ANDRE Seg Abr 08 2013, 19:50
Fala Marcão,
Não precisa crucificar os kits ARF.
Se um kit ARF durar 10 anos o fabricante vai a falência.
Esse seu aero já devia ter uns 2 anos de uso com um ST V 60 que tem um grau de vibração maior que os demais motores os problemas aparecem mais cedo.
O Kit ARF montado sem qualquer tipo de reforço ou ajuste adicional, está sujeito a problemas com o passar do tempo.
Eu tenho modelos ARF porém na montagem, faço diversas alterações com a intenção de prolongar a vida útil do aero, como por exemplo:
(I) troco as ferragens,
(ii) troco as dobradiças por dubro,
(iii) refaço as colagens do montante e passo 2 ou 3 demãos de verniz no montante do motor, atrás da parede de fogo onde vai o tanque para impermeabilizar internamente,
(iv) algumas vezes troquei o balancim,
(v) algumas vezes retirei a entelagem do profundor e fiz o chapeamento com madeira de 1 mm e voltei a entelar para conferir maior rigidez ao profundor;
(vi) coloquei o suporte do trem de pouso na fuselagem e etc.
Garanto que tomados esses cuidados na montagem do ARF, dificilmente v. vai ter uma quebra por falha estrutural, além do que o aero fica campeão, continua leve e super-manobrável.
O SEGREDO DO ARF está em uma montagem cuidadosa, agregando reforços e melhorias naquelas partes do aero que são construídas de uma forma muito frágil.
At. André Luiz Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.