VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+15
Nandoflb
ANDRE
Marcus36X
Humberto
Osni Renato
jocarc
Thiago Borges
FredPach
martin
marioverol
Eduardo Yamin
lcdmf40
chicomedella
betocastrucci
Morcegão
19 participantes

    Por quê usar motores elétrico???

    rmfiorot
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 15
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  rmfiorot Seg Jul 20 2015, 22:38

    Erro na entrada do loop invertido.......mas já está quase reparado......
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Seg Jul 20 2015, 22:40

    Que conjunto voce ta usando nele?
    rmfiorot
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 15
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  rmfiorot Seg Jul 20 2015, 22:45

    Modelo  Blue Max Ethernal
    Motor Hyperion H3025/10 775kV
    ESC Castle Creation Edge 50 lite
    Bateria Thunder Power 2700mA - 5S - 25C
    Hélice 12X5 tripá
    Timer desenvolvido por mim com acelerômetro.


    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 De0cc4

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Inwshv

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 10ptzjm
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Seg Jul 20 2015, 22:51

    Poxa, pelo trabalho de restauração. Parabens!!

    Ce podia vir um dia para Campinas voar com a gente aqui e trazer um timer pra mim ne?? Very Happy

    Essa helice ai é para glow neh?

    rmfiorot
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 15
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  rmfiorot Seg Jul 20 2015, 22:58

    Vou sim, inclusive estou devendo visita pro Martin também.

    Experimentei todos os tipos de hélices incluindo as que são utilizadas em drones, e a melhor que encontrei e não troco mais é a produzida pelo Igor Burger...cara $$$$$$ mas é perfeita.
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Seg Jul 20 2015, 23:04

    Pois é, eu fiquei interessado nela tbm, mas ainda não é pro meu bolso. Eu uso APC 12x6 mesmo, queria fazer uma APC 11x5,5 tripa. Com giro mais alto. Mas é complicado.

    Eu tô usando um e-max gt 2826-05 860kv, motor é bem bom, não esquenta nada. Leve e potente.

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  martin Qua Nov 25 2015, 15:54


    Só para deixar registrado e dar um update, o Motor Emax GT 2826-05 860kv funcionou super super bem mesmo no Legacy do Flavio, mas queimou com uns 80 voos. Motor não esquentava e parecia ter sido uma ótima escolha, mas acabou em desastre, motor parou num ponto crítico e o Legacy bateu feio de bico, quase deu PT.

    Até tenho conta na Emax e posso vender esses motores com Desconto, mas depois dessa estou com pé atras em recomendar e vender essa Marca.

    O Flavio começou usando motores da HobbyKing, um funcionou uma maravilha por centenas de voo antes de queimar. Mas quando colocou um motor novo igual não durou 10 voos, colocou outro igual e queimou em poucos voos outra vez, foi ai que decidiu mudar para algo melhor e pegou o motor Emax GT.

    O que parece é que esses motores Elétricos mais em conta não tem um padrão, mesmo sendo da mesma marca e modelo, uns duram pouco e outros bem mais. Caixinha de surpresas!

    Agora o Flavio subiu na escala de qualidade e foi para o motor Cobra. Até agora esta indo super bem!

    Estou colocando fé nos motores Cobra e espero que o Flavio faça milhares de voos antes de queimar. Pelo jeito o motor Cobra tem o melhor custo beneficio.


    Martin
    rmfiorot
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 15
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  rmfiorot Qua Nov 25 2015, 16:13

    martin escreveu:
    Só para deixar registrado e dar um update, o Motor Emax GT 2826-05 860kv funcionou super super bem mesmo no Legacy do Flavio, mas queimou com uns 80 voos. Motor não esquentava e parecia ter sido uma ótima escolha, mas acabou em desastre, motor parou num ponto crítico e o  Legacy bateu feio de bico, quase deu PT.

    Até tenho conta na Emax e posso vender esses motores com Desconto, mas depois dessa estou com pé atras em recomendar e vender essa Marca.

    O Flavio começou usando motores da HobbyKing, um funcionou uma maravilha por centenas de voo antes de queimar. Mas quando colocou um motor novo igual não durou 10 voos, colocou outro igual e queimou em poucos voos outra vez, foi ai que decidiu mudar  para algo melhor e pegou o motor Emax GT.

    O que parece é que esses motores Elétricos mais em conta não tem um padrão, mesmo sendo da mesma marca e modelo, uns duram pouco e outros bem mais.  Caixinha de surpresas!

    Agora o Flavio subiu na escala de qualidade e foi para o motor Cobra. Até agora esta indo super bem!

    Estou colocando fé nos motores Cobra e espero que o Flavio faça milhares de voos antes de queimar. Pelo jeito o motor Cobra tem o melhor custo beneficio.


    Martin



    Bem....motores com diâmetro 28mm tem potência máxima em torno de 800W se não menos.

