Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº526
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº527
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
A série "STALLION" (garanhão em português) da K&B era uma série que reunia boa performance com preço de mercado bem competitivo.
A Fox já havia entrado nesse segmento através de seus motores Fox da Série "ROCKET" (foguete em português), que eram motores de alto desempenho porem feitos com peças já disponíveis nas prateleiras da empresa e que já
eram empregados em outros motores da marca.
Logo o custo de projeto e fabricação de peças e ferramental era muito minimizado
Uma ação inteligente que conseguia juntar duas qualidades que dificilmente se combinam que são qualidade e bom preço !
Um muito bom motor Esporte e Stunt de uma época muito rica em boas opções de motores para o modelismo ! :
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº528
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
- Tenho dois deste! Um zero e outro um pouco usado...... Experimentei os dois no Mustang e não demostraram bom rendimento.... Muito pesado, pouca potencia e muito gastador...... O Sassi 35 tem melhor qualidade......
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº529
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sérgio Daeuble escreveu: Beleza!
- Tenho dois deste! Um zero e outro um pouco usado...... Experimentei os dois no Mustang e não demostraram bom rendimento.... Muito pesado, pouca potencia e muito gastador...... O Sassi 35 tem melhor qualidade......
Sérgio, são dois bons motores, estes também precisam de amaciamento como um Fox
São motores de uso consagrados em sua época
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº530
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Nos anos 80 a ST entra no mercado dos motores de preço econômico lançando os dois motores da série: O G 40 e o G 49 SPORT
Empregavam só um rolamento, parafusos de fenda ao invés dos allen, cilindro niquelado ao invés do ABC de cromo duro e carburador do ST G 34, isso tudo na intenção de ter um bom preço
Buscavam competir com outros motores do seguimento econômicos como os OS FP e com boa qualidade
Motores muito bem construídos, tipicamente dois verdadeiros ST
Vida longa a memória da Casa de Bologna e ao seu Criador Jaures Garofali !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº531
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Tal marketing incorreto em minha análise pode ter levado o Stallion 35 a frustração de alguns, pois sendo um motor de performance bem similar ao Fox 35 Stunt ele era tudo menos um "Stallion" (garanhão em português)
O cavallino Rampante invoca de imediato à gloriosa Ferrari spa e suas inúmeras conquistas dentro e foras das pistas
Em realidade tal motor era um motor de baixo custo que veio pra disputar mercado com os McCoy´s, Fox 35 "Rocket" (outro motor de valor econômico) entre outros
Segue anúncio de época, com o conteúdo equivocado ao meu ver, mesmo que o anúncio seja Muito legal !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº532
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº533
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
- Motorzinho bacana!
Manicaca gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº534
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº535
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Anúncio da extinta distribuidora americana World Engines de 1981 destacando a excepcional performance do piloto austríaco HANNO PRETTNER no MUNDIAL DE F3A deste ano realizado em ACAPULCO no MÉXICO no qual destaca
orgulhosamente a conquista do Campeonato Mundial neste grande evento !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº536
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Compartilhei esta imagem no Facebook a pouco e aproveito e divulgo por aqui também
Material sobre os ST G 21/29 RV que eram motores da linha de competição da marca nos idos anos 60`s e 70´s
Estes motores já estavam bem a frente de seu tempo no que tange a sua engenharia, a alimentação já usava o sistema patenteado de fluxo laminar da ST assim mesmo como também usando válvulas rotativa tipo Zimmermann, além
disso o motor da versão AERO já era "ABC" um conceito que foi desenvolvido pelo Sr Jaures Garofali, fundador e Comandante dessa mágica casa de fazer motores
Espero que gostem !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº537
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº538
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº539
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Avaliação deste motor muito bem elaborada pelo grande Guru de motores Peter Chinn (in memorian) destacando neste artigo que até aquele momento não havia motor concorrente que pudesse igualar ou superar o G 15
Liderou a categoria 2,5 cc por anos em competições
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº540
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Boa tarde amigos, acabo de publicar este material no grupo BOTECOS no Facebook, aproveito o embalo e publica aqui também
Um anúncio bacana da marca de Bologna veiculado na celebre revista Inglesa Aeromodeller, dando conta de que naquele momento com uma taxa de câmbio favorável os motores da marca tiveram uma interessante redução de preços naquele país
Interessante destacar também que conforme expresso no anúncio, esta distribuidora fazia reparos nos motores da marca cobrando somente pelas peças substituídas com mão de obra gratuita, independentemente da idade do motor da marca a reparar
Publico esta nota como uma homenagem ao signore Jaures Garofali, um gênio e um gigante na história do modelismo mundial
Grazie Mille signore Garofali
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº541
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº542
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Imagem contendo os motores da Linha 1975 da Super Tigre veiculada no Catálogo da prestigiosa Casa de Cremona na Italia, a Aviomodelli
Nos anos 70 havia abundância de marcas, versões e muitas opções de marcas de motores por todo o mundo
Foi a Era de ouro dos Micromotores para o modelismo dinâmico !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº543
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº544
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº545
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Comercial muito legal da linha de motores da McCoy para o ano de 1950 mostrando diversidade de motores tanto para o uso de voo esporte e stunt como também a linha de alta performance pra aplicações de velocidade
Os motores de admissão dianteira eram os motores dedicados ao voo de lazer e acrobático da marca, sendo que o seu McCoy 19 era o motor mais vendido no mercado americano naqueles tempos.
