VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+6
Marcus36X
Sérgio Daeuble
Manicaca
Mustrengo
Wagner
Luiz Henrique
10 participantes

    Nova modalidade de corrida?

    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Luiz Henrique Dom Mar 20 2011, 20:38

    Pessoal,
    Andei conversando com o Wagner no Aerofolia e depois através de emails e concluímos que as modalidades de corrida estão praticamente paradas aqui no Brasil.
    Acredito até que exista uma parcela cultural nessa estagnação. Afinal, os EUA têm um monte de categorias de corridas e também não têm tanta gente assim nelas, enquanto na Europa se voa praticamente F2C e F2F e tem quase mais gente nas corridas que em Acrobacia (na verdade o forte mesmo na Europa, principalmente no leste europeu é o combate, mas deixa pra lá).
    Enfim, será que é interessante criarmos uma categoria pra iniciantes (inciantes mesmo) em corridas?
    Se criarmos, como faríamos? Avião padrão, motor padrão, motor fornecido pela direção da prova, sorteado antes de cada prova? Tanque livre, com pit-stops obrigatórios? Tanque limitado com pit-stops livres? Shut-off de um modelo mais fácil de fazer ou sem?
    Um exemplo de categoria bem para iniciantes é a americana Foxberg, onde vale qualquer kit da Carl Goldberg com Fox 35 sem preparação.
    Como faríamos com quem ganhasse as provas? Não poderia mais participar? Participaria do quê neste caso? Deixaria de participar depois de quantas vitórias?
    Eu, particularmente meio que larguei a Fórmula Brasil para ir voar speed promo. O que eu mais senti dificuldade quando comecei foi justamente o trabalho de equipe, o pousar na mão do mecânico e o vôo em 3, incluindo como fazer pra decolar e pousar com os outros 2 lá no meio. O ruim de tudo é que aqui em Curitiba só temos eu e o Carlos Bim que treinamos corrida e quase sempre treinamos sozinhos, sem poder treinar essas questões de verdade. Por essa razão, existe também um interesse pessoal em fazer a coisa funcionar.
    Abraços.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Wagner Seg Mar 21 2011, 15:34

    Pessoal,

    Salve Luis, realmente a prática de corridas está bem parada, nosso interesse é promover a entrada de novos praticantes.

    Seria interessante o pessoal participar deste debate, por que tem várias pessoas tem interesse, não praticam por que não tem acesso a muita informação, e/ou não tem como fabricar os itens especializados, como balancins, shutoffs, mesmo tanques com válvulas, este item o Luiz e o Bim encontrarm uma solução bem interessante.

    Minhas opiniões, lembrando que não pratico corridas (mas quem sabe?), estou construindo um Speed Promo, mas tenho interesse que outras categorias sejam divulgadas e praticadas.

    Motor (nacional ou importado): até 25 sem rolamentos, não permitidos motores específicos para corrida, combate ou automodelos, falo de motores glow, como categoria base também não seria permitido o uso de motores diesel.
    Modificar ou não? Eu acredito que seria interessante não permitir modificações, mas o Luiz disse algo: como fiscalizar e controlar isso?
    Então fica em aberto para debate.

    Hélices: a principio hélices comerciais, nada de carbono, fibra de vidro,e outros compositos, somente hélices comerciais de produção em larga escala, com APC, MasterAiscrew, etc.

    Cabos: lisos ou trançados, nas medidas padrão usadas em corridas: diamentro minimo 0,30mm e 15,92m de comprimento do centro da manete a linha central do aeromodelo.

    Combustivel: careta 4x1 fornecido pela organização da prova.

    Tanque: permitido válvula, mas tem que ser reabatecido por almotolia, seringa ou outro meio simples, capacidade a ser definida, já que o grande atrativo de corridas são os pit stop para rebastecimento. Twisted Evil

    Aeromodelo: perfilado, comandos expostos, o aeromodelo pode ou não ter similaridade com aeronave real tipo goodyear.

    No meu pensamento poderia ser desenvolvido algo que aproveitasse e arrebanhasse o pessoal que já tem aeromodelos de Fórmula Brasil.

    Deveria haver limitação para os veteranos, nada os impediria de participar ,eles sempre tem algo a ensinar (ou não Rolling Eyes ), mas poderia haver algum dispositivo para que eles não ficassem colecionando medalhas ou troféus, o lance aqui é formar equipes para que depois ou pratiquem Goodyear, ou F2F ou até mesmo F2C

    Em corridas não tem muito que inventar, ainda mais para iniciantes, faltam vários detalhes ainda a discutir.

