JORGE Ter Dez 10 2013, 16:30
Mantovani escreveu:Achei que o TG ia de Enya, não? Como compara os dois motores?
Obrigado e um abraço,
João Mantovani
Seria acho que comparar um Porshe com um Lamborgini. Gosto dos dois. O Enya trabalha em média com rotação bem mais alta (no meu caso 10.000 rpm) que o Ro-jett (no meu caso 8500 rpm).
O Enya pode ser regulado para trabalhar em rotação mais baixa (ainda não experimentei).
Com os set ups que usei, a potência do Enya .61 chega bem perto da do Ro-jett .76 que tem um pouco mais de potência.
Os dois pegam muito bem só no spinner.
O Enya é um pouco mais leve mais consome um pouco mais para fazer a FAI (contrário do que eu pensava).
O Enya tem anel, e se alguma coisa der errado no amaciamento, em tese basta trocar o anel e juntas.
O Rojett não tem anel e é de alta compressão. Se errar no amaciamento arruina o motor para sempre.
O Enya trabalha bem com Byron 20/20 diluído com 3:1 feito com óleo de rícino para virar mais ou menos 10/23, o que barateia bastante o gasto com combustível.
O Rojett não tolera quase nada de rícino, então temos que comprar o Byron 10/20 e acrescentar um pouquinho só de rícino, o que não barateia nada.
Espero não ter dito muito besteira, mas o especialistas em motores é o Martin, ele é quem pode dizer coisas mais acertadas.
Um abraço,