VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+7
Sérgio Daeuble
Manicaca
Alexandre Margonar
Morcegão
Marcus36X
Nandoflb
Mantovani
11 participantes

    Pathfinder Universal

    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Dom Set 01 2013, 01:10

    Engraçado que passei pelo mesmo problema na última visita ao clube, mas no Legacy 40. Troquei de combustível meio radicalmente e aconteceu igual: motor na marcha-lenta de dorso. Naquele dia, tentaram me ensinar a pousar na grama, mas como não processei a informação na hora, achei mais fácil esperar a última derradeira apitada.

    Valeu pela torcida, comandantes!

    Nando, vez ou outra acontece e faz parte, certo? Bola pra frente e boas diversões para nós.

    JM
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Marcus36X Sáb Out 19 2013, 15:14

    Motor soltando... Já rolou uma Mini no Ibira hj....
    Ta quase lá!

    YeppeeHaiHouKaYay

    P.S. Johnny, conta os detalhes pra galera...

    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Dom Out 20 2013, 21:49

    O motor soltou, mas regula apenas parado. Quando solta o avião ele empobrece e dispara. Com o cabo de 19 metros dá pra manobrar, mas ainda é cedo pra falar que está bom. Por que dispara, aliás?

    JM
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  TAPXURE Seg Out 21 2013, 07:02

    Mantovani;

    Bom Dia!  Minha opinião, é que verifique com cuidado o balanceamento da hélice e spinner. Se possível, faça um voo sem
    spinner para averiguar. Balancear esta peça é meio complicado. O que pode acontecer, é que o aumento de rotação após
    a decolagem, pode fazer com que o motor vibre mais e crie muita espuma no tanque!

    Outras sugestões/hipóteses: entrada de ar na agulha com o corpo do motor (use arruelas de vedação); usar hélice APC com
    passo um pouco maior, para dar um "peso" no motor ; mudar vela (marca e número); mudar combustível (eu uso 10/20 marca
    Powermaster ou Cool Power); aconselho usar um tanque tipo R/C (plástico).

    Com paciência e cuca-fresca, garanto que vai achar o "pobrema"!!! Smile 

    Abraços;

    Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Seg Out 21 2013, 13:30


    Na maioria das vezes que o motor descarbura desse maneira é por causa de formação de espuma no combustivel, exatamente como o Tapxure disse e como venho martelando sobre isso aqui no Forum. Em perfilado esse é o maior vilão.

    O ideal é instalar o tanque com uma espuma densa ou isopor entre o tanque a fuselagem e prender bem firme com elásticos. Se estiver usando um tanque de R/C tenha certeza de que o lado mais alto do tanque fique na Vertical e não na Horizontal. Se o tanque estiver na horizontal ele fica muito para fora e vai disparar por causa do efeito da força "centrifuga". O ideal é que a parede externa do tanque fique para dentro da linha do spray bar.

    Combustivel voce esta careca de saber qual deve usar no Enya SS40.

    (Tapxure, o Enya SS40 tem pistão de ferro e combustivel só com oleo sintético, caso do CoolPower, não é recomendado)

    Helice eu já testei no Path com esse motor a APC 12x5 e 12x4, a 12x4 com venturi de 7.5mm foi a que deu melhor resultado de longe. A 12x5 não regula a velocidade legal e basta um ventinho para o modelo embalar.

    Se usar caretão, não recomendo usar 2-2-2, assim esta sujeito a carbonizar e envernizar o pistão/camisa rapidamente. Usar sempre um afterun. Dá para fazer o motor funcionar em 4-2-4 em alta rotação com a APC 12x4. Se voce tiver problemas vem aqui que eu mostro como se ajusta esse motor para tal.

    Esta aqui um video de um Enya SS50 em 4-2-4 com uma APC 12.25x3.75 em alta rpm

    https://www.youtube.com/watch?v=0EqP4Z5ZgVQ

    (Alias quero deixar bem claro, que esse setup não é o que recomendo para o Enya SS50 com combustivel nitrado e com sintético, isso foi uma demonstração para mostrar que Enya funciona assim também, eu jamais usaria esse setup do video para competir)

    O maior erro que vejo as pessoas cometerem é querer acertar o motor pelo RONCO do motor. As pessoas deveriam tampar os ouvidos e observar mais o controle de velocidade durante as manobras. O Ronco do motor pode enganar os olhos.