    Bom, vamos conversando.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Mustrengo Seg Mar 21 2011, 17:46

    interessante seria uma categoria para pilotos SEM BRA, avião padrão, mesma planta pra todos.

    Mais interessante ainda seria sorteio de motores, sem shut off... bem categoria de entrada.

    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Wagner Seg Mar 21 2011, 20:06

    Salve Beto, obrigado por participar.

    Eu também já pensei numa categoria tipo stock ou mono tipo, pelo menos os aeros todos padrão.

    Quanto ao sorteio de motores fica a pergunta: e capital ou boa vontade para suprir este material?

    O aero até poderia ter trem de pouso convencional, mas acredito que o cara tem que ir mexendo já com shutoff, infelizmente não temos como criar uma escada com muitos degraus, pelo menos não no Brasil. Poderia ter umas duas categorias básicas com motor glow até 25, depois já viria o Goodyear ou F2F para diesel e por fim, com todo investimento e domínio de técnica e treino o F2C.

    A própria Fórmula Brasil, previa dois tipos: esta que o pessoal praticou, e também uma Fórmula Brasil - B, com aeros asa mas com motores glow, ví só uma foto de aero deste tipo (talvez o protótipo), nem sei onde foi parar ou da onde veio. Acho que estava no site do Wieck, mas este site já foi para o vácuo.

    Vamos debatendo, idéias já estão surgindo.

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Luiz Henrique Seg Mar 21 2011, 20:45

    Beto,
    Na verdade é muuuuuuuuiiiiiiiito mais fácil pousar na mão do mecânico com o shut-off. O problema é que alguém teria que fornecê-lo para o povo mais iniciante ou então ele teria que ser de um modelo bem fácil de fazer. Dá para pensar numa forma de regulamentar a quantidade de pit-stops, sem se preocupar com o tanque e daí dar seringas pro povo abastecer ao invés de almotolias e se não tivessem os pit-stops obrigatórios, alguma penalidade de tempo.
    Quando eu sugeri um modelo só, eu pensei em algo do tipo: Manicaca 1, Tamanco A, etc, avião perfilado, simples, mas capaz de planar bem e sem a necessidade de aerofólio simétrico, afinal não é pra acrobacia mesmo.
    Wagner, concordo com usar hélices comerciais, sem modificações e lembro que o regulamento da Goodyear prevê isso e particularmente acho mais complicado fazer hélices que tanques e isso pode impedir algum iniciante.
    O sorteio de motores iria bem em uma categoria mono-modelo, mas realmente fica o problema do custo pra direção de prova. Mas inibiria alguns problemas e malandragens.
    A preparação de motores eu acho que pode assustar muita gente que pode se interessar. Mas seria necessário prevermos meios de fiscalizar caso proibíssemos. Sou da opinião de que se não dá pra fiscalizar, é melhor não proibir.
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Luiz Henrique Seg Mar 21 2011, 21:19

    Pessoal,
    pensando bem, por que não uma modalidade de corrida com elétricos para iniciantes?
    No pit troca a bateria ou coloca um timer pro pouso com a bateria durando uma corrida inteira?
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 22 2011, 13:39

    Boa tarde moçada. Todos os aspectos abordados são bem lógicos e estão corretíssimos.
    Não entendo nada de corridas, embora eu goste muito, por isso me desculpem caso eu diga alguma besteira Embarassed .
    Creio que para se ter um número legal de párticipantes a coisa deve ser simples, segura e barata, posto se o regulamento for liberado vai encarecer demais a brincadeira (Nitro lá encima, 1 ou mais velas por corrida, componentes de alta tecnologia, kevlar, fibra de carbono, motores com baixa vída útil etc.. $$$$$$$$$$$)
    Se a coisa for simples tenho certeza que todo mundo vai querer brincar.
    Por uma questão de segurança, creio que os modelos não devam ser muito rápidos para evitar maiores acidentes, tanto para o público como para os próprios pilotos
    A ídea dos modelos tipo Tamanco e Manicaca é excelente pois até homenageiam e prestigiam o modelismo nacional.
    creio que os motores devam ser originais e sem preparação alguma, assim mesmo como ás hélices que devam ser comuns tipo master, JXF etc.
    abração e contem comigo no caso de eu poder ser útil em alguma coisa
    Adriano
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Wagner Ter Mar 22 2011, 16:08

    Luiz Henrique escreveu:Pessoal,
    pensando bem, por que não uma modalidade de corrida com elétricos para iniciantes?
    No pit troca a bateria ou coloca um timer pro pouso com a bateria durando uma corrida inteira?

