VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+16
luizerossi
Mantovani
rainer
Marcelo Brito
CREMON
TAPXURE
Sérgio Daeuble
betocastrucci
ANDRE
Morcegão
Alexandre Margonar
Marcus36X
martin
Nandoflb
Manicaca
Mario Zuffo BRA-00076
20 participantes

    Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Ter Jul 15 2014, 14:40

    Rapaz;

    Não sei quem é o cara... mas já tô com raiva dele!!!!  Laughing 

    Combustível ruim à ponto de travar um motor "anelado", .... Credo!
    Se fossem motores ABC (ABN, Iron...), que são muito mais "sensíveis"...

    Abraços;

    Tapxure
    CREMON
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 484
    Idade : 53
    Data de inscrição : 09/10/2013

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  CREMON Ter Jul 15 2014, 15:02

    ....Pelo que conheço os dois, só usam combustível de 1a......inclusive são muito experientes e antigos no vcc, um deles em competição F2B.... Realmente não sei o que aconteceu.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Ter Ago 05 2014, 09:47

    Navegando pelo site da ENYA, achei um novo motor (lançamento) que é um "mix" de "old with new times"!

    Trata-se do ENYA 45S MQS, que tem camisa/pistão e eixo do 45S, bloco do antigo 45 (mod. 6001) e novo venture
    Espiral de 6,8mm. Ficou muito "doidão"!!!  cyclops 

    Abraços!

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 GIYYQ6q

    CREMON
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 484
    Idade : 53
    Data de inscrição : 09/10/2013

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  CREMON Ter Ago 05 2014, 11:22

    Tenho um desses ai, antigão, carburador quadrado.....super stuntão !!!!! Tenho até dó de tirar de minha coleção e por para voar !
    Marcelo Brito
    Marcelo Brito
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 245
    Idade : 48
    Comentários : Sem comentários.
    Data de inscrição : 18/12/2009

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Marcelo Brito Ter Ago 05 2014, 17:55

    Tenho um 35 BB zero.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Ter Ago 05 2014, 23:08

    Estes modelos 6001 (tanto os 40, quanto os 45) com venture quadrado, eu não conhecia!

    Os 29 e 35 sim! Vou ver se acho uns catálogos antigos para ver se passei batido!

    Abraços!
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 06 2014, 07:48

    Abaixo uma foto de um ENYA 45 R/C muito antigo que tenho. Ele tem dois anéis e abafador na saída do escape.
    Como disse anteriormente, eu não conhecia os 45 com venture quadrado. Esse meu é dos primórdios da ENYA
    e já era com o venture redondo.

    Eu calculo que este motor seja da década de 50. Acho que ele não foi usado (ou muito pouco), pois os anéis estão
    bem pretos e não tem marcas de parafusos na base de fixação do motor.

    Sendo assim, pregunto aos nobres colegas:  será que se adapta-lo para VCC vai ficar bom!!??   study 

    Tenho um ENYA 60 II da mesma época, com o mesmo "sistema" deste (dis anéis/baffle) num aero R/C e funciona
    bem demais da conta!!! Uma verdadeira relíquia!!! Tenho outro deste (60 II) que está faltando o carburador e quero
    transforma-lo para VCC também! O barulho deles são fantásticos... uma verdadeira "lambreta voadora"!!!

     Very Happy 

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 NQJWHPb

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 DsU76Ll
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  ANDRE Qua Ago 06 2014, 14:10

    Respondendo a questão sobre conversão do motor para VCC, vai uma dica, do que eu faria: venturi 7.5 mm ; conjunto básico de carburador vcc para enya; vela média, hélice 12X6 ou 11X6, de preferência de madeira.

    combustível - se a camisa e pistão forem de ferro, então manda um caretão 3,5 x 1.


    At. André L. Costa.
    Pista da Praia Grande.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 06 2014, 15:28

    Jóia André! Obrigado pelas dicas. Acho que até tenho este venture em estoque!