    Martin
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Marcus36X Seg Out 21 2013, 16:37

    Falei proce do tanque né....
    What do I know anyway...???

    YeppeeHaiHouKaYay
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Qua Out 23 2013, 08:20

    martin escreveu:
    Na maioria das vezes que o motor descarbura desse maneira é por causa de formação de espuma no combustivel, exatamente como o Tapxure disse e como venho martelando sobre isso aqui no Forum. Em perfilado esse é o maior vilão.

    O ideal é instalar o tanque com uma espuma densa ou isopor entre o tanque a fuselagem e prender bem firme com elásticos.  Se estiver usando um tanque de R/C tenha certeza de que o lado mais alto do tanque fique na Vertical e não na Horizontal.  Se o tanque estiver na horizontal ele fica muito para fora e vai disparar por causa do efeito da força "centrifuga". O ideal é que a parede externa do tanque fique para dentro da linha do spray bar.

    Combustivel voce esta careca de saber qual deve usar no Enya SS40.

    (Tapxure, o Enya SS40 tem pistão de ferro e combustivel só com oleo sintético, caso do CoolPower, não é recomendado)

    Helice eu já testei no Path com esse motor a APC 12x5 e 12x4, a 12x4 com venturi de 7.5mm foi a que deu melhor resultado de longe. A 12x5 não regula a velocidade legal e basta um ventinho para o modelo embalar.

    Se usar caretão, não recomendo usar 2-2-2, assim esta sujeito a carbonizar e envernizar o pistão/camisa rapidamente. Usar sempre um afterun. Dá para fazer o motor funcionar em 4-2-4 em alta rotação com a APC 12x4. Se voce tiver problemas vem aqui que eu mostro como se ajusta esse motor para tal.

    Esta aqui um video de um Enya SS50 em 4-2-4 com uma APC 12.25x3.75 em alta rpm

    https://www.youtube.com/watch?v=0EqP4Z5ZgVQ

    (Alias quero deixar bem claro, que esse setup não é o que recomendo para o Enya SS50 com combustivel nitrado e com sintético, isso foi uma demonstração para mostrar que Enya funciona assim também, eu jamais usaria esse setup do video para competir)

    O maior erro que vejo as pessoas cometerem é querer acertar o motor pelo RONCO do motor. As pessoas deveriam tampar os ouvidos e observar mais o controle de velocidade durante as manobras. O Ronco do motor pode enganar os olhos.

    Martin
    Martin, combustível nitrado nele, certeza. 10%. Legal é que ele começou a soltar e, mesmo disparando, ficou numa velocidade boa, com 5s3, 5s2 de volta no cabo de 19 metros. Vou mexer no tanque, que é o de rádio mesmo.

    Abs

    JM
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Dom Fev 23 2014, 18:42

    Pathfinder com 10% de nitro no Enya 40SS virando uma 12x4 APC = conjunto barato e perfeito! Estou impressionado. Vou competir com ele na Mini quando der. Valeu, Marcão, pai do modelo. Foi bem montado!

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Marcus36X Dom Fev 23 2014, 18:46

    OK kid!!

    YeppeeHaiHouKaYay
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Dom Fev 23 2014, 19:43

    Johny,

    Fico muito feliz de ver que finalmente esta vendo como esse combo com setup by Martin é tudo o que eu falo e mais um pouco!

    Qualquer coisa estamos ai para ajudar voce a evoluir cada vez mais.

    Voce é um cara que tem um talento bem acima da média! Se treinar e apreender as técnicas do VCC eu não tenho duvidas que vai lá para as cabeças!


    Sucesso!


