+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº426
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Que legal com partida elétrica.
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº427
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Muito bom.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº428
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão e demais amantes dos motores antigos, dois anúncios de época, um da Fox e outro da Merco (inglaterra).
A Fox felizmente ainda sobrevive, a Merco infelizmente fechou as portas faz anos
A Fox felizmente ainda sobrevive, a Merco infelizmente fechou as portas faz anos
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº429
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Um ótimo artigo do Gene Hempel sobre fabricação artesanal de pipas para motores Cox 049. Artigo publicado na revista Model Aviation de junho de 1981.
Muito legal o coletor de descarga feito pro Cox Tee Dee do artigo que "abraça" o cilindro do motor
Muito legal o coletor de descarga feito pro Cox Tee Dee do artigo que "abraça" o cilindro do motor
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº430
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Mais uma página do artigo do Gene e as pipas sintonizadas pros Cox Tee Dee.
Existe um outro artigo dele sobre preparação dos Cox 049 pra velocidade, mas esse eu não tenho. caso encontre futuramente posto aqui, caso seja de interesse do pessoal
Existe um outro artigo dele sobre preparação dos Cox 049 pra velocidade, mas esse eu não tenho. caso encontre futuramente posto aqui, caso seja de interesse do pessoal
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº431
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Vou tentar postar uma ilustração animada muito legal tipo GIF sobre o efeito de sobrecarga de pipas sintonizadas, se der certo beleza se não der é porque o forum não aceita este tipo de ilustração assim como o PDF
Marcus36X- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3341
Idade : 52
Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº432
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
SHOW!!!!
Yeppee Ka Yay
Yeppee Ka Yay
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº433
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros.
Manicaca;
Muito legal esta animação de como funciona uma "pipa sintonizada". Já tive alguns modelos, em que usava pipa para aumentar a rotação.
O ganho real, é de mais de 1000 RPM. Só que tem o inconveniente de carbonizar mais o motor. Se for mal "sintonizada", aí que a coisa
(pistão) ficava preta mesmo!!! O motor superaquece e se deixar ... acaba rapidinho!!!
Outro detalhe, é que dá um trabalhão fazer a sintonia (regulagem) correta. Tem que ter tacômetro e ir cortando o cotovelo 0,5cm de cada
vez, medindo o ganho de rpm. De vez em quando, conseguíamos uns cotovelos "basculantes", que entravam dentro da pipa. Aí, era só
deslizar para dentro ou para fora e depois fixar bem o silicone de pipa, para não perder a regulagem. O barulho de um avião R/C pipado,
se destacava na pista. Em VCC, nuca usei um motor com este tipo de escape. Quem sabe um dia...
Abraços;
Alexandre Tapxure
Muito legal esta animação de como funciona uma "pipa sintonizada". Já tive alguns modelos, em que usava pipa para aumentar a rotação.
O ganho real, é de mais de 1000 RPM. Só que tem o inconveniente de carbonizar mais o motor. Se for mal "sintonizada", aí que a coisa
(pistão) ficava preta mesmo!!! O motor superaquece e se deixar ... acaba rapidinho!!!
Outro detalhe, é que dá um trabalhão fazer a sintonia (regulagem) correta. Tem que ter tacômetro e ir cortando o cotovelo 0,5cm de cada
vez, medindo o ganho de rpm. De vez em quando, conseguíamos uns cotovelos "basculantes", que entravam dentro da pipa. Aí, era só
deslizar para dentro ou para fora e depois fixar bem o silicone de pipa, para não perder a regulagem. O barulho de um avião R/C pipado,
se destacava na pista. Em VCC, nuca usei um motor com este tipo de escape. Quem sabe um dia...
Abraços;
Alexandre Tapxure
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº434
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Coleção aumentou.
http://motoresvccrc.blogspot.com.br/
http://motoresvccrc.blogspot.com.br/
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº435
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº436
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza de motor Morcegão.
