor diesel e outra para o resto.

    Demorou para permitir o corte do motor via radio. No voo livre já está permitido há alguns anos acionar o determalizador por telecomando. Serve para salvar o modelo quando algo deu errado, mas se foi acionado perde-se a tentativa, o voo é considerado válido. Para treinos a utilidade disso então nem se fala, eu espero meu planador estar num lugar aceitável para pouso (longe de arvores) e aciono o determalizador para forçar o final do voo. No VCC imagino num teste de hélices e combustíveis por exemplo, não saiu como queria, cancela o voo logo no inicio sem ter que ficar fazendo um interminável long play.
    Quanto ao combate diesel, ele existe em alguns países como categoria clássica e/ou como categoria à parte mesmo dos glow. Mas acredito que seja mais uma categoria promocional como o F2F (acho que é essa a sigla...) que é um Team Race perfilado e mais simples.
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    Mensagem  Marcus36X Seg Set 03 2012, 22:05

    lcdmf40 escreveu:Oi Beto! Boa noite.

    Acabo de ler na lista do Stunthangar a "encrenca" que o Marcus arranjou KKKKK (veja o link na mensagem dele acima).

    Ha uma postagem do representante do F2 no comite da FAI informando as mudanças das regras para 2013. ressalto dois pontos:

    Sera permitido o uso de R/C 2,4 MHz para cortar o motor !!!!!

    Havera duas categorias de combate: uma para motor diesel e outra para o resto ( não entendi porque).

    Abraço

    Luiz

    Pois é Sr. Luis, eu sou assim mesmo, sempre criando polêmica!
    Mas, o tópico realmente ficou sério, e tão respondendo até agora...
    Bob Hunt, Randy Smith e muitos outros top americanos participaram já.
    O que considero mais importante é o fato do comissário da FAI ter participado, então ficou mais sério ainda,e para quem não acessou ou não entendeu, será liberado controle para o motor IC, então as possibilidades agora são muito amplas, digo possibilidade de mudanças.
    Acredito que estamos na berlinda de grandes mudanças no aeromodelismo VCC!!
    E que sejam para melhores cheers

    Abç
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    Mensagem  Marcus36X Ter Set 04 2012, 14:41

    Bom galera

    Ninguem menos que Igor Burguer acabou de postar no tópico no stunthangar.

    Vale a pena ler...

    Abç
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    Mensagem  ANDRE Ter Set 04 2012, 18:34

    Boa tarde Galera,

    Bom do jeito que o negócio vai indo, em breve vamos ter uma manete eletrônica para os F2B glow, que nem volante de Fórmula 1, com timer, botão para corte motor, botões ou dimmer para ajuste de rpm, trem de pouso retrátil, fazendo "bip/bip" toda vez que o aero virar o bico para chão, contador de voltas e etc.
    Aí eu quero ver se essa vantagem dos elétricos vai continuar................. Se essa previsão se confirmar possivelmente vamos ter verdadeiras maquinas, aeros F2B com motores 80 e/ou 90, com cabos de 20 ou 21 metros, com potencia de sobra fazendo a gama da fai porém ajustáveis durante todo o võo. Decola Stunt com uma hélice de 14 ou 15 polegadas, levanta o nariz acelera 700 rmp a mais do padrão da decolagem, abaixa o nariz corta 700 rpm, do padrão da decolagem. É claro que o regulamento vai ter que mudar pela liberação dos ajustes durante o võo para glow e elétricos ou então pela limitação dos ajustes, melhor explicando, decola e vai até o fim com a mesma regulagem, nada de ajustes depois que o aero sai do chão.
    Acrescentando, me informaram que esses equipamentos eletricos utilizados no mundial são de ponta ou seja, não é aquele que v. encontra sendo vendido por aí, a um preço bem acessível. Me parece que são 2X mais caros que glow top de linha para competições.
    Recentemente presenciei um SV 11 elétrico competindo no Ibirapuera no ventão, e pude constatar que no final da gama o aero já não tinha a mesma performance quando da decolagem. Motor elétrico também esquenta e perde potência. Talvez, esse equipamento mais simples não tivesse qualquer tipo de controle externo, para os ajustes necessários.
    Não acredito no domínio absoluto dos motores elétricos na categoria F2B, porque ela ainda não foi confrontada com a tecnologia combinada da eletrônica com motor glow.
    At. André L. Costa.
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