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    Mensagem  ANDRE Qua maio 07 2014, 22:07

    Boa noite a todos,

    Para aqueles que achavam que o motor glow estava morto, ainda não vai ser a hora.

    A Novarossi Italiana, voltou a fabricar algumas jóias, que acredito que vai demorar algum tempo para o elétrico chegar perto, e, se chegar enquanto um esquenta e outro esfria a temperatura.

    http://www.novarossi.it/2012/index.php


    No endereço abaixo tem um glow 28 que eventualmente poderia ser convertido para VCC e, pipado é claro.

    http://www.novarossi.it/2012/index.php/en/products/plane-engines-rex/4-66-cc/r528f.html


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    Mensagem  TAPXURE Qua maio 07 2014, 22:18

    Olá André;

    Tenho dois motores desta marca! Como você disse, são "obras de arte". Por fora são "normais",
    mas por dentro, são maravilhosos em usinagem, acabamento e tecnologia.

    São motores que não gostam de muito óleo no combustível e vibram um pouquinho mais nas
    baixas RPM. Acho que se descomprimir um pouco (juntas) melhora este sintoma.

    Abraços!
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    Mensagem  ANDRE Ter Jul 29 2014, 18:50

    Boa noite a todos,

    Recomendo visitar o site da Novarossi.

    Por incrível que pareça "os caras" lançaram motores pequenos para vcc ou planadores com aceleração constante (1,5) e também um belo 46 com saída traseira para pylon, que eventualmente pode ser adaptado a F2B pipados.

    Detalhe - rolamentos de cerâmica e girabrequim aliviado e balanceado para eliminar qualquer vibração ao funcionamento.

    Será que estamos voltando aos velhos tempos, com excelentes motores à disposição do mercado????????

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    Mensagem  Leo-ST Ter Jul 29 2014, 19:30

    André, desculpe a ignorância, mas como pode se adaptar um motor de pylon, que gira 30.000RPM para o VCC?
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    Mensagem  betocastrucci Ter Jul 29 2014, 20:17

    Leo-ST escreveu:  André, desculpe a ignorância, mas como pode se adaptar um motor de pylon, que gira 30.000RPM para o VCC?

    Com uma hélice de passo 2 ou 3 daria certo?
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    Mensagem  TAPXURE Ter Jul 29 2014, 20:53

    Aí, de 30 vai para 40.000 rpm!!!  Laughing 

    Concordo com o Leo; a configuração do novo 46 para PYLON R/C talvez não tenha
    o timming apropriado para um F2B. Quem sabe lançam um bem "amansado"!!!

    Abraços;
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    Mensagem  betocastrucci Ter Jul 29 2014, 21:03

    TAPXURE escreveu:Aí, de 30 vai para 40.000 rpm!!!    Laughing 

    Concordo com o Leo; a configuração do novo 46 para PYLON R/C talvez não tenha
    o timming apropriado para um F2B. Quem sabe lançam um bem "amansado"!!!

    Abraços;

    Para ficar na rotação desejada, aumenta o diâmetro então. Usar por exemplo uma hélice 14x3 ou 15x2. O problema vai ser a altura do trem de pouso.
    Estou com o arf do Vector para motorizar elétrico e cheguei a pensar em usar um motor elétrico com redução como o que se usa nos F5J. Como a rotação fica na faixa de 6 a 7000 rpm (mas com muiiiiito torque), teria que usar uma hélice bem grande tipo 13x8 ou maior. A vantagem nesse caso seria o consumo bem menor do que com a motorização elétrica convencional, permitindo uma bateria menor. O problema seria o tamanho do trem de pouso, que ficaria bem alto em relação ao tamanho do modelo. Ai teria que partir pra uma hélice tripá ou mais provável uma quadripá...
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    Mensagem  TAPXURE Ter Jul 29 2014, 21:14

    Beto;

    Será que com a RPM tão baixa e a hélice tão grande, o modelo não ficaria muito, muito lento!!??
    Em elétricos, a maioria usa os out-runner mesmo! São mais simples, menos barulho, peso e tamanho!

    Voltando aos NOVAROSSI... o 0,09 (1,5cc) deles deve ser muito bom, e de uso mais "amistoso"!
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    Mensagem  Wagner Ter Jul 29 2014, 21:34

    Os Famosos PA e também os RO Jett (inclusive até o inicio dos anos 2000 o Aldrich mexia numa versão 50 dos Jett, tanto saida lateral quanto traseira) são motores modificados para VCC que originalmente eram para altas rotações, alto desempenho etc.

