VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+9
Mantovani
Marcelo Brito
betocastrucci
Alexandre Margonar
Morcegão
Sérgio Daeuble
Manicaca
Marcus36X
TAPXURE
13 participantes

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Qui Ago 07 2014, 11:56

    Cara, quanto a localização do CG em asa trapezoidal complica um pouco, tem um sistema de achar corda média e tal, deixo isso pros engenheiros de plantão. O próprio Sérjão poderá nos passar a melhor localização do CG, ficamos no aguardo  Shocked 

    Obviamente a Mig 15 é uma asa de combate e não é tão estável quanto o teu Manicaca I por exemplo

    O legal da Mig é que embora "as vezes" ela seja meio saltitante ao soltar para decolagem ela fica nos trilhos em voo

    Acho que vc vai gostar dela, pois tem um voo bem divertido
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qui Ago 07 2014, 15:16

    O CG eu sei achar. Nos aeros R/C é 33% da corda-média! O problema é nos VCC. Tem com 15% ; 20%; ...

    Sergio... ajuda aí!!!  Sad 

    Abraços!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Marcus36X Qui Ago 07 2014, 17:24

    Use 1/3 da corda na raiz...

    Ka-Chow

    P.S. Depois vou ver se tenho essa planta, e dar uma olhada se tem a indicação
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qui Ago 07 2014, 19:31

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza !!!!!!!
    Existe muitos "mitos" sobre a localização do CG........ Aprendi muitas "regrinhas" que hoje eu fico pensando sobre o motivo que levou leigos a "criar" regrinhas sem base "cientifica".
    Lembro que meu professor de Mecanica dos Fluidos II (Peninha) que citava uma frase de um cientista da NASA..... "Conseguimos provar matematicamente que a aerodinamica dos bessouros impossibilita que eles voem! Porem como besouro não entende de cálculo, por teimosia ele voa!"
    Uma "aeronave", seja um pássaro, aeromodelo, avião, flecha ou foguete em vôo estabelece equilibrio de forças de campo (inércia gravidade) e forças de superficie (arrasto, sustentação) que matematicamente deixa qualquer "maluco" pirado...... Não foi atoa que surgiu estudo de analise adimensional em tunel de vento.......
    Resumindo estra "traia toda"..... Cada modelo é unico e apresenta caracteristicas proprias, sendo necessário "trimar" a aeronave!!!!!! Shocked Shocked Shocked Shocked 
    Ma primeira Mig que montei utilizei madeira leve (Balsa especial AAAA) o CG ficou muito para frente!!!!! Resolvi colocar peso na cauda!!!!! Durante vôo o modelo ficou um "Capeta".... Um toquinho na manete e o modelo estava la em cima ou lambendo a grama!!!!!! Quando o motor parava, praticamente caia!!! como uma folha de arvore!!!! Retirei o peso e o modelo ficou mais tranquilo durante vôo e durante o planeio ficou uma beleza. Para esta Mig o CG deve ficar 60 mm do bordo de ataque (melhor resultado para meu critério de vôo).
    Um detalhe importante neste perfil da Mig é o bordo de ataque bem circular que evita o tropeço aerodinamico e permite o modelo fazer curvas fechadas "voando" (sem descolamento da camada limite). A Mig original da Mobral tem bordo de ataque "reto" e como resultado..... Não permite curvas fechadas e quando a realizamos a asa perde sustentação e chão!!!! Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad  A propria Mobral modificou algumas vezes o perfil para resolver o problema critico do modelo....... Certa ocasião o Adriano com a Mig dele (original da Mobral em paulsa) entrou em um mergulho a favor do vento...... Bicou a manete toda a ponto de um cabo ficar com bariga e a Mig perdeu o leme na grama...... Deu para ver a cara de assustado quando a Mig não respondeu ao comando......
    Esta nova Mig com perfil melhorado voa um pouco melhor! Se usar motor mais forte! pode voar em dias de vento sem problemas!!!!! Laughing Laughing Laughing 
     cheers cheers cheers cheers 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qui Ago 07 2014, 22:10

    Valeu pelos ótimos ensinamentos Sérgio!!!  bounce   cyclops   study 

    A balsa do kit é muito leve. Vou "partir" da medida de 60mm na raiz, podendo quem sabe chegar próximo
    da medida do Marcus!

