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    Mensagem  cuenca Seg Mar 14 2016, 18:45

    Quando visitei o CASA antes de voltar a voar, fui abordado com um assunto que me arrepiou... Algumas pessoas falando que os mais novos que frequentam este clube - meu clube do coração - não tinham muitas referências de acrobacia.... Como estou voltando a a ativa é preciso de um bom modelo, depois de algumas trocas de informações com quem tem uma bela caminhada, decidi montar este primoroso modelo.... Aparentemente uma construção fácil é um kit barato.

    As minhas construções até agora foram muito simplórias e sem a precisão necessária para um modelo bem legal, então convido a todos a fazermos deste tópico um "manual para quem pretende montar um modelo simples mas competitivo na Mini-Fai e que possas ser utilizado para treinar a Fai.

    A motorização, a princípio, será o meu OS 40FP-S.

    Primeiras perguntas:

    1 - comandos na asa, cabo de oesca de 140lb sem a capa. Confere?
    2 - eu vi um "kit de comandos" da brodak para ligar balancim, flaps e elevador (na stunt hobby) vale a pena ou é frescuras?
    3 - pretendo um tanque tradicional uniflow... Compro um brodak ou alguém se aventura à ensinar a montar um? ;-) e que tamanho?
    4 - nunca montei um trem de pouso de alumínio... Onde é qual material comprar?

    Acho que está bom para iniciar! Rs... Assim que chegar o kit posto fotos....
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    Mensagem  Manicaca Seg Mar 14 2016, 23:30

    Cuenca, bacana saber que vc vai recomeçar

    O projeto do Primary Force é excelente e o avião muito bom

    Tem varios colegas que já montaram um inclusive aqui no fórum

    Vamos então aguardar a posição melhor quem já montou o kit pra poder lhe repassar

    Tamos aí acompanhando e aprendendo principalmente ... cheers
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    Mensagem  TAPXURE Ter Mar 15 2016, 11:52

    Modelo muito bacana!!! Seguem minhas opiniões...

    Cuidado com peso de cauda! Se as balsas forem pesadas, substitua! Depois de pronto, fica
    difícil desmontar ou por chumbo no modelo! Sugiro o acabamento com os kotes, já que é
    um modelo acrobático, tem que ter peso baixo!

    Com relação ao tanque, se achar pronto melhor! Cabo de 140lbs acho meio exagerado! Um
    cabo de 60lbs, dá e sobra!!! Linkagem, eu uso a normal mesmo! Trem de pouso, tem que
    ser chapa fina e boa. Não pode ser alumínio macio. A espessura de 3/32" acho que seria o
    suficiente. Tente achar de RC e adapte, com cortes e dobras necessárias!

    lol!
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    Mensagem  cuenca Qua Mar 16 2016, 08:57

    Dicas valiosas! ;-)

    TAPXURE, onde encontro a chapa de alumínio para vender? Sempre quis fazer este tipo de trem de pouso em casa! rs.. ;-) Quanto ao cabo, este final de semana tentarei passar em uma loja de pesca e já comprar... o tubinho para fazer a conexão eu comprei com o Rafel e já está aqui... Arme de cobre tenho bastante dos motores elétricos que já reenrolei e tem quantidade mínima para compra ;-) Balancim será o aerobrás mesmo, acredito que neste modelo ainda não valha investir em um balancim mais preciso... Quanto ao peso de cauda, ficarei atento! A construção do Medic me ensinou a usar a lixa na cuada... eta bichinho que precisa de alívio! hehehehe.... E como pretendo fazer aquele acabamento do lado oposto do motor, isto colocará mais algum peso no nariz..


    Alias, eu tenho o hábito de usar uma porca normal, arruela de pressão e porca com anel para travar bem (e sempre um trava rosca médio) para evitar que os parafusos afrouxem durante o vôo pela vibração.. a pergunta é, com o acabamento do lado oposto no nariz do modelo, como devo fazer para o travamento? Apenas porcas cravantes ou o que posso fazer? ;-) Fico no aguardo dos especialistas, que aliás, nunca tive tanta ajuda em tão pouco tempo.. isto é fantástico!

    Outra pergunta, para o 40, uso tanque de 5oz ou 6oz? Penso no Brodak Uniflow (que já existe pronto na Allen e na Stunt).. Eu simplesmente não lembro quanto eu usava de combustível para o tempo da Mini-Fai nele.... Sad

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    Mensagem  TAPXURE Qua Mar 16 2016, 09:47

    Beleza!!!