Em homenagem a esse Lord inglês e principalmente, em homenagem a sua coleção, segue um pequeno dossiê do
Merco 49
Anúncio e vista explodida do catálogo de peças
Manual do proprietário do 49
Em homenagem a esse Lord inglês e principalmente, em homenagem a sua coleção, segue um pequeno dossiê do
Merco 49
Anúncio e vista explodida do catálogo de peças
Manual do proprietário do 49
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº437
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
E finalizando, o teste do 49 publicado na revista inglesa Model Aircraft de julho de 1962.
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº438
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Gostei muito. Vou imprimir para mim.
Aproveitando posto foto de dois motores comprados por um colega de Vila Velha no Mercado Livre.
Amanhã estarei por lá e no domingo devo voar em Vitória.
Aproveitando posto foto de dois motores comprados por um colega de Vila Velha no Mercado Livre.
Amanhã estarei por lá e no domingo devo voar em Vitória.
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº439
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Aluizio, levou o kit da sua sobrinha?
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº440
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Hehehe. tem um kit guardado na casa de meu pai. Quem sabe... KKKKKKKKKKKKK
Hoje ganhei do meu amigo Gege, um Fox 36. Depois coloco foto dele no meu blog. hehe
Hoje ganhei do meu amigo Gege, um Fox 36. Depois coloco foto dele no meu blog. hehe
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº441
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eitah Morcegão, a coleção tá forte hein??? hehehehehe
O Fox 36 foi produzido em inúmeras versões, desde 36 mansos pra voo esporte e Stunt até bravíssimos 36 para combate como algumas versões do 36 X e os 36 Combat Special.
Pra se ter uma idéia do regime de giros do 36 Combat Special, a hélice indicada pra ele é uma 8 X 8 ou 9 X 7 cortada pra 8.5 X 7, ou seja, do diamêtro de uma hélice de motor 15
Quem tem um 36 maravilhoso é o Sérjão Deuble, motor que veio direto das mão do Bill Mohrbacher nos EUA, presidente da MECA pra ele, 36 este das últimas gerações, roletado e com admissão Schnuerle ( 3 janelas de admissão e pistão plano e tampa traseira alta tipo "Caixão"), máquina belíssima
Uma foto da web com varios Fox 36 dos tempos do combate AMA
E anúncio do Fox 36 CS Mk IV
O Fox 36 foi produzido em inúmeras versões, desde 36 mansos pra voo esporte e Stunt até bravíssimos 36 para combate como algumas versões do 36 X e os 36 Combat Special.
Pra se ter uma idéia do regime de giros do 36 Combat Special, a hélice indicada pra ele é uma 8 X 8 ou 9 X 7 cortada pra 8.5 X 7, ou seja, do diamêtro de uma hélice de motor 15
Quem tem um 36 maravilhoso é o Sérjão Deuble, motor que veio direto das mão do Bill Mohrbacher nos EUA, presidente da MECA pra ele, 36 este das últimas gerações, roletado e com admissão Schnuerle ( 3 janelas de admissão e pistão plano e tampa traseira alta tipo "Caixão"), máquina belíssima
Uma foto da web com varios Fox 36 dos tempos do combate AMA
E anúncio do Fox 36 CS Mk IV
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº442
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Conforme prometido.
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº443
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Mais uns...
http://motoresvccrc.blogspot.com.br/
http://motoresvccrc.blogspot.com.br/
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº444
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Aluizio, eu também tenho um desse Fox 36.
O interessante nesse Fox é o venturi e a vela inclinada.
Segue as fotos do meu.
" />
" />
" />
" />
O interessante nesse Fox é o venturi e a vela inclinada.
Segue as fotos do meu.
" />
" />
" />
" />
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº445
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Maquinão Margonar, motor muito bonito e bem inteiro. Apesar da popularidade do Fox 35 Stunt o Fox 36 também foi muito usado nos EUA em voo F2B. Entretanto no Brasil esse motor é bem difícil de ver.
