Achei interessante este venture. Bom saber que alguma fábrica ainda faz por onde melhorar seus produtos. Melhor ainda é saber que alguns colegas mantém a inventividade em dia (Manicaca). hehehehehehe
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Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº101
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Isso ai Mário. Vez em quando nós damos defeito também. Tudo passa e logo estará melhor e escrevendo mais por aqui.
Achei interessante este venture. Bom saber que alguma fábrica ainda faz por onde melhorar seus produtos. Melhor ainda é saber que alguns colegas mantém a inventividade em dia (Manicaca). hehehehehehe
Achei interessante este venture. Bom saber que alguma fábrica ainda faz por onde melhorar seus produtos. Melhor ainda é saber que alguns colegas mantém a inventividade em dia (Manicaca). hehehehehehe
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº102
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Venturi feito pelo Carlo Adriano (Manicaca)
Funciona muito bem.........
Funciona muito bem.........
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº103
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Pra comemorar seu aniversário de 60 anos, a Enya esta relançando uma série de 60 unidades de seu clássico Enya 15 D II.
Imagem abaixo
Os motores serão numerados um a um e serão sorteados por sistema de loteria.
A data limite pra concorrer a compra de um dos 60 motores será até 20 de janeiro, sendo que os vencedores serão contactados em fevereiro pra concretizar a negociação.
Quem quiser então concorrer a compra tem que se apressar, pois a data limite é 20 de janeiro ok ?
Boa sorte pra quem for concorrer. Taps ? GG ? Sérjão Bats ? Marcão? César ?... Alguém se habilita ?
Posto a texto original extraido so website Enya Japan
" 60 QTY limited. with serial number
Throttle valve and CL needle valve assy attached
Suitable muffler is M153 and SM153 (optional)
Price JPY29,800
The box also nostalgic
When you need the engine, please contact us by FAX or e-mail and please let me know your
address, country, phone number ,age and e-mail address.(the closing day Jan 20th)
It is offered by lottery when candidates are a large number.
A successful candidate will be contacted early in February.
ENYA METAL PRODUCTS CO., LTD.
e-mail
FAX +81-49-259-3075 "
Imagem abaixo
Os motores serão numerados um a um e serão sorteados por sistema de loteria.
A data limite pra concorrer a compra de um dos 60 motores será até 20 de janeiro, sendo que os vencedores serão contactados em fevereiro pra concretizar a negociação.
Quem quiser então concorrer a compra tem que se apressar, pois a data limite é 20 de janeiro ok ?
Boa sorte pra quem for concorrer. Taps ? GG ? Sérjão Bats ? Marcão? César ?... Alguém se habilita ?
Posto a texto original extraido so website Enya Japan
" 60 QTY limited. with serial number
Throttle valve and CL needle valve assy attached
Suitable muffler is M153 and SM153 (optional)
Price JPY29,800
The box also nostalgic
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address, country, phone number ,age and e-mail address.(the closing day Jan 20th)
It is offered by lottery when candidates are a large number.
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Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº104
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Lembro que já postei algo a respeito, mas não custa dar uma relembrada.
A Enya tem a disposição do modelista sua grife de roupas com a marca Enya. Tem bonés, camisetas e jaqueta.
Pessoalmente gostei muita das camisetas e dos bonés e pretendo encomendá-las com o Martin assim que possível.
Quem gostou pode fazer o mesmo
Algumas imagens então dos produtos, que são muito legais
A Enya tem a disposição do modelista sua grife de roupas com a marca Enya. Tem bonés, camisetas e jaqueta.
Pessoalmente gostei muita das camisetas e dos bonés e pretendo encomendá-las com o Martin assim que possível.
Quem gostou pode fazer o mesmo
Algumas imagens então dos produtos, que são muito legais
Marcus36X- Usuário Master
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- Mensagem nº105
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Stunthobby Boutique????
YeppeeHaiHouKaYay
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Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº106
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Marcus36X escreveu:Stunthobby Boutique????
YeppeeHaiHouKaYay
Hehehe, fala Marcão. Achei muito bacana esses produtos e por isso postei pro grupo. O que quiz dizer é que quando eu for pedir alguns deles irei fazê-lo através da Stunthobby. Imagino que quase com certeza o Martin não tenha nenhum deles em estoque ainda
abraço
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº107
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Senhores;
Consegui adquirir um ENYA 19 MOD4002 (1955) conforme foto abaixo. Parece estar em bom estado... Vamos ver!!!
