VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+7
martin
Morcegão
Eduardo Mancini
ClaudioFett
TAPXURE
Manicaca
cuenca
11 participantes

    Nova Construção - Primary Force

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  Marcus36X Seg Abr 25 2016, 22:50

    Como dizia o Windy, existem centenas de "meio grama" espalhadas pelo modelo que podemos aliviar...

    May the Force be with you
    cuenca
    cuenca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 46
    Idade : 44
    Comentários : Antigo aeromodelista apesar de não ser tão velho..
    Data de inscrição : 11/02/2016

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  cuenca Seg Abr 25 2016, 22:57

    Alguma marca específica de laque? Eu concordo que tem de tirar tudo de peso que puder... ;-) já que este será um avião escola de técnicas quero aprender todas....
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  TAPXURE Ter Abr 26 2016, 09:57

    Rapaz!!! Esse macete do "laquê" é muito doido!!!! cyclops cyclops cyclops

    Daqui à pouco, vamos para os esmaltes de unha!!! Laughing Laughing Laughing

    Falando sério agora; na minha opinião, a aplicação da resina auxilia na impermeabilização
    e também no endurecimento da superfície, que no caso é a madeira! Eu acho até bom que
    a madeira absorva um pouco dela, para aderir bem e ter um bom resultado!
    Tem que ter muito cuidado na aplicação, não deixando excessos! Para lixar depois fica muito
    difícil, visto a dureza da cola!

    lol!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  martin Ter Abr 26 2016, 11:51

    Como ficam as camadas aplicando o Laque:

    Asa de Isopor: Isopor / Epoxi / Laque / Balsa 1/16


    Fuselagem: Balsa 1/4 / Laque / Epoxi / Laque / Balsa 1/4


    Na fuselagem vejam que interessante: se o laque prende na balsa em ambas as partes e sela a madeira não faz sentido usar outra coisa para ficar no meio. A cola nesse caso não esta fazendo nada alem de acrescentar peso, pois a camada que esta segurando a madeira em ambos lados é o laque. Então se usar só Laque daria no mesmo, ou não?

    No caso da asa de isopor a cola tem uma função colar o isopor a camada de laque.

    Outro ponto a considerar, a camada de laque na chapa de 1/16 é igual na Chapa de 1/4, então se dividir um pelo outro essa camada é proporcionalmente bem mais frágil na chapa de 1/4.

    Martin







    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Ter Abr 26 2016, 13:46

    eu jamais utilizaria laque, afinal se ele impermeabiliza a madeira, nao deixa a cola penetrar nela, o que gera a trava mecanica entre partes.
    no sol se o laque nao der conta, a asa vai ficar linda, um balao....
    nao seria muito mais facil utilizar direto 3M 77 cola de contato spray?
    eu usava direto nos F3A de competiçao e nos 3D giants, peso do laque, colagem indestrutivel.
    essa do laque nao me convence mesmo....nao arriscaria e nem vejo necessidade na real, o que se passa de resina finish e tao pouco que fica desprezivel
    e sim, a resina finish acrescenta rigidez a balsa, o que o laque evitaria.
    mas, cada cabeça uma ideia....
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  TAPXURE Ter Abr 26 2016, 15:35

    Tô tendendo nada. sô!!!

    O laquê funcionaria como uma cola ou apenas para selar a madeira!!??

    cyclops cyclops cyclops
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Ter Abr 26 2016, 17:14

    TAPXURE escreveu:Tô tendendo nada. sô!!!

