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Spitfire Brodak
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº26
Re: Spitfire Brodak
amanhã cedo estaremos lá, pondo o passarinho pra avuá
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº27
Re: Spitfire Brodak
Bom, hoje fiz um vôo inaugural do Spitfire. As condições hoje estavam meio adversas, no anemômetro os ventos variavam de 12 a 22km/h, apesar do belo céu azul.
O modelo é leve e muito estável, os comandos estão bem suaves e responde muito rápido e preciso.
o motor LEO 46 é muito forte, admito que fui relapso e deveria ter verificado o giro com o tacômetro, mas com a hélice 12x4 eu afinei o motor "de ouvido", abri a agulha em meia volta e mesmo assim a força era brutal. O vôo foi em velocidade constante o tempo todo e bem firme. Potência sobrando, semana que vem com mais tempo vou aprimorar a carburação.
Já o planeio do modelo foi algo impressionante, estável e suave, ao tocar o solo ainda correu alguns metros apenas até baixar a cauda suavemente e tocar a bequilha no chão, um dos pousos mais bonitos que já fiz.
Pra quem quer um modelo semi-escala e quer se aventurar em acrobacias, eu recomendo. Ótima relação custo-benefício-diversão!
Semana que vem tem mais!
O modelo é leve e muito estável, os comandos estão bem suaves e responde muito rápido e preciso.
o motor LEO 46 é muito forte, admito que fui relapso e deveria ter verificado o giro com o tacômetro, mas com a hélice 12x4 eu afinei o motor "de ouvido", abri a agulha em meia volta e mesmo assim a força era brutal. O vôo foi em velocidade constante o tempo todo e bem firme. Potência sobrando, semana que vem com mais tempo vou aprimorar a carburação.
Já o planeio do modelo foi algo impressionante, estável e suave, ao tocar o solo ainda correu alguns metros apenas até baixar a cauda suavemente e tocar a bequilha no chão, um dos pousos mais bonitos que já fiz.
Pra quem quer um modelo semi-escala e quer se aventurar em acrobacias, eu recomendo. Ótima relação custo-benefício-diversão!
Semana que vem tem mais!
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº28
Re: Spitfire Brodak
Ah... vou tentar uma hélice 12,25 x 3,75 APC também.
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº29
Re: Spitfire Brodak
Fala Beto !
Esse modelo deve seguir a linha do P-40 que tb é fantastico mesmi , o Brait teve varios podios com o dele voando com ST51 com STunt quase 6-4-6 pq 4-2-4 era demais hahahahahaha.
Olha eu nao recomendo a helice APC pq ela é muito mais pesada que as convencionais, entao ele tera tendencia de disparar por causa do volante que a helice causa.
Eu manteria a 12X4 ( madeira?) e ajustava melhor a carburacao, verifique tb o diametro interno do venturi, se nao me engano o venturi do CB é meio arrombado, para o LEO 40 o venturi deve ser lgo em torno de 5 ou 5,5 mm o 46 pode seguir essa regra tb chegando ate 6mm no maximo , dai vc tera um motor docil com sobra de potencia se precisar.
Grande abraço,Osni
Esse modelo deve seguir a linha do P-40 que tb é fantastico mesmi , o Brait teve varios podios com o dele voando com ST51 com STunt quase 6-4-6 pq 4-2-4 era demais hahahahahaha.
Olha eu nao recomendo a helice APC pq ela é muito mais pesada que as convencionais, entao ele tera tendencia de disparar por causa do volante que a helice causa.
Eu manteria a 12X4 ( madeira?) e ajustava melhor a carburacao, verifique tb o diametro interno do venturi, se nao me engano o venturi do CB é meio arrombado, para o LEO 40 o venturi deve ser lgo em torno de 5 ou 5,5 mm o 46 pode seguir essa regra tb chegando ate 6mm no maximo , dai vc tera um motor docil com sobra de potencia se precisar.
Grande abraço,Osni
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº30
Re: Spitfire Brodak
Parabéns pelo modelo Xará!!!
Mas eu ainda to achando que eu vou ver esse modelo em sampa no brasileiro...
Mas eu ainda to achando que eu vou ver esse modelo em sampa no brasileiro...
