VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+15
Nandoflb
ANDRE
Marcus36X
Humberto
Osni Renato
jocarc
Thiago Borges
FredPach
martin
marioverol
Eduardo Yamin
lcdmf40
chicomedella
betocastrucci
Morcegão
19 participantes

    Por quê usar motores elétrico???

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Morcegão Qui Ago 18 2011, 17:34

    A luzinha era para ser num glow através de um motor eletrico ligado ao eixo do glow. Queríamos voar sem colocar pilhas no avião. Em 1987, quando pensamos nisto, nem tinha ouvido falar de aviões elétricos. O que eu queria eu consegui, ou seja, fazer quem voa elétricos falar de seus contratempos,ou seja, não existe nada perfeito. Os motores elétricos que tenho estão em barcos, porque no nauti o negócio e não ter de entrar em lagoas para buscar um barco cujo motor infelizmente morreu lá no meio e isto é comum. O elétrico vai e faz a sua parte, que é empurrar de volta para a margem. Notei o que o amigo também notou, ou seja, falam dos elétricos e suas vantagens, mas não dos defeitos. Quanto as vantagens (no que toca a meleca de combustível, cheiro, tralhas no caixote e outros), isto é discutível pois nem todos se incomodam com isto. Quem realmente não gosta de lidar com isto tem todo o direito de passar totalmente para elétricos. Para mim o importante mesmo é não ver o VCC morrer. Este papo está eletrizante mas vou ficar por aqui, pois estou ficando repetitivo. Quanto ao Fantástico, já é demais. Queria apenas algo diferente e acabamos usando duas pilhas mesmo, que deu menos trabalho. Mais tarde colocamos uma lanterna tipo caneta num perfilado e deu certo também.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Convidad Qui Ago 18 2011, 17:49

    Morcegão escreveu:A luzinha era para ser num glow através de um motor eletrico ligado ao eixo do glow. Queríamos voar sem colocar pilhas no avião. Em 1987, quando pensamos nisto, nem tinha ouvido falar de aviões elétricos. O que eu queria eu consegui, ou seja, fazer quem voa elétricos falar de seus contratempos,ou seja, não existe nada perfeito. Os motores elétricos que tenho estão em barcos, porque no nauti o negócio e não ter de entrar em lagoas para buscar um barco cujo motor infelizmente morreu lá no meio e isto é comum. O elétrico vai e faz a sua parte, que é empurrar de volta para a margem. Notei o que o amigo também notou, ou seja, falam dos elétricos e suas vantagens, mas não dos defeitos. Quanto as vantagens (no que toca a meleca de combustível, cheiro, tralhas no caixote e outros), isto é discutível pois nem todos se incomodam com isto. Quem realmente não gosta de lidar com isto tem todo o direito de passar totalmente para elétricos. Para mim o importante mesmo é não ver o VCC morrer. Este papo está eletrizante mas vou ficar por aqui, pois estou ficando repetitivo. Quanto ao Fantástico, já é demais. Queria apenas algo diferente e acabamos usando duas pilhas mesmo, que deu menos trabalho. Mais tarde colocamos uma lanterna tipo caneta num perfilado e deu certo também.
    Ô meu velho!!! Só para encerrar de vez, se eu começar a me incomodar com barulho, meleca, cheiro, etc...passarei a fazer "TRICÔ"!!!!!hahahá
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Morcegão Qui Ago 18 2011, 17:55

    Ótimo. Eu só coloquei mufla nos meus porque se tornou norma no Taquaral devido a moradores que pediram o fim da pista. Eu nunca me incomodei.
    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  lcdmf40 Qui Ago 18 2011, 18:25

    Nivaldo; pra que encerrar. Vc esta de parabens por ter iniciado um topico que agitou a lista.
    So um lembrete: se o negocio é barulho compra um Dyna Jet. Acho que ainda vende com outro nome. A Hobby News trouxe uma reportagem ha uns meses atraz, sobre evento na Alemanha só para pulso-jatos RC. Inicia um para VCC!!!
    LC
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Convidad Sáb Ago 20 2011, 20:51

    chicomedella escreveu:Isso é uma realidade aqui em CAnoas.
    Tem uns praticantes do RC aqui na praça do meu bairro que foram proibidos de voar a combustão e tiveram que trocar para elétrico.
    O barulho estava perturbando os vizinhos!
    Creio que no vcc não perturbe tanto quem está por perto pois ele não chega a ir em cima da casa da pessoa!
    Mas...