    Para quem utiliza os ECS´s da Castle Creation verifiquem no data loger a potência média de seu voo e reparem que está bem próximo a isso com picos superiores a 800W.

    Então talvez ai esteja a causo da queima do motor, e se optar pelo Cobra ou até mesmo o AXI 2826 vão queimar também.

    Está ai o motivo de eu utilizar motores com 30mm de diâmetro ou mais, com potência > 1000W.

    Ahhh mas e o peso!!!!! 2826 186g 3025 195g - capricha na construção e utilize baterias de boa qualidade que vc tira esse peso fácil fácil.


    Rogério Fiorotti

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  martin Qui Nov 26 2015, 12:30

    Rogério,

    Que eu saiba, a carga máxima se da quando o modelo esta parado, assim podemos usar um medidor externo, ligado entre bateria e esc, e medir a Potencia e Corrente para certificar que esta dentro dos parâmetros.

    O Flavio vai restaurar o Legacy e vai colocar o Cobra 2826-10 de 930kv porque ele já tem as baterias 4S. Se não seria melhor usar baterias de 5S e o 2826-12 de 760kv.

    Nessa configuração usando uma APC 12x6, ele não vai puxar mais 35A no chão (carga máxima) e em voo a carga deve cair. Esse Motor aquenta 45A de corrente continua....vai sobrar motor pelas nossas contas. Tanto é verdade que o primeiro motor dele que aquentava bem menos A, funcionou por mais de 400 voos. O problema é somente de durabilidade e qualidade desses motores ching ling.

    Com esse setup já vi o Flavio voar sem problemas em um puta vento sem embalar e sem perder velocidade nas manobras altas. Muito bom!

    Quanto de corrente, ou potencia, voce usa no seus Sistema com a tripa do Igor?


    Alias estou curioso em quantos por cento a potencia cai durante o voo, ou seja, pico de potencia durante o voo dividido pela pico de potencia no chão parado.


    Abraço,

    Martin
    p.s. to loco para ver seu TG voando!!!!

    rmfiorot
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 15
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  rmfiorot Qui Nov 26 2015, 17:06

    Como dizem a imagem vale por mil palavras.

    Reparem o acréscimo de corrente e potência em cada manobra.

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 14bsyec


    Quanto ao TG hoje foi o voo de estréia, preciso trimar, mas já deu pra perceber que é uma fera a ser domada...


    Rogéro
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Sex Fev 05 2016, 14:45

    Meu Legacy com motor emax gt 2826-05 e 4 celulas voa muito bem com 378w de potencia média. Infelizmente não tenho como saber os picos, mas a potencia média é facil calcular com base no consumo da bateria. Na verdade a potencia no motor deve ser até um pouco menor lavando se em conta que nenhum sistema tem 100% de eficiencia.

    O motor fica em 40 graus quando pousa, num dia tipico de verão (~28 °C). Isso mostra que não esta forçando.

    O Motor do Flavio não queimou, inclusive continuava funcionando após a queda. Tanto o timer quanto o ESC são programados para pararem o motor em caso de alguma anomalia na rotação do motor. Isso me leva a crer que o problema foi o ESC. Se tivesse sido o timer o problema, então o ESC teria parado o motor por si só. Mas sendo o ESC o problema, mesmo o Timer tentando parar o motor não conseguiria.

    Tudo depende da configuração que se voa, é possivel voar com mais ou menos eficiencia. Isso depende da combinação de helice, motor, esc e timer, peso, densidade do ar, arrasto do avião, arrasto do trem de pouso...

    O problema é que o desempenho acrobatico não acompanha, geralmente, a eficiecia. Isso quer dizer que podemos ter um avião super eficiente energeticamente mas pessimo em acrobacia, assim como podemos ter um avião eficiente e otimo em acrobacia.

    O que o Martim disse sobre a carga do motor em voo nunca ser maior que em terra é verdade quando se tratando do timer KR. O timer KR funciona lendo a carga direto no motor, ele percebe que o motor sofreu uma variação de carga quando a rotação dele não corresponde com a corrente de energia. Automaticamente ele acelera para compensar essa diferença. Sendo assim, em solo, com a carga do ar parado, o governador é ativado e isso corresponde ao máximo de corrente puxada pelo motor. Assim também funcionam os governadores dos ESC's.


    Forte abraço





    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Sex Fev 05 2016, 14:45

    Fiorotti, não seria possivel fazer um timer que me avisasse onde está o vento com base na carga do motor? Tipo, o motor puxa mais carga num lado da pista (contra o vento) e menos carga do outro lado da pista (a favor do vento) então ele acende um led quando o modelo está saindo do lado a favor do vento até quando entra no lado contra o vento. Seria bem interessante isso. Very Happy

    Forte Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Por quê usar motores elétrico??? - Página 3 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 04:27