VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sex Jun 08 2012, 16:19

    Cade a folha para eu assinar também?
    cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Jun 08 2012, 19:02

    Legal moçada. Vale lembrar também que um dos Fox 35 Stunt mais procurados pelos colecionadores mundo afora são os da série limitada em comemoração aos 50 anos da Fox. Em 1989 mais ou menos foi lançada uma série limitada a 500 unidades do Fox 35 Stunt todo em preto (inclusive descarga)e com todos os acessórios e parafusos dourados, inclusive porca de hélice e seus encostos,carburador, até a vela era dourada. Esse motor tinha o número de série gravado no bloco, além de um certificado de autenticidade assinado pela Sra Betty Fox, viúva do lendário Duke Fox.
    Posto umas fotos do belo motor daquela série, coisa linda, vejam:

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Fox3541



    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Fox3540



    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Fox3537



    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Fox3539



    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sex Jun 08 2012, 19:07

    cheers cheers cheers sunny cheers cheers cheers sunny
    Coisa de doido. Muito bom mesmo. Só a Fox mesmo...
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Jun 08 2012, 21:23

    Coisa linda!!!
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Sáb Jun 09 2012, 11:49

    Colega seu acervo sobre a Fox é fantástico parabéns, nunca havia visto um desses, acredito que quem comprou motores dessa série deve te-los guardado hehehehehe.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 09 2012, 12:31

    Joca, infelizmente esses motores não são meus não. São fotos que baixei da net pro meu acervo. Um Fox 35 preto desses da série comemorativa vale hoje uma pequena bolada e só se encontram nas mão de apenas alguns poucos colecionadores.

    Só foram construídos 500 motores desses. As fotos que ilustram os Fox 35 por anos deprodução não são minhas também.

    São do presidente da MECA (Model Engine Collectors Associations) Bill Mohrbacher, que sabe tudo e mais um pouco sobre motores e principalmente Fox.

    O cara além de ser humilde é muito gente boa.

    Aproveitando o gancho do post sobre motores antigos, posto umas fotos de dois WB´s, esses sim meus, um WB 2,5 cc (.15) e um WB 1,0 cc (0.6). Esses motores eu negociei com um grande amigo, O Eldon Gustavo.

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Imagem005oq



    Posto abaixo uma foto de 3 Sassis, um 35 e dois 15 do amigo Alexandre Margonar, os quais tive o prazer de contribuir em colocá-los em ordem de voo novamente.
    Ver motores clássicos roncando novamente pra mim é um prazer.

    Apesar do que muitos falam, o Sassi 35 é um motor bem construído, tem uma biela bem elaborada, forte e possuindo de fábrica até furinhos de lubrificação nos mancais, coisa que poucos motores da época tinham. O pistão também é bem elaborado e tem uma construção bem feita e sólida.
    Na minha opinião, um belo motor.
    Carlo

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 83512278


    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  carlão eckert Sáb Jun 09 2012, 15:05

    Salve Carlo

    Algumas paginas atras você postou o manual do fox de niver de 40 anos... ai vai a foto dele direto a minha coleção.

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 IMG_9384

    Também foto do meu sassi 15, compra na lima hobby em Curitiba. Esse é o que mais tenho ciumes da minha coleção

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 IMG_9400




    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 09 2012, 18:48

    Carlão, lindos motores :
    O teu Fox é o da comemoração de 40 anos do Stunt 35, belíssima máquina !
    Comentam que os 35 dessa série são excelentes.
    Eo teu Sassi 15 tem a embalagem original e até uma velinha Sassi. raridades bounce
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Sáb Jun 09 2012, 21:37

    Agora estou trabalhando num motor que ganhei de um amigo anos atras, trata-se de procedência ignorada, procurei mas não encontrei nem foto parecida com ele. Trata se de um motor a gasolina acredito de 20 a 30 cc. Original o carburador é de bóia, troquei por uma de diafragma. O primeiro teste que fiz na bancada, ele virou um hélice de 21". Pela aparência ele deve ser um motor de alta rotação, pois possui um curso pequeno de biela comparado com motores para aeros mais novos.Provavelmente teria menor torque em baixa rotação. Enfim a ideia seria transforma-lo num motor para aero mas para coleção, uma vez que não curto muito os "giants".Alguém sabe se é possível calcular a cilindrada desse motor sem desmonta-lo?

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120609_163953

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120609_164007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120609_164047

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120609_164445


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 09 2012, 22:13

    Se fosse um 4 T seria bem mais fácil calcular a cilindrada aproximada sem desmontar. Tirarias-se a vela e colocando o pistão em ponto morto inferior, poderia-se encher o cilindro com algum fluído, medindo-se a quantidade com uma bureta ou seringa que fosse calibrada até atingir o ponto em que o pistão atinge o ponto morto superior. Com a medição do fluído usado, vc teria a capacidade cúbica do motor, ou as "cilindradas" dele.
    A cilindrada dele seria o volume de fluído que vc usou para encher o "caneco" hehehe
    Um 2 tempos tem janelas no meio do curso, janelas de escape, janelas de tranferência etc, que fariam com que o fluído vazasse, dificultando o uso desse sistema (sem desmontar).
    Pode-se tentar levar o pistão até a janela mais alta (geralmente de escapamento) e "fechar" o cilindro e a partir deste ponto encher o "caneco" de fluído até atingir o ponto morto superior. Essa medição porém não vai exprimir a cilindrada real do motor e será menor do que a adotada como padrão. Por exemplo, se usar esse sistema em um motor .40 de 2 T (6,5 cc), fechando as janelas deveremos conseguir "encher" só uns 4,0 cc dos 6,5 deslocados teoricamente pelo motor.
    Estou lhe respondendo apenas como "amante" de máquinas e motores pois não sou engenheiro, mas creio que a idéia seria essa mesmo.
    Caso algum engenheiro encontre alguma discrepância, por favor, sinta-se a vontade para nos corrigir, e desde já agradeço.
    Um abraço
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Sáb Jun 09 2012, 22:25