    Fico meio ressabiado em começar a voar aqui por causa disso...
    Boa noite, Chico...Fala sério!!! Barulho do motor de um aero??? Vendedores de tudo que passam na nossa porta, não encomoda! Aqueles bostas que fazem do carro de passeio um trio elétrico, não encomoda!Motociclista que andam com escape aberto, não encomoda!!!Etc...Etc...Etc..., não encomoda!!!Político ladrão, também encomoda e ninguém reclama!! Mada essa vizinhança arrumar o que fazer!!!

    Abraço

    Nivaldo
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Convidad Sáb Ago 20 2011, 20:54

    Morcegão escreveu:Ótimo. Eu só coloquei mufla nos meus porque se tornou norma no Taquaral devido a moradores que pediram o fim da pista. Eu nunca me incomodei.
    Boa noite, Morcegão... O que escreví para o Chico, cabe bem, aí em Campinas!!!
    Grande abraço

    Nivaldo
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Seg Jun 11 2012, 21:32

    Vantagens dos elétricos sobre os Glows

    1- Faz menos barulho. Bem menos por sinal!
    2- Trepida menos e o aeromodelo dura mais.
    3- Não suja o avião, nem nossas mãos com oleo. É até possivel sair da pista e ir jantar fora com a patroa sem precisar tomar banho. hauhauha
    4- Não queima velas.
    5- Não tem dificuldade para ligar.
    6- Não corre o risco de desligar no meio de uma manobra.
    7- Junto com um gyro faz stunt com mais perfeição que motores glows.
    8- O conjunto elétrico é muito mais barato que um conjunto Glow.
    9- Não precisa regular altura de tanque.
    10- Não sofre influencia da pressão atmosférica.
    11- Pode ter trem de pouso retratil.
    12- Os motores elétricos não precisam ser amaciados.
    13- Os motores Glow geram despesas (Combustivel, velas, e peças que se desgastam).
    14- Após avião trimado, a caixa de campo se resume a baterias, cabos e só. Chave de vela, velas reservas, liquidos para limpeza, papel e panos para limpeza, galão de combustivel, seringa ou bomba de combustivel, aquecedor de velas e até o ajudante que solta o avião podem ficar em casa.
    15- O motor elétrico ainda há muito o que ser explorado, enquando o motor Glow já não há o que explorar mais.

    Vantagens dos Glow sobre os Elétricos:

    1- 99% das plantas e kits encontrados no mercado são feitos para Glow.
    2- Os elétricos são novos e ainda pouca gente sabe quais as melhores configurações para cada modelo.
    3- Modelos muito pequenos não fazem barulho nenhum.
    4- A bateria pode explodir em caso de queda.
    5- Os motores Glows soltam fumacinha. Tipo Esquadrilha da fumaça.
    6- Quando acertada, as helices dos motores glows sempre param na horizontal.
    7- Os motores Glow aguentam mais pancadas que os elétricos.

    Acho que é isso, eu ia falar de peso e tal, mas há conjunto glow que é mais leves que conjunto elétrico como tbm há conjunto elétrico mais leve que conjunto glow.

    Abraços
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Thiago Borges Seg Jun 11 2012, 23:59

    Pessoal,

    Eu queria muito um elétrico.
    Ja pensei varias vezes em começar um projeto, mas sempre acabo desistindo devido a dificuldade em conseguir informações...

    Quem topa fazer um tópico pratico para os interessados em começar com elétricos?
    Eu vi o Beto Castrucci voando no CIPA Piracicaba e achei DEMAIS!

