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29 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº101
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Cade a folha para eu assinar também?
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº102
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Legal moçada. Vale lembrar também que um dos Fox 35 Stunt mais procurados pelos colecionadores mundo afora são os da série limitada em comemoração aos 50 anos da Fox. Em 1989 mais ou menos foi lançada uma série limitada a 500 unidades do Fox 35 Stunt todo em preto (inclusive descarga)e com todos os acessórios e parafusos dourados, inclusive porca de hélice e seus encostos,carburador, até a vela era dourada. Esse motor tinha o número de série gravado no bloco, além de um certificado de autenticidade assinado pela Sra Betty Fox, viúva do lendário Duke Fox.
Posto umas fotos do belo motor daquela série, coisa linda, vejam:
Posto umas fotos do belo motor daquela série, coisa linda, vejam:
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº103
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Coisa de doido. Muito bom mesmo. Só a Fox mesmo...
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº104
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Coisa linda!!!
jocarc- Usuário Master
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº105
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colega seu acervo sobre a Fox é fantástico parabéns, nunca havia visto um desses, acredito que quem comprou motores dessa série deve te-los guardado hehehehehe.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº106
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Joca, infelizmente esses motores não são meus não. São fotos que baixei da net pro meu acervo. Um Fox 35 preto desses da série comemorativa vale hoje uma pequena bolada e só se encontram nas mão de apenas alguns poucos colecionadores.
Só foram construídos 500 motores desses. As fotos que ilustram os Fox 35 por anos deprodução não são minhas também.
São do presidente da MECA (Model Engine Collectors Associations) Bill Mohrbacher, que sabe tudo e mais um pouco sobre motores e principalmente Fox.
O cara além de ser humilde é muito gente boa.
Aproveitando o gancho do post sobre motores antigos, posto umas fotos de dois WB´s, esses sim meus, um WB 2,5 cc (.15) e um WB 1,0 cc (0.6). Esses motores eu negociei com um grande amigo, O Eldon Gustavo.
Posto abaixo uma foto de 3 Sassis, um 35 e dois 15 do amigo Alexandre Margonar, os quais tive o prazer de contribuir em colocá-los em ordem de voo novamente.
Ver motores clássicos roncando novamente pra mim é um prazer.
Apesar do que muitos falam, o Sassi 35 é um motor bem construído, tem uma biela bem elaborada, forte e possuindo de fábrica até furinhos de lubrificação nos mancais, coisa que poucos motores da época tinham. O pistão também é bem elaborado e tem uma construção bem feita e sólida.
Na minha opinião, um belo motor.
Carlo
Só foram construídos 500 motores desses. As fotos que ilustram os Fox 35 por anos deprodução não são minhas também.
São do presidente da MECA (Model Engine Collectors Associations) Bill Mohrbacher, que sabe tudo e mais um pouco sobre motores e principalmente Fox.
O cara além de ser humilde é muito gente boa.
Aproveitando o gancho do post sobre motores antigos, posto umas fotos de dois WB´s, esses sim meus, um WB 2,5 cc (.15) e um WB 1,0 cc (0.6). Esses motores eu negociei com um grande amigo, O Eldon Gustavo.
Posto abaixo uma foto de 3 Sassis, um 35 e dois 15 do amigo Alexandre Margonar, os quais tive o prazer de contribuir em colocá-los em ordem de voo novamente.
Ver motores clássicos roncando novamente pra mim é um prazer.
Apesar do que muitos falam, o Sassi 35 é um motor bem construído, tem uma biela bem elaborada, forte e possuindo de fábrica até furinhos de lubrificação nos mancais, coisa que poucos motores da época tinham. O pistão também é bem elaborado e tem uma construção bem feita e sólida.
Na minha opinião, um belo motor.
Carlo
carlão eckert- Usuário Master
- Número de Mensagens : 230
Data de inscrição : 16/09/2008
- Mensagem nº107
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Salve Carlo
Algumas paginas atras você postou o manual do fox de niver de 40 anos... ai vai a foto dele direto a minha coleção.