    Vou dar um "banho" nele, fazer a modificação para VCC e testa-lo num PATHFINDER ARF que tenho! Vou
    voar sem escape mesmo, só para ver se o barulho do "bichim" é semelhante ao do irmão mais velho (60II)!

     bounce 

    Abraços!
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Sex Ago 08 2014, 20:25

    Turma;

    Olha aí a foto do antecessor do ENYA 45 (6001). É o bloco do 35-II com algumas modificações
    internas. Tinha dois tipos de cabeçote; o da foto e o normal (aletado). Este motor foi usado pela
    equipe do mundial de VCC do Japão na década de 60!!!   Like a Star @ heaven 

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 QjXEsfS
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Set 29 2014, 20:27

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!!
    Chegou meu novo brinquedinho!!!!!!!
    Agora é procurar informações sobre combustivel, hélices, velas, amaciamento ............
    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 2921li9

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 1znwoeq


    cheers cheers cheers cheers cheers cheers

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Seg Set 29 2014, 20:33

    Hummmmm....  que motor feio!!!  Mad

    Eu "não" queria ter um deste!!!  Sad

    Maravilhoso Sérgio!!!

    cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Seg Set 29 2014, 20:39

    Coisa linda, jóia de motor Sérgio cheers

    Antes de usar os decais, sugiro que vc escaneie a folha de adesivos, bacana de se ter digitalizada para futuros decais

    Abaixo passo um link que já passei aqui, é uma avaliação estática do 61 CXL, uma versão de descarga traseira desse motor

    http://hmac.itapps.com.au/technical-articles/engine-reviews/enya-61-cxl

    Quanto a set-ups e hélices tanto o Marcão quanto o Mantovani tem motores parecidos, tenho certeza que eles te passam o acerto numa "nice" !

    O Martin é um expert em Enya, com certeza pode te dar ótimas dicas neste sentido

    Parabéns pela compra, máquina simplesmente maravilhosa Basketball Basketball Basketball
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Set 29 2014, 20:46

    Manicaca escreveu:Um ótimo video mostrando um piloto japonês usando o Enya 61 CXRLS em seu modelo F2B. Impressionante a constância e a suavidade de funcionamento do motor em todas as manobras, assim mesmo como o torque absurdo que o motor produz, visto que rende exatamente o mesmo regime de rpm em qquer atitude de voo.

    Comandante Daeuble, esse é o motor pro Tupynike II !!  cheers

    Pra quem quiser curtir segue link

    https://youtu.be/MKZ69TDnb2E



    Beleza!!!!!! O meu Enya 61 acabou de chegar......... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 2921li9


    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Seg Set 29 2014, 21:24

    hehehehe, nem me lembrava mais dessa postagem em que falo do vídeo
    Mas "Pai" Manicaca já tava prevendo !! lol! lol! lol! lol! lol!
    KKKK

    Maquinário espetacular !! cheers cheers cheers cheers cheers
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  martin Ter Set 30 2014, 12:52

    Sérgio Daeuble escreveu:Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!!
    Chegou meu novo brinquedinho!!!!!!!
    Agora é procurar informações sobre combustivel, hélices, velas, amaciamento ............

    Depende de como vai querer usar o motor, faixa de RPM, tipo de helice, tamanho do modelo. Se precisar posso lhe dar detalhes precisos de como tunar o motor para conseguir fazer o motor virar como voce achar melhor, em 4-4-4, 4-2-4 ou 2-2-2.

    A principio recomendo usar uma APC 13x4, 5% a 10% de nitro, com 20% de óleo (meio sintético meio rícino ou melhor ainda 80% sintético e 20% rícino)

    A APC 13x4 é barata e tem uma excelente performance, só perde para uma tripa de fibra de carbono em condições de vento mais forte. Em dias de pouco vento, para mim é tão boa ou melhor que as tripás de F.C.