    Abs
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  jocarc Ter Jun 12 2012, 13:03

    Acho muito interessante esse tópico, eu mesmo estou apanhando com adaptações etc
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Osni Renato Ter Jun 12 2012, 23:36

    Ola Pessoal !
    Eu construi um modelo puramente eletrico, esta com Timer , esc , motor e tudo mais , fiz dois voos , posso dizer que nasci Glow e dificilmente passarei para o eletrico , eu tentei mas nao gostei muito, acabei comprando dois timer , mas particularmente desencanei e continuo a desenvolver os meus glow.

    Nao sei postar fotos aqui , senao poderia colocar.

    O Modelo tem tamanho compativel com avioes entre 46 e 51, trem de carbono, o peso do conjunto completo é 1800g e é inteiro desmontavel.

    Se alguem tiver interesse en continuar a desenvolver posso vende-lo por um preço bem camarada, pois nao vou continuar a desenvolver eletricos

    Grande abraço,osni
    Humberto
    Humberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 49
    Data de inscrição : 19/10/2007

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Humberto Dom Dez 01 2013, 15:38

    Se um elétrico pode ter um gyro para ajudar no desempenho durante o voo, por que não podemos usar motores glow com carburador de RC e um gyro para controlar as rotações?

    Não estou dizendo controle externo, pelo piloto durante o voo, mas sim de termos um card de programação igual ao elétrco para acelerar e desacelerar o motor durante as manobras.

    Isso contribuiria inclusive com o preço, pois teríamos como obter excelentes resultados em motores relativamente simples, sem ter que fazer as modificações e adaptações necessárias nos motores Glow para U/control.

    para pensar...
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Marcus36X Dom Dez 01 2013, 16:19

    Humberto escreveu:Se um elétrico pode ter um gyro para ajudar no desempenho durante o voo, por que não podemos usar motores glow com carburador de RC e um gyro para controlar as rotações?

    Não estou dizendo controle externo, pelo piloto durante o voo, mas sim de termos um card de programação igual ao elétrco para acelerar e desacelerar o motor durante as manobras.

    Isso contribuiria inclusive com o preço, pois teríamos como obter excelentes resultados em motores relativamente simples, sem ter que fazer as modificações e adaptações necessárias nos motores Glow para U/control.

    para pensar...
    Isso já existe... Até o igor Burger já testou um sistema de contra peso para controlar o giro do motor...
    Não tenho notícia de ninguém que teve êxito com isso..
    Vou dar uma pesquisada e volto mais tarde.

    YeppeeHaiHouKaYay
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  ANDRE Dom Dez 01 2013, 19:57

    Boa noite a todos,

    Existem alguns itens que discordo na comparação do elétrico com o glow.

    A melhor comparação seria vôo programado eletronicamente contra vôo multi-ajuste mecânico sem programação e aí o regulamento da FAI começa a ser colocado em cheque.

    (i) preço - um aero elétrico de competição, o conjunto motor, baterias extras, carregadores e etc., não sai por menos de US$ 1.000,00 (nos EUA), sem considerar o custo do modelo.
    Por US$ 500 vc. tem acesso a um Rojett 76 ou 67 completo com pipa de carbono, header e spinner (motores Rojett são verdadeiras jóias, com bloco em alumínio trabalhado em CNC);
    (ii) em dias de ventania - um aero elétrico não consegue competir com um glow pipado, visto que a programação de vôo tem que ser alterada para + giro e aí as vantagens do elétrico com relação as mudanças de rotação programadas de acordo com as manobras, praticamente desaparecem.
    Outro dia estava conversando com o Martin, justamente sobre esse assunto, e o motor elétrico ainda não conseguiu chegar na metade da geração de energia de um motor glow pipado;
    (iii) peso do equipamento - dependendo da bateria, ou melhor só de bateria vai mais de 360 gramas para os aeros grandes, ou seja, um aero arf do tipo SV 11 elétrico, fica com aprox. 2 kg.;
    (iv) um aero glow pipado, pouco suja com combustível, toda descarga é lançada para baixo do modelo;
    (v) não tem como comparar a questão do som emitido pelos motores glow contra os elétricos. Imaginem por exemplo a F1 com motor elétrico, sem barulho. Acabou o campeonato.