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº31
Re: Spitfire Brodak
Opa Osni
A hélice é uma APC 12x4. O venturi tem medida interna de 6mm, é questão de ter um pouco mias de tempo pra acertar, hoje fui com pressa e o vento judiou um monte.
É xará, pro brasileiro não sei... acho que vou com o Ringmaster mesmo.
abrasss
A hélice é uma APC 12x4. O venturi tem medida interna de 6mm, é questão de ter um pouco mias de tempo pra acertar, hoje fui com pressa e o vento judiou um monte.
É xará, pro brasileiro não sei... acho que vou com o Ringmaster mesmo.
abrasss
JORGE- Usuário Master
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Data de inscrição : 19/07/2010
- Mensagem nº32
Re: Spitfire Brodak
Fala Beto \ Mustrengo,
Tive que lidar com potência sobrando e consegui domar com as seguntes medidas restritivas para o Enya 40 XZ:
Reduzi o diâmetro interno do venturi (tive que ir experimentando diferenças de 0,5mm de diâmetro interno)o ideal é ter 3 venturis de diâmetros diferentes para testá-los com diferentes hélices;
Coloquei um defletor na saída do muffler;
Usei hélice de passo baixo (no máximo 4) para conseguir a velocidade por volta desejada (em torno de 5 segundos por volta);
Diminui um pouco a percentagem de nitro de 10% para 8%.
Quando a hélice não está de acordo com o diâmetro do venturi, podes até ter o tempo por volta desejado, mas não vais conseguir boa carburação.
Fiz o ajuste fino modificando o comprimento dos cabos e ajustando as saídas de cabos.
Um abraço,
Jorge
Tive que lidar com potência sobrando e consegui domar com as seguntes medidas restritivas para o Enya 40 XZ:
Reduzi o diâmetro interno do venturi (tive que ir experimentando diferenças de 0,5mm de diâmetro interno)o ideal é ter 3 venturis de diâmetros diferentes para testá-los com diferentes hélices;
Coloquei um defletor na saída do muffler;
Usei hélice de passo baixo (no máximo 4) para conseguir a velocidade por volta desejada (em torno de 5 segundos por volta);
Diminui um pouco a percentagem de nitro de 10% para 8%.
Quando a hélice não está de acordo com o diâmetro do venturi, podes até ter o tempo por volta desejado, mas não vais conseguir boa carburação.
Fiz o ajuste fino modificando o comprimento dos cabos e ajustando as saídas de cabos.
Um abraço,
Jorge
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº33
Re: Spitfire Brodak
Valeu pelas dicas, Jorge
Semana que vem vou testa-lo com mais calma, aí posto novos resultados.
Abraços
Semana que vem vou testa-lo com mais calma, aí posto novos resultados.
Abraços
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº34
Re: Spitfire Brodak
Fala Jorge !
Que otima informaçao, precisou domar o ENYA tb, pois é um motor exelente e muito forte, todo motor precisa de algum ajustezinho pra ficar do gosto de cada um.
O que vc fez em relacao ao venturi procede, o ideal é fazer isso mesmo e ir testando , principalmente quando de trata de um motor desconhecido, depois que se encontra uma medida certa dai a gente passa a informacao e facilita a vida de todos.
Helice de passo baixo nos motores de giro alto sao ideais, passo 4 é uma boa medida mesmo.
O nitro nao faz baixar o giro, o nitro sempre deixa o motor com carburacao mais estavel, ou seja , ele ajuda a misturar o oxigenio e o metanol e temos uma mistura/queima mais eficiente, eu uso 5% de nitro em todos os meus motores.
O defletor na minha opiniao é de uso OBRIGATORIO !
Os cabos tb podem ser o diferencial, Beto qual a medida dos cabos ?
Grande abraço,Osni
Que otima informaçao, precisou domar o ENYA tb, pois é um motor exelente e muito forte, todo motor precisa de algum ajustezinho pra ficar do gosto de cada um.
O que vc fez em relacao ao venturi procede, o ideal é fazer isso mesmo e ir testando , principalmente quando de trata de um motor desconhecido, depois que se encontra uma medida certa dai a gente passa a informacao e facilita a vida de todos.