    Já comecei a montagem e talvez amanhã já posto as 1ªs fotos! Vou fazer algumas modificações, que explico
    durante a montagem. Tomara que dê tudo certo e fique bom!!!  Rolling Eyes 

    Abraços!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Qui Ago 07 2014, 22:24

    Taps, mete ficha, não vai ter erro
    Vc constroi MUITO BEM e o modelo vai ficar show !!
    Se eu pudesse votar pra motorizar tua Mig, meu voto seria bem tradicional
    Votaria no Fox 35 Stunt !!  Very Happy 
    E vcs, iriam em qual motor pra Mig do Taps ???
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Dom Ago 10 2014, 16:53

    Olá Turma;

    E começamos a montagem da MIG 35. Como disse anteriormente, estou fazendo umas pequenas "personalizações",
    para deixar um pouco mais "bonitinha" (feia bem arrumada...)!  Laughing 

    Na foto abaixo, mostro a fuselagem pronta, faltando lixar. Enumerei 4 alterações que já fiz, que são:

    Alteração 1: Arredondei a ponteira do estabilizador, para ficar igual ao leme e asa.

    Alteração 2:  Vou optar por inclinar todo o vertical (deriva+leme), como na FLITE-STREAK (ARF).

    Alteração 3:  Abri as nervuras para instalação dos suportes do trem de pouso. Fiz uma nervura dupla e
    colei junto com as número 0 ; 1 e 2 para reforçar a estrutura.

    Alteração 4:  Todas as nervuras da asa esquerda foram abertas para passagem dos cabos de comando. Não
    veio nada aberto.  Mad 

    Abraços!

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 5nxQtwr
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Ago 10 2014, 17:43

    Very Happy Very Happy Beleza!
    Usou jig?
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Dom Ago 10 2014, 18:00

    Fala Sérgio!!!

    cheers 

    Usei nada, sô! Eu não tenho esta peça que facilita muito! Ainda vou comprar!!! Sugestões?

    Montei à moda antiga mesmo; fixando as longarinas e calçando a parte traseira das nervuras,
    para obter o alinhamento. Dá mais trabalho, mas parece que por enquanto está saindo tudo
    reto!  Rolling Eyes

    Se tiver dicas ou sugestões, fala aí "mano"!!! afro 

    Abraços!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Ago 11 2014, 00:12

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!
    Costumo usar cantoneiras de aluminio de duas polegadas. Colo as varetas do bordo de ataque e chapas do bordo de fulga com fita crepe ou alfinetes.
    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 21obke8

    Alguns kits Brodak e outros mais cortados a laser, costuama usar tubos redondos para manter a planicidade.......

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 29mwtpg

    No Tupycano usei a tecnica tradicional com calços de madeira com espessura adequada.......

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Qx6gbm


     cheers cheers cheers cheers 
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  betocastrucci Seg Ago 11 2014, 05:51

    Eu gosto das nervuras com tabs onde o jig é feito pela própria nervura, os kits mais novos estão vindo assim.

    Na minha Mig montei com o bordo de fuga preso à mesa, deu certo:
    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Mig_05
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  betocastrucci Seg Ago 11 2014, 05:53

    foto correta:
    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Mig_04
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Seg Ago 11 2014, 08:02

    Bom Dia Sérgio;

    Com os tubos servindo como alinhamento, eu nunca trabalhei! Vou comprar dois tubos de 5/16" (?) de INOX,
    que são mais firmes, para usar na próxima montagem. A medida do tubo pode ser esta!? Faço como você fez
    no TUPYCANO, usando calços conforme a necessidade (altura). A régua em "L" eu já tenho. Gostei da ideia de
    fixar o BF nele para obter o alinhamento. Obrigado pelas dicas!!!  cheers 

    Bom Dia Beto;

    Fiz da maneira que descreve, colando primeiro as longarinas e depois, calçando a frente da nervura por igual,
    até a parte traseira da nervura encostar na mesa, para colar no chapeado do BF. A altura das "novas" nervuras
    da MIG são bem grandes, com perfil em "gota" acentuado. Como no meu kit, o seu não veio aberto os furos
    para passagem dos cabos!!!  Shocked 

    Durante a semana, seguem mais fotos!!!