    O ideal é fazer de dural (duralumínio)! Em SP deve encontrar com facilidade. Aqui na minha cidade, só
    encontramos o alumínio normal, que é mais macio! Se for usar deste, sugiro chapa de 1/8" e largura
    mais estreita! Com relação ao tamanho do tanque, acho que o de 4oz dá com folga! O motor é econômico!

    Abraços!!!
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    Mensagem  ClaudioFett Qua Mar 16 2016, 09:55

    Olá Cuenca, o Tapxure falou em duraluminio e é usado em aviação, aqui perto de casa tem uma empresa que comercializa este produto, preciso ir até lá para comprar e fazer um trem de pouso para o Coronado, eu não sabia exatamente a espessura e o Tapx, se você quiser me mande as medidas assim compro uma peça que sirva para nós. O Coronado como é perfilalado o trem é estreito já vi isso em um Coronado de um amigo e foi ele que me deu as dicas, ele mora aqui perto e estamos frequentando o Ibira.

    Abs.: Claudio
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    Mensagem  Manicaca Qua Mar 16 2016, 14:17

    O tanque uniflow é uma excelente pedida sim ! Basketball Basketball Basketball
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    Mensagem  Eduardo Mancini Qua Mar 16 2016, 14:45

    Sobre o kit de comandos, o próprio Martim (Stunt Hobby) me disse que era uma ótima relação custo benefício... Vareta de fibra de carbono e links de alta qualidade!!

    Quantos modelos quebram por stress nestes itens??!!

    Mas tentei comprar do Martim, e ele estava em falta...
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    Mensagem  cuenca Qua Mar 16 2016, 14:54

    ClaudioFett escreveu:Olá Cuenca, o Tapxure falou em duraluminio e é usado em aviação, aqui perto de casa tem uma empresa que comercializa este produto, preciso ir até lá para comprar e fazer um trem de pouso para o Coronado, eu não sabia exatamente a espessura e o Tapx, se você quiser me mande as medidas assim compro uma peça que sirva para nós. O Coronado como é perfilalado o trem é estreito já vi isso em um Coronado de um amigo e foi ele que me deu as dicas, ele mora aqui perto e estamos frequentando o Ibira.

    Abs.: Claudio

    Claudio, tem ideia de custo? Preciso levantar na planta quanto usarei...
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    Mensagem  ClaudioFett Qua Mar 16 2016, 20:01

    Não tenho a mínima ideia pois ainda não fui até essa fábrica também preciso ver no Coronado o quanto vou usar, o que sei é bem pouco, assim que você tiver uma ideia me passe os dados, se quiser por email eu não tenho pressa. Um colega que mora aqui perto me falou dessa empresa e vi o trem no Coronado dele e gostei. Nos meus tempos de aviação dural não era problema, tínhamos retalhos aos montes e nunca usei.

    Abs.:Claudio
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    Mensagem  Morcegão Qui Mar 17 2016, 11:52

    Primary do GG.

    https://vcconline.forumeiros.com/t1187-primary-force

    Kit que comprei na Nauticursos e dei a ele.

    http://nauticurso.com.br/shop/index.php?route=product/product&path=87&product_id=625
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    Mensagem  cuenca Qui Mar 17 2016, 12:33

    Morcegão escreveu:Primary do GG.

    https://vcconline.forumeiros.com/t1187-primary-force

    Kit que comprei na Nauticursos e dei a ele.

    http://nauticurso.com.br/shop/index.php?route=product/product&path=87&product_id=625

    Foi este que comprei.... Apenas não gostei da divergência de informações... No site dizia de 10 a 15 dias para a fabricacao e envio do kit e no e-mail que recebi diz de 15 a 20 dias... Fora isso só li bem deste kit.. ;-)
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    Mensagem  Morcegão Qui Mar 17 2016, 13:13

    Tudo o que comprei com ele foi desta maneira. Único defeito dele, mas o Allen é do mesmo jeito. Very Happy Very Happy Very Happy
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    Mensagem  Morcegão Qui Mar 17 2016, 13:14

    Tudo o que comprei com ele foi desta maneira. Único defeito dele, mas o Allen é do mesmo jeito. Very Happy Very Happy Very Happy
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    Mensagem  cuenca Qui Mar 17 2016, 16:30

    Morcegão escreveu:Tudo o que comprei com ele foi desta maneira. Único defeito dele, mas o Allen é do mesmo jeito. Very Happy Very Happy Very Happy


    Morcegão, eu já comprei do Allen e entre comprar e entregarem foi mais ou menos uma semana... Do Nauticurso é minha primeira contra.. nada contra cortar o kit "on demand" mas poderia manter a coerência nas informações de compra... rs.. mas como estamos no Brasil isto é normal... hehehehe...