Também foto do meu sassi 15, compra na lima hobby em Curitiba. Esse é o que mais tenho ciumes da minha coleção
Algumas paginas atras você postou o manual do fox de niver de 40 anos... ai vai a foto dele direto a minha coleção.
Também foto do meu sassi 15, compra na lima hobby em Curitiba. Esse é o que mais tenho ciumes da minha coleção
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº108
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Carlão, lindos motores :
O teu Fox é o da comemoração de 40 anos do Stunt 35, belíssima máquina !
Comentam que os 35 dessa série são excelentes.
Eo teu Sassi 15 tem a embalagem original e até uma velinha Sassi. raridades
O teu Fox é o da comemoração de 40 anos do Stunt 35, belíssima máquina !
Comentam que os 35 dessa série são excelentes.
Eo teu Sassi 15 tem a embalagem original e até uma velinha Sassi. raridades
jocarc- Usuário Master
- Número de Mensagens : 93
Idade : 73
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº109
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Agora estou trabalhando num motor que ganhei de um amigo anos atras, trata-se de procedência ignorada, procurei mas não encontrei nem foto parecida com ele. Trata se de um motor a gasolina acredito de 20 a 30 cc. Original o carburador é de bóia, troquei por uma de diafragma. O primeiro teste que fiz na bancada, ele virou um hélice de 21". Pela aparência ele deve ser um motor de alta rotação, pois possui um curso pequeno de biela comparado com motores para aeros mais novos.Provavelmente teria menor torque em baixa rotação. Enfim a ideia seria transforma-lo num motor para aero mas para coleção, uma vez que não curto muito os "giants".Alguém sabe se é possível calcular a cilindrada desse motor sem desmonta-lo?
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº110
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Se fosse um 4 T seria bem mais fácil calcular a cilindrada aproximada sem desmontar. Tirarias-se a vela e colocando o pistão em ponto morto inferior, poderia-se encher o cilindro com algum fluído, medindo-se a quantidade com uma bureta ou seringa que fosse calibrada até atingir o ponto em que o pistão atinge o ponto morto superior. Com a medição do fluído usado, vc teria a capacidade cúbica do motor, ou as "cilindradas" dele.
A cilindrada dele seria o volume de fluído que vc usou para encher o "caneco" hehehe
Um 2 tempos tem janelas no meio do curso, janelas de escape, janelas de tranferência etc, que fariam com que o fluído vazasse, dificultando o uso desse sistema (sem desmontar).
Pode-se tentar levar o pistão até a janela mais alta (geralmente de escapamento) e "fechar" o cilindro e a partir deste ponto encher o "caneco" de fluído até atingir o ponto morto superior. Essa medição porém não vai exprimir a cilindrada real do motor e será menor do que a adotada como padrão. Por exemplo, se usar esse sistema em um motor .40 de 2 T (6,5 cc), fechando as janelas deveremos conseguir "encher" só uns 4,0 cc dos 6,5 deslocados teoricamente pelo motor.
Estou lhe respondendo apenas como "amante" de máquinas e motores pois não sou engenheiro, mas creio que a idéia seria essa mesmo.
Caso algum engenheiro encontre alguma discrepância, por favor, sinta-se a vontade para nos corrigir, e desde já agradeço.
Um abraço
A cilindrada dele seria o volume de fluído que vc usou para encher o "caneco" hehehe
Um 2 tempos tem janelas no meio do curso, janelas de escape, janelas de tranferência etc, que fariam com que o fluído vazasse, dificultando o uso desse sistema (sem desmontar).
Pode-se tentar levar o pistão até a janela mais alta (geralmente de escapamento) e "fechar" o cilindro e a partir deste ponto encher o "caneco" de fluído até atingir o ponto morto superior. Essa medição porém não vai exprimir a cilindrada real do motor e será menor do que a adotada como padrão. Por exemplo, se usar esse sistema em um motor .40 de 2 T (6,5 cc), fechando as janelas deveremos conseguir "encher" só uns 4,0 cc dos 6,5 deslocados teoricamente pelo motor.