Helice de passo baixo nos motores de giro alto sao ideais, passo 4 é uma boa medida mesmo.
O nitro nao faz baixar o giro, o nitro sempre deixa o motor com carburacao mais estavel, ou seja , ele ajuda a misturar o oxigenio e o metanol e temos uma mistura/queima mais eficiente, eu uso 5% de nitro em todos os meus motores.
O defletor na minha opiniao é de uso OBRIGATORIO !
Os cabos tb podem ser o diferencial, Beto qual a medida dos cabos ?
Grande abraço,Osni
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº35
Re: Spitfire Brodak
Opa Osni,
A hélice que estou usando é APC 12x4, mas não é daquelas APCs que tem a base da pá mais larga. é esta aqui
Vou providenciar o delfetor sim, senti falta dele.
Os cabos estão com 18m.
Vou tomar mais dados nos próximos vôos, tacômetro, cronômetro... todos tipo de "...metro" disponível.
A hélice que estou usando é APC 12x4, mas não é daquelas APCs que tem a base da pá mais larga. é esta aqui
Vou providenciar o delfetor sim, senti falta dele.
Os cabos estão com 18m.
Vou tomar mais dados nos próximos vôos, tacômetro, cronômetro... todos tipo de "...metro" disponível.
JORGE- Usuário Master
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- Mensagem nº36
Re: Spitfire Brodak
Munstrengo \ Beto \ Osni
Esqueci de comentar sobre o pêso da hélice,
No Enya 40 XZ é recomendado hélice tipo APC para se ter o Fly-Wheel adequado(não sei como se traduz). Na prática é o peso adequado do volante para o melhor rendimento do motor.Cada motor tem seu Fly-Wheel mais adequado. Imagine seu motor funcionando sem hélice.... Agora imagine funcionando com uma hélice de metal muito pesado.Essas são as duas situações extremas de fly-wheel inadequados;o que buscamos é alguma coisa entre esses extremos. Normalmente o fabricante do motor sabe informar.
Também notei que com o mesmo motor, mas em modelos diferentes (Vector 40 e Pathifinder perfilado), a combinação hélice\venturi mudou.
Esqueci de comentar sobre o pêso da hélice,
No Enya 40 XZ é recomendado hélice tipo APC para se ter o Fly-Wheel adequado(não sei como se traduz). Na prática é o peso adequado do volante para o melhor rendimento do motor.Cada motor tem seu Fly-Wheel mais adequado. Imagine seu motor funcionando sem hélice.... Agora imagine funcionando com uma hélice de metal muito pesado.Essas são as duas situações extremas de fly-wheel inadequados;o que buscamos é alguma coisa entre esses extremos. Normalmente o fabricante do motor sabe informar.
Também notei que com o mesmo motor, mas em modelos diferentes (Vector 40 e Pathifinder perfilado), a combinação hélice\venturi mudou.
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº37
Re: Spitfire Brodak
Fala Jorge !
Mais uma vez correto, o volante faz a diferença mesmo e muda de acordo com o modelo que se usa pq sao aerodinamicas diferentes e o motor tem o trabalho diferente para puxar o bixo.
Beto , a helice recomendo que mantenha a mesma por enquanto, mas cabo de 18m meu chapa, vai virar F2A , é pouco cabo, motor 46 ja deve ter entre 19 e 19,30 .
Outra coisa que ajuda a amansar o motor é aumentar juntas no cabeçote, se necessario!!!!!!!!
Eu acho que esse motor vai bem com helice de carbono 12X4,25 bi-pá, eu vou testa-lo por aki com essa helice dai vou postar os resultados.
Grande abraço,Osni
Mais uma vez correto, o volante faz a diferença mesmo e muda de acordo com o modelo que se usa pq sao aerodinamicas diferentes e o motor tem o trabalho diferente para puxar o bixo.
Beto , a helice recomendo que mantenha a mesma por enquanto, mas cabo de 18m meu chapa, vai virar F2A , é pouco cabo, motor 46 ja deve ter entre 19 e 19,30 .
Outra coisa que ajuda a amansar o motor é aumentar juntas no cabeçote, se necessario!!!!!!!!
