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Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº31
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
boa trade a todos muito obrigado pelos elogios. Sergio é munha primeira construção para vcc mas ja fiz algumas para rc
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº32
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Agora imagens do meu trbalho do fim de semana
Utilizei o menor elioz que encontrei em uma loja de aviamentos
Bati com um pulção para abri a outra ponta do elioz
Fazendo a ponta dos cabos que se ligarão ao balancin
Infelizmente estava tão empolgado que esquesi de bater as outras fotos
marcando os cabos para ficarem com a mesma medida
passando o cabinho de aço pelas nervuras da asa
fixando o cabinho de aço no balancim mai especificamente enrrolando um pedaçõ de fio de cobre sobre o o cabo de aço
depois dobra novamente a parte menor do cabo de volta e volta enrrolando o fio de cobre como tem nas esplicaçõe e depois andoa rerminei com o termo retratil
Colocando o balancim de volta no lugar depois de tirar essa foto desidi nça fazer a tampa de inspeção pois teria que fazer dos 2 lados da asa
Usando o trava rosca da esposa (esmalte)
Balancim pronto agora é só acabar as ponteiras e chapera o meio da asa. Nessa imagem da para ver a diferença da furação das 3 primeiras nervuras
Utilizei o menor elioz que encontrei em uma loja de aviamentos
Bati com um pulção para abri a outra ponta do elioz
Fazendo a ponta dos cabos que se ligarão ao balancin
Infelizmente estava tão empolgado que esquesi de bater as outras fotos
marcando os cabos para ficarem com a mesma medida
passando o cabinho de aço pelas nervuras da asa
fixando o cabinho de aço no balancim mai especificamente enrrolando um pedaçõ de fio de cobre sobre o o cabo de aço
depois dobra novamente a parte menor do cabo de volta e volta enrrolando o fio de cobre como tem nas esplicaçõe e depois andoa rerminei com o termo retratil
Colocando o balancim de volta no lugar depois de tirar essa foto desidi nça fazer a tampa de inspeção pois teria que fazer dos 2 lados da asa
Usando o trava rosca da esposa (esmalte)
Balancim pronto agora é só acabar as ponteiras e chapera o meio da asa. Nessa imagem da para ver a diferença da furação das 3 primeiras nervuras
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº33
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
As ponta dos cabos na ponta da asa
Depois de montado o balancim fiquei na duvida com relação ao movimento dele sera que comvem eu colocar fim de curço para ele
Novas duvidas o comando fixo do leme é só colado ou tem alguma outra recomendação?
Nesse modelo eu quero fazer a dobradiça do profundor de tecido e dope, Wagner tinha me esplicado e me mostrado algumas fotos pelo msn. Mas como nunca fiz isso estou com um pouco de duvias em colar o tecido com dope.
Depois de montado o balancim fiquei na duvida com relação ao movimento dele sera que comvem eu colocar fim de curço para ele
Novas duvidas o comando fixo do leme é só colado ou tem alguma outra recomendação?
Nesse modelo eu quero fazer a dobradiça do profundor de tecido e dope, Wagner tinha me esplicado e me mostrado algumas fotos pelo msn. Mas como nunca fiz isso estou com um pouco de duvias em colar o tecido com dope.
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº34
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Nào consigo postar fotos!
[img][/img]
[img][/img]
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº35
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
O comondo do leme é apenas colado!
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº36
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Boa noite Segio Para postar imagens no forum eu uso este site http://imageshack.us/
Clico no botão Browser ai abre uma janela para escolher o arquivo e em seguida em enviar
ai voce copia o conteudo de onde esta escrito Miniatura do fourm e cola onde escrevemos para responder
Para ver as imagens em tamanho maior clique nelas
Clico no botão Browser ai abre uma janela para escolher o arquivo e em seguida em enviar
ai voce copia o conteudo de onde esta escrito Miniatura do fourm e cola onde escrevemos para responder
Para ver as imagens em tamanho maior clique nelas
PatrickHudson- Usuário Master
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- Mensagem nº37
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Edgar,
Primeiramente, parabéns pela contrução.