    O laquê funcionaria como uma cola ou apenas para selar a madeira!!??

    cyclops    cyclops     cyclops
    ao meu ver so serve pra dar cheiro bom....rs
    vamos la:
    como cola, nao funciona, afinal ele seca quase imediatamente e nao adere a balsa com o isopor, mesmo que haja aderencia, colocou no sol, vai descolar
    como selador : ele cria uma pelicula sobre a madeira, teoricamente evitado que a cola faça a aderencia de maneira uniforme na madeira, resultando em uma colagem em menos pontos, o que tambem pode levar a um descolamento.
    se o medo e agregar peso com resina finish(é a mais leve) (nao use epoxy que pesa demais, nem cola de madeira, esta deforma a balsa com a humidade)
    ou cola de contato spray 3M 77, e um spray, vc aplica um pouco na balsa, um pouco no isopor e junta, com pressao, se errar perdeu tudo.
    eu so uso resina finish, da tempo de posicionar, e leve, espalha bem e apos seca a asa vira uma pedra. o macete e espalhar a cola com um cartao serrilhado, assim a cola nao fica nao concentrada.
    falo o que funciona pra mim, o Exra 300 que o fabio trento levou no mundial ta ai ate hoje impecavel e era o mais leve dos iguais no TOC daquele ano. entao....nao mexo em time que esta ganhando
    posso estar falando besteira, mas na parte do que ja testei, tenho a certeza absoluta do que digo.
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  martin Ter Abr 26 2016, 19:20

    Fred,

    Essa técnica de usar Laque vem sendo usada para colar o chapeado a muito tempo e essas asas ficam muito boas. Não sei quanto mais leve fica mas os Top fazem assim.

    Mas o ponto em questão aqui é se essa mesma técnica funciona e vale a pena aplicar para colar 2 metades de 1/4 para fazer a fuselagem do Primary Force.


    Martin
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Ter Abr 26 2016, 21:45

    bem, como eu disse, eu uso o que funciona para mim
    quanto aos "top", se eu ficasse seguindo tudo que eles falam,,,,,rs
    estou sempre buscando dar um passo a frente, com embasamento, e poucos dos "top" tem tanto modelo construido como eu tenho, ja que nao sou top, mas sou profissional do ramo. com isso ja experimentei muito, errei muito e tambem aprendi muito, sozinho e com os TOPs, afinal todo mundo tem muito a acrescentar.
    pesquisei que o laque tem "goma laca", como eu disse, prefiro me embasar do que seguir puramente algo porque alguem que voa muitissimo melhor usa.
    entao va la, sendo a base de goma laca, pode ate ser que nao descole, mas continuo apostando na resina finish, ja que nao acredito muito na adesao de epoxy sobre o laque. considerando isso, ate dope ou seladora faria o mesmo efeito, porem o cheiro do laquê e indiscutivelmente mais agradável.
    tambem to perdendo, nao gosto de asa de isopor mesmo...rs

    cuenca
    cuenca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 46
    Idade : 44
    Comentários : Antigo aeromodelista apesar de não ser tão velho..
    Data de inscrição : 11/02/2016

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  cuenca Qua Abr 27 2016, 00:11

    Gosto desta turma pela quantidade de informações que leio! Como no momento não posso comprar a base do Fred para montar a asa, improvisei com o qie tinha em casa e alinhei os bordos...

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 29mkv35
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Qua Abr 27 2016, 10:47

    cuenca escreveu:Gosto desta turma pela quantidade de informações que leio! Como no momento não posso comprar a base do Fred para montar a asa, improvisei com o qie tinha em casa e alinhei os bordos...

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 29mkv35
    se voce pinar a longarina na pesa, e apoiar o bordo de fuga com uma longarina que esteja sobrando, a asa sai direitinha da bancada, eu nao confiaria na caixa de maneira alguma, ele e mole e pode deixar a longarina torta ja que o papelao nao e 100% reto
    alinha a longarina com uma regua e pina ela, assim vc tem um ponto de partida reto.
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Qua Abr 27 2016, 10:48

    vou fazer um teste com o laque/resinafinish/isopor e posto aqui, se for bom mesmo, mais um aprendizado!
    cuenca
    cuenca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 46
    Idade : 44
    Comentários : Antigo aeromodelista apesar de não ser tão velho..
    Data de inscrição : 11/02/2016

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  cuenca Qua Abr 27 2016, 11:02

    fred cesquim escreveu:
    cuenca escreveu:Gosto desta turma pela quantidade de informações que leio! Como no momento não posso comprar a base do Fred para montar a asa, improvisei com o qie tinha em casa e alinhei os bordos...