    Acredito que este tópico ainda vai gerar muitas discussões. A separação das categorias ainda não ocorreu, porém acredito ser questão de tempo.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Nandoflb Sex Dez 06 2013, 08:06

    Algumas coisas que o pessoal acaba esquecendo quando fala em elétrico...

    1º) o Campeão Mundial e agora Campeão da Copa do Mundo é o Igor B'urger... voa elétrico!!!

    2º) Ele tem o conhecimento da causa e não abrirá o jogo até a FAI colocar em cheque se é permitido o que ele faz!!! Ninguém pode dizer que ele não teve sucesso com alguma coisa eletrica! A realidade mostra o contrário!!!

    3º) Não se deve falar de gosto pessoal se vc não experimentou

    4º) Existe uma diferença entre hobby e esporte... e isso deve ser levado em consideração ao tecer comentários sobre opiniões pessoais, no hobby tudo é permitido.. No esporte vc busca Performance.

    5º) não se pode comparar glow com eletrico, ainda mais nos dias de hoje, a tecnologia está avançando a cada dia. Tudo o que se fala em eletro-eletronica, o que hoje é o máximo amanhã surge algo com metade do peso, com o dobro de performance e com metade do custo.. Basta olhar para o seu celular de ontem e ver o que um novo pode fazer hoje.. enquanto isso a tecnologia de motores a pistão vai continuar a passo lento.. usinagem pode melhorar alguma coisa. mas muito pouco!!! sejamos realistas vocês conseguem ver alguma performance melhor que já está disponivel hoje nos motores glow???

    6º) Motores eletricos 2 coisas interferem bateria e ESC, que gostam de pegar fogo as vezes, nos motores glow.. vela, combustivel, helice, carburador, pressão atmosférica....

    Não adianta ficar com mi-mi-mi que elétrico é ruim e coisa do tipo.. mantenham-se abertos ao futuro. não discriminem, vejam a realidade de hoje, campeonato americano, mundial...

    Abraço a todos
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  TAPXURE Sex Dez 06 2013, 08:37

    Na minha modesta opinião, para quem entende um pouco, não existe questionamento sobre performance e resultados. A força
    e precisão dos motores elétricos são muito superiores à qualquer motor à explosão!!!


    Como o Nando e demais pilotos dizem, quem busca resultados sempre opta pelo o que há de melhor disponível! Um motor elétrico
    tem eficiência em torno dos 80% enquanto um à explosão, só 50%!!!

    Quem discute ou contesta, é por que no fundo valoriza e gosta de todas emoções e características de um bom motor glow (ou
    gasolina). O óleo, o cheiro, as várias carburações... as falhas!!! Eu sou deste time. Tenho alguns modelos R/C elétricos que voam
    muito bem; mas sinto falta de algo quando vôo! Laughing 

    Tapxure
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Marcus36X Sex Dez 06 2013, 08:58

    Apenad meus 2 cents....
    O rendimento de um motor significa o quanto ele converte de energia.
    Os Motores eletricos tem im rendimento da ordem de 97%, o que significa que de toda a energia que recebem, 97% e convertido em movimento, pkr assim dizer.
    Os Motores a combustao interna de alto rendimento, convertem cerca de 12/15% dessa energia em movimento, senao derretem.
    Um motor de dragster topfuel e o motor de combustao interna com o maior rendimento que existe, gerando Hj cerca de 8000 CV.. Como nao existe dinamometro que tenha essa capacidade essa potencia e estimada. Esses Motores sao inteiramente desmontados apos cada puxada e tem muitas de suas pecas trocadas de uma corrida para outra.
    Entao, existem pessoas que vao ter boa performance com Motores a combustao e outras com Motores eletricos.
    Mas ninguem vai ter rendimento nenhum sem saber o que esta fazendo...
    Meu Proximo TG vai ser eletrico, e tenho certeza que vou ter problemas, nao os mesmos que tenho com combustao, mas outros problemas, que nao tenho a minima ideia de quais serao...
    Vamos abrir a mente e investir um tempinho para adiquirir conhecimento, pois sem conhecimento nao existe progresso...

