VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+16
luizerossi
Mantovani
rainer
Marcelo Brito
CREMON
TAPXURE
Sérgio Daeuble
betocastrucci
ANDRE
Morcegão
Alexandre Margonar
Marcus36X
martin
Nandoflb
Manicaca
Mario Zuffo BRA-00076
20 participantes

    Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Dom Mar 30 2014, 11:46

    ... A GENTE IDOLATRA O "SANTO" DE CASA!!!

     Wink
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Mar 30 2014, 12:01

    Tunned by Taps !!!!  cheers cheers cheers cheers cheers 
    Tem que acreditar mano, é isso aí ...
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Mar 30 2014, 20:30

    Tenente Aviador taps

    Será que você não estava montando o motor com a biela invertida , mesmo você olhando as partes biela mesmo que foram iguais é diferente esta na  montagem tem uma posição correta , por outro lado cuidado de esta bucha da biela não soltar a bronzina ou embuxamento , e ela deslizar ai o bicho pega .
    Você olhando a biela na parte onde vai colocada no virabrequim , ela tem um pequena desbastada  de quase 1mm  em um dos lados somente em um angulo de 45º aproximadamente .

    100 + exelentes voos com maguinificos pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba Mt
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Dom Mar 30 2014, 22:15

    Olá Comandante Zuffo;

    Acho que não confundi, mestre! A biela deste motor tem uma curva mais acentuada, após o início
    do mancal inferior, justamente para passar o pêndulo (peso) do eixo. Se inverter, não roda de
    jeito nenhum. Abaixo, segue um esboço do trabalho que fiz. A bronzina pare estar bem firme.
    Sinceramente, não "fucei" nela, com medo de complicar mais a situação!!!  Sad 

    Como é um motor que vai pra coleção, acho que raramente vai ser usado! No resto, o motor está
    bom. Refiz a junta e no cabeçote não tem junta. Se tiver mais alguma sugestão, sempre é bem
    vinda!!!

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 BB6mMiy

    Abraços;

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Abr 02 2014, 15:19

    Senhores;

    Segue anuncio da MRC-ENYA feito na FLYNG MODELS de 1978!

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 RrmjMC7

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qua Abr 02 2014, 19:51

    Maravilhoso material Taps, uma linha de motores incrível !!

    Entre muitos motores incríveis vejo de cara dois exemplares de amigos aqui fo fórum, o Enya 35 III B, uma máquina maravilhosa que o nosso amigo Margonar tem um igual, e o Enya 40 X, um 40 rojão igual ao do nosso amigo Sérjão Daeuble, mas com certeza outros colegas tem outros deles

    A Enya é na minha opinião, uma das últimas grandes marcas do mercado, que possamos tê-la conosco nos anos que ainda virão pela frente, é o meu grande desejo e é minha grande e esperançosa torcida ...  Shocked Shocked Shocked 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qua Abr 02 2014, 19:55

    Taps meu querido, esqueci de te pedir uma coisa na postagem de cima

    Te peço um favor, será que vc não posta o manual do Thypoon 60 que vc melhorou ??

    Recebi no meu email mas aquela "bomba" não abre mais anexos e nem anexa mais nada, pode ser??

    Dessa forma também fica disponível pro grupo todo

    Éum excelente material com certeza

    Obrigadão e um abraço
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Abr 02 2014, 20:37

    Com certeza posso postar aqui também, Manicaca! Inclusive você pode enviar para
    o BOB ALLAN. Talvez ele queira substituir o arquivo!!!  Very Happy 

    Amanhã faço isso, visto que o arquivo está no PC do meu trabalho!

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qua Abr 02 2014, 21:34

    Com certeza Taps, envio sim !
    Obrigadão
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qui Abr 03 2014, 10:44

    Amigos;

    Tentei escanear a "restauração" que fiz nos manuais antigos do ENYA que o
    MANICACA passou anteriormente, mas não ficou bom! Distorceu muito a imagem,
    ficando tudo "chuviscado" !! (??)

    Não sei o que aconteceu, mas se alguém precisar do arquivo, posso enviar os dois
    por e-mail! O que fiz ficou "limpo", sem as manchas do original!

