martin escreveu:
Quem quer algo diferente de ENYA OS ST Evolution Saito Brodak ou qualquer outro motor de uma industria que se preocupa em atender ao VCC, pode prestigiar a industria de R/C dos Chineses, mas pelo menos compre algo que comprovadamente funcione bem para VCC, como o ASP 36. Motor leve de apenas 235g sem muffler e muito forte, nos EUA o pessoal usa em modelos médios de até 1500g com pipa. Para quem interessar, tenho contato com pessoas que podem passar todo o setup mastigado para usar com e sem pipa.
Problema é que tem que furar a carcaça para passar agulha, quem usou o motor adverte que os rolamentos não são confiaveis e recomenda trocar mesmo antes de amaciar, teve alguns casos que os rolamentos falharam e soltarm metal dentro to motor.
Se fizer as contas de quanto vai gastar de venturi, agulha, frete, dificuldade de obter peças, garantia, troca de rolamentos, possibilidade de pegar um motor ruim, não vale a economia.
Tento passar a mensagem para que as pessoas consumam produtos da industria que apoia o VCC, já somos uma comunidade pequena, se não apoiarmos quem nos apoia vamos estar dando um tiro no propio pé.
Martin
Martin, isso que vc relata é a mais pura verdade.
SE precisar trocar rolamentos e modificar o motor em sua furação pra adaptar um venturi realmente torna a brincadeira cara e o custo fora da realidade. Bons rolamentos não são nada baratos e também requerem cuidado e conhecimento pra trocar.
Realmente HOJE, a Enya AINDA está conosco nos dando apoio integral e fornecendo produtos e peças a bons preços e com excelente disponibilidade, mas se pensarmos diferente pode ser que ela não exista mais amanhã, pois pra sobreviver ela precisa de vendas e de clientes pros seus produtos.
Foi o que aconteceu com a Webra, com a Cox, com a K&B, está acontecendo com a Super Tigre, com a Irvine e outras marcas de tradição que já se foram
Vou usar de novo o Exemplo do Enya 35 III B do nosso amigo Alexandre Margonar (estimo ano 1957/1958 ...) que precisava de um cabeçote e parafusos novos.
Quanto consultamos com vc sobre ver se na Enya AINDA existiam essas peças pra um motor tão antigo eu te confesso que fiz a pergunto meio que sem muita esperança.
Mas fiquei muito feliz e surpreso quando vc confirmou a existência da peça ainda em estoque (peças zero km !!)
Outra coisa que me espantou foi o estado mecânico do motor apesar de já bem rodado. Este motor já foi comprado usado pelo Alexandre e em sua desmontagem verifiquei peças internas em excelente estado sem marca alguma de desgastes e folgas mecânicas "zero" tanto no embuchamento de eixo como nos mancais de biela e pino de pistão, enfim um motor em condição "top" !!
Sem brincadeira, esse motor está muito melhor que muitos motores novos que já vi em termos de folga, é aquele "clec-clec" daqui, outro "cloc-cloc" de lá, daqueles que vc se pergunta - "Vixi -n será que esse motor não vai quebrar rápido ??"
Se a gente quiser ter a Enya ou qquer outra marca querida ainda nos anos que virão, devemos apoia-los pra que eles nos apoiem.
Martin, estou com vc e concordo 100 % sobre a sua colocação que é a mais pura realidade e devemos nos atentar a isso