    JETT, by Dub Jett e os PA eram motores Nelson, modificados e bem modificados, e duram muito, e também $$$, tudo na vida tem um preço, rs!

    O André está mais a par do que eu.

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    Mensagem  betocastrucci Ter Jul 29 2014, 22:15

    TAPXURE escreveu:Beto;

    Será que com a RPM tão baixa e a hélice tão grande, o modelo não ficaria muito, muito lento!!??
    Em elétricos, a maioria usa os out-runner mesmo! São mais simples, menos barulho, peso e tamanho!

    Voltando aos NOVAROSSI... o 0,09 (1,5cc) deles deve ser muito bom, e de uso mais "amistoso"!

    Também achei interessante esse 1,5 cc.
    Sobre hélices, diâmetro significa empuxo, passo significa velocidade. Existe uma velocidade ótima para o voo, então o cálculo do passo x rotação deve dar uma velocidade próxima dessa. No mais é usar a potência que sobra para aumentar o empuxo. Então se o motor tem muito torque em baixa rotação, deve-se usar um passo maior, se o motor é de alta rotação, usa-se um passo menor.
    Sobre motor elétrico, como o torque do elétrico é constante com a rotação, esta não varia muito mudando a hélice, o que muda é a potência consumida pelo motor. Por exemplo eu usava uma 9x6 no meu Aspirante com o motor virando a 10800 rpm e com comportamento bem acro, a hélice quebrou e coloquei uma 9x4 e o modelo mal conseguiu decolar. Fui medir a rotação e deu 11000 rpm, não dava velocidade para voar. Só que com a 9x6 puxava 22 A e com a 9x4 caiu para 15. Num motor a explosão, principalmente nos 2 tempos, o torque fica numa faixa estreita de rotação, num caso hipotético se com a 9x6 virava 10800, com uma 9x4 rodaria a mais de 14000 rpm, mantendo a velocidade.
    Sobre motor elétrico com redução, hoje existem uns conjuntos com redução planetária e motor inrunner de alta rotação que tem tamanho e peso compatíveis com os outrunners, com a vantagem de não ter uma parte grande rodando dentro da fuselagem, e como hélice rodando mais devagar tem eficiência maior, consomem menos, carregando bateria menores. São muito usados nos motoplanadores elétricos como os F5J de alta performance. A desvantagem pra variar é o preço...
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    Mensagem  ANDRE Ter Jul 29 2014, 22:31

    Boa noite a todos,

    A transformação desse motor para vcc é fácil para o fabricante, e difícil para os praticantes.

    No caso, a transformação desse motor em vcc, seria encomendar diretamente ao fabricante a construção da camisa sem as nove janelas (de admissão e escape). No site fala que as janelas são feitas na camisa com máquina cnc. Estão é reprogramar o corte das janelas para vcc.
    Nesse caso, deve-se passar novas medidas de janelas (duas laterais de admissão e talvez uma terceira pequena entre elas) e uma janela de saída (escape) mais fechada, venturi de 7,5 mm, janela de admissão do girabrequim mais fechada. Pico do motor a 11,500 rpm com uma hélice tripá 13X5 e stunt a 10.200 rpm.
    Também tem que ajustar a câmara de combustão no cabeçote (deixar ovalada), para hemi-head.
    Tem que ser por aí os ajustes, só achar as medidas certas e programar o maquinário, e produzir.
    O bloco do motor é 10, os rolamentos são de cerâmica, o girabrequim é aliviado e balanceado, ou seja, uma verdadeira máquina esse motor.

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    Mensagem  TAPXURE Dom Ago 31 2014, 09:43

    Achei num anuncio americano, este novo motor NOVAROSSI CR12 para VCC. No anuncio, custa US$99,00
    com frete grátis... para dentro dos USA!!! Sad

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    E por US89,00 tem este 0.09 para VCC. Máquinas de competição, com certeza!!!

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    Mensagem  Manicaca Dom Ago 31 2014, 11:01

    Lindo Motores Taps, o CX 12 até onde sei é derivado de um motor pra automodelismo r/c escala 1/10, e esse motor era um verdadeiro coice !

    O Rossi 09 já tinha visto em fotos também, linda maquininha com o sangue da estirpe Rossi sunny
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    Mensagem  betocastrucci Dom Ago 31 2014, 13:02

    O 09 parece os Webra de antigamente.

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