VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+9
Mantovani
Marcelo Brito
betocastrucci
Alexandre Margonar
Morcegão
Sérgio Daeuble
Manicaca
Marcus36X
TAPXURE
13 participantes

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Marcus36X Qua Ago 13 2014, 22:16

    Os tubos saõ apoiados no meio sim...

    Ka-Chow

    P.S. Tomei na mão grande mesmo e quero ver quem pega de volta...rsrs
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 13 2014, 22:27

    Bom saber! Vou fazer um "baguio" deste para mim! MDF no centro e extremidades e tubos de
    alumínio parede grossa (ou inox$). Depois mando fotos!!!

    Valeu!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 13 2014, 22:37

    Taps, uma diquinha fácil e barata
    O compensado "fininho" pode ser feito em casa
    Basta ir a lojas que fornecem material para fabricação de móveis e comprar laminados para forração de móveis, geralmente com 0,8 mm. vc sobrepõe algumas camadas (2 ou 3 dependendo da espessura da placa desejada) e colando com cola expoxi faz um show de compensado gastando bem pouco.
    Avantagem é que comprando uma lâmina de laminado que é grande vc tem material pra fazer muitos aviões gastando bem pouco
    fica ai mais uma diquinha
    Fonte?? Prof Serjão Daeuble  sunny 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Qua Ago 13 2014, 22:52

    É uma excelente ideia Mani! Nos bons tempos já fizemos este compensado de laminado por aqui!
    Realmente são bem resistentes e quebram um galhão!

    De qualquer maneira, valeu por relembrar esta "dica"!!! Vou fazer ainda esta semana!!!

    Abraços!
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  GECANA Sex Ago 15 2014, 12:43

    Prezado Tapxure, seu modelo esta ficando muito bonito mesmo. Parabéns.
    Com relação ao compensado, voce pode procurar pelos códigos MIDA5240 (1/64), MIDA5244 (1/Cool OU MIDA5241 (1/32) nas principais lojas do ramo. São fabricadas pela Midwest e são de excelente qualidade. Somente o preço que acho salgado. Forte abraço. GG
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Sex Ago 15 2014, 15:13

    Olá Turma;

    Fiz o compensado "caseiro" contra placando 3 lâminas de laminado de madeira com cola
    epoxy. Prensei numa pedra com pesos. Ficou legal, mas não se compara aos da MIDWEST
    que o GG cita. Realmente a qualidade é outra (e o preço também)...

    Abraços!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Ago 15 2014, 15:46

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    O compensado fino caseiro não fica com a qualidade dos compensados importados de uso aeronautico......
    Para a maioria dos serviços em aeromodelismo eles atendem as necessidades de peso e resistência!
    Uma dica é usar um vidro grosso sobre pedra de granito ou marmore! Costumo misturar metanol na resina epox (diluir um pouco). Na hora de prensar entre o vidro e o granito usar um saquinho plástico para evitar que fiquem grudados.........No mercado existem vários tipos de laminados a venda! Os mais leves são de cedro e pinheiro. Combinar tipos e espessuras permitem compensados mais leves e resistentes......... cheers  cheers  cheers  cheers  cheers 
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Ago 15 2014, 15:55

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Uma dica legal! Aqui no sul tem aparecido algumas caixas de frutas importadas do Chile com um compensado de 1/8" (3 mm) em pinheiro que é uma beleza!!!!!

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 2e21nqo


     Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Ago 15 2014, 16:04

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Outra dica é usar o laminado de cedro sobre a balsa colado com ciano....... Fica leve é não necessita reforço de compensado prejudicando o peso!!!!!!
    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 2j2vz9l

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 2m4d15w

     cheers  cheers  cheers  cheers  cheers  cheers 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Sex Ago 15 2014, 17:48

    Bonito avião, conheço de algum lugar  lol! lol! lol! 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Sex Ago 15 2014, 18:09

    Olá Sérgio;

    Muito boas dicas!!! Vou dar uma "aprimorada" nos próximos laminados!   Wink 
    Agora, se você quiser mandar umas frutas, para que eu use a caixa com esta bela
    madeira, fique à vontade!!! Passo o endereço rapidinho!   Very Happy 

    Aproveitando, seguem novas fotos da MIG 35. A asa já está praticamente pronta, faltando
    apenas arredondar o Bordo de Ataque e por os reforços nas ponteiras de asa.

    Pesei todo o conjunto e come está, o peso é de 298 gramas. Como disse, ainda falta lixar
    muita coisa... Eu acho que o peso final ficará por volta das 600~650 gramas. Qual o peso
    que fica a MIG 35 normalmente?