Vai uma sugestão: aumentar a parte que você enrolou o cabo de cobre, deixar enrolado de 1,5 a 2 cm, ficará mais seguro, menor a possibilidade de acabar quebrando o modelo. Se quiser depois posto uma foto, é só pedir.
Abraços, e continue postando, esta muito bom.
Patrick Hudson
Jataí-Goiás
Primeiramente, parabéns pela contrução.
Vai uma sugestão: aumentar a parte que você enrolou o cabo de cobre, deixar enrolado de 1,5 a 2 cm, ficará mais seguro, menor a possibilidade de acabar quebrando o modelo. Se quiser depois posto uma foto, é só pedir.
Abraços, e continue postando, esta muito bom.
Patrick Hudson
Jataí-Goiás
Beto escala- Usuário VIP
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- Mensagem nº38
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
edgar escreveu:As ponta dos cabos na ponta da asa
Depois de montado o balancim fiquei na duvida com relação ao movimento dele sera que comvem eu colocar fim de curço para ele
Novas duvidas o comando fixo do leme é só colado ou tem alguma outra recomendação?
Nesse modelo eu quero fazer a dobradiça do profundor de tecido e dope, Wagner tinha me esplicado e me mostrado algumas fotos pelo msn. Mas como nunca fiz isso estou com um pouco de duvias em colar o tecido com dope.
Vamos por partes:
Você colocar um fim de curso no balancim; eu acredito que poderia ser interessante se você tivesse uma limitação de ação do movimento de sobe e desce, mas pelas fotos, eu colocaria apenas um pedaço de compensado de 1 mm no feitio da nervura aonde está pegando as pontas do balancim.
Isso acrescentaria um peso irrisório a sua construção, porquê o seu movimento de sobe e desce, é manietado pelas alavancas do flap e do profundor, normalmente eles é que são o seu limitador de curso.
Em alguns modelos, o comando do leme é móvel, acompanhando algumas vezes, o sobe e desce do profundor, mas isso é conversa para mais tarde, em um outro modelo, neste, deixe-o fixo que é melhor para você.
As dobradiças de pano são bacanas sim, valem a pena para quem está aprendendo.
Abraços
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº39
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Fazendo a dobradiça de tecido, primeiro fiz o gabarito para cortar o teciso
depois colei um pedação de dita dupla face no gavario para colar o tecido para fazer os cortes
Depois de cortado revomi o gabarito do tecido
apliquei dope onde no profundor nessa foto da para ver as marcações feitas a lapis onde ficara o tecido
colando o tecido da dobradiça com dope
dobradiça pronta só aguadando a secagem
enquato esperava a secagem do profundor fui fazendo o leme
canal feito no corpo para fixar o leme
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº40
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Monteri a asa no lugar para fazer a linkagem do profundor
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº41
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
valeu amigo Edigar ,eu tambem estou iniciando a construçao de um t-25 e vou usar muitos massetes que vc postou aqui no forum ,blz
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº42
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Beleza!
So falta "chapeamento" central, entelagem, pintura e.......Bons vôos!
Nos Kits costumavamos colar o tanque! Aconselho a realizar um Teste Hidrostático (TH) com agua e uma seringa para averiguar se o tanque apresenta vazamentos. Pintura do tanque e verniz bicomponente e fixar com braçadeiras em PET parafusadas na fuselagem.
So falta "chapeamento" central, entelagem, pintura e.......Bons vôos!
Nos Kits costumavamos colar o tanque! Aconselho a realizar um Teste Hidrostático (TH) com agua e uma seringa para averiguar se o tanque apresenta vazamentos. Pintura do tanque e verniz bicomponente e fixar com braçadeiras em PET parafusadas na fuselagem.
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº43
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Boa noite a todos Pesso desculpas por não te postado o restante da construção que ja esta pronto Segue o link do primeiro voo de neu manicaca feito por Rodrigo https://www.youtube.com/watch?v=00qXmlRFnng
E o primeiro voo de instrução com ele (e não passei no teste de labirintite)Tive a instrução nesse primeiro voo com Ricardo https://www.youtube.com/watch?v=k3o7AW5_SZY
Sergio fiz 2 orelhinhas e soldei no tanque para fixalo. E se não estou enganadoessa A planta que utilizei foi redesenhada por voce. Obrigado!