Beleza de máquina amigo
Beleza de máquina amigo
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº446
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pois é. Reparei que o seu também não tem indicação da cilindrada abaixo da marca. Demorei para descobrir que se trata de um Fox 36.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº447
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza de motores amigos. O 36 ao contrário do 35 Stunt, tinha versão também pra RC. Também buscando material mais antigo sobre s Fox nota-se que esse 36 de vcs também tinha um irmão menor, o .29, que usava o mesmo bloco dos 36.
Tambem foram construídos 36 com configurações bem diferentes, inclusive com descarga traseira
Anúncio do 36 X de vcc destinado ao voo esporte e stunt, era basicamente o mesmo de RC sem o carburador de RC
Assim como o Fox 19 e 25 empregavam basicamente o mesmo carter (bloco), o 29 e o 36 X também compartilhavam a mesma peça diferindo em diminuições de curso e diâmetro de pistões pra diminuir a cilindrada e assim se enquadrarem em categorias diferentes pra usos diferentes
Um 36 diferente e de descarga traseira, o Fox 36 RX, motor basicamente desenhado pra eventos porta aviões vcc (navy carrier) nos EUA, mas que vinha com set-ups de cabeçotes e carburadores diferentes que se adaptavam a uma gama que ia do Stunt F2B ao RC, como se ve no anúncio
Tambem foram construídos 36 com configurações bem diferentes, inclusive com descarga traseira
Anúncio do 36 X de vcc destinado ao voo esporte e stunt, era basicamente o mesmo de RC sem o carburador de RC
Assim como o Fox 19 e 25 empregavam basicamente o mesmo carter (bloco), o 29 e o 36 X também compartilhavam a mesma peça diferindo em diminuições de curso e diâmetro de pistões pra diminuir a cilindrada e assim se enquadrarem em categorias diferentes pra usos diferentes
Um 36 diferente e de descarga traseira, o Fox 36 RX, motor basicamente desenhado pra eventos porta aviões vcc (navy carrier) nos EUA, mas que vinha com set-ups de cabeçotes e carburadores diferentes que se adaptavam a uma gama que ia do Stunt F2B ao RC, como se ve no anúncio
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº448
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Grande Commander Adriano, ou seria Adrianopédia !!!!
Muito legal as informações que você compartilha aqui, pelo menos eu aprendo muito.
Este meu Fox 36, eu comprei usado a mais de 20 anos atrás, e usei muito pouco.
Particularmente nunca percebi alguma diferença em relação aos outros Fox 35 que tenho. Até as dimensões dos montantes são as mesmas.
Na verdade foi só aqui no fórum que eu descobri que se trata de um 36 e não um 35 diferenciado.
Agora por esse preço anunciado, eu compraria Fox por duzia, KKKKKK:cheers:
Muito legal as informações que você compartilha aqui, pelo menos eu aprendo muito.
Este meu Fox 36, eu comprei usado a mais de 20 anos atrás, e usei muito pouco.
Particularmente nunca percebi alguma diferença em relação aos outros Fox 35 que tenho. Até as dimensões dos montantes são as mesmas.
Na verdade foi só aqui no fórum que eu descobri que se trata de um 36 e não um 35 diferenciado.
Agora por esse preço anunciado, eu compraria Fox por duzia, KKKKKK:cheers:
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº449
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
É verdade Margonar, o preço nos anos 70 era mais "suave" mesmo nos EUA, que vc conhece tão bem.
Arrisco a dizer que o Fox 35 Stunt tradicional é mais manso e menos potente do que o Fox 36, porém este último sem o comportamento 4-2-4 tão marcante no 35 Stunt.
Motores da mesma família porém de comportamentos diferentes
Arrisco a dizer que o Fox 35 Stunt tradicional é mais manso e menos potente do que o Fox 36, porém este último sem o comportamento 4-2-4 tão marcante no 35 Stunt.
Motores da mesma família porém de comportamentos diferentes
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3959
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº450
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Um amigo meu de Vitória conseguiu comprar um Veco com caixa e tudo o mais.