Tem que chegar para desmontá-lo com muito cuidado e efetuar uma limpeza minuciosa!
Aproveitando, hoje ligue um JOHNSON 35 que "era" para ser SS (super stunt) mas veio "R/C", sem o carburador, só agulha
para VCC...
Tinha uns parafusos espanados e a junta do cabeçote partida (feita em fibra, tipo amianto !!??). No geral, o motor estava limpo
e sem problemas aparentes. Usei uma junta do FOX 35 em alumínio... Ficou jóia, não vazando compressão por ela.
Não consegui sacar o encosto de hélice. Este não tem a "flange" para usar o saca polia. Mesmo assim, lavei bem a peça com
thinner e remontei todo o motor. A compressão está relativamente boa. Acho que terei que fazer um VENTURE ou adaptar um
carburador R/C. Sugestões!!??
Na bancada, com combustíel 10/22 deu 12.000RPM com uma APC 10x6!!!
Abraços;
Tapxure
Consegui adquirir um ENYA 19 MOD4002 (1955) conforme foto abaixo. Parece estar em bom estado... Vamos ver!!!
Tem que chegar para desmontá-lo com muito cuidado e efetuar uma limpeza minuciosa!
Aproveitando, hoje ligue um JOHNSON 35 que "era" para ser SS (super stunt) mas veio "R/C", sem o carburador, só agulha
para VCC...
Tinha uns parafusos espanados e a junta do cabeçote partida (feita em fibra, tipo amianto !!??). No geral, o motor estava limpo
e sem problemas aparentes. Usei uma junta do FOX 35 em alumínio... Ficou jóia, não vazando compressão por ela.
Não consegui sacar o encosto de hélice. Este não tem a "flange" para usar o saca polia. Mesmo assim, lavei bem a peça com
thinner e remontei todo o motor. A compressão está relativamente boa. Acho que terei que fazer um VENTURE ou adaptar um
carburador R/C. Sugestões!!??
Na bancada, com combustíel 10/22 deu 12.000RPM com uma APC 10x6!!!
Abraços;
Tapxure
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº108
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Fale com o Velho Arthur, que ele deve ter algo que sirva no seu motor.
velhoarthur@yahoo.com.br
Quanto ao seu Enya, o Sr. Luiz tem um parecido com o seu e está em um Aspirante. Não lembro se é .19 ou .29.
Abs,
velhoarthur@yahoo.com.br
Quanto ao seu Enya, o Sr. Luiz tem um parecido com o seu e está em um Aspirante. Não lembro se é .19 ou .29.
Abs,
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº109
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Beleza Morcegão, boa ideia! Tenho o telefone dele! É um "menino" muito educado e atencioso!!!
Vou deixar para o começo de Janeiro!
Abraços;
Tapxure
Vou deixar para o começo de Janeiro!
Abraços;
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº110
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Muito bonito seu Enya 19 Taps, gostei muito. Tudo nele tá originalzinho, carburador, os parafusos phillips cromados tudo em ordem.
Se esse motor fosse meu eu não abriria. Uma limpeza externa já deixa ele tinindo.
O problema de abrir motor antigo é estragar juntas e espanar parafusos, e eventualmente, como uma escapada de chave quebrar uma aleta ou um outro componente
Como vc notou existem motores como o Johnson que vc abriu que tem juntas filamentosas que creio serem de amianto que não aceitam remontagem. Essas juntas não existem mais pra reposição, até mesmo porque o material é muito insalubre ao manuseio (cancerígeno).
A OS, a Merco e a McCoy usavam muito este tipo de juntas.
O que eu acho muito bacana no 19 II da Enya é o boca de descarga ser em forma de aerofólio, que dá um aspecto muito elegante ao motor
Devo ter algo sobre o 19 II, posto se achar
Se esse motor fosse meu eu não abriria. Uma limpeza externa já deixa ele tinindo.
O problema de abrir motor antigo é estragar juntas e espanar parafusos, e eventualmente, como uma escapada de chave quebrar uma aleta ou um outro componente
Como vc notou existem motores como o Johnson que vc abriu que tem juntas filamentosas que creio serem de amianto que não aceitam remontagem. Essas juntas não existem mais pra reposição, até mesmo porque o material é muito insalubre ao manuseio (cancerígeno).
