Valeu pela torcida, comandantes!
Nando, vez ou outra acontece e faz parte, certo? Bola pra frente e boas diversões para nós.
JM
Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.
Martin, combustível nitrado nele, certeza. 10%. Legal é que ele começou a soltar e, mesmo disparando, ficou numa velocidade boa, com 5s3, 5s2 de volta no cabo de 19 metros. Vou mexer no tanque, que é o de rádio mesmo.martin escreveu:
Na maioria das vezes que o motor descarbura desse maneira é por causa de formação de espuma no combustivel, exatamente como o Tapxure disse e como venho martelando sobre isso aqui no Forum. Em perfilado esse é o maior vilão.
O ideal é instalar o tanque com uma espuma densa ou isopor entre o tanque a fuselagem e prender bem firme com elásticos. Se estiver usando um tanque de R/C tenha certeza de que o lado mais alto do tanque fique na Vertical e não na Horizontal. Se o tanque estiver na horizontal ele fica muito para fora e vai disparar por causa do efeito da força "centrifuga". O ideal é que a parede externa do tanque fique para dentro da linha do spray bar.
Combustivel voce esta careca de saber qual deve usar no Enya SS40.
(Tapxure, o Enya SS40 tem pistão de ferro e combustivel só com oleo sintético, caso do CoolPower, não é recomendado)
Helice eu já testei no Path com esse motor a APC 12x5 e 12x4, a 12x4 com venturi de 7.5mm foi a que deu melhor resultado de longe. A 12x5 não regula a velocidade legal e basta um ventinho para o modelo embalar.
Se usar caretão, não recomendo usar 2-2-2, assim esta sujeito a carbonizar e envernizar o pistão/camisa rapidamente. Usar sempre um afterun. Dá para fazer o motor funcionar em 4-2-4 em alta rotação com a APC 12x4. Se voce tiver problemas vem aqui que eu mostro como se ajusta esse motor para tal.
Esta aqui um video de um Enya SS50 em 4-2-4 com uma APC 12.25x3.75 em alta rpm
https://www.youtube.com/watch?v=0EqP4Z5ZgVQ
(Alias quero deixar bem claro, que esse setup não é o que recomendo para o Enya SS50 com combustivel nitrado e com sintético, isso foi uma demonstração para mostrar que Enya funciona assim também, eu jamais usaria esse setup do video para competir)
O maior erro que vejo as pessoas cometerem é querer acertar o motor pelo RONCO do motor. As pessoas deveriam tampar os ouvidos e observar mais o controle de velocidade durante as manobras. O Ronco do motor pode enganar os olhos.
Martin
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