    Nunca tentei manipular o passo de uma helice APC. Mas lhe digo que consigo uma performance mais precisa com as helices de carbono porque eu trabalho muito na distribuição de passo do meio até a ponta da hélice para consguir o resultado que quero para determinada condição climática. Talvez se manipulasse o passo da APC 13x4 como sei teria resultados bem próximos das de F.C.

    Se puder ajudar em algo só me mandar um email ou me ligar. A propósito tenho muffler de 32g para esse motor!

    Martin




    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Ter Set 30 2014, 13:28

    Isso que é bacana aqui no nosso fórum, um colega passando um set-up ao outro, prestando ajuda sempre da melhor maneira, de maneira clara e descomplicada, sem "panos pretos" !! cheers

    Dessa forma não só X, Y ou Z que busca auxílio está aprendendo mas sim todo o grupo, e eu me incluo demais nisso Very Happy

    Martin, obrigado por repassar essas dicas que não são só pro Sérgio (neste caso), mas pra todos nós, os de dentro e os de fora do fórum
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  ANDRE Ter Set 30 2014, 21:12

    Sérgio,

    Segue, sugestão de set up para esse Enya 61 -

    Hélice tripá 13,3 x 4 até 4,3 pitch;
    combustível - Byron 20% óleo + 10% nitro;
    cool power 10% nitro + 18% óleo sintético + 5% rícino
    não utilizar combustível caretão, pois o motor é anelado.
    vela - enya média ou OS n. 8.
    cabos - 19,3 até 19,5 metros - 0.18
    Decola a 9.000 rpms e vai ajustando vôo a võo.

    obs.: utilizar mufler original ou qualquer outro que não proporcione qualquer restrição à saída de gases. Esse motor gosta de giro, portanto se houver restrição na saída do escape, a tendência é de superaquecimento e deformação da junta do cabeçote. Se o mufler original tiver alguma restrição interna, remova.

    amaciar sem escapamento, (mufler ou tongue), deixa o motor virar livre, com hélice passo 12, para melhor ajuste do anel.

    modelos - Qualquer modelo de grande porte - Vai bem no Legacy, DQ Master, e etc.

    Bons vôos.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Marcus36X Ter Set 30 2014, 21:55

    Já rodou???

    Ka-Chow
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Set 30 2014, 22:46

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    Ainda não rodou! Vai para bancada no fim de semana....... Estou separando o combustivel que é o mesmo para o Stalker 76, St-51 e Enya 61 anelados.......
    20% oleo 50% sintético 50% ricino degomado e 10% nitro.......
    É isto mesmo galera!!!!! Motor com anel não combina com caretão......A gricerina forma o famoso "verniz" e tranca o anel!!!!
    Vou usar este motor no Tupynke 51 => 61!!!!! O 51 leva o Mostrinho com 1,5 metros e perfil do nosso saudoso Nobler Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing , porem trabalha apitado e esquenta bastante!!!!
    O 61 vai dar uma folguinha a mais!!!!! O modelo tem caracteristicas de um Stunt rápido!!!! Conhecido como 2-2-2!!!! Vou experimentar o 2-4-2 para ver como fica o conjunto!!!!
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  martin Qua Out 01 2014, 10:49


    Stalker 76 não tem anel mas esse motor é tão justo que não tolera nada de rícino. Venho a anos ajudando o Ricardo Barros e dei para ele um Enya SS50 com anel, ele não tinha muita grana e só podia voar com caretão, felizmente o motor rodou bem e fiquei muito orgulhoso que ele foi Campeão da Mini FAI em 2012 vestindo a camisa da Stunt Hobby usando combustível caretão e com um Legacy ARF! O motor funcionou melhor do que imaginava com caretão, alias compartilhei isso aqui na ocasião. Portando dá para usar caretão no 61CX e por um bom tempo, só que uma hora vai ter que abrir o motor e limpar. Para quem for usar caretão, o importante é comprar um óleo de alta qualidade, aqui no Brasil tem óleo de varias qualidades e algumas são ruins, estraga o motor em poucos voos. Melhor mesmo é pegar Byron 20/20 e misturar meio a meio com um bom caretão 3x1. O Byron 20/20 YS tem aditivos que não tem em outros combustíveis, foi preparado especialmente para os motores YS, e é o único combustível que conheço que não carboniza nada!