    Valeu Turma! Abraços!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Ago 11 2014, 19:35

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    Deixe para comprar os tubos que podem ser de aço carbono, inox, aluminio e ate mesmo de fibra de vidro ou carbono quando for montar um kit..... O diametro pode mudar de fabricante para fabricante..... A Brodak usa 5/16" (8,0 mm). tenho vários tubinhos de um metro guardado no forro......
    Antigamente quando não tinhamos kits cortados a laser, éra comum os fabricantes fabricar os jogos de nervuras usando duas mervuras metálicas (Raiz e ponta) com o numero de nervuras indicado na planta fazendo uma especie de "sanduiche" presas por dois parafusos de 5/16". Os furos eram bem cetralizados (linha central das nervuras). Depois de conjunto apertado erá lixado com uma lixa grossa colada em uma madeira e depois lixa fina fazia o acabamento nas aberturas para longarinas e bordo de ataque. A pos desmontar o conjunto saia um jogo de nervuras com furos equidistantes que servia para o gabarito de tubinhos na montagem. Apos montagem com "gabarito" (tubinhos) é que faziamos as furações para os cabos de comando.
    Tenho alguns kits das antigas que as nervuras são fabricadas com esta tecnica...... O pior é que usavam madeira de varias densidades (retalhos) e os jogos de nervuras parecem peças de patchwork.....

    O importante e o alinhamento dos bordo de fuga com o bordo de ataque! Devem ficar no mesmo plano. Caso isto não ocorra! Teremos uma hélice e não uma asa!!!

    Esta tecnica de colar as nervuras no bordo de fuga serve apenas para asas que as longarinas são pente. Com longarina tipo pente conseguimos manter as nervuras perpediculares a longarina.
    O Nobler e Condor utilizam esta tecnica de pente.
    O Marcus está montando uma asa que usa apoios nas nervuras que são retirados após a asa montada. Esta tecnica tambem garante boa estabilidade dimensional....bounce bounce bounce bounce bounce 

     cheers cheers cheers cheers 
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  betocastrucci Seg Ago 11 2014, 21:02

    Sérgio Daeuble escreveu:
    O Marcus está montando uma asa que usa apoios nas nervuras que são retirados após a asa montada. Esta tecnica tambem garante boa estabilidade dimensional....bounce bounce bounce bounce bounce 

     cheers cheers cheers cheers 

    É isso que eu chamo de tabs nas nervuras.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Marcus36X Seg Ago 11 2014, 22:14

    Tabs é 10!!! Logo vou montar uma asa no jig de tubo, mas é o que o Sergio postou... Eu não monto asa sem jig...

    Ka-Chow
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  betocastrucci Seg Ago 11 2014, 22:19

    Nem precisa ser com laser... Nervuras do Aspirante cortado na velha Olfa em 2009:

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Asp_02
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Seg Ago 11 2014, 23:11

    Valeu meninos!!! Obrigado por todos os esclarecimentos!!!

    Vamos aprendendo...  study 

     cheers 

    Abraços!
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Mantovani Ter Ago 12 2014, 09:07

    Marcus36X escreveu:Tabs é 10!!! Logo vou montar uma asa no jig de tubo, mas é o que o Sergio postou... Eu não monto asa sem jig...

    Ka-Chow

    E que jig é esse?
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Marcus36X Ter Ago 12 2014, 10:14

    Um jig que eu achei por ai e sei que ninguém vai mais usar.... Um certo carinha que tem uma foodtruck...
    Safado.... Vai voltar a voar nessa vida ou só na próxima? Cadê os baguio pra eu fazer a conexão???
    Agiliza ai futuro sogrão de alguém.....rsrs
    E ve se aparece no Ibira....

    Ka-Chow
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Mantovani Ter Ago 12 2014, 10:46

    Acho que é esse aqui, não?

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 JigLegacy_zps8fec3d0e

    Ok, ele é meio seu também. Só não precisava roubar...

    Montar asa com isso é brincadeira de criança. Vale a pena demais.

    Logo eu volto!

    Abraços!
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 13 2014, 10:36

    Dúvidas...

    Os tubos são apoiados no centro para não haver flexão dos tubos é tudo solto mesmo?

     Question 

    Abraços!

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 13 2014, 10:44

    Continuando...

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 J7T71i4

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 GNddxmz

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 I6aGAXX
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 13 2014, 17:43

    Tá ficando Show Taps  Very Happy 
    Fica minha sugestão de vc reforçar as F2 e F3 com um compensado fininho pra dar maior rigidez aos conjuntos de trem de pouso
    Tá ficando muito legal
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 13 2014, 22:07

    Olá Mani;

    Opa, claro! Acabei de colar os compensados. Não fiz antes porque não tinha compensado fino. Cortei
    os de 4mm e afinei, tirando uma camada (placa) de madeira. Por aqui não tem. Terei que comprar fora.
    Depois posto mais fotos! De vagar, chegaremos lá!

    Abraços!

    Conteúdo patrocinado


    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 5 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 17:47