Eu acho que esse motor vai bem com helice de carbono 12X4,25 bi-pá, eu vou testa-lo por aki com essa helice dai vou postar os resultados.
Grande abraço,Osni
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº38
Re: Spitfire Brodak
Eu queria mesmo era uma tripá qu'm cara fabrica lá no interior de SP, um tar de Osnir de botucatur, conhece?
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº39
Re: Spitfire Brodak
Isso pode ser arranjado !
MAs antes de eu fazer uma dessas pra vc quero testar pra te mandar com o passo certo , ok?
A tri-pá deve ser 11,5X4,25 ou 4,5 , conforme o caso ate 12" , mas aumente o seu cabo que 18 ta muito curto pra motor 46.
Grande abraço,osni
MAs antes de eu fazer uma dessas pra vc quero testar pra te mandar com o passo certo , ok?
A tri-pá deve ser 11,5X4,25 ou 4,5 , conforme o caso ate 12" , mas aumente o seu cabo que 18 ta muito curto pra motor 46.
Grande abraço,osni
martin- Usuário Master
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- Mensagem nº40
Re: Spitfire Brodak
Uma das vantagens da helice APC é que vem sempre no mesmo passo, quebrou uma poe outra que vai ter o mesmo resultado. Já de madeira variam bastante o passo. As JXF são as que menos variam de passo. As Zinger e Top Flite é um carnaval de passo. Tenho helice 14x6 que tem 5 de passo numa pa e 7.5 na outra é mole.
Eficiencia das helices APC é impressionante, prefiro colocar peso na cauda se for necessario par usar uma APC do que qualquer outra helice de madeira, isto é quando se trata de motores 2T Schenuerle. Para Motores Cross Flow (aqueles mais antigos com aleta no pistão) ai sim melhor de madeira.
Sem duvidas um SpitFire lindo desse merece uma Tripa
Boa sorte
Martin
JORGE- Usuário Master
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- Mensagem nº41
Re: Spitfire Brodak
Osni Renato escreveu:Isso pode ser arranjado !
MAs antes de eu fazer uma dessas pra vc quero testar pra te mandar com o passo certo , ok?
A tri-pá deve ser 11,5X4,25 ou 4,5 , conforme o caso ate 12" , mas aumente o seu cabo que 18 ta muito curto pra motor 46.
Grande abraço,osni
Com meu vector com motor Enya .40 XZ de 1.2 Hp que deve ter aproximadamente a mesma potência do .46 do Beto, estou usando cabos de aço 0.15 19m balancim a cabo da manete. 18 metros realmente me parece curtíssimo.
Um abração,
Jorge
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº42
Re: Spitfire Brodak
Duro é que com cabo de 19 aqui em nossa pista, modelo voará fora do asfalto. Vou levar a trena no próximo vôo e ver as medidas como ficam.
JORGE- Usuário Master
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- Mensagem nº43
Re: Spitfire Brodak
Oi Beto,Mustrengo escreveu:Duro é que com cabo de 19 aqui em nossa pista, modelo voará fora do asfalto. Vou levar a trena no próximo vôo e ver as medidas como ficam.
Voei aí no Baraqui no aerofolia com cabos de 19 m sem problemas, e o Osni voou acho que com cabos mais longos. Acho que vai dar, a não ser que estejas se referindo a outra pista.
martin- Usuário Master
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- Mensagem nº44
Re: Spitfire Brodak
Beto,
Para acertar o CG voce teve que colocar chumbo em algum lugar?
Martin
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº45
Re: Spitfire Brodak
Fala Beto !
Eu voei ai com cabo de 19,50m isso nao é desculpa nao meu chapa hehehehehehe.
Poe cabo no modelo homi , garanto que ate o aviao vai ficar mais feliz !
Grande abraço,Osni
Eu voei ai com cabo de 19,50m isso nao é desculpa nao meu chapa hehehehehehe.
Poe cabo no modelo homi , garanto que ate o aviao vai ficar mais feliz !
Grande abraço,Osni
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº46
Re: Spitfire Brodak
Hahahahahahah qui dó, qui dó, qui dó!
Vou tentar o cabo maior também.
Vou tentar o cabo maior também.