    YeppeeHaiHouKaYay
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Qui Abr 16 2015, 17:04

    Reaquecendo a discussão depois de mais de 1 ano sem nenhum post nesse tópico.

    Existem aqueles que estão no hobby pelo desafio de fazer um motor glow funcionar redondinho, que se não tiver mais esse desafio perde a graça. Para esses, concordo que o meladão é insubstituível. Existe aqueles que procuram alto desempenho, querem um modelo voando igual o tempo todo, com vento ou sem vento, no calor ou no frio. Para esses o elétrico é o caminho. Aqui no Taquaral, em Campinas, já há algum tempo que os elétricos estão voando muito melhor que os meladões. Tivemos alguns problemas, sustos e falhas durante o processo de aprendizagem, mas hoje temos tudo bem controlado. Hoje, quando aparece alguém com VCC elétrico na pista com algum defeito sei de pronto onde está o problema.

    As vantagens dos elétricos são quase que tudo, então vou citar algumas desvantagens que a primeira vista não percebemos.

    1- Baterias de LIPO - As baterias de lipo são bem caras e bem delicadas, quem está começando no mundo do elétrico deve ter atenção extra com as baterias e ler tudo que encontrar sobre elas. Cuidando mal delas elas terão uma vida útil curta, fazendo com que o custo de cada voo fique caro.

    2- Carregador - Os carregadores baratos são péssimos paras as baterias, não fazem o balanceamento correto e as vezes passam da voltagem ideal. Isso ajuda a diminuir a vida util delas.

    3- Para poder voar varias vezes há duas opções:
    A- Comprar pelo menos 4 baterias e ir com todas carregadas para a pista.
    B- Comprar duas baterias e levar o Carregador para a pista.

    Se for a opção A é preciso ter um bom carregador que permita carregar mais de uma bateria por vez. Se não vai demorar pelo menos 4 horas para terminar de carregar as baterias.

    Se for a opção B é preciso que a pista tenha eletricidade, ou que o carro possa estacionar próximo para poder usar a bateria do carro como fonte para o carregador. Aqui no taquaral proibiram a entrada com carros, e não temos energia elétrica. O Flavio que gosta de fazer pelo menos 4 voos por dia leva uma bateria de carro na mão.

    Lembrando que isso é para avião F2B. Tem um senhor na pista que só voa LP, com um avião do tamanho do nobler. Ele usa uma bateria de 3300mAh e consegue fazer 4 voos de 3 minutos com uma unica bateria.

    4- Temperatura: O maior inimigo dos aviões elétricos de alto desempenho é o calor. Vivemos num pais tropical onde faz muito calor quase que o ano todo. Por isso é importante sempre medir a temperatura do equipamento e criar soluções para deixar o equipamento mais frio.


    Isso ai

    Abs

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  TAPXURE Qui Abr 16 2015, 21:55

    Fred;

    Você tem razão com relação aos preços de boas baterias e carregadores. Porém, com esta alta
    do dólar, lembro que um galão de combustível importado está custando de R$130~R$150,00!!!

    affraid affraid  affraid

    As baterias mais modernas carregam em 15 minutos, com segurança. Para quem não voa com
    arrojo e precisão, as baterias vendidas na Hobby King até dão conta do recado. Já as marcas de
    ponta, em baterias e equipamentos... Shocked
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Qui Abr 16 2015, 22:07

    TAPXURE escreveu:Fred;

    Você tem razão com relação aos preços de boas baterias e carregadores. Porém, com esta alta
    do dólar, lembro que um galão de combustível importado está custando de R$130~R$150,00!!!

    affraid affraid  affraid

    As baterias mais modernas carregam em 15 minutos, com segurança. Para quem não voa com
    arrojo e precisão, as baterias vendidas na Hobby King até dão conta do recado. Já as marcas de
    ponta, em baterias e equipamentos... Shocked


    Tem razão Tapxure!!