    Salve Luiz, eu acredito que devamos focar em algo tradicional mesmo, nada contra elétricos. A idéia é boa, mas enquanto o básico do conceito de voo eletrico não entrar na cabeça do pessoal, acho melhor ficarmos com o glow mesmo.

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Wagner Ter Mar 22 2011, 16:13

    Carlo Adriano Marceddu escreveu:Boa tarde moçada. Todos os aspectos abordados são bem lógicos e estão corretíssimos.
    Não entendo nada de corridas, embora eu goste muito, por isso me desculpem caso eu diga alguma besteira Embarassed .
    Creio que para se ter um número legal de párticipantes a coisa deve ser simples, segura e barata, posto se o regulamento for liberado vai encarecer demais a brincadeira (Nitro lá encima, 1 ou mais velas por corrida, componentes de alta tecnologia, kevlar, fibra de carbono, motores com baixa vída útil etc.. $$$$$$$$$$$)
    Se a coisa for simples tenho certeza que todo mundo vai querer brincar.
    Por uma questão de segurança, creio que os modelos não devam ser muito rápidos para evitar maiores acidentes, tanto para o público como para os próprios pilotos
    A ídea dos modelos tipo Tamanco e Manicaca é excelente pois até homenageiam e prestigiam o modelismo nacional.
    creio que os motores devam ser originais e sem preparação alguma, assim mesmo como ás hélices que devam ser comuns tipo master, JXF etc.
    abração e contem comigo no caso de eu poder ser útil em alguma coisa
    Adriano

    Carlo.

    Obrigado por participar do debate e mostrar sua visão.
    Eu andei vendo a planta do Mini Slow, foi criado para ser algo básico e usar tanto em corridas, combate (o perfil é simétrico mas lembra os das asas mais antigas, é reto em cima e embaixo com bordo de ataque rombudo, fácil de fazer e bem resistente), acrobacia etc. Vou scanear uma foto e colocar aqui.

    Mas nada impede de prestigiarmos os aeromodelos nacionais, desde que existam plantas de fácil acesso.

    Sobre o shutoff como o Luiz citou acima, facilita e muito o esquema de pouso, e existem esquemas simples de shutoff, eu mesmo estou a disposição para caso seja definido algo, fazer e disponibilizar a preço camarada estes itens.

    O esquema das seringas seria uma boa também, daria para fazer um tanque bem simplificado.

    Como disse no início, nada de materiais exóticos, apenas a boa e velha madeira e algum termoplástico e tintas.

    Vamos conversando.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Mar 22 2011, 18:29

    Estou construindo meu Geleia.....
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Luiz Henrique Ter Mar 22 2011, 21:13

    Com as seringas, poderia ser utilizado qualquer tanque, bastando dar 3 seringas com um volume X de combustível pra cada equipe. Só teria que esvaziar os tanques antes de cada prova.
    O elétrico não treinaria mecânico, mas poderia treinar os pilotos pra voar em 3 e rebocar o avião até o mecânico.
    Adriano, o esquema de voo das corridas é todo feito pensando em segurança pros pilotos e mecânicos. Por isso decola-se pra fora de onde se voa e as ultrapassagens são sempre por cima, pois dessa forma, quem ultrapassa passa o braço por cima do ultrapassado e passa por trás dele, não cruzando os cabos. Além disso, quem é ultrapassado pode até estar pousando o avião que não tem problema.
    Sérgio, o Geleia é de velocidade (velocidade é a modalidade que voamos no Aerofolia). Estamos pensando em fazer uma modalidade de corrida, onde voa-se em 3 (por que não 4 como em algumas modalidades americanas?) e tem os pit-stops.
    Precisamos pensar um pouco também na questão estrutural dos aviões. Eles precisam aguentar um certo tranco quando são pegos no pouso. Talvez pensar em algum modelinho simples, tipo Tamanco e Manicaca com asa de isopor, talvez até chapeado com papel cartão.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Marcus36X Sex Jan 13 2012, 14:12

    Sinto saudades das provas de Rat race... Ali o bixo pega.
    Quem lembra??
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Morcegão Ter Jan 17 2012, 19:49