    Martin
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Seg Fev 24 2014, 10:46

    Obrigado, Martin! E é mesmo, sem dúvidas, este o set up. O motor é sólido e o avião é à prova de erros. Estava fraco no dorso, liguei pro Marcão e ele falou: sobe o tanque. Alguns milímetros depois e o avião ficou perfeito. Ah, tirei o tanque de rádio e coloquei um da Aerobrás velho que o Bertone tinha. Uma espuma cortada porcamente resolveu a formação de espuma no tanque e pronto. Único problema é que ficou pequeno demais para FAI. Vou ter que comprar um maior. Pra Mini vai perfeito.

    Esse avião é no melhor estilo "Rat Rod", os carros com visual malacabado, mas com mecânica forte. Tomara que não perca pontos nos campeonatos por conta disso!

    Abraços e boa semana pra todos!

    Pathfinder Universal - Página 2 RatCostalonga_zps38154c6c

    Pathfinder Universal - Página 2 46DA72DC-A4F4-40ED-B462-3FC30E9C5F73_zpsk7rcjdee
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Seg Fev 24 2014, 12:10

    Gostei dos Rat Rod!

    Recentemente estive testando no meu Pathfinder o uso de combustivel caretão e um dos problemas que tive que lidar foi controlar formação de espuma. O caretão, que não tem aditivo nenhum, faz mais muito mais espuma que combustiveis comerciais.

    Como sou um perfeccionista e não me canso de procurar soluções que melhorem o desempenho e fui atrás de tudo que é possível para resolver o problema. Tentei varias coisas e o que deu melhor resultado praticamente eliminando toda espuma foi o seguinte:

    Tanque Sulivan RST de 4.0Oz
    http://www.snetcommerce4.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cdg=1350&sid=rdps4shd22ajk8vm61k9mcpvt2-1393252013

    E ai vem o primeiro truque! Não usei o pescador que vem no tanque. Mas esse pescador que foi o que matou de vez o problema! Alias esse pescador é muito eficiente, deixa menos combustivel no tanque que o pescador comum. Só +++++

    http://www.snetcommerce4.com.br/ecommerce_site/produto_93099_1350_Pescador-com-Filtro-


    Fiz a tubulação uniflow como mostra o diagrama
    Pathfinder Universal - Página 2 TanqueUniflwodeRC_zps2b1d5eae

    Prendi o tanque com velcro usando essa espuma branca entre o tanque e a fuselagem. O ideal seria usar um velcro que tenha uma fivela que é mais fácil para prender com firmesa!

    Pathfinder Universal - Página 2 DSC04402_edited_zpsa196727a
    Pathfinder Universal - Página 2 DSC04403_edited_zpsf0864bcd
    Pathfinder Universal - Página 2 DSC04404_edited_zps87aaccb0

    Outra coisa que notei é a pressurização ajuda formar espuma, então experimente sem pressurizar.

    A única coisa que faltou para ficar perfeito foi embutir o tanque de forma que a parede externa do tanque fique para dentro da linha da agulha. Embutir o tanque melhora muito o controle de velocidade e quando voce esta no topo do Wingover o tanque fica mais baixo dando mais potencia e não ao contrário afogando ficando mais alto. Uma maneira de fazer isso é montar o tanque do outro lado. Fica estranho mas o resultado é a perfeição, e isso funcionou maravilhosamente bem no meu Ringmaster.

    VCC...é detalhes detalhes e mais detalhes! Quem se preocupa com esses detalhes acaba tendo melhor performance e menos dor de cabeça na pista.

    Martin
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Seg Fev 24 2014, 12:28


    Ah detalhe importante!!! O Desenho do tanque mostra a parte mais larga na horizontal, isso serve para modelos Fuselados. Para perfilados o loado mais alto do tanque fica na vertical!

    A não ser se for embutir o tanque. O raciocínio é que a parede externa do tanque fique mais para dentro.