E o primeiro voo de instrução com ele (e não passei no teste de labirintite)Tive a instrução nesse primeiro voo com Ricardo https://www.youtube.com/watch?v=k3o7AW5_SZY
Sergio fiz 2 orelhinhas e soldei no tanque para fixalo. E se não estou enganadoessa A planta que utilizei foi redesenhada por voce. Obrigado!
edgar- Usuário Master
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Data de inscrição : 27/03/2010
- Mensagem nº44
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
A foto do manicaca pronto na pista.
E obrigado a todos que me ajudaram de alguma forma para a construçao desse Manicaca.
Beto escala- Usuário VIP
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- Mensagem nº45
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
edgar escreveu:
A foto do manicaca pronto na pista.
E obrigado a todos que me ajudaram de alguma forma para a construçao desse Manicaca.
Amigo,
Nós é que ficamos felizes e orgulhosos de poder ajudar a outro colega em sua construção e sempre que precisar, é só pertubar...
Felicidades e bons vôos com o manicaca...
Manicaca- Usuário Master
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
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- Mensagem nº46
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Edgar, parabéns pelo belo Manicaca II ! Por favor nos informe da inauguração e os relatos de voô do bichinho
abração e parabéns mais uma vez pela iniciativa
Adriano
abração e parabéns mais uma vez pela iniciativa
Adriano
Sérgio Daeuble- Moderador
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Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº47
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Pelo jeito o Manicaca ficou 10!
Que motorzinho bom este!
Parabens pela montagem.
Marque o tempo de voo.
Me parece muito rapido (tempo de volta) Experimente um cabo maior (16 metros).Não fica tonto.
Sérgio.
Que motorzinho bom este!
Parabens pela montagem.
Marque o tempo de voo.
Me parece muito rapido (tempo de volta) Experimente um cabo maior (16 metros).Não fica tonto.
Sérgio.
edgar- Usuário Master
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Data de inscrição : 27/03/2010
- Mensagem nº48
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Bom dia então vou tentar descrever o que ocorreu nos primeiros voos assim acredito que pareserão mais soluções para melhoria.
Estou usando combustivel caseiro com 30% de oleo sendo que 20% é riceno e 10% é sisntetico (kart da Raid)Pura frescura
O motor é um os max1 0,15 que estava na caixinha de sucata de um amigo meu, depois de dar uma boa atenção para ele ficou muito bom, com helice 7/4
No primeiro voo tentamos um cabo de 18 metros, o manicaca não estava respodendo legal eu que não voo vcc (ainda)achei muito tenço. O cabo não estava bem esticado, ele não estava voarndo reto subia e decia bem critico e o motor estava falhando um pouco.
No segundo voo apos ter colocdo 10 gramas de peso na calda para atrazar o CG ele ja voou mais estavel mas ainda não estava respondendo legal aos comandos, o cabo não estaba bem esticado e o motor no final do tanque ja começo a firmar mais.
No terceiro voo trocamos o cabo por um de 15 metros e um pouco mais fino ai sim o manicaca voou e os dois unicos detalhes eram a velicidade dele e o motor que ainda resmungava um pouco mas perto do fim do tanque ele firmou.
O quarto e ultimo voo do dia foi o que eu tive o primeiro contato em voo com o vcc o motor ja estava mais firme, provavelmente foi quando o motor se acentou depois da manutenção que sofreu.
Depois que eu me agachei por ter ficando tonto Ricardo até fez alguns loopins com ele.
No procimo voo que acredito que sera depois da etapa da CIPA aqui em Londrina pretendo testar outras helices para deichar o voo mais lento.
Carlos espero que seja isso que pediu com relção a relatos.
obrigado
Estou usando combustivel caseiro com 30% de oleo sendo que 20% é riceno e 10% é sisntetico (kart da Raid)Pura frescura
O motor é um os max1 0,15 que estava na caixinha de sucata de um amigo meu, depois de dar uma boa atenção para ele ficou muito bom, com helice 7/4
No primeiro voo tentamos um cabo de 18 metros, o manicaca não estava respodendo legal eu que não voo vcc (ainda)achei muito tenço. O cabo não estava bem esticado, ele não estava voarndo reto subia e decia bem critico e o motor estava falhando um pouco.