    Comprei uma bateria por 250 reais aqui no Brasil mês passado. Cuidando mal dela dá pra voar uns 100 ciclos. Seria R$ 2,50 por voo. O galão americano tem 3,8 litros. Se um voo gastar 150 ml seria possível fazer 25 voos com um galão, ou R$ 5,20 por voo se o galão custar R$ 130,00. Sem dúvida a bateria é bem mais econômica.

    Abs
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  betocastrucci Sex Abr 17 2015, 06:14

    FredPach escreveu:
    TAPXURE escreveu:Fred;

    Você tem razão com relação aos preços de boas baterias e carregadores. Porém, com esta alta
    do dólar, lembro que um galão de combustível importado está custando de R$130~R$150,00!!!

    affraid affraid  affraid

    As baterias mais modernas carregam em 15 minutos, com segurança. Para quem não voa com
    arrojo e precisão, as baterias vendidas na Hobby King até dão conta do recado. Já as marcas de
    ponta, em baterias e equipamentos... Shocked


    Tem razão Tapxure!!

    Comprei uma bateria por 250 reais aqui no Brasil mês passado. Cuidando mal dela dá pra voar uns 100 ciclos. Seria R$ 2,50 por voo. O galão americano tem 3,8 litros. Se um voo gastar 150 ml seria possível fazer 25 voos com um galão, ou R$ 5,20 por voo se o galão custar R$ 130,00. Sem dúvida a bateria é bem mais econômica.

    Abs

    Vale lembrar, ao menos pela minha experiência com lipos (desde que foram lançadas) que não estragam somente pelo número de ciclos (dizem uns 400, duvido que tanto), mas também pela idade. Tipo envelhecem. O que estraga a bateria é calor. Carregar e descarregar com força estraga, pois esquenta. Deixar na pista sob o nosso Sol, estraga. E principalmente aquelas pequenas marquinhas feitas num transporte mal feito, ou no modelo por aquele elástico que a está prendendo, ou batendo em alguma caverna, pois geram um ponto de curto interno entre as camadas e aquece (e bem) pontualmente. Já desmontei várias para verificar isto, ficam aquelas manchas de algo que foi queimado. Bateria inchada é porque teve superaquecimento, são gases liberados dentro dela pelo excesso de calor.
    E se for para reclamar de custo, em cada voo dos meus wakefields eu gasto uma mecha de borracha que não sai por menos de 2 us preço nos EUA, aqui depende de impostos e frete. E num campeonato vai fácil uma dúzia no mesmo dia. E com certeza eu gasto bem mais de carro e pedágio indo voar, seja r/c, vcc ou voo livre. Diversão é diversão...
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Eduardo Mancini Ter Abr 21 2015, 22:42

    Apenas para ponderar um pouco, sobre o que não domino..., mas, apesar de originalmente me repugnar com a idéia de motorização elétrica (onde para mim isto era sinônimo de brinquedo), hopje vejo elétricos com outros olhos...

    Estou equipando um pequeno R/C elétrico, e a pretensão é desenvolver um VCC...

    1. Entendo que a confiabilidade e desempenho dos elétricos acaba sendo superior aos glow. Hoje em dia, em F3A, a presença deles é enorme...

    2. Conforme já foi dito, campeões mundiais em F2B já usam elétrico...

    3. Quem busca super desempenho, não questiona custos. Assim, mesmo que seja mais caro (e parece que não é), o elétrico compensaria...