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº47
Re: Spitfire Brodak
Bom, hoje fiz mais algus vôos, o motor ainda está amaciando, mas hoje medi a rotação com o tacômetro, deu 10.900rpm com a APC 12x4. Modelo estava percorrendo a volta em 4,7seg com o cabo de 18 metros. Vôo bem estável e suave, os comandos são rápidos mas bem desenhados.
Tô me divertindo pacas com esse modelo.
Ainda não testei o cabo de 19, mas em breve posto mais algumas informações.
Tô me divertindo pacas com esse modelo.
Ainda não testei o cabo de 19, mas em breve posto mais algumas informações.
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº48
Re: Spitfire Brodak
Fala Beto !
Parabens , o caminho é esse .
Me diga umas coisas , o motor disparou em algum momento do voo ?
outra coisa, acredito que com cabos maiores vc tera a volta em tempo melhor, 4.7s ainda é um pouco rapido, nao que seja regra mas se tem 5.2 como ideal para fazer manobras precisas, posso te dizer pq em 4.7 eu me mato pra fazer algumas manobras, ja acima de 5 fica mais facil.
Vc esperimentou outra rotacao tipo mais baixa ?
Viu se ele se comporta stunt ou se mantem o giro igual o tempo todo ?
Grande abraço,Osni
Parabens , o caminho é esse .
Me diga umas coisas , o motor disparou em algum momento do voo ?
outra coisa, acredito que com cabos maiores vc tera a volta em tempo melhor, 4.7s ainda é um pouco rapido, nao que seja regra mas se tem 5.2 como ideal para fazer manobras precisas, posso te dizer pq em 4.7 eu me mato pra fazer algumas manobras, ja acima de 5 fica mais facil.
Vc esperimentou outra rotacao tipo mais baixa ?
Viu se ele se comporta stunt ou se mantem o giro igual o tempo todo ?
Grande abraço,Osni
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº49
Re: Spitfire Brodak
Opa Osni,
É difícil ter uma análise ainda precisa, porque como comentei, o motor ainda está amaciando. Estou rodando com combustível 3:1 sem nitro.
O motor mantém a rotação constante, assim que começa a correr pra decolagem, acelera levemente. Então largo ele levemente afogado. Mas vou experimentar rotações ainda menores para tentar o stunt.
O motor disparou em duas ocasiões, sempre na saída do wingover normal, ao nivelar o modelo, dá uma disparada sim.
Hoje troquei a vela, estava com uma OS6 que veio com ele, pus uma Thunderbird barrada e o motor ficou mais constante, mesmo na saída do wigover, mas ainda com uma leve disparada, algo em torno de meia volta e já reduziu o regime.
A pista hoje estava lotada (maravilha!) e só fiz três vôos, preciso de mais um tempo com ele pra acertar na mosca.
Abraços!
É difícil ter uma análise ainda precisa, porque como comentei, o motor ainda está amaciando. Estou rodando com combustível 3:1 sem nitro.
O motor mantém a rotação constante, assim que começa a correr pra decolagem, acelera levemente. Então largo ele levemente afogado. Mas vou experimentar rotações ainda menores para tentar o stunt.
O motor disparou em duas ocasiões, sempre na saída do wingover normal, ao nivelar o modelo, dá uma disparada sim.
Hoje troquei a vela, estava com uma OS6 que veio com ele, pus uma Thunderbird barrada e o motor ficou mais constante, mesmo na saída do wigover, mas ainda com uma leve disparada, algo em torno de meia volta e já reduziu o regime.
A pista hoje estava lotada (maravilha!) e só fiz três vôos, preciso de mais um tempo com ele pra acertar na mosca.
Abraços!
Osni Renato- Usuário Master
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- Mensagem nº50
Re: Spitfire Brodak
Fala Beto !
E ai ? Mais novidades ? Logo terei novidades com o meu Leo, ja esta com o venturi novo, vou amciar e logo colocarei pra voar , agora com pista nova hehehehehe!
Grande abraço,Osni
E ai ? Mais novidades ? Logo terei novidades com o meu Leo, ja esta com o venturi novo, vou amciar e logo colocarei pra voar , agora com pista nova hehehehehe!
Grande abraço,Osni
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