    É interessante seu método, também não sou engenheiro somente curioso, mas acho que sem desmontar fica difícil. Pensei em tirar somente o cabeçote que não implicaria em algum problema tipo estragar retentor do eixo etc. e medir o diâmetro do piston e o curso da biela daí calcular porem não sei como fazer os cálculos hehehehehe.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 09 2012, 22:38

    Joca, se vc conseguir tirar o cabeçote fica bem mais fácil.
    Teriamos só que conhecer duas variáveis.
    1-Diamêtro do cilindro e
    2-Curso do pistão, com isso a gente calcula fácil fácil a cilindrada do motor.
    Lá do segundo grau, a gente relembra a fórmula do Volume do Cilindro que é:
    Volume Cilindro = 2 x "PÍ" x Raio ao quadrado X altura, o "PÍ" vale 3,14 lembra?
    A altura do cilindro no nosso caso vai ser o curso do virabrequim.
    Ao ter o diâmetro do cilindro do seu motor, pra transformar em "Raio" divida por 2, e aí é só jogar na fórmula e fazer as contas que chegamos fácil a cilindrada real do seu motor bounce
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Dom Jun 10 2012, 00:32

    Beleza cara, vou retirar o cabeçote, o diâmetro do cilindro será fácil, o curso acho que vai dar para medir também, o espaço entre o ponto que o piston esta em baixo até o ponto de cima no cabeçote, depois posto aqui as medidas e vamos ver, estou curioso e grato pela ajuda.
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Dom Jun 10 2012, 21:38

    Não retirei o cabeçote pois o mesmo é composto de cilindro e cabeçote numa peça só e eu não estou a fim de fazer uma junta nova hehehehe mas através da saída de escape tirei as medidas como segue
    Diâmetro do cilindro 3,3 cm
    Curso da Biela 3,3 cm
    Tipico motor "quadrado"
    pelos meus cálculos 28,22 CC
    Agora e ver a qtas rotações ele vira!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 10 2012, 22:16

    Eu tenho um motor a gasolina de 26 centimetros cubicos.... É bem diferente do teu! O teu tem platinado, magneto e carburador de cuba e válvula de gaveta cilindrica..... Semelhante aos motores das Garellis (ciclomotor antigo).
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Dom Jun 10 2012, 23:09

    Sim colega, esse motor é bem antigo,data de 1983, não é de aeromodelo, mas também não é Garelli nem walkmachine ele é bem menor talvez era de algum pulverizador ainda não sei. Esses detalhes como carburador platinado e magneto, hoje existe módulo eletrônico, claro é preciso analisar custo beneficio.Hoje estou me divertindo com ele, na pior das hipótese ele faz vento pra caramba hehehehehehe.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 10 2012, 23:21

    Cuidado com os dedos! O meu é muito "pegador" de dedos......
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Seg Jun 11 2012, 14:12

    Que tamanho de hélice vc usa?
    Meu motor pega tranquilo acho que é porque tem o magneto de contra peso, quero ver depois que eu retirar o magneto, aí vai ficar perigoso concorda?
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jun 11 2012, 19:26

    Hélice 16x8.
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty

    Mensagem  jocarc Dom Jul 15 2012, 14:02

    Sei que esse motor não tem nada com VCC mas motores são motores pra quem gosta de mexer resolvi ir até o fim, ou seja pagar para ver.
    Recebi a ignição eletrônica e já estou instalando no motor. O custo do kit é relativamente barato R$83,00 sensor vela ignição e peças sobressalentes.
    Efetuado um teste de funcionamento a ignição esta ok, retirado toda parte antiga carburador bobina magneto platinado.
    Ainda vou retirar uma boa parte da carcaça do motor deixando somente o bloco e a fixação traseira.

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120715_135532

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120715_135613

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120715_114840


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 20120715_114744-1
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Jul 15 2012, 14:25

    Joca, está ficando muito legal. Tenho certeza que vai funcionar muito bem Basketball
    Ficamos no aguardo do resultado dos testes
    Carlo
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Jul 18 2012, 23:02

    Encontrei no ML um escapamento que serve no Sassi 15!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242914926-escape-enya-15-e-19-_JM

    Tinha alguem procurando!!!!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Qui Jul 19 2012, 05:41

    Esta aqui uma pessoa que talvez possa te ajudar com seu motor.
    Ele tem loja fisica em São Paulo.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426436679-hobbyline-engine-service-manutencoes--_JM
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Jul 19 2012, 17:34

    Colegas Veteranos e Comandantes

    A loja que voces estão falando e a Hobby Line loja do Henry um gande amigo a muito tempo foi vise Presidente da ABA quando o Victor Garuti foi Presidente , e delê hobby Classificados que é um dos melhoeres e mais eguros , que eu saiba o negcio delê e modelos a gazolina e jato, elê tinha uma tralha grande de motores antigos aqui vai o telefone delê 011 37213864.
    Não quero te desanimar mais pelo que me lembre o Sassi não se dava muito bem com escapamento , elê super aquecia e perdia potência .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Qui Jul 19 2012, 18:11

    Estou me referindo ao motor do Joca, que é a gasolina.
    Sou cliente do Henry e tenho um Zenoah G62 que ganhei de presente de um amigo e foi comprado na Hobby Line.
    Lá ele deve conseguir ajuda para colocar o motor para funcionar e saber mais algo a respeito dele.

    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 5 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10 2024, 10:42