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lcdmf40
Erich
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    Mensagem  Erich Dom maio 12 2013, 15:39

    Aeromodelo Casa Aerobrás
    Motor Arrowind 2815/09 Brodak equivalente a um .35 - optei por este para ter uma folga já que meu T-25 está muito pesado, o total agora está com 1.200 g;
    Timer comprei errado FM-2SR este é para se usar em conjunto com um modelo específico de ESC - com o conjunto vc programa três velocidades diferentes no PC e se no vôo não ficar bom, é só programar novamente;
    Como comprei um ESC da Hobby King - TURNIGY Plush 40amp Speed Controller - não é possível pogramar as velocidades, então ele sozinho define as três - baixa, média e alta. Na baixa ficou lento demais precisando rebocar. Na média ficou parecendo um Fórmula 1, portanto sem condições de uso;
    Baterias Rhino 2150mAh 4S1P 20C Lipoly Pack e ZIPPY Flightmax 2200mAh 4S1P 20C ambas Hobby King;
    Carregador Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger w/ accessories também na Hobby King;
    Hélices testei uma APC 9x6 E e uma APC 11 x 5,5 E;
    O timer correto para meu conjunto é um Timer FM-0c REM que possibilita ajustar a veloidade entre 55% e 85% da máxima por um potenciômetro - já está a caminho via Brodak;
    O nariz foi encurtado um pouco e inventei junto com meu pai o sistema para fixação do motor.
    Precisei de um conector XP-60 para as baterias e coloquei um pedaço de teflon adesivado no local da bateria - esquenta muito e derreteu a tinta.
    No mais acredito que ficará bom.
    Em breve envio mais notícias, quem sabe um vídeo...

    Erich


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    Mensagem  lcdmf40 Dom maio 12 2013, 18:58

    Muito bom Erich!
    Realmente o motor parece um pouco grande mas com o timer correto o unico inconveniente é o peso, mas a diferença não e tão grande assim.
    Parabens

    Luiz
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    Mensagem  Alexandre Margonar Qui maio 23 2013, 18:00


    Erich, muito bom.

    Gostei
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    Mensagem  Thiago Borges Ter Jun 18 2013, 00:44

    Oi Erich, tudo nem?

    Novidades? Estou acompanhando....

    Abs
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    Mensagem  Erich Qua Jun 19 2013, 23:28

    Thiago, tudo bem?

    Bom após quase dois meses o timer certo chegou, pelo menos não paguei alfândega.

    Timer FM-0c Rem
    Motor 2815/09 equivalente .35

    Fiz um dia de teste apenas:

    Potência mínima (aproximadamente 65% do motor)
    Hélice APC 8 x 6 E
    Fiz três vôos ( 2 minutos + 2 minutos + 1 minuto) com a mesma bateria
    Achei que ficou bom, similar ao CB 25, porém um pouco mais lento

    Depois mantendo a mesma potência coloquei uma hélice APC 11 x 5.5 E
    Aí o bicho esticou bem o cabo já fazendo uma grande força e aumentando bem a velocidade, mas num nível aceitável
    Fiz apenas um vôo de 2 minutos, no outro a bateria já arriou logo no início

    Carreguei a bateria (1 hora e 15 minutos) e fiz outro vôo de aproximadamente 3 minutos e a bateria já foi embora novamente!

    Agora posso tentar manter a 8 x 6 e aumentar um pouco a potência do motor, ou manter na mínima e ir testando outras hélices. Se eu conseguir um pouquinho mais de velocidade e tração com a bateria durando 5 minutos já estarei satisfeito. Levo o T-25 para dois vôos e mais um glow...

    Erich
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    Mensagem  Morcegão Qui Jun 20 2013, 08:07

    cheers cheers cheers
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    Mensagem  Erich Seg Jun 24 2013, 22:03

    Olá pessoal,

    Novos testes neste domingo:

    Hélice APC 8 x 6 com um pouco mais de potência no motor, ficou melhor, já deu coragem de fazer loopings.
    Bateria Zippy 2.200 aguentou somando três pequenos vôos - 5 minutos.
    Já a bateria Rhino 2.150 apenas 3 minutos, portanto à princípio, não recomendo esta marca.

    Hélice APC 10 x 5,5 E com a potência mínima de 65%, para quem estava observando de fora ficou excelente, cabos bem esticados, mas pra mim, ainda um pouco rápido, não deu coragem de fazer loopings, apenas a meia-volta.

    Agora testarei uma 9 x 6 que por sinal é a hélice que usava no CB25 e Enya25 com este aeromodelo.

    Cabos 16,5 metros.

    Portanto já tenho uma configuração que atende ao que preciso para continuar aprendendo as manobras. A sequência será treinar mais os loopings para o vôo em dorso...

    Aconselho também a pesquisar bastante antes de comprar o conjunto. Fiquei com medo do motor 25 elétrico não puxar o T25 com 1,200 kg e fui para um 35 e tem motor de sobra. Já estou pensando em passar este motor para um aero que tenho com motor ASP .32 e comprar o equivalente ao .25 para este aqui. Já tenho um timer à mais e posso usar as mesmas bateriais. Precisaria também de um novo esc. No site da Brodak tem material em pdf que é útil e eles tem um consultor em elétrico que responde rápido as dúvidas. Outro site é o da RSM. Se quiserem material melhor observei que os tops usam motores AXI e ESC da Castle Creations.

    Outra informação importante é sobre a adaptação do aeromodelo, coloquei o sistema elétrico de modo a manter o CG na mesma posição, porém o estranho é que com glow conseguia pousar bem, com este conjunto, acaba o motor e despenca de nariz pro chão. Então domingo próximo colocarei a bateria mais para trás sobre o monokote, mas no espaço certo entre duas nervuras. Se ficar melhor, corto o monokote e faço um local específico para as bateriais. Quem for construir antes já pode pensar nisso ou pelo menos eliminar reforços desnecessários na frente do aeromodelo.

    Para quem ainda não sabe nem voar em glow segue link de um aero iniciante elétrico:
    http://www.stevensaero.com/StevensAero-RingRat-CL-100-Nostalgic-Electric-Control-Line-S-p-20213.html

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    Mensagem  Alexandre Margonar Ter Jun 25 2013, 19:20

    Valeu Erich pelas dicas e informações.
    Pretendo em breve experimentar um elétrico também, e suas dicas foram muito legais.
     

    Seguindo.
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    Mensagem  Erich Dom Jul 21 2013, 21:41

    Boa noite!

    Segue foto do T-25 com o encaixe da bateria na asa.

    Fiz dois vôos completos hoje com as baterias carregadas 100% e ficou muito bom, agora o CG está mais atrás e o aero planou bem nos pousos.

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    Mensagem  Marcus36X Dom Jul 21 2013, 22:12

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