    De qualquer forma, o que vocês acham deste trem de pouso que o Allen vende: http://www.allenmodelismo.com/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=804551 como ele não tem tamanho especificado no anúncio, penso que se alguem comprou saberá dizer se tem um bom tamanho e peso ou não.. ;-)

    E quanto esta saída de cabos: http://www.allenmodelismo.com/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=1587626

    Quanto a caixa de pesos para o lado de fora da asa, compensa comprar uma caixa "pronta"? O meu blue perfilado eu usei o peso recomendado na planta e ele fica bem retinho! hehehe...

    Quanto ao tanque, que será uniflow, sem dúvidas... minha dúvida é quanto ao tamanho.. hehehe... como vou treinar a Fai também nele, penso em usar um tanque de 4,5oz... será muito desperdício? Aliás, estava fazendo uma breve pesquisa enquanto escrevo e nem na Stunt nem no Allen tem nenhum tanque de 4oz uniflow... acho que por força maior terei de fazer um tanque... ;-) Alguém tem um passo a passo de como fazer o tanque? Aprender nunca é demais e não ocupa espaço! ;-)
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    Mensagem  Morcegão Qui Mar 17 2016, 17:34

    Sim, concordo plenamente. As compras que fiz com o Allen demoraram um pouco para chegar. Ele tinha de finalizar o kit, mas isso foi faz tempo. Parece que agora ele faz por lazer. Os meus foram corte a mão ou com forma tipo gilhotina, sei lá.

    Very Happy Very Happy Very Happy
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    Mensagem  ClaudioFett Qui Mar 17 2016, 19:13

    Olá Cuenca, neste fórum tem um tópico de como fazer um tanque, de uma pesquisada por lá e veja se encaixa no que você quer.
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    Mensagem  martin Qui Mar 17 2016, 19:29

    Temos 3 tipos de Tanque Uniflow de 4.0oz, a pronta entrega, só precisa selecionar o tamanho:

    http://stunthobby.com/produto/tanque-uniflow-mw-atf-sel-tamanho/65244

    http://stunthobby.com/produto/tanque-uniflow-mw-atf-sel-tamanho/65244

    http://stunthobby.com/produto/tanque-uniflow-para-perfilado/87369

    Temos também as cantoneiras para prender o tanque
    http://stunthobby.com/produto/cantorneira-de-latao-para-prender-tanque-de-combustivel-4-pecas/50072

    Se voce já faz a Gama FAI já vai pensando em um modelo mais atual para seu 40FP como o Legacy 40, Vector 40, Pathfinder entre outros. Modelos que tem asa chapeada voam bem melhor porque a asa não torce tanto no quadrado. Os kits que vendemos são mais caros, mas vem com uma madeira bem leve e completos.

    Tenho o kit pushrod caso ainda precise, só o custo dos 2 ballinks já deixa as varetas de 100% de carbono quase de graça. Com ball link voce consegue ajustar o comprimento das varetas de comando para melhor trimar seu modelo.

    http://stunthobby.com/produto/kit-push-rod-brodak-para-vcc/86615

    Abraço,

    Martin








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    Mensagem  martin Qui Mar 17 2016, 19:31

    oooopsss

    faltou esse link de um dos tanques:

    http://stunthobby.com/produto/tanque-uniflow-mw-perfilado-sel-tamanho/68377

    Martin
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    Mensagem  cuenca Qui Mar 17 2016, 21:32

    martin escreveu:oooopsss

    faltou esse link de um dos tanques:

    http://stunthobby.com/produto/tanque-uniflow-mw-perfilado-sel-tamanho/68377

    Martin

    Martin, tudo jóia? Sempre ouvi falar muito de ti mas infelizmente não tive o prazer de te encontrar.. quem sabe nesta minha volta não nos encontramos por aí para bater um bom papo! rs...