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 DHWYBz6

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Abr 13 2014, 01:17

    Duas imagens muito legais de Enya 60 Thypoon, a mesma versão do Enya 60 do Taps

    Uma de uma rara versão marítima deste motor dos anos 60 e a outra uma do Thyphoon convencional, sempre uma beleza de maquinário  cheers 

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Kammpk

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 R0uj5f


    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Dom Abr 13 2014, 12:06

    editado!!! SHOW!!!

    PRECISO DE UMA CAIXA!!!   Sad 

    Ostro dia tinha um 60 marinho no EBAY, mas sem o anel de refrigeração no bloco e volante!

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 13 2014, 09:25

    Um excelente review (estático) do Enya 61 CX R S igual ao que o Marcão está usando no Legacy dele
    Este aqui não contém ensaios dinâmicos como testes de potência e torque, mas somente a desmontagem com análise da construção do bichão, além de levantamento de números e demais detalhes relacionados ao motor. Como todo Enya, um motor sólido, honesto e muito bem construído  Very Happy 

    Pra quem quiser, link abaixo

    http://hmac.itapps.com.au/technical-articles/engine-reviews/enya-61-cxl

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Eafq0n

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 2eezhg3

    Imagens: HMAC - Austrália

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Dom Jul 13 2014, 11:06

    Bom Dia Mani!!!    cheers 

    Aquele "furinho" no centro da biela é para lubrificação ou só para marcar o lado dela!!??

    Nos motores ENYA que tenho trabalhado (fuçado...), noto sempre a beleza e precisão das peças
    que compões os mesmos. A ENYA destaca-se pela qualidade e simplicidade.

    Por exemplo; comprei algumas peças do Martin para substituir peças originais que estavam com
    probleminhas de aparência, visando deixar os motores "bonitinhos" novamente, e pasmem...
    as novas peças encaixam nos motores de 30~40 anos atrás com uma precisão maravilhosa!!!

    PARABÉNS À ENYA!!! PARABÉNS AO SR. KEN PELA CONTINUIDADE!!!

     lol!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 13 2014, 14:35

    Taps, que bom vc gostar de Enya também. Sou fã apaixonado pela marca  Very Happy 

    A marca que vc notou na biela me parece só uma punção mecânica pra marcar o lado de trás da biela como vc muito bem notou.

    Essas peças que vc trocou nos seus motores só pela aparência não as descarte !Limpe-as e guarde as mesmas identificando o modelo dos motores de que saíram, pois futuramente podem ser de grande valia pra vc mesmo ou para alguém tentando botar um motor no ar novamente

    Muitas vezes vc pode obter uma "sucata" e com as peças em mãos pode fazer um belo motor  cheers 

    Bicho, falando em Enya, não custa postar um,as fotinhos dos seus motores pra gente pô !!  lol! 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Dom Jul 13 2014, 21:35

    Hehehehe!!!

    Pode deixar... tá tudo guardadinho!  Wink 

    Vou arrumar alguns "meninos" para foto em família! Aguarde!  Rolling Eyes 

    Abraços!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 13 2014, 21:44

    Hehehe, a "pressão" pra postar é brincadeirinha, mas se quiser postar ficaremos contentes com certeza !  Very Happy 
    Obrigado
    CREMON
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 484
    Idade : 53
    Data de inscrição : 09/10/2013

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  CREMON Seg Jul 14 2014, 14:49

    Oi Taps e Manicaca....não sei ainda o que aconteceu . . .  affraid affraid affraid DOIS motores desses da foto acima " Travaram" do pessoal aqui de Sorocaba . Um foi voando ( 2o. voo ) e outro na bancada de amaciamento também no 2o. starter . Esse último vi com meus "próprios olhos"...travou mesmo.. o pistão e a camisa ficou todo riscado ( embora tenha anel ). Realmente ninguém sabe o que aconteceu. Pelo que entendi, os proprietários disserem que compraram a mesma época. Não se sabe, mas é o que dizem, que poderia ser algum erro no lote de fabricação. Imagino com certeza que a Enya vai resolver. Ao contrário tenho outro amigo que vou com um, aqui mesmo em Sorocaba, por sinal "dá até inveja" do desempenho, sem pipa, apenas com head, stuntão de 1a. classe. Queria um desses, mas depois que vi, fiquei um pouco com receio.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Seg Jul 14 2014, 15:45

    Olá Cremon;

    Realmente é muito estranho e assustador acontecer isto com um ENYA. A marca prima pela qualidade e precisão.
    Me diga uma coisa; o pessoal usou starter elétrico para dar partida nos motores ou foi com o "dedão" mesmo?
    Qual o motor que é? Com rolamento ou sem?