Já a linha de performance era representada pelos excelentes McCoy´s de admissão traseira por válvulas rotativas com muito pedigree e de muitas vitórias em competições, e que a aquela altura já eram desenhados para o uso do
combustível glow, tendo inclusive a marca McCoy desenvolvido sua própria vela glow de reconhecida fama e sucesso no meio do modelismo
Espero que gostem !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº546
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Um anúncio de época anunciando os então novos motores da marca que eram o OS 25 e também o OS 20, dois motores construidos a partir do mesmo bloco básico
O OS 20 vinha para substituir o OS 19, também um consagrado motor na linha OS ao passo que o 25 era seu irmão maior com foco no mercado de R/C em franca expansão naquele momento
Aqui no Brasil ambos motores foram muito populares por sua confiabilidade e ótima performance !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº547
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O OS 25 foi um motor muito popular na linha da OS e também muito popular ao redor do mundo pelo seu uso flexível, ótima carburação, ótimo torque e também por sua economia de combustível
Foi extensivamente usado aqui no Brasil, principalmente em treinadores e modelos esportivos e de lazer
Pra completar a publicação tão bacana do Cmdte Leandro Corrêa posto o manual deste motor, manual este que é cortesia e gentileza do amigo e Mestre Mário Zuffo de Cuiabá/MT
Comandante Zuffo, muito obrigado !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº548
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Anúncio de época muito legal dos motores OS na mídia acima pelo distribuidor da marca, "OS Distributors Australia" divulgando os excelentes resultados em competições conquistadas pela sua marca
Naqueles tempos a concorrência com a ENYA era muito forte e ambas às marcas do Sol Nascente se revezavam de forma muito parelha nas conquistas em competições na Oceania (Nova Zelândia & Austrália)
Quem ganhava e muito com essa concorrência acirrada e saudável era o modelismo no geral e consequentemente os modelistas do mundo inteiro que possuíam então possibilidade de escolha entre duas marcas incríveis e que primavam
pela qualidade, durabilidade e performance
No corpo do anúncio, algumas das conquistas da marca de Osaka, que era protagonista em boa parte das competições neste Continente
Vida longa a OS Engines e da mesma forma a sua memória !
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº549
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Anúncio de época muito bacana de Janeiro de 1983 que circulou nas revistas especializadas inglesas de modelismo, dando conta da chegada de um novo lote dos Super Tigre G 21/46 PARA U/C na Inglaterra a um preço bem atraente
O anúncio exalta as qualidades construtivas e de performances destes motores destacando ainda que a manutenção feitas em motores da marca de qualquer ano pela distribuidora teriam mão de obra gratuita nestes serviços pagando-se
somente pelas peças substituídas
Um tempo excitante no modelismo mundial, onde variedade e possibilidades de escolhas no esporte eram Gigantescas !
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº550
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
- Este motor foi bastante utilizado pelos TOPs da época.
- Atualmente é difícil de encontrar um destes.......
- Seu sucessor foi o ST-51 CL...... Ótimo motor! Deste tenho 3......