    Quanto aos modelos, eu penso sim em um modelo (assim que levantar algum investimento, claro) maior mas elétrico... saindo um pouco da instabilidade possível de um glow... inclusive pela minha falta de espaço penso em um modelo grande e desmontável como os "top"... Quanto ao valor dos Kits, eu nem comento porque sei a ligação de preço com qualidade... ;-)

    Como minhas técnicas de construção não são primorosas pretendo usar este kit para me aperfeiçoar e este post para juntar um monte de informações que podem (e certamente serão) úteis para outros que queiram chegar no mesmo destino.... Vejo que neste fórum encontro algo que não encontro nos clubes que é a ajuda ao próximo mesmo quando há a possibilidade do próximo "me passar na pontuação" se é que me entende... e isto é um incentivo enorme para mim e tenha certeza de que será para muitos outros!

    Eu já tinha olhado estes links que você vende... mas, por exemplo, não tenho idéia de como instalar! rs... este post está me ajudando muito mais que muitas pessoas na minha vida de aeromodelista inteira! ;-)
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    Mensagem  martin Qui Mar 17 2016, 23:58

    Tudo bem, principalmente agora com o Dólar caindo Smile

    Estamos ai e quando quiser fugir to tempo ruim de SP venha para Campinas voar com agente, normalmente para de chover depois de passar Jundiaí.

    Quando precisar de alguma coisa me consulte, tenho varias opções de sistemas elétricos também.

    Montar o comando do modelo é muito fácil, me passa seu telefone fixo, ou se tiver um móvel da Vivo, que eu te ligo e explico tudo, acho melhor conversar do que ficar escrevendo.
    Assim posso te explicar como fazer para trimar o comando para melhorar a estabilidade e simetria na sensibilidade de cabrar e picar. Alias muitas vezes me pedem para voar um modelo e eu mal consigo porque o comando esta mal feito e o modelo vira muito mais para um lado do que para o outro.

    É sempre um prazer ajudar um colega a evoluir!

    Abraço,

    Martin


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    Mensagem  Leo-ST Sex Mar 18 2016, 17:55

    Cuenca, montei um kit desses, uso um Enya 30.
    Não precisa de saída de cabos, já vem uma no kit.
    Eu usei o trem de pouso do Allen, como o do link, mas tamanho PEQUENO, com rodas de 2 pol ficou bom para hélice 10x4.
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    Mensagem  fred cesquim Qui Mar 24 2016, 09:24

    Cuenca, acabei de construir um e conversei com o projetista Mikey Pratt
    primeiro, o kit nao é o primary force, e sim o Force, primeiro design flapeado, o Primary e o arf da SIG sem flap e com asa enflexada
    utilizei um Fox 35, e precisei por bastante peso no nariz (peso total final 1200gramas)
    nunca entelo fuselagem pois ali sempre vai infiltrar combustivel, so entelei as superficies de voo com oracover
    o peso de cauda foi devido ao peso da balsa
    se eu tivesse CG (nao vem na planta) antes, teria feito o nariz mais longo e aliviado a cauda. 150 gramas de chumbo no nariz pra acertar o CG.
    ja que vais usar um Max 40, deve dar certinho, mas coloque o motor a mais pra frente possivel e considere aliviar o profundor (tira o centro e faz treliçado)
    tanque, useu um aerobras comum e esta voando maravilhosamente bem
    o fox leva com autoridade e o modelo e relamente muito preciso, voce vai gostar
    nao esqueça dos shear webs, acho que nao esta na planta, mas vai shear webs ate a antepenultima nervura
    trem: nao curto trem na fuselagem, so serve pra ensopar de oleo e raspar as pontas de asa em pouso menos que perfeito, alem de esteticamente feios.
    passei para a asa. se for fazer na fuselagem, voce pode ate fazer de arame que é mais facil do que o de dural.
    comandos: aquele kit do Martin é excelente e barato, recomendo
    no mais, voce vai ter um tremendo modelo, barato e facil de construir.
    olha ai o bichinho pronto:
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    Mensagem  cuenca Qui Mar 24 2016, 10:24

    Fred, muito obrigado pelas dicas! O trem de pouso na asa não fica mais pesado? Tentarei tirar o máximo de peso da cauda...

    Estou muito ansioso pela chegada do kit... ;-)
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    Mensagem  fred cesquim Qui Mar 24 2016, 10:28

    cuenca escreveu:Fred, muito obrigado pelas dicas! O trem de pouso na asa não fica mais pesado? Tentarei tirar o máximo de peso da cauda...

    Estou muito ansioso pela chegada do kit... ;-)

    Nada relevante, e melhora muito o pouso e decolagem, fica elegante!
    os montantes de trem da aereobras nao pesam nada, basta reforçar as duas nervuras com um compensado fininho, o arame e o mesmo, vc iria usar na fuselagem, entao nao da 50 gramas de peso a mais....vale a pena

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