    Por volta de 1986 tivemos uma prova com aviões feitos dentro de um certo padrão e com um motor em comum, o Sassi .15. Tudo organizado por Eduardo Belmont. Aconteceram muitas reclamações sobre o funcionamento do motor e quando eu já havia me afastado compraram alguns CB .25. A coisa parece que foi bem melhor e tudo era feito de maneira que mais pessoas conseguissem participar devido a material mais fácil de se adquirir. Não sei bem o porque das provas não terem ido adiante. Mais detalhes e melhores idéias o próprio Belmonte poderia dar.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Morcegão Seg Jun 04 2012, 19:36

    Morreu o assunto?
    Andei conversando com o Martin sobre o assunto faz pouco tempo. Ele gostou da idéia do colega e acha que deveria ser com o Enya devido facilidade de compra e reposição de peças. Algo simples que permitisse o acesso de um maior número de pessoas. Embora eu não goste de competições, sei que elas devem existir por atrair a atenção do público mais que os simples vôos de lazer, mas que seja tudo organizado para não dar muita brecha para “reclamadores” de plantão. Eles sempre existirão, mas com boa organização dá menos o que falar e quando falo disto, falo principalmente de regras bem feitas.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 04 2012, 20:53

    Moçada, olhem só que interessante está categoria de corrida praticada dentro de um clube na Austrália. São modelos perfilados que usam todos motores OS 15.
    Parece ser bem interessante.
    Acho que é algo assim que incentivaria as corridas por aqui, o que vcs acham?
    Segue link pra quem quiser

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1620615

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Morcegão Seg Jun 04 2012, 21:13

    As provas que foram feitas com Sassi 15 eram com este tipo de modelo. Legal mesmo.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Marcus36X Seg Jun 04 2012, 21:14

    As vezes eu acho que corrida por aqui é feito para poucos poderem participar...
    seria tão fácil criar uma categoria dentro da nossa realidade...
    Idéias não faltam, é só olhar ai em cima!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 04 2012, 21:45

    Eu tinha um revista americana que relatava uma categoria chamada de "Foxberg" (motor Fox 35 e kit da Goldberg)
    O regulamento era simples.
    * avião deveria ser um kit da Goldberg entre 3 ou 4 modelos de uma determinada série de perfilados, montado com os acessórios fornecidos no kit, vetadas qualquer alteração nas dimensões ou estrutra.
    *Motor Fox 35 Stunt original, sem nenhuma alteração.
    *Hélices 9X6 Master ou APC sem modificações, única alteração permitida era balanceamento
    *combustível fornecido pelo organizador da prova, o mesmo pra todo mundo.
    achei interessante, quero ver se acho a revista
    Carlo
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  carlão eckert Ter Jun 05 2012, 00:39

    Carlo nestes kits da goldberg que vc disse podia ser aquele antigo kit do shoestring perfilado?
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Manicaca Ter Jun 05 2012, 06:43

    Carlão, eu acho que sim. Não me lembro exatamente, mas tenho quase certeza que o Shoestring estava entre os kits da série "homologada".
    Me chamou a atenção a simplicidade da coisa toda, acho que algo assim poderia ser feito por aqui, adotando alguns modelos padrão e permitindo o uso de alguns motores populares.
    Acho que ia animar um monte de gente a brincar e estaria ao alcance de muitos.
    O que vcs acham?
    Um abraço
    Carlo
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Marcus36X Ter Jun 05 2012, 06:50

    Definido o motor, fica mais fácil definir qual modelo poderia ser usado.
    Por exemplo, motor 25, modelo tal e assim por diante.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Morcegão Ter Jun 05 2012, 09:10

    Concordo em tudo. Qual seria o motor ? Qual a marca que oferece mais suporte?
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Marcus36X Ter Jun 05 2012, 09:33

    Enya?? 25??
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  betocastrucci Ter Jun 05 2012, 09:44

    A experiência que temos com provas de voo livre é de que a maior participação ocorre quando temos provas monomodelos, todos com os mesmos modelos. Acredito que sejam fatores a igualdade de competição, facilidade de construção em grupo (via internet), ajuda na trimagem pelos companheiros que já trimaram modelos iguais e por não ter que pensar qual modelo construir Very Happy
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Morcegão Ter Jun 05 2012, 09:49

    Monomodelo seria o melhor ao meu ver e Enya 25 seria o motor, mas temos de ouvir outras opiniões, pois certamente alguém vai discordar disto ou aquilo.

    Conteúdo patrocinado


    Nova modalidade de corrida? Empty Re: Nova modalidade de corrida?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 09:59