    Alias falando no Ricardo, estou muito feliz! Na ultima prova no Ibira o Ricardo ficou em 3o lugar, pouquíssimos pontos atrás dos outros, voando um Noblerzão de 2.0kg e fiquei muito feliz em saber que um dos juízes comentou que o Enya SS50 que preparei foi o único motor que funcionou direitinho durante a prova. cheers cheers cheers cheers cheers

    O Enya SS50 é um motor pouco falado e usado infelizmente. Mas é um motor barato, leve pesa apenas 287g sem escape, e só precisa de uma helice baratinha, a APC 12.25x3.75, para dar um excelente resultado com qq modelo até 2.0kg, comprovado nas pistas!

    Enya é Enya, e tenho muito orgulho de ter trazido essa marca de volta para o VCC Brasileiro!

    Martin
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Out 01 2014, 11:56

    Olá Martin;

    Excelente comentário que nos traz! É muito bom ver quando algo em que nos empenhamos, dar certo!!! cheers

    Com relação à marca ENYA, não precisamos falar mais nada. É só voar, voar, voar... que o "trem" não acaba!

    Com relação à combustíveis, realmente a BYRON é a melhor marca que temos com regularidade aqui no
    Brasil. Com relação ao "caretão", a que que posso falar (e não gostar de usar), é que o nitro (até 10%)
    não faz tanta diferença assim; o problema é a qualidade dos produtos "caretões"! Suspect

    Não é todo mundo que tem facilidade (grandes centros) de conseguir álcool e óleo com controle de qualidade
    confiável!
    Aí começam as dores de cabeça... e reclamações para os lojistas, né!!! Mad

    Abraços!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Marcus36X Qua Out 01 2014, 18:10

    Eu adoro meus Enya...

    Ka-Chow
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Out 02 2014, 22:50

    Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

    Apenas por uma grande curiosidade da minha parte que compartilho com os colegas

    Recentemente fiz uma pergunta ao domo de uma das maiores revendas de motores Enya nos Estados Unidos o Sr. Bob Shtterman da The Contro line Store no Ebay de quem eu sou freguês a muito tempo  : Porque a Enya não investe em Marketing ? Tive a seguinte resposta : A nossa maior propaganda é feita pelos Aeromodelistas e que usam os Motores Enya  , e que hoje em dia dificilmente você vai visitar  um clube de aeromodelismo , onde se voa U-Control nos Estados Unidos e não ver motores Enya sendo usados , tanto em regime de Competição como para um Hobby isso mostra o Grande Potencial da Enya , e isso não é diferente em outros Paises ao redor do mundo ; pois  cortando gastos com Marketing , desta forma podemos ter um produto de Excelente Qualidade  e Com Preço Competitivo .
    Achei um resposta muito bem dada ; pois outras marcas que investem pesado em marketing como a OS  quando você compra um motor , você paga  o custo do Marketing  embutido no valor final de cada produto e que não pouco .

    100 + Bons Voos e Exelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiabá MT
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qui Out 02 2014, 23:14

    Mestre Almirante Zuffo;

    Com certeza, o que o Sr. Shtterman disse-lhe, tem uma parcela de razão. Porém, acho que
    a realidade da ENYA perante o mercado é outra. Na minha opinião, o Sr. Ken optou por ter
    em sua empresa a tranquilidade e sapiência digna de uma fábrica com mais de 60 de vida.
    Correria e metas, provavelmente não fazem parte desta famosa e apreciada marca!

    Abraços!

    Conteúdo patrocinado


    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 7 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 16:27