    Martin
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Seg Fev 24 2014, 14:14

    Interessante, Martin! Tenho certeza que dá pra melhorar partindo de onde estou. Quando o tanque era o de rádio, estava montado errado e, sem a espuma entre ele e a fuse, o combustível parecia chopp com muito colarinho. Essa amarela que você vê na foto funcionou beleza, assim como o tanque. Quero um maior, então vou fazer esse seu esquema para voar a FAI. Ah, também voei com um combustível careta, pois gastei todo o com nitro, e o motor funcionou bem também, em um 4-2-4 de alta rotação. Só precisei fechar um pouco a agulha. Detalhe apenas é para ela, a agulha. Senti que apenas um clique a menos mudou bem a carburação. Da maneira que estava ontem, ficou assim: vendaval, clique adiante. Sem vento, clique pra trás. Acha que dá pra melhorar isso?

    Obrigado pelas ajudas de sempre!

    JM
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Seg Fev 24 2014, 14:40


    Esse motor vai muito bem com caretão porque tem pistão de ferro e não tem anel para ficar dando problema. O que voce pode fazer para compensar a falta de nitro é abrir mais ainda o venturi. Se usar caretão lembre de usar um after run logo após o ultimo voo do dia e evite o motor rodar muito tempo em 2, o ideal seria ele ficar em 4-4-4. Como fazer isso ai tem os macetes que posso ir te ajudando passo a passo.

    Agulha com clique realmente não tem muita precisão. Mas temos a agulha Enya Pro que é muito mais precisa para carburar. Para quem compete e quer ter um ajuste preciso realmente é uma necessidade.

    Outra coisa que pode melhorar é trocar o mufler original que pesa 90g por um Tongue Muffler que pesa 15g. Como esta o CG do modelo?

    Abraço,

    Martin



    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Seg Fev 24 2014, 14:52

    Martin, vou ser bem honesto. Não tenho ideia de como está o CG. Montei e coloquei no ar. Ele é muito, muito estável no nivelado e ainda assim faz uns cantos bem fechados. Fica mais arisco com menos peso de nariz, né?

    Eu vou preferir voar com o nitro mesmo. Acho que fica tudo mais tranquilo. Mas vou precisar da agulha, pois acho que vai ajudar.

    Abraços!

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Seg Fev 24 2014, 15:19

    Sim se tirar peso do nariz ele fica mais arisco. Mas ai tem uma outra série de considerações. Voce pode estar com uma manete com espaçamento muito grande e o CG laaa na frente, isso funciona...mas!!!.....o que acontece é que para voce dar comando para ele virar requer mais força na mão e quanto mais força precisar usar pior é para sentir e comandar o modelo. O correto é ter o CG no lugar certo e ter uma manete ajustável para calibrar a sensibilidade de comando para seu estilo de voo, e não ao contrário.

    Quanto mais para trás ficar o CG mais bonito fica desenhado o canto de manobra. Quando o CG fica muito a frente parece que a cauda cai para fazer canto e não fica tão bacana.

    O CG deve estar pelo menos 1/3 da corda da asa. No meu T.G esta a 50%!

    O Campeão do Mundo para aliviar as forças necessárias na manete bolou uma trapizomba no comando interno do modelo e deu certo! Ter um modelo com comando suave é outra coisa!

    Martin




    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  betocastrucci Seg Fev 24 2014, 16:04

    Saber onde tem que estar e onde está o CG do modelo é obrigatório para quem quer competir. Tomei uma bronca de um amigo canadense porque não tinha anotado no meu planador onde deveria ser o CG, e estava fazendo testes de alteração de incidência e CG sem saber exatamente para onde ir.

    Martin,

    nos meus planadores de voo livre usamos o CG a 58~62% da corda, mas temos sustentação no estabilizador por conta do perfil. Trabalhar o CG num modelo de VCC a 50% deve significar que está carregando na sustentação do estabilizador/profundor, é isso?
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  TAPXURE Seg Fev 24 2014, 16:15

    Senhores;

    CG em VCC localizado em 50% da corda...  VOO LIVRE com até 62%... Estou confuso!!!  cyclops 

    Fui acostumado em balancear os aeromodelos R/C com 30~33% do MAC (corda média). Nos VCC que
    tenho, este valor baixou para 20% em média. Imagino que seja para um aero VCC ter mais penetração,
    no movimento circular que percorre.