    Abraços!
    Marcelo Brito
    Marcelo Brito
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 245
    Idade : 48
    Comentários : Sem comentários.
    Data de inscrição : 18/12/2009

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Marcelo Brito Seg Jul 14 2014, 15:55

    Deixem o Martin ler isso!!!! rsrsrsrs
    CREMON
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 484
    Idade : 53
    Data de inscrição : 09/10/2013

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  CREMON Seg Jul 14 2014, 16:07

    Oi Tap.....O primeiro estava em voo. Meu amigo disse que amaciou em casa, ninguém viu. O outro que presenciei estava amaciando na nossa pista, usou o dedo mesmo ( não posso usar nomes ). ... é um vcc-cista dos antigos com boa experiencia no que está fazendo. Achei muito estranho e triste tudo isso, pois tenho muitos Enyas ( antigos e novos ) na minha coleção de motores e nunca na minha vida vi um evento desse. O motor é esse da foto acima , um CXL .61 esse de saída traseira, igual que o Marcão usa, (que tem " o .61 em vermelho").
    O distribuidor deve já estar sabendo, não precisamos nos preocupar, pelo menos, um pouco que o conheço, ele vai fazer o máx de si para a satisfação do cliente. Acho que infelizmente que deve ter ocorrido algum erro no fabricante, talvez !!??
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Seg Jul 14 2014, 16:53

    Cremon, super estranho mesmo
    Parece ter ocorrido nos dois casos
    Um grande problema de lubrificação, ou seja
    pouco (ou muito pouco) óleo no combustível
    Esses em especial são motores de excelente qualidade aprovados
    por pilotos de primeira mundo afora
    CREMON
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 484
    Idade : 53
    Data de inscrição : 09/10/2013

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  CREMON Seg Jul 14 2014, 17:12

    Então.....vai saber o que aconteceu ? .....Um travou em pleno voo e outro na bancada .... puxa vida, é um "puta motorzão", tava de "zoio num faz tempo" . . . Mas com certeza a Enya vai resolver ......é muito estranho mesmo....
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jul 14 2014, 18:36

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    Já vi vários motores deste em ação!!!!! Babei!!!!!! Bom rendimento! pega com facilidade! Motor leve! Tudo de bom!
    Já tive oportunidade de ver travar alguns motores com aneis, inclusive no amaciamento!!! Todos que presenciei estavam usando combustivel não adequado!!!!!!
    É importante seguir as recomendações dos fabricantes....... Não usar apenas oleo de ricino (caretão). Para motores com aneis de seguimento o glow deve ter oleo sintético para evitar a formação de verniz (goma- gricerina) que trava os aneis..... Nos meus Sassis Ucranianos uso 100% de sintetico, já nos ST uso mistura de 50% sintético/ricino. geralmente motores com rolamentos e aneis a quantidade de oleo não deve passar de 17%. Nos combustiveis comerciais a "goma" é removida e recebem produtos que evitam bolhas e servem de detergentes que limpam o motor evitando aquelas desmontagem comuns no passado!!!!!

     cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers 
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  ANDRE Seg Jul 14 2014, 19:10

    Boa noite a todos,

    Também fiquei sabendo dessa notícia sobre motores travando, sendo que a possível causa foi a utilização de combustível inadequado (metanol de procedência duvidosa + óleo de mamona de posto de gasolina), o que foi confirmado pelo proprietário de um dos motores. O uso também de PIPAS que reduzem em demasia a saída de gases, causa superaquecimento no motor, e consequentemente travamento.
    O Enya 61 roda excelente em pipas maiores nas medidas para motores PA 65 e 75.

    Venho utilizando sem problemas esses motores sempre utilizando as seguintes misturas de combustível:

    1) Byron 10% nitro + 20% óleo;
    2) Cool Power 10% nitro + 23% óleo todo sintético (a Morgan vende óleo sintético em embalagens de 1 litro) - combustível para competição;
    3) no dia a dia Cool Power 10% nitro 17% óleo na proporção 50% + 50% combustível caretão sendo o óleo (30% rícino + 70% sintético).

    Essas misturas não criam qualquer problema ao funcionamento do motor, sequer superaquecimento.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.


    Conteúdo patrocinado


    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 6 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 16:44