    Abraços!

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Rw0RUVW
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Morcegão Sex Ago 15 2014, 18:27

    Estamos seguindo.  Very Happy Very Happy Very Happy 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Sáb Ago 16 2014, 21:15

    Hoje lixei toda a MIG 35, arredondando e acertando os bordos, chapeados da asa e fuselagem! Pesei
    novamente após o serviço e pasmem... o peso caiu para 268 gramas!  Shocked 

    Ao separar um antigo motor FOX 35 para equipar a MIG, constatei que o montante ficou com uma
    abertura muito grande - 3,4CM!!! A base do FOX 35 tem 3,0CM, além de ter as abas de fixação bem
    estreitas!!! Não sei se foi erro meu ou do kit!!!  Mad

    Vou ver se tenho outra opção de motor, com a base de fixação maior para não precisar de refazer os
    montantes de fixação. Talvez mecha só no montante inferior, para aumenta-lo em 0,5cm para dar
    certo para o FOX 35, que é minha escolha (e do Mani) principal!   Question 

    Vamos ver... depois dou notícias!!!

    Abraços
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Ago 16 2014, 21:43

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Na planta o espaço entre os montantes é de 25 mm. Com 35 é muito aberto! Neste caso o recomendado é apoio (tapete -ped) em aluminio!!!!
    Vou colocar minha Mig na balança......
     cheers cheers cheers cheers cheers 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Sáb Ago 16 2014, 21:49

    Olá Sérgio;

    Terias uma foto deste "tapete-ped" em alumínio que daria certo neste caso!!??
    O PATHFINDER ARF que tenho veio com um sistema de fixação em alumínio. Seria isto?
    Aguardo o peso da sua MIG para ter uma base da minha.

    Abraços!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 16 2014, 21:53

    Beleza Taps, sei que vc constroi muito bem e vai acertar a aberturado montante com facilidade
    Fox 35 e Mig, pra mim é como queijo no macarrão, combina sempre !
    Mas a opção é sempre do amigo não é ?

    O importante no meu entendimento é que o motor que vc vai usar nela seja confiável e já esteja bem amaciado porque a Mig é um modelo que convida a manobrar,e não é nada agradável ter parada de motor no topo de um looping ou ao entrar em voo invertido, voando no cimento nem se fala  affraid affraid affraid affraid 


    Tua Mig tá ficando linda e o peso que vc conseguiu até agora tá espetacular  Very Happy 

    Nos tempos das nossas Migs (kits Mobral) que voavam também com Fox 35 pesavam "trocentos" kilos e já voavam muito bem, imagine essa sua ??

    O Sérjão tinha uma que foi varias vezes reformada e era entelada com jornal e voava muito  cheers 

    Acompanhando com atenção
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Sáb Ago 16 2014, 22:09

    Olá Mani;

    Pra nós mineiros, é goiabada com queijo!!! Bão de mais, sô!!!   Smile 

    Dá para arrumar o montante sem problemas, mas fico chateado em desmanchar algo que
    está pronto... se for o caso, vamos lá!!!

    Tenho um motor FOX 35X (combate). Parece que está seminovo. O que acham?  Question 

    Realmente, o motor tem que estar afinado! Estou traumatizado com pousos de dorso...
    Outro dia foi com o PT-19 recém adquirido. Ele usa um tanque de plástico e o cluntch (peso)
    estava solto e eu não vi!!! Esfolei o aero de bobeira! Falta de cuidado em checar com calma!

     Mad   Mad   Mad 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 16 2014, 22:34

    A questão da escolha é muito pessoal, O Fox 35 X é bom motor de combate girando hélices menores a altas rpm
    Se ele não veio com um redutor de venturi provavelmente o amigo terá que pressurizar o tanque pelo carter, pq máquina "braba" só funciona na pressão  affraid affraid affraid 

    O Fox 35 Stunt é muito mais flexivel, menos potente e é um acrobata por nascimento sendo bem mais tolerante com acerto de carburação, e além do mais tem ótima sucção

    Se tiver um bom 29 ou um 25 vai muito bem também. Poderia ser um OS 25 FP ou LA, um Enya 25 ou 29, um Fox 25também iria bem, também considero uma excelente escolha pra Mig um CB 25 show de motorzinho