    Aguardo esclarecimentos... para aprender!!!  study 

    Abraços;

    Tapxure
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  betocastrucci Seg Fev 24 2014, 16:43

    Voo Livre sempre usou CG depois dos 50%, tenho alguns modelos que voam a 80%. Quanto mais para trás, em geral, melhor o planeio, mas com velocidade mais baixa. Em dias turbulentos ou com muita atividade termal melhor deixar o modelo mais rápido jogando o CG um pouco mais à frente. Mas para isso usa-se estabilizador com perfil (em geral plano-convexo) que gera sustentação como se fosse um biplano em tandem.
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Seg Fev 24 2014, 16:57

    Nas minhas poucas experiências, funcionou assim até agora, tudo na prática.

    - Saída dos cabos, quando passei para frente e perto um do outro, melhorou nas manobras altas. Nivelado não senti diferença e também não me importei muito. Todos os aviões usam da mesma maneira.
    - CG, quando tirei o SS40 e coloquei o FP (mais leve) no Legacy 40, precisei colocar peso no nariz, pois era impossível voar nivelado com o avião. Não parava quieto!
    - Manetes, tenho um Brodak e um Aerobrás. O Brodak tem distância entre cabos menor e comanda menos. O Aerobrás deixa tudo mais sensível. Uso o maior no Legacy 40, pois o avião comanda pouco (não sei porque).
    No Legacy 60 e no Path, que voam no mesmo cabo de 19 metros e muito parecidos de comando, uso o Brodak, que é bem suficiente. Esse da Brodak eu removi os cabos de aço e troquei por cordões simples.

    JM




    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  TAPXURE Seg Fev 24 2014, 22:08

    Poxa Beto; isso realmente é novidade pra mim! Muito interessante!

    Como o Mantovani disse, voar um VCC com peso de cauda realmente é difícil! Só mexer uns milímetros na
    manete, que o aeromodelo "pula". No pouso, quando encara o vento, sobe com muita facilidade (infla). Aí
    os cabos afrouxam e....  Mad 

    Como ainda sou "principiante" em manobras, deixo sempre no CG indicado na planta ou ligeiramente adian-
    tado. Acho que desta maneira o avião fica mais firme (porém menos ágil). Quando tiver mais acostumado,
    vou atrasando o CG e ver como fica!

    Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Ter Fev 25 2014, 12:49

    Johny,

    Voce esta apreendendo rápido. Continue assim.

    Então verifique o CG e use peso na frente ou atrás para que fique onde o projetista recomenda. No Pathfinder com esse motor e o escape original creio que vai precisar de umas 40g na cauda para o CG ficar a 1/3 da corda.

    Cada modelo tem um local recomendado de CG. Consigo voar com CG a 50% porque meu modelo tem uma cauda longa. Se fizer o mesmo em um Nobler ai pode ficar impossível de voar. Cada projeto tem seu CG própio.

    Apreendi que no primeiro voo agente deve sempre checar tudo e sair no MODO SEGURO. Ou ceja com CG um pouco mais pra frente, mais peso na ponta de asa, saida de cabos mais para trás. Depois vai tirando peso, faz parte do processo de trimagem.


    Beto,

    Teria que saber o CL da asa do T.G. e calcular os momentos para poder responder. E esse dado eu não tenho.

    Martin


    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Mantovani Ter Fev 25 2014, 13:06

    Martin,

    No caso de trocar o escape por outro mais leve, para quanto iria a conta de peso na cauda na teoria? Qual a proporção?

    JM
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  martin Ter Fev 25 2014, 15:50


    Isshiii eu tenho as formulas de momento em algum lugar para computar isso, mas não estou achando. Nunca as usei, vou colocando chumbo até conseguir acertar o CG onde quero.

    Mas se tirar um muffler de 90g e colocar um tonge muffler de 15g vai deslocar o CG do Path em 2cm para traz aproximadamente.

    Martin

    Conteúdo patrocinado


    Pathfinder Universal - Página 2 Empty Re: Pathfinder Universal

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 03:08