A OS, a Merco e a McCoy usavam muito este tipo de juntas.
O que eu acho muito bacana no 19 II da Enya é o boca de descarga ser em forma de aerofólio, que dá um aspecto muito elegante ao motor
Devo ter algo sobre o 19 II, posto se achar
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº111
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Manicaca;
Realmente tenho muito medo de desmontar estes motores!!! Você está certinho... Dependendo do estado,
os parafusos estragam e as juntas vão embora... Sempre troco os parafusos e juntas que são danificados!
Acontece, que em alguns motores que tenho, por fora a aparência era até boa (limpos)! Mas ao desmontá-los,
constatei que por dentro estavam muito ruins, principalmente com ferrugem no eixo e carcaça!!!
Mesmo lavando com thinner e aplicando uma boa dose de óleo, não sai!!! Fica tudo manchado ou áspero!!!
Eu gostaria de não abrir mesmo estas "relíquias", mas o que faço para limpeza profunda e duradoura!!??
Sugestões turma!!??
Tapxure
Realmente tenho muito medo de desmontar estes motores!!! Você está certinho... Dependendo do estado,
os parafusos estragam e as juntas vão embora... Sempre troco os parafusos e juntas que são danificados!
Acontece, que em alguns motores que tenho, por fora a aparência era até boa (limpos)! Mas ao desmontá-los,
constatei que por dentro estavam muito ruins, principalmente com ferrugem no eixo e carcaça!!!
Mesmo lavando com thinner e aplicando uma boa dose de óleo, não sai!!! Fica tudo manchado ou áspero!!!
Eu gostaria de não abrir mesmo estas "relíquias", mas o que faço para limpeza profunda e duradoura!!??
Sugestões turma!!??
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº112
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Vindo dos EUA dificilmente um motor usado escapa da mamadeira nitrometano + sintético ...
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº113
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
O Enya 19 tem uma grande importância na história da Enya, afinal o primeiro Enya produzido pela marca foi um 19.
Vou postar o que tenho sobre o 19 II, um teste deste motor publicado na revista Model Aircraft de março de 1955.
Repare que apesar de ter sido projetado e produzido nos anos 50, o 19 II já contava com a biela embuchada nos dois mancais, mostrando desde cedo uma grande preocupação com a durabilidade dos produtos.
Vou postar o que tenho sobre o 19 II, um teste deste motor publicado na revista Model Aircraft de março de 1955.
Repare que apesar de ter sido projetado e produzido nos anos 50, o 19 II já contava com a biela embuchada nos dois mancais, mostrando desde cedo uma grande preocupação com a durabilidade dos produtos.
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- Mensagem nº114
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Uma foto dos 19 da Enya que gosto muito, ilustrando da esquerda pra direita do 19 I ao 19 VI os seis 19 produzidos pela Enya através dos anos, faltando na foto apenas o 19 X, que era um motor schneurle destinado ao uso RC (alto rendimento)
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº115
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Uma imagem do Enya 19 que falta na foto, o 19 X
Motor que até onde eu saiba só saiu de fábrica em versões de RC.
Obviamente, como qquer motor é possível sua conversão ao U/C usando-se um venturi e um carburador adequados
Motor que até onde eu saiba só saiu de fábrica em versões de RC.
Obviamente, como qquer motor é possível sua conversão ao U/C usando-se um venturi e um carburador adequados
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº116
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Encontrei o tópico. O do Sr. Luiz é um .29.
https://vcconline.forumeiros.com/t733-motores-enya-artigos-em-portugues-do-meu-acervo-pessoal
https://vcconline.forumeiros.com/t733-motores-enya-artigos-em-portugues-do-meu-acervo-pessoal
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº117
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Nos anos 50, o Sr Akira Fujimoro, conhecido competidor ao mesmo tempo campeão japonês de velocidade e também funcionário da Enya construiu pra uso próprio quatro protótipos baseados no Enya 15 I B pra usar nas competições de velocidade.
Entre muitas melhorias, os motores do Sr Fujimoro tinham um frontal artesanal que permitia o uso de dois rolamentos no virabrequim.