Estou lhe respondendo apenas como "amante" de máquinas e motores pois não sou engenheiro, mas creio que a idéia seria essa mesmo.
Caso algum engenheiro encontre alguma discrepância, por favor, sinta-se a vontade para nos corrigir, e desde já agradeço.
Um abraço
jocarc- Usuário Master
- Número de Mensagens : 93
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº111
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
É interessante seu método, também não sou engenheiro somente curioso, mas acho que sem desmontar fica difícil. Pensei em tirar somente o cabeçote que não implicaria em algum problema tipo estragar retentor do eixo etc. e medir o diâmetro do piston e o curso da biela daí calcular porem não sei como fazer os cálculos hehehehehe.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº112
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Joca, se vc conseguir tirar o cabeçote fica bem mais fácil.
Teriamos só que conhecer duas variáveis.
1-Diamêtro do cilindro e
2-Curso do pistão, com isso a gente calcula fácil fácil a cilindrada do motor.
Lá do segundo grau, a gente relembra a fórmula do Volume do Cilindro que é:
Volume Cilindro = 2 x "PÍ" x Raio ao quadrado X altura, o "PÍ" vale 3,14 lembra?
A altura do cilindro no nosso caso vai ser o curso do virabrequim.
Ao ter o diâmetro do cilindro do seu motor, pra transformar em "Raio" divida por 2, e aí é só jogar na fórmula e fazer as contas que chegamos fácil a cilindrada real do seu motor
Teriamos só que conhecer duas variáveis.
1-Diamêtro do cilindro e
2-Curso do pistão, com isso a gente calcula fácil fácil a cilindrada do motor.
Lá do segundo grau, a gente relembra a fórmula do Volume do Cilindro que é:
Volume Cilindro = 2 x "PÍ" x Raio ao quadrado X altura, o "PÍ" vale 3,14 lembra?
A altura do cilindro no nosso caso vai ser o curso do virabrequim.
Ao ter o diâmetro do cilindro do seu motor, pra transformar em "Raio" divida por 2, e aí é só jogar na fórmula e fazer as contas que chegamos fácil a cilindrada real do seu motor
jocarc- Usuário Master
- Número de Mensagens : 93
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº113
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza cara, vou retirar o cabeçote, o diâmetro do cilindro será fácil, o curso acho que vai dar para medir também, o espaço entre o ponto que o piston esta em baixo até o ponto de cima no cabeçote, depois posto aqui as medidas e vamos ver, estou curioso e grato pela ajuda.
jocarc- Usuário Master
- Número de Mensagens : 93
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº114
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Não retirei o cabeçote pois o mesmo é composto de cilindro e cabeçote numa peça só e eu não estou a fim de fazer uma junta nova hehehehe mas através da saída de escape tirei as medidas como segue
Diâmetro do cilindro 3,3 cm
Curso da Biela 3,3 cm
Tipico motor "quadrado"
pelos meus cálculos 28,22 CC
Agora e ver a qtas rotações ele vira!
Diâmetro do cilindro 3,3 cm
Curso da Biela 3,3 cm
Tipico motor "quadrado"
pelos meus cálculos 28,22 CC
Agora e ver a qtas rotações ele vira!
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº115
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu tenho um motor a gasolina de 26 centimetros cubicos.... É bem diferente do teu! O teu tem platinado, magneto e carburador de cuba e válvula de gaveta cilindrica..... Semelhante aos motores das Garellis (ciclomotor antigo).
jocarc- Usuário Master
- Número de Mensagens : 93
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº116
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sim colega, esse motor é bem antigo,data de 1983, não é de aeromodelo, mas também não é Garelli nem walkmachine ele é bem menor talvez era de algum pulverizador ainda não sei. Esses detalhes como carburador platinado e magneto, hoje existe módulo eletrônico, claro é preciso analisar custo beneficio.Hoje estou me divertindo com ele, na pior das hipótese ele faz vento pra caramba hehehehehehe.