    Entre um Fox 35 X e um 35 Stunt; se a escolha for "pauleira" com uma ou outra subidinha sem manobrar muito o 35 X é o bicho, mas se o negócio é voar a uns 90/100 km/h manobrando com vontade e sem preocupação com velocidade a escolha mais acertada seria mesmo o velho 35 stunt, minha opinião

    Se quiser radicalizar dá pra por também um 40 como o Castrucci fez na dele com um K&B 40, que segundo ele nos relatou por aqui ficou muito boa na Mig  Very Happy 
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Ago 16 2014, 23:30

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    É melhor usar um Fox 35 ou um CB-25...... Basta usar uma chapa de aluminio abraçando os montantes.....
    Nã minha Mig usei apoio em fibra de carbono...... Aluminio em forma de "U" é mais eficiente.....Pena que não tenho nenhum modelo no momento com esta solução para tirar uma foto........ Shocked Shocked Shocked 

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 2moazrm

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Ny9y88
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Ago 16 2014, 23:44

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Mais detalhes para aumentar a rigidez..... Rebaixar até a madeira dura (Hard wood).

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 2zywi6a

    Este compensado foi feito com laminados de cedro.

    Acabei de colocar minha Mig na balança. 440 gramas sem motor e sem tanque! Entenlada com silkspan, dop, pintura laca nitro celulose e verniz bi componente.......
    Com termo adesivos deve ficar bem mais leve!!!!!! A minha Mig já passou por quatro reformas........

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 2e2oxeh
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Dom Ago 17 2014, 17:27

    Beleza Rapaziada...

    Mani, obrigado pela ajuda! Apesar de ter opções de colocar motores mais rápidos, vou ficar com o FOX 35 mesmo!

    Sérgio, obrigado pelas informações (reforços e peso) que passou! Já vou para a oficina começar a mexer no
    montante da MIG. Depois posto fotos!

    Abraços!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 17 2014, 18:35

    Beleza Taps, nada impede de vc começar a usar o Fox 35 Stunt e depois migrar pra outro motor, porém creio que em um modelo tão pequeno (90 cm de envergadura) um 35 tá de bom tamanho Basketball 

    Creio que sua opção é muito acertada, o Fox 35 é um motor simples e de comportamento previsível, só deixo uma (importante) dica de completar o nível de oléo do seu combustível caso a escolha seja de um combustível comercial

    Vc vai se divertir a valer

    acompanhando  Very Happy 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Dom Ago 17 2014, 20:53

    Com certeza Mani! A maioria dos motores 35 tem a mesma largura do FOX (30mm).

    Já fiz a modificação no montante, utilizando madeira Marfim. Agora o espaço está joia para o FOX 35!

    Fiz também a abertura na asa para embutir o tanque. Acho que vai dar certo!!! Coloquei um tanque
    Dubro de 2oz. o de 4oz. é muito grande para este motor. Outra opção, são os tanques de metal, próprios
    para VCC, com umas 3oz (90ml). Agora, falta fazer a tampa, com os furos (2) das mangueiras. Elas vão
    sair por baixo da asa, já ligando direto na agulha e escape (se usar).

    Próxima etapa, é a fabricação dos trem de pouso (triciclo)! Depois seguem mais fotos!   Rolling Eyes 

    Abraços!

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 JWKDKo6

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 PGYo6I4

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 4x2ewC7
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  betocastrucci Dom Ago 17 2014, 21:00

    Eu uso esse tanque na minha Mig, mas o meu fica para frente da longarina e não cabe inteiramente na asa. O maior ponto fraco da Mig é exatamente esse bordo de ataque cortado, cuidado com a longarina nesse ponto. Eu reforcei com fibra todo o entorno do tanque e usei carbono nas longarinas, ficou muito rígido, talvez tenha exagerado.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  TAPXURE Dom Ago 17 2014, 21:08

    Olá Beto!

    Para executar essa ideia que eu tive, não precisei de mexer nas longarinas e bordo de ataque. Ficou
    tudo intacto! Realmente, ao cortar o bordo para acomodar o tanque, tira-se bastante a resistência da
    asa. Fiz isso na minha F.Streak e não gostei.

    Eu não impermeabilizei o espaço onde ficara o tanque! Ficou de difícil acesso. Vamos torcer para que
    não ocorram vazamentos!!!  Neutral  Sempre texto o tanque após a montagem, para verificar vazamentos.

    Já sei... vou "embruiá" ele num saco plástico!!!  drunken 

    Abraços!

    Conteúdo patrocinado


    MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia - Página 6 Empty Re: MANICACA I e MIG 35 - Nostalgia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 15:21