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 29mkv35
    se voce pinar a longarina na pesa, e apoiar o bordo de fuga com uma longarina que esteja sobrando, a asa sai direitinha da bancada, eu nao confiaria na caixa de maneira alguma, ele e mole e pode deixar a longarina torta ja que o papelao nao e 100% reto
    alinha a longarina com uma regua e pina ela, assim vc tem um ponto de partida reto.

    Grande Fred! ;-) O problema é que não tenho uma bancada.. esta é a mesa de refeições de casa.. hehehe.. de vidro.. ;-) eu preciso comprar uma taboa bem retinha e colar uma manda de cortiça por cima para voltar a usar os conhecidos alfinetes.. mas se esperar ter $$ pra comprar tudo que é ideal, eu não construo.. Sad

    O que pude fazer foi medir e verificar vários pontos sobre a planta com um esquadro.. e me pareceu bem reto... aliás, acho que esta é a asa mais reta que já construí! ;-) hoje devo colocar as semi-nervuras, o balancim e a vareta de cima, virar e fazer a cola por baixo (as nervuras estão apenas com uma gota de CA)...

    Dei uma parada hoje pela manhã para sair e comprar o cabo de pesca para a saída de asa e para entender e montar aquele kit de link da brodak... Eu procurei algum "tutorial" pela net mas não encontrei...
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Qua Abr 27 2016, 11:10

    posta uma foto do conjunto que te falo como faz
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  martin Qua Abr 27 2016, 11:16

    fred cesquim escreveu:vou fazer um teste com o laque/resinafinish/isopor e posto aqui, se for bom mesmo, mais um aprendizado!

    Boa!

    Martin
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Qua Abr 27 2016, 11:19

    martin escreveu:
    fred cesquim escreveu:vou fazer um teste com o laque/resinafinish/isopor e posto aqui, se for bom mesmo, mais um aprendizado!

    Boa!

    Martin

    posto aqui depois, quando vi que era a base de laca, passei a olhar com outros olhos...rs
    aqui em casa laque tem a rodo kkkk
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  martin Qua Abr 27 2016, 11:37

    Fred,

    Não é uma asa, mas o processo é o mesmo:

    https://www.youtube.com/watch?v=OgWUYBYgmIk

    Martin
    cuenca
    cuenca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 46
    Idade : 44
    Comentários : Antigo aeromodelista apesar de não ser tão velho..
    Data de inscrição : 11/02/2016

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  cuenca Qua Abr 27 2016, 16:50

    Fred, pegunta, vieram duas peças "cheias" para as ponteiras e duas "vazadas"... o que faço com as vazadas? (Olha lá eim! kkkk) outra pergunta... você usou que tipo de horn para os flaps e para o profundor?
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Qua Abr 27 2016, 16:56

    martin escreveu:Fred,

    Não é uma asa, mas o processo é o mesmo:

    https://www.youtube.com/watch?v=OgWUYBYgmIk

    Martin
    quem disse que "burro velho nao aprende truque novo"? me pareceu bom, entao, retiro toda besteirada que falei...r.s
    mas ainda quero testar
    fred cesquim
    fred cesquim
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 81
    Idade : 51
    Comentários : construtor profissional de aeromodelos R/C e pilot
    Data de inscrição : 06/08/2010

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  fred cesquim Qua Abr 27 2016, 16:57

    cuenca escreveu:Fred, pegunta, vieram duas peças "cheias" para as ponteiras e duas "vazadas"... o que faço com as vazadas? (Olha lá eim! kkkk) outra pergunta... você usou que tipo de horn para os flaps e para o profundor?
    me manda uma foto, a memoria aqui e de curtissimo prazo kkkkk
    usei horn de metal da aerobras mesmo, mas indico pegar os do Martin pq os da AB agora so tem pequenos, eu tinha um estoque antigo
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  Marcus36X Qua Abr 27 2016, 18:27