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº117
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Cuidado com os dedos! O meu é muito "pegador" de dedos......
jocarc- Usuário Master
- Número de Mensagens : 93
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Data de inscrição : 15/10/2011
- Mensagem nº118
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Que tamanho de hélice vc usa?
Meu motor pega tranquilo acho que é porque tem o magneto de contra peso, quero ver depois que eu retirar o magneto, aí vai ficar perigoso concorda?
Meu motor pega tranquilo acho que é porque tem o magneto de contra peso, quero ver depois que eu retirar o magneto, aí vai ficar perigoso concorda?
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº119
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Hélice 16x8.
jocarc- Usuário Master
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Data de inscrição : 15/10/2011
Sei que esse motor não tem nada com VCC mas motores são motores pra quem gosta de mexer resolvi ir até o fim, ou seja pagar para ver.
Recebi a ignição eletrônica e já estou instalando no motor. O custo do kit é relativamente barato R$83,00 sensor vela ignição e peças sobressalentes.
Efetuado um teste de funcionamento a ignição esta ok, retirado toda parte antiga carburador bobina magneto platinado.
Ainda vou retirar uma boa parte da carcaça do motor deixando somente o bloco e a fixação traseira.
Recebi a ignição eletrônica e já estou instalando no motor. O custo do kit é relativamente barato R$83,00 sensor vela ignição e peças sobressalentes.
Efetuado um teste de funcionamento a ignição esta ok, retirado toda parte antiga carburador bobina magneto platinado.
Ainda vou retirar uma boa parte da carcaça do motor deixando somente o bloco e a fixação traseira.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº121
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Joca, está ficando muito legal. Tenho certeza que vai funcionar muito bem
Ficamos no aguardo do resultado dos testes
Carlo
Ficamos no aguardo do resultado dos testes
Carlo
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
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Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº122
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Encontrei no ML um escapamento que serve no Sassi 15!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242914926-escape-enya-15-e-19-_JM
Tinha alguem procurando!!!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242914926-escape-enya-15-e-19-_JM
Tinha alguem procurando!!!!
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº123
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Esta aqui uma pessoa que talvez possa te ajudar com seu motor.
Ele tem loja fisica em São Paulo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426436679-hobbyline-engine-service-manutencoes--_JM
Ele tem loja fisica em São Paulo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426436679-hobbyline-engine-service-manutencoes--_JM
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº124
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Veteranos e Comandantes
A loja que voces estão falando e a Hobby Line loja do Henry um gande amigo a muito tempo foi vise Presidente da ABA quando o Victor Garuti foi Presidente , e delê hobby Classificados que é um dos melhoeres e mais eguros , que eu saiba o negcio delê e modelos a gazolina e jato, elê tinha uma tralha grande de motores antigos aqui vai o telefone delê 011 37213864.
Não quero te desanimar mais pelo que me lembre o Sassi não se dava muito bem com escapamento , elê super aquecia e perdia potência .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
A loja que voces estão falando e a Hobby Line loja do Henry um gande amigo a muito tempo foi vise Presidente da ABA quando o Victor Garuti foi Presidente , e delê hobby Classificados que é um dos melhoeres e mais eguros , que eu saiba o negcio delê e modelos a gazolina e jato, elê tinha uma tralha grande de motores antigos aqui vai o telefone delê 011 37213864.
Não quero te desanimar mais pelo que me lembre o Sassi não se dava muito bem com escapamento , elê super aquecia e perdia potência .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº125
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Estou me referindo ao motor do Joca, que é a gasolina.
Sou cliente do Henry e tenho um Zenoah G62 que ganhei de presente de um amigo e foi comprado na Hobby Line.
Lá ele deve conseguir ajuda para colocar o motor para funcionar e saber mais algo a respeito dele.
Sou cliente do Henry e tenho um Zenoah G62 que ganhei de presente de um amigo e foi comprado na Hobby Line.
Lá ele deve conseguir ajuda para colocar o motor para funcionar e saber mais algo a respeito dele.