VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Motor ASP 36

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Motor ASP 36 Empty Motor ASP 36

    Mensagem  martin Ter Set 13 2011, 01:59


    Quem quer algo diferente de ENYA OS ST Evolution Saito Brodak ou qualquer outro motor de uma industria que se preocupa em atender ao VCC, pode prestigiar a industria de R/C dos Chineses, mas pelo menos compre algo que comprovadamente funcione bem para VCC, como o ASP 36. Motor leve de apenas 235g sem muffler e muito forte, nos EUA o pessoal usa em modelos médios de até 1500g com pipa. Para quem interessar, tenho contato com pessoas que podem passar todo o setup mastigado para usar com e sem pipa.

    Problema é que tem que furar a carcaça para passar agulha, quem usou o motor adverte que os rolamentos não são confiaveis e recomenda trocar mesmo antes de amaciar, teve alguns casos que os rolamentos falharam e soltarm metal dentro to motor.

    Se fizer as contas de quanto vai gastar de venturi, agulha, frete, dificuldade de obter peças, garantia, troca de rolamentos, possibilidade de pegar um motor ruim, não vale a economia.

    Tento passar a mensagem para que as pessoas consumam produtos da industria que apoia o VCC, já somos uma comunidade pequena, se não apoiarmos quem nos apoia vamos estar dando um tiro no propio pé.

    Martin
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Rogério Sáb Dez 07 2013, 18:38

    olá amigos, tó aqui com duas duvidas sobre o motor asp 52 2t, então tó amaciando ele na bancada e já queimo 5 tanque de combust., eu tava dando uma forçada no eixo do motor pra ver se tem folga nos rolamentos e reparei que eu empurrando o eixo da frente pra trás tem uma pequena folga mas forçando lateral não tem(folga pra frente e pra trás é normal???) por que tem hora que acontece refluxo de combustível pelo carburador,não é sempre que acontece??? oooo gente da uma força aiii ...
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Manicaca Sáb Dez 07 2013, 19:31

    Oi Rogério uma pequena folga no sentido do eixo é normal e sem folga no sentido lateral é um ótimo sinal.
    Com 5 tanques se o seu ASP 52 estiver mantendo regime de potência máxima sem falhar já pode considerar amaciado. Motor tipo ABC como seu não requerem amaciamentos longos
    Esses refluxos que o amigo cita costumam acontecer em regime de marcha lenta bem baixo?
    Se for isso as vezes isso acontece mesmo, é uma situação na qual entendo que o motor admite mistura pra queima, mas como a velocidade da lenta está bem baixa as vezes a vela não consegue manter o calor necessário pra continuar o ciclo e as vezes ela falha um ciclo mais queima em outros, dai esse sintoma que vc descreveu, como se fosse um "espirro" de mistura pra fora do carburador.
    Mete ficha no ASP e bota ele pra voar !!
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Rogério Sáb Dez 07 2013, 19:51

    oi meu amigo monicaca, é isso mesmo eu não tinha reparado mas é quando fica na marcha lenta,ele fica afogado jogando combst.na hélice depois pará, valeo amigo!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Manicaca Sáb Dez 07 2013, 19:58

    martin escreveu:
    Quem quer algo diferente de ENYA OS ST Evolution Saito Brodak ou qualquer outro motor de uma industria que se preocupa em atender ao VCC, pode prestigiar a industria de R/C dos Chineses, mas pelo menos compre algo que comprovadamente funcione bem para VCC, como o ASP 36. Motor leve de apenas 235g sem muffler e muito forte, nos EUA o pessoal usa em modelos médios de até 1500g com pipa. Para quem interessar, tenho contato com pessoas que podem passar todo o setup mastigado para usar com e sem pipa.

    Problema é que tem que furar a carcaça para passar agulha, quem usou o motor adverte que os rolamentos não são confiaveis e recomenda trocar mesmo antes de amaciar, teve alguns casos que os rolamentos falharam e soltarm metal dentro to motor.

    Se fizer as contas de quanto vai gastar de venturi, agulha, frete, dificuldade de obter peças, garantia, troca de rolamentos, possibilidade de pegar um motor ruim, não vale a economia.

    Tento passar a mensagem para que as pessoas consumam produtos da industria que apoia o VCC, já somos uma comunidade pequena, se não apoiarmos quem nos apoia vamos estar dando um tiro no propio pé.

    Martin
    Martin, isso que vc relata é a mais pura verdade.
    SE precisar trocar rolamentos e modificar o motor em sua furação pra adaptar um venturi realmente torna a brincadeira cara e o custo fora da realidade. Bons rolamentos não são nada baratos e também requerem cuidado e conhecimento pra trocar.

    Realmente HOJE, a Enya AINDA está conosco nos dando apoio integral e fornecendo produtos e peças a bons preços e com excelente disponibilidade, mas se pensarmos diferente pode ser que ela não exista mais amanhã, pois pra sobreviver ela precisa de vendas e de clientes pros seus produtos.

    Foi o que aconteceu com a Webra, com a Cox, com a K&B, está acontecendo com a Super Tigre, com a Irvine e outras marcas de tradição que já se foram Embarassed Embarassed Embarassed 

    Vou usar de novo o Exemplo do Enya 35 III B do nosso amigo Alexandre Margonar (estimo ano 1957/1958 ...) que precisava de um cabeçote e parafusos novos.

