VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    pathfinder preview

    Bruno Hack
    Bruno Hack
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 14
    Idade : 42
    Data de inscrição : 07/10/2007

    pathfinder preview Empty pathfinder preview

    Mensagem  Bruno Hack Seg Nov 30 2009, 20:40

    ta ficando pronta a jabiraca!

    em breve posto dele pronto!!!

    pathfinder preview Pathfinder

    abraço
    Marlo.m
    Marlo.m
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 163
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/10/2008

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  Marlo.m Seg Nov 30 2009, 22:11

    Que beleza Brunao ....

    Esse vai ser o TOP >..


    Abraço

    MArlo
    Bruno Hack
    Bruno Hack
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 14
    Idade : 42
    Data de inscrição : 07/10/2007

    pathfinder preview Empty nem tanto

    Mensagem  Bruno Hack Seg Nov 30 2009, 22:46

    nao da pra ver as cagadas na foto, hahaha... tomara que eu aprenda acabamento dessa vez se nao passo vergonha na pista novamente!

    o importante é voar bem... e criar o desapego... afinal pra que se apegar se o destino é a churrasqueira???
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  martin Seg Nov 30 2009, 23:08

    Tá ficando bacana! Espero que o Pathfinder lhe traga tantas alegrias quanto trouxe para mim.

    Pensei que iria ter algumas dúvidas na montagem mas vi que você mandou bem! Parabéns!

    O mais critico nesse modelo é resistencia a torção e flexão da calda. Esse modelo tem um momento mais longo que um perfilado normal por isso é bom reforçar alem do normal também. O meu é um kit ARF, que é um pouco diferente do Kit, a fuselagem é toda aliviada e a calda fica bem mole, dá para ver a calda mexer quando faço quadrados, mas mesmo assim o danado voa bem.

    Rigidez a torção é uma questão que pouca gente se preocupa, mas faz uma baita diferença. Para voar bem o modelo precisa ser leve mas sem perder rigidez. Prefiro ter um modelo um pouco mais pesado mas que seja bem rígido.

    Outra dica que vai ajudar você cravar o quadrados e voar retinho é deixar uma ligeira folga no furo do horn do profundor. O Bill Werwage descobriu esse truque a muitos e muitos anos atrás depois de trocar um velho Ares, que criou um folga de tanto uso, para um modelo mais novo sem folga. A receita é fazer um furo de 1/8 no horn do profundor se estiver usando um arame de 3/32. Essa técnica eu usava muito também num Simulador de combate de caça, deixava o manche com uma área inativa e com isso conseguia voar mais firme e derrubava os caras com mais facilidade quando apertava o gatilho rsrsrsr.


    Bons vôos,

    Martin
    www.stunthobby.com
    Campinas, SP
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  Mustrengo Ter Dez 01 2009, 08:46

    Avião de campeão...
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  Wagner Ter Dez 01 2009, 17:12

    Salve Bruno!

    Excelente escolha, e a construção parece muito boa!!

    Concordo plenamente com o Martin, melhor ter um aero relativamente pesado, mas resistente a torções a empenos e primeiramente, bem alinhado, que um outro extremamente leve, molenga e com superfícies mal alinhadas.

    A dica da folga do horn, o Ted Fancher também utiliza.

    Quanto ao acabamento, o que pretende utilizar?

    Sucesso na construção e nos vôos!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  Mustrengo Ter Dez 01 2009, 19:04

    Levando em consideração que vc deve usar teu 40FP neste modelo, se ele ficar um pouco mais pesado você nem vai sentir.
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  martin Ter Dez 01 2009, 23:42

    Bruno Hack escreveu:nao da pra ver as cagadas na foto, hahaha... tomara que eu aprenda acabamento dessa vez se nao passo vergonha na pista novamente!

    o importante é voar bem... e criar o desapego... afinal pra que se apegar se o destino é a churrasqueira???

    Bruno,

    Uma das características do Pathfinder é que o Designer colocou um sistema especial de evitar o chão e acredito que esse não vai para churrasqueira não Smile Caso um dia faça alguma besteira e tenha que dar um comando brusco perto do solo para evitar bater vai entender o que eu digo. Mas pelo pouco que vi você voando acho que não vai tomar sustos aprendendo e fazendo a gama.