No segundo voo apos ter colocdo 10 gramas de peso na calda para atrazar o CG ele ja voou mais estavel mas ainda não estava respondendo legal aos comandos, o cabo não estaba bem esticado e o motor no final do tanque ja começo a firmar mais.
No terceiro voo trocamos o cabo por um de 15 metros e um pouco mais fino ai sim o manicaca voou e os dois unicos detalhes eram a velicidade dele e o motor que ainda resmungava um pouco mas perto do fim do tanque ele firmou.
O quarto e ultimo voo do dia foi o que eu tive o primeiro contato em voo com o vcc o motor ja estava mais firme, provavelmente foi quando o motor se acentou depois da manutenção que sofreu.
Depois que eu me agachei por ter ficando tonto Ricardo até fez alguns loopins com ele.
No procimo voo que acredito que sera depois da etapa da CIPA aqui em Londrina pretendo testar outras helices para deichar o voo mais lento.
Carlos espero que seja isso que pediu com relção a relatos.
obrigado
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº49
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Eu tenho um OS Max 15 no Playboy, e uso 25% de óleo de ricino, cabo de 15m e hélice 8x4. Eu usava a 7x4 nas asas de combate, para um modelo mais pesado como o Manicaca eu usaria a 8x4.
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº50
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Este motor aceita bem apenas 20% de oleo e helice 8X5 com cabos de 15 metros.
Pelo video notei o motor bem "esguelado" (parece um canhão).
Bons voos.
Sérgio.
Pelo video notei o motor bem "esguelado" (parece um canhão).
Bons voos.
Sérgio.
Beto escala- Usuário VIP
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- Mensagem nº51
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Mano,
Se você fez a conta de 3x1 dividindo o litro por 3, é por isso que deu 30% de óleo, eu acho muito para esse motor, a não ser que ele tenha uma folga enorme entre o pistão e a camisa, essa quantidade de óleo não irá deixar o motor rodar legal...
Tente colocar mais alcool na sua mistura para que fique com 25% de óleo apenas, dê um tanque inteiro no chão e somente depois voe com ele, já que não tens prática ainda de vôo.
Você verá a diferença na regulagem do motor, e eu normalmente uso hélices de 8x5 nos meus .15 e cabos de no máximo 16 metros, mas depende do modelo e do rendimento do motor, pois o padrão é 15 metros.
Esse seu conjunto ainda irá lhe trazer muitas horas deliciosas de curtição...
Abraços
Se você fez a conta de 3x1 dividindo o litro por 3, é por isso que deu 30% de óleo, eu acho muito para esse motor, a não ser que ele tenha uma folga enorme entre o pistão e a camisa, essa quantidade de óleo não irá deixar o motor rodar legal...
Tente colocar mais alcool na sua mistura para que fique com 25% de óleo apenas, dê um tanque inteiro no chão e somente depois voe com ele, já que não tens prática ainda de vôo.
Você verá a diferença na regulagem do motor, e eu normalmente uso hélices de 8x5 nos meus .15 e cabos de no máximo 16 metros, mas depende do modelo e do rendimento do motor, pois o padrão é 15 metros.
Esse seu conjunto ainda irá lhe trazer muitas horas deliciosas de curtição...
Abraços
edgar- Usuário Master
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- Mensagem nº52
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Com relação a helice é oque eu tinha pensado meu plano é pegar alguams heliese maiores que a que usei e esperimentar, e com relação a quantidade de oleo no combustivel meu motor ja é meio velhinho e essa quantidade de oleo ajuda.
Obrigado
Obrigado
PatrickHudson- Usuário Master
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- Mensagem nº53
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Beto,
Fiquei com uma dúvida no seu comentário, se são 3 partes de metanol para 1 de óleo, não seria 25% de oleo? Por favor me corrijam se eu estiver errado.