    Quanto consultamos com vc sobre ver se na Enya AINDA existiam essas peças pra um motor tão antigo eu te confesso que fiz a pergunto meio que sem muita esperança.

    Mas fiquei muito feliz e surpreso quando vc confirmou a existência da peça ainda em estoque (peças zero km !!)

    Outra coisa que me espantou foi o estado mecânico do motor apesar de já bem rodado. Este motor já foi comprado usado pelo Alexandre e em sua desmontagem verifiquei peças internas em excelente estado sem marca alguma de desgastes e folgas mecânicas "zero" tanto no embuchamento de eixo como nos mancais de biela e pino de pistão, enfim um motor em condição "top" !! affraid affraid 

    Sem brincadeira, esse motor está muito melhor que muitos motores novos que já vi em termos de folga, é aquele "clec-clec" daqui, outro "cloc-cloc" de lá, daqueles que vc se pergunta - "Vixi -n será que esse motor não vai quebrar rápido ??"

    Se a gente quiser ter a Enya ou qquer outra marca querida ainda nos anos que virão, devemos apoia-los pra que eles nos apoiem.

    Martin, estou com vc e concordo 100 % sobre a sua colocação que é a mais pura realidade e devemos nos atentar a isso
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Manicaca Sáb Dez 07 2013, 20:07

    Rogério escreveu:oi meu amigo monicaca, é isso mesmo eu não tinha reparado mas é quando fica na marcha lenta,ele fica afogado jogando combst.na hélice  depois pará, valeo amigo!!
    Beleza Rogério. Vc pode aumentar um pouquinho RPM da lenta e também um usar uma boa vela de um grau mais quente como as Enya 3 por exemplo ou outra que seja equivalente, essas duas correções já ajudarão muito o seu caso.

    Não sei se o seu ASP 52 tem o parafusinho do "stop" (batente) que fica na parte de cima do carburador. Se tiver vc pode ir fechando de pouquinho em pouquinho o parafuso até conseguir uma lenta estável e suave. Esse parafuso não regula a mistura e sim só regula a abertura do rotor do carburador, assim qto mais vc fecha o parafuso mais a lenta aumenta e qto mais abre mais diminui, como se fosse um carburador de carro ou moto ok?

    abraço
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  ANDRE Sáb Dez 07 2013, 22:57

    Boa noite a todos,

    Aqui na PPG - Pista da Praia Grande, temos bastante experiência com ASP 52.

    Aero com motor até 1,8 kg. Mais que isso esquece, que vc. não vai ter uma boa performance para F2b, acima de 1.000 metros do nível do mar.

    Segue o set up:

    venturi CB 46 + carburador CB 46 ou ST G 51 (a medida do venturi é exata ao bloco)/ venturi da linha OS SF 40 ou 46 também servem com perfeição;

    Hélice - apc 12,25 X 3,75 ;

    decolar a 9.700 rpm ou 10.000 rpm.

    Esse motor gosta de giro alto.

    Combustível 50% caretão X 50% Byron/coolpower ou outros combustíveis com nitro (total de óleo 23%).

    ASP 40 - não serve para vcc.
    ASP 25 - excelente para vcc .
    ASP 36 - ainda não testado, mas se for igual ao Magnum, pode ser uma excelente opção para aeros com super star, blue angel e etc.




    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Leo-ST
    Leo-ST
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 164
    Idade : 48
    Data de inscrição : 01/11/2013

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Leo-ST Sáb Dez 14 2013, 11:35

    Manicaca escreveu:
    Rogério escreveu:oi meu amigo monicaca, é isso mesmo eu não tinha reparado mas é quando fica na marcha lenta,ele fica afogado jogando combst.na hélice  depois pará, valeo amigo!!
    Beleza Rogério. Vc pode aumentar um pouquinho RPM da lenta e também um usar uma boa vela de um grau mais quente como as Enya 3 por exemplo ou outra que seja equivalente, essas duas correções já ajudarão muito o seu caso.

    Não sei se o seu ASP 52 tem o parafusinho do "stop" (batente) que fica na parte de cima do carburador. Se tiver vc pode ir fechando de pouquinho em pouquinho o parafuso até conseguir uma lenta estável e suave. Esse parafuso não regula a mistura e sim só regula a abertura do rotor do carburador, assim qto mais vc fecha o parafuso mais a lenta aumenta e qto mais abre mais diminui, como se fosse um carburador de carro ou moto ok?

    abraço

    André, já viu algum ASP .21 adaptado para VCC, tenho um parado por aqui.....
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  ANDRE Dom Dez 15 2013, 10:32

    Bom dia,

    Já utilizamos o ASP 25 aqui na PPG.
    Esses motores equiparam algumas MIGS.
    Desempenho excelente, rodava uma APC 9X6 entre 11.000 até 13.000 rpms. (o motor era roletado).
    Utilizamos o carburador de R/C travado para o vcc.

    Acredito que o ASP 21 que vc. tem aí parado pode ser utilizado para o vcc, porém é um motor de alto giro, e acredito que vai bem com uma hélice apc 9X6 em aeros menores, do tipo mig, flite streak, olimpia jr e etc.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.

    Conteúdo patrocinado


    Motor ASP 36 Empty Re: Motor ASP 36

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 01:22