    Prezados

    O macete do hairspray... O Bob Hunt em seus how to indica a utilização para evitar que a madeira chupe cola em excesso, agregando peso desnecessário.
    Acredito que um aeromodelista consagrado, inclusive campeão mundial não iria indicar isso se não funcionasse.
    Eu já usei algumas vezes e acredito que tenha resultado.
    Mas cada um, cada dois.
    A cola epóxi não precisa de volume para uma boa união das partes, mas sim uma camada fina, quanto mais fina melhor.
    O Bob e gente fina e tenho certeza de que ele pode esclarecer qualquer duvida sobre o assunto.

    May the Force be with you
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  martin Qua Abr 27 2016, 23:48

    cuenca escreveu:Fred, pegunta, vieram duas peças "cheias" para as ponteiras e duas "vazadas"... o que faço com as vazadas? (Olha lá eim! kkkk) outra pergunta... você usou que tipo de horn para os flaps e para o profundor?

    Rogério,


    Para funcionar com o kit de push rod sugiro usar esse Horn especialmente desenvolvido para para modelos Perfilados. Voce precisa de um com offset para direita e outro para esquerda para dar certro no Perfilado.

    http://stunthobby.com/produto/horn-para-perfilados/93773

    Abraço,

    Martin
    cuenca
    cuenca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 46
    Idade : 44
    Comentários : Antigo aeromodelista apesar de não ser tão velho..
    Data de inscrição : 11/02/2016

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  cuenca Qui Abr 28 2016, 08:32

    Fred, e demais, bom dia!

    Seguem fotos do cabo preso ao balancim e onconjunto de push Road..

    Pergunta: a primeira conexão usei 3cm de tubo de cobre e na segunda 2cm.... Diminui porque achei muito longo na primeira...

    Há a necessidade de cobrir com epoxy? O cabo da a volta, enrolei com fio 26 e depois dobrei e voltou enrolando novamente... Ao final, nó e torção (enrolar as pontas)...


    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Jgsf35
    Nova Construção - Primary Force - Página 3 307na09
    cuenca
    cuenca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 46
    Idade : 44
    Comentários : Antigo aeromodelista apesar de não ser tão velho..
    Data de inscrição : 11/02/2016

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  cuenca Qui Abr 28 2016, 08:38

    Fred, sobre as ponteiras... Estas são as partes que falei... E tem estas 4 peças de compensado que não faço ideia de onde vão...


    Nova Construção - Primary Force - Página 3 I6m3j9
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  martin Qui Abr 28 2016, 09:07


    Acho que já falei isso mas não custa reforçar. Para colar as ponteiras nas varetas de carbono com segurança você deve usar JB Weld. Cola Epoxi ou CA pode soltar com o tempo.

    http://stunthobby.com/produto/cola-jb-weld-solda-fria/77743


    Quando colar as ponteiras deve deixar a ponteira para baixo e a haste na vertical. Se deixar curar na horizontal a cola escorre para os lados.

    Faça um lado de cada vez, não tem outro jeito Smile, e quando for fazer o ultimo precisa segurar a ponteira com durex ou alguma fita adesiva porque a JB Weld solta um gaz na cura e força a ponteira para fora.

    Depois precisa enrolar a ponta com fio dental e dar um banho de CA.

    Não passe epóxi nas terminações de cabo com fio de cobre enrolado. A ideia de usar fio de cobre é exatamente ter uma terminação flexível e não rígida para poupar o cabo de quebrar por fadiga.

    O fio de cobre para fazer terminação dos cabos de comando que o pessoal usa é AWG 28

    Abraço,

    Martin







    Conteúdo patrocinado


    Nova Construção - Primary Force - Página 3 Empty Re: Nova Construção - Primary Force

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 22:20