O motor foi batizado de Enya 15 I B "Special" pelo próprio Fujimoro e não passou de prótotipo com as quatro unidades produzidas. Informações e imagens: acervo Bob Allan - Austrália
Entre muitas melhorias, os motores do Sr Fujimoro tinham um frontal artesanal que permitia o uso de dois rolamentos no virabrequim.
O motor foi batizado de Enya 15 I B "Special" pelo próprio Fujimoro e não passou de prótotipo com as quatro unidades produzidas. Informações e imagens: acervo Bob Allan - Austrália
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº118
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
O manual do Enya 63, antecessor do 60 Thypoon da mesma marca, manual de abril de 1954 ...
Infelizmente somente em japonês
Infelizmente somente em japonês
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº119
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Jóia Manicaca; já vou imprimir!!!
O meu falta o escape e a porca originais. A porca vou optar por uma atual da ENYA. Só tenho
que conferir a rosca se é a mesma.
Abraços
O meu falta o escape e a porca originais. A porca vou optar por uma atual da ENYA. Só tenho
que conferir a rosca se é a mesma.
Abraços
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº120
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Tomara que a rosca dos parafusos seja milimétrica comum Taps, se for M3 ou M4 (3 e 4 mm) encontra fácil fácil ...
Mas a Enya costumava usar uns parafusos em mm muito loucos, eles eram normtizados pela norma japonêsa JIS (Japan Industries Standart) que são difíceis de se achar aqui na terrinha
Mas se forem dessa norma vc pode consultar com o Martin na Stunthobby, quem sabe não existem em estoque lá na Enya ainda ??
Não faz muito tempo, o Martin conseguiu pra um Enya 35 III do Margonar, cabeçote, parafusos e juntas zero km pro motor dele, e pasme, o motor tem pra lá de 50 aninhos ...
Mas a Enya costumava usar uns parafusos em mm muito loucos, eles eram normtizados pela norma japonêsa JIS (Japan Industries Standart) que são difíceis de se achar aqui na terrinha
Mas se forem dessa norma vc pode consultar com o Martin na Stunthobby, quem sabe não existem em estoque lá na Enya ainda ??
Não faz muito tempo, o Martin conseguiu pra um Enya 35 III do Margonar, cabeçote, parafusos e juntas zero km pro motor dele, e pasme, o motor tem pra lá de 50 aninhos ...
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº121
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
O escape desse motor não é um escape normal de linha e sim quase que um coletorzinho em forma meio "Flash Gordon" muito louco(igualzinho ao do 63), espero que vc encontre, pois sempre é uma alegria achar esse tipo de peças pra uma coleção
abraço
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Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº122
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Hehehe, aí Taps, esse aí foi rápido parceiro
Pedi teu manual do Enya 60 Thypoon pro Bob Allan, um super hiper mega guru em Enya
Ele não tinha o manual mas conseguiu com um contato dele
O manual dele é um manual coletivo que inclui dados de varios Enya da época, incluindo os dados do 60 Thypoon
Tai o bitelo amigo !!
Thank ou very much Bob !!
Pedi teu manual do Enya 60 Thypoon pro Bob Allan, um super hiper mega guru em Enya
Ele não tinha o manual mas conseguiu com um contato dele
O manual dele é um manual coletivo que inclui dados de varios Enya da época, incluindo os dados do 60 Thypoon
Tai o bitelo amigo !!
Thank ou very much Bob !!
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº123
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
MANICACA meu velho... você é DU-KA-RAY!!!!!!!
Meus agradecimentos estendidos ao Sr. BOB ALLAN!!!!
Valeu!
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº124
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Taps, quem é DU-KA-RAY é o Bob ...
Ele é o tipo de cara que por exemplo sabe se pela rosca do parafuso empregado em um Enya 19 esse motor é 1955 0u 1956 pra vc ter uma idéia
Simples assim ...
abraço
Ele é o tipo de cara que por exemplo sabe se pela rosca do parafuso empregado em um Enya 19 esse motor é 1955 0u 1956 pra vc ter uma idéia
Simples assim ...
abraço
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº125
Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia
Continuando...
Recebí um motor ENYA 29 II (segundo da foto anterior), aquela série que veio com a saída do escape em forma de
gota. Por fora o motor estava muito conservado. Ao colocar uma hélice para ver a compressão, notei que o motor
"prendia" quando passava pelo ponto morto inferior.
