Andei conversando com o Wagner no Aerofolia e depois através de emails e concluímos que as modalidades de corrida estão praticamente paradas aqui no Brasil.
Acredito até que exista uma parcela cultural nessa estagnação. Afinal, os EUA têm um monte de categorias de corridas e também não têm tanta gente assim nelas, enquanto na Europa se voa praticamente F2C e F2F e tem quase mais gente nas corridas que em Acrobacia (na verdade o forte mesmo na Europa, principalmente no leste europeu é o combate, mas deixa pra lá).
Enfim, será que é interessante criarmos uma categoria pra iniciantes (inciantes mesmo) em corridas?
Se criarmos, como faríamos? Avião padrão, motor padrão, motor fornecido pela direção da prova, sorteado antes de cada prova? Tanque livre, com pit-stops obrigatórios? Tanque limitado com pit-stops livres? Shut-off de um modelo mais fácil de fazer ou sem?
Um exemplo de categoria bem para iniciantes é a americana Foxberg, onde vale qualquer kit da Carl Goldberg com Fox 35 sem preparação.
Como faríamos com quem ganhasse as provas? Não poderia mais participar? Participaria do quê neste caso? Deixaria de participar depois de quantas vitórias?
Eu, particularmente meio que larguei a Fórmula Brasil para ir voar speed promo. O que eu mais senti dificuldade quando comecei foi justamente o trabalho de equipe, o pousar na mão do mecânico e o vôo em 3, incluindo como fazer pra decolar e pousar com os outros 2 lá no meio. O ruim de tudo é que aqui em Curitiba só temos eu e o Carlos Bim que treinamos corrida e quase sempre treinamos sozinhos, sem poder treinar essas questões de verdade. Por essa razão, existe também um interesse pessoal em fazer a coisa funcionar.
Abraços.