    4. Para mim isto é muito relevante...O aeromodelismo sempre foi a miniaturização da aviação real, e assim sempre andou atrás da mesma...Quando a aviação real gerou planadores nos primórdios da mesma, eles foram miniaturizados por modelistas, e assim por diante, e quando até a maior barreira foi superada com a miniaturização de turbinas de jato puro, chegou-se a um "impasse". "Tudo" na aviação real, existe no aeromodelismo... E desta vez, o aeromodelismo superou a aviação real... Este caminho, dos elétricos, [b]coloca o aeromodelismo a frente da aviação real, pela primeira vez !!!
    A tendência em todos os veículos (vejam-se os automóveis) é de uso de motores elétricos (únicos ou combinados), e já existem aviões elétricos (foto sensíveis; energia solar), que buscam desenvolver desempenho...
    E quando os aviões reais forem elétricos, nem mesmo a deficiência no som, a sensação de que é "meio brinquedo", a perda da "arte" de regular um motor a explosão perfeitamente, deverá diminuir significativamente os questionamentos e as limitações que ainda temos com o uso destes elétricos...

    Bom, como sempre, existem prós e contras, mas preparem-se, vc ainda terá um elétrico...!!!


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Manicaca Qua Abr 22 2015, 09:27

    Com certeza Eduardo, vc tá certo, a tendência daqui pra frente é essa mesmo Basketball
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Qui Abr 23 2015, 22:06

    Uma outra coisa que achei interessante foi o seguinte; aqui na pista dois pilotos compraram e montaram ao mesmo tempo um Legacy ARF. Um colocou um Super Tigre 60 e o outro um motor elétrico. Já se passaram mais de um ano e a situação atual é assim; o modelo com motor ST60 está cheio de penetração de óleo, os detalhes com monokote já sairam todos, em um momento o profundor descolou, a balsa superior do bico já foi trocada por um bloco escavado, o bordo de fuga trincou no meio empenando a asa, o trem de pouso já se soltou devido ao óleo. É claramente perceptível o envelhecimento do modelo que já mostra sinais de fim de carreira. O modelo equipado com motor elétrico que foi construído da mesma forma distingue apenas na estrutura interna do bico, logicamente para acomodar os equipamentos eletronicos, no resto são idênticos. O modelo elétrico está em plena forma, voando melhor do que quando foi inaugurado. Tem algumas marcas no modelo proveniente de pouso de dorso, raspou numa arvore e de mãos pesadas que apertam a asa achando que é de borracha. Não tem cobertura se soltando, nem trincas em colas e muito menos penetrações de óleos.

    Uma coisa que reparei tbm é que o modelo Glow após ser inaugurado, leva um tempinho para trima-lo e depois disso a luta é para manter ele trimado. Seja no modelo, seja no motor. Ao passo que o modelo elétrico foi evoluindo na trimagem e no sistema elétrico por longo período, e sempre que vai voar o avião está idêntico. Isso é importante quando se quer testar um setup novo no modelo, pois após voar alguns voos, todos idênticos, quando muda algo no avião é claramente percebido.

    Outra coisa que o pessoal que ainda não voa elétrico vai sentir diferença é em relação ao tempo de voo. Com motor Glow você sabe que o voo é pra durar X minutos, mas não sabe ao certo quando vai parar. Pode ser 20 segundos a mais ou a menos ou pior. No elétrico é 5minutos e 2segundos (no meu caso), é preciso! Outro dia eu tinha que fazer o trevo ainda, olhei no cronometro e tava 4:45, fui em frente, fiz o trevo, deu meia volta e parou. Sem susto, tudo sob controle. Pra quem voa a gama FAI com motr glow é mais tranquilo, faz a gama e espera parar o motor, não precisa nem se preocupar muito com o tempo. Agora quem ta aprendendo, que fica fazendo manobras fora de sequencia sempre fica preocupado no final. Deixa de fazer manobras só esperando o motor cortar.

    Abs
    rmfiorot
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 15
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/02/2015

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  rmfiorot Seg Jul 20 2015, 22:27

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 242ei5w


    Elétricos!!!

    Mesmo depois da queda desempenho impressionante no CIPA Bauru 2015.
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  FredPach Seg Jul 20 2015, 22:31

    O que aconteceu? Tô vendo uns ralados.


    Conteúdo patrocinado


    Por quê usar motores elétrico??? - Página 2 Empty Re: Por quê usar motores elétrico???

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 11:19