Eu usei muito tempo o motor OS 46LA e 40LA, usava 4 x 1, e isso tudo oleo de rícino* e o unico problema q encontrava é q de vez em qdo tinha q descarbonizar o pistão (a cada ano ou mais)
Acho q é isso... abraços
Patrick José Hudson
Jataí - Goiás
*(Oleo de mamona degomado da Campestre de São Bernardo do Campo, http://www.campestre.com.br)
Fiquei com uma dúvida no seu comentário, se são 3 partes de metanol para 1 de óleo, não seria 25% de oleo? Por favor me corrijam se eu estiver errado.
Eu usei muito tempo o motor OS 46LA e 40LA, usava 4 x 1, e isso tudo oleo de rícino* e o unico problema q encontrava é q de vez em qdo tinha q descarbonizar o pistão (a cada ano ou mais)
Acho q é isso... abraços
Patrick José Hudson
Jataí - Goiás
*(Oleo de mamona degomado da Campestre de São Bernardo do Campo, http://www.campestre.com.br)
Beto escala- Usuário VIP
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- Mensagem nº54
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
PatrickHudson escreveu:Beto,
Fiquei com uma dúvida no seu comentário, se são 3 partes de metanol para 1 de óleo, não seria 25% de oleo?
Eu usei muito tempo o motor OS 46LA e 40LA, usava 4 x 1, e isso tudo oleo de rícino* e o unico problema q encontrava é q de vez em qdo tinha q descarbonizar o pistão (a cada ano ou mais)
Acho q é isso... abraços
Patrick José Hudson
Jataí - Goiás
*(Oleo de mamona degomado da Campestre de São Bernardo do Campo, http://www.campestre.com.br)
Patrick,
É isso mesmo, é que eu já ví pessoas comentando que o combustível 3 x 1 era para ser dividido por 3 e não por 4 partes, entendeu?
Isso é até muito normal...
Abraços
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº55
Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc
Beleza galera!
No combustivel careta 4x1 (quatro unidades de volume de metanol e uma unidade de volume oleo de ricino) temos uma mistura com 20% de oleo e 80% de metanol. Esta mistura Glow serve para a maioria dos motores ABC e alguns motores com pistão de ferro fundido e camisa de aço. Geralmente os OS aceitam 4x1.
No cmbustivel caretão 3x1 (tres unidades de volume de metanol e uma unidade de volume de oleo de ricino) temos uma mistura com 25% de oleo e 75% de metanol. Esta mistura Glow serve para motores ABC e Ferro aço.
Para alguns motores antigos (Fox) é necssário mais oleo 25% - 28% de oleo devido o curso do pistão ser maior (mais atrito) e tambem ajuda na "vedação" do pistão.
O motor com muito oleo costuma esquentar mais e perde o rendimento. O motor com pouco oleo costuma a esquentar demais e para com super aquecimento! Fica aquela coisa preta nas aletas do motor.... O combustivel ideal (mistura oleo / metanol) pode mudar para o mesmo motor, dependendo do tipo de helice, escapamento e vela utilizada!
Costumo medir a temperatura no cabeçote dos motores e comparar o melhor resultado (desenpenho).
Espero ter ajudado.
Abs.
Sérgio.
No combustivel careta 4x1 (quatro unidades de volume de metanol e uma unidade de volume oleo de ricino) temos uma mistura com 20% de oleo e 80% de metanol. Esta mistura Glow serve para a maioria dos motores ABC e alguns motores com pistão de ferro fundido e camisa de aço. Geralmente os OS aceitam 4x1.
No cmbustivel caretão 3x1 (tres unidades de volume de metanol e uma unidade de volume de oleo de ricino) temos uma mistura com 25% de oleo e 75% de metanol. Esta mistura Glow serve para motores ABC e Ferro aço.
Para alguns motores antigos (Fox) é necssário mais oleo 25% - 28% de oleo devido o curso do pistão ser maior (mais atrito) e tambem ajuda na "vedação" do pistão.
O motor com muito oleo costuma esquentar mais e perde o rendimento. O motor com pouco oleo costuma a esquentar demais e para com super aquecimento! Fica aquela coisa preta nas aletas do motor.... O combustivel ideal (mistura oleo / metanol) pode mudar para o mesmo motor, dependendo do tipo de helice, escapamento e vela utilizada!
Costumo medir a temperatura no cabeçote dos motores e comparar o melhor resultado (desenpenho).
Espero ter ajudado.
Abs.
Sérgio.