Tive que desmonta-lo, constatando que faltava a junta de cárter e que o contrapeso "roçava" na parte interna da
biela. Imaginei que a falta da junta poderia ocasionar tal fato. Estava enganado; ao apertar os parafusos do cárter,
o motor continuava prendendo.
Partindo para a parte mecânica, notei que a bronzina inferior da biela estava toda irregular, saindo 1mm para fora
desta peça. Parece que esta parte foi refeita sem muito capricho (acho!!!). Então, desmontando todo o motor, limei
o excesso da bronzina que saia para fora, deixando liso e faceado com o alumínio da peça. Talvez a parte que saia
para fora, evitava que a biela encostasse no contrapeso do eixo (!!??). Mas como disse, estava muito ruim!
Remontei o motor cuidadosamente. O problema diminuiu mas não sumiu!!! Como já estava fui-dido mesmo, parti
para o ataque... Limei a parte interna da biela, que era meio curva (estilo old-timer), deixando ela reta
internamente. Ficou até bonito... parecendo uma peça fresada! Remontando, notei que melhorou muito, mas ainda
pegava um pouco. Verificava sempre puxando o eixo para frente (axialmente).
"BÃO"... Resolvi então que só faltava rebaixar o contrapeso, pois a biela poderia ser comprometida se retirasse mais
material dela. Limei o eixo, retirando quase 1mm de material do contrapeso. Pensei: seja o que DEUS quiser!!! Fiz
a limpeza e polimento das peças que "fucei" e remontei o motor.
"UAI SÔ"... Não é que deu certo!!!! Funcionei o mesmo dois tanques de 6oz na bancada, em regime bem
rico, como se reamaciando, para promover o ajuste da "customização" que fiz! O motor rodou uma 10x5 a 8500 Rpm
sem falhar ou apagar nenhuma vez. Combustível POWERMASTER com 10% de Nitro e 22% de óleo.
Abraços e até a próxima "fuçada"!!!
Tapxure
Recebí um motor ENYA 29 II (segundo da foto anterior), aquela série que veio com a saída do escape em forma de
gota. Por fora o motor estava muito conservado. Ao colocar uma hélice para ver a compressão, notei que o motor
"prendia" quando passava pelo ponto morto inferior.
Tive que desmonta-lo, constatando que faltava a junta de cárter e que o contrapeso "roçava" na parte interna da
biela. Imaginei que a falta da junta poderia ocasionar tal fato. Estava enganado; ao apertar os parafusos do cárter,
o motor continuava prendendo.
Partindo para a parte mecânica, notei que a bronzina inferior da biela estava toda irregular, saindo 1mm para fora
desta peça. Parece que esta parte foi refeita sem muito capricho (acho!!!). Então, desmontando todo o motor, limei
o excesso da bronzina que saia para fora, deixando liso e faceado com o alumínio da peça. Talvez a parte que saia
para fora, evitava que a biela encostasse no contrapeso do eixo (!!??). Mas como disse, estava muito ruim!
Remontei o motor cuidadosamente. O problema diminuiu mas não sumiu!!! Como já estava fui-dido mesmo, parti
para o ataque... Limei a parte interna da biela, que era meio curva (estilo old-timer), deixando ela reta
internamente. Ficou até bonito... parecendo uma peça fresada! Remontando, notei que melhorou muito, mas ainda
pegava um pouco. Verificava sempre puxando o eixo para frente (axialmente).
"BÃO"... Resolvi então que só faltava rebaixar o contrapeso, pois a biela poderia ser comprometida se retirasse mais
material dela. Limei o eixo, retirando quase 1mm de material do contrapeso. Pensei: seja o que DEUS quiser!!! Fiz
a limpeza e polimento das peças que "fucei" e remontei o motor.
"UAI SÔ"... Não é que deu certo!!!! Funcionei o mesmo dois tanques de 6oz na bancada, em regime bem
rico, como se reamaciando, para promover o ajuste da "customização" que fiz! O motor rodou uma 10x5 a 8500 Rpm
sem falhar ou apagar nenhuma vez. Combustível POWERMASTER com 10% de Nitro e 22% de óleo.
Abraços e até a próxima "fuçada"!!!
Tapxure
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