    Para mim esse modelo foi uma mãe, apreendi a gama toda nele, entrar no dorso acho que foi a manobra que mais suei frio rsrsr, mas o bicho esta aqui inteirinho para eu brincar quando quiser matar as saudades. Modelo passou várias vezes muito perto do chão, e por duas vezes até bateu meio que forte, uma por ter apavorado do motor ter apagado no wingover invertido e acabei saindo por BAIXO fazendo um meio looping muuuuito apertado dando todo comando no susto, quase completei mas pegou de tangente chapando no chão, graças ao trem triciclo os danos foram mínimos, só tive que colocar mais cola entre a fuselagem e bordo de ataque, nada quebrado. E o outro susto foi quando estava apreendendo a fazer o oito sobre a cabeça. Perdi a referencia e o controle tentando fazer o looping invertido e mais uma vez tive que fazer uma recuperação dando comando total mili segundos antes do impacto, o bicho virou no eixo sem estolar evitando uma batida mais forte, mais uma vez o triciclo protegeu o modelo e só quebrou a hélice.

    Já que estou no modo de dar dicas. Essa é a mais importante de todas. Selar o vão do flap e do profundor com uma fita adesiva da Scotch de 19mm. A diferença é BRUTAL.

    O PathFinder tem uma asa mais grossa e com muito mais área que o Promo 40. O OS 40FP não vai sobrar, alias se prepare para arrancar tudo que o motor pode dar. Eu testei uma vez com um 40FP e só deu certo depois que usei um venturi de 7,2mm e sai com motor berrando acima de 10k RPM com uma helice APC 10.5x4.5 e com 10% de nitro. Só assim conseguia penetrar nas manobras de canto sem desacelerar muito e manter velocidade.

    Gostei tanto desse modelo que vou montar um novo mas de corpo cheio.

    Abraço,

    Martin
    Bruno Hack
    Bruno Hack
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 14
    Idade : 42
    Data de inscrição : 07/10/2007

    pathfinder preview Empty corpo cheio

    Mensagem  Bruno Hack Qua Dez 02 2009, 14:08

    oi Martin

    obrigado pelas dicas. esse pathfinder deu trabalho hein! achei que por ser perfilado ia ser facil... puro engano!

    o bichao é exótico tbm! nao é vintage nem modern... tem um pouco dos 2 parece!

    o de corpo cheio ouvi falar que é um baita aviao!


    bom, creio que até pegar nele ja vo tar fazendo a gama FAI. o promo ta sendo o saco de pancadas e esse sim vai pra churrasqueira em breve... talvez nao por lenhar mas por nao valer a pena reformar de tanto que voou!

    em breve, mais fotos do bicho

    abraço
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  martin Qua Jan 13 2010, 17:07

    Bruno Hack escreveu:oi Martin

    obrigado pelas dicas. esse pathfinder deu trabalho hein! achei que por ser perfilado ia ser facil... puro engano!

    o bichao é exótico tbm! nao é vintage nem modern... tem um pouco dos 2 parece!


    Ola Bruno,

    Só agora vi sua resposta. Eu não entendi porque voce acha que ele não totalmente moderno, é pela asa não ser enflechada?

    Como os americanos costumam dizer, O Pathinder tem NUMEROS Modernos, ou seja, proporção de flap, centro de sustentação da asa, relação asa profundor, relação estabilizador...todo projeto segue certo "Números, e o do Pathinder é bem atual. Ele tem um baita estabilizador e um grande e momento de cauda, isso é o que da a tremenda estabilidade nesse modelo. A asa também tem um perfil dos mais recentes, que faz esse modelo virar muito sem estolar, repare como o perfil é meio que cabeçudo. A asa não é enflechada, nada moderno ai, mas isso dá um pouco mais de arrasto, que na verdade é bom de um ponto de vista, segura mais o modelo quando aponta o Nariz para baixo. O David Fitzgerald mudou o modelo dele e reduziu bem o enflechamento da asa.

    Tudo é muito relativo para cada um, na minha avaliação Pathfinder é dos mais simples de construir, é um perfilado e tem uma asa reta que é muito mais fácil de montar que uma asa enflechada e afinando nas pontas como a do Nobler ou Cardinal por exemplo.



    Mas é isso ai, vai se preparando porque os outros modelos vão ser bem mais trabalhoso que esse. Quando tiver alguma dificuldade não exite em pedir ajuda.

    Abraço,

    Martin

    Conteúdo patrocinado


    pathfinder preview